Início » Bahia » Serrinha


Serrinha - Bahia



Serrinha faz parte do estado da Bahia. Encontra-se a uma latitude 11º39′51" sul e a uma longitude 39º00′27" oeste, estando a uma altitude de 379 metros. O município de Serrinha está localizado na Mesorregião do Nordeste Baiano e microrregião de Serrinha, a 173km de Salvador, Serrinha, cidade tranqüila, destaca-se pela hospitalidade com que recebe seus visitantes. Possui hotéis, bares e restaurantes para todos os tipos de gostos e, por já estar acostumada a abrigar grandes eventos.

Serrinha teve como seus primeiros habitantes os índios da nação Cariri. Entretanto, foi com a chegada do português Bernado da Silva, comandante de uma expedição da colonização portuguesa, em 1715, que a organização urbana da cidade se deu. Assim, foi iniciada a construção de uma capela sob a invocação da Senhora Santana. A capela era filiada a freguesia de São João de Água Fria. A esse tempo o povoado já possuía 16 casas cobertas de telhas e servia de pousada aos visitantes e comerciantes e lojas de tropeiros que se destinavam ao Rio São Francisco.

Em 1º de junho de 1838, a lei nº 67 criou o Distrito de Paz de Serrinha, e levou a capela à categoria, com paróquia própria, pelo Arebispo D. Romualdo Antônio Seixas. Em 24 de outubro de 1763 foi nomeado capelão o Pe. Antônio Manuel de Oliveira.

HISTóRIA

A história serrinhense começa com a migração dos índios da tribo Tapuia, mais especificamente os da nação dos Cariris, do litoral para o sertão baiano.

No início do século XVII, os colonizadores portugueses abriram a estrada das boiadas que ligava a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco. E foi na Capitania da Bahia que surgiu a Fazenda Serrinha com a finalidade de criar gado e servir de local de descanso de homens e animais. Já no final do século XIX tornou-se centro comercial e agropecuário recebendo foros de cidade.

A Lei Provincial nº 1.069 de 13 de junho de 1876, elevou o Arraial de Serrinha á categoria de Vila e foi criado o Município de Serrinha, com território desmembrado do município de Purificação dos Campos.

Nesse período de mais de 200 anos, houve a compra da Fazenda Serrinha por Bernardo da Silva que iniciou a expansão do logradouro com a construção da capela em louvor a Senhora Santana, concluída em 1780, onde foi enterrado Bernardo da Silva e a inauguração, em 1880, da estrada de ferro ligando Serrinha à Salvador.

Em 30 de junho de 1891, a então Vila de Serrinha recebeu foros de cidade através de ato assinado pelo Barão de Lucena, mas a instalação solene da cidade ocorreu em 30 de agosto de 1891.

A proclamação da Republica em conjunto à elevação de Serrinha a cidade, fez com que fossem feitas mudanças no cenário politico serrinhense com a nomeação do 1º intendente Marianno Silva Ribeiro em 03 de março de 1890.

Durante mais de 70 anos a economia e a sociedade local foram influenciados pela presença da estrada de ferro, afinal este foi o principal meio que interligava Serrinha à Salvador e Alagoinhas tanto para transporte de pessoas quanto para o transporte de mercadorias.

Em 1964, com os governos militares, foram priorizados projetos rodoviáriospor todo país, e Serrinha foi interligada à capital e ao Centro-Sul do país através da BR-116 (Rio-Bahia). Este fato auxiliou na decadência do sistema ferroviário do país e em Serrinha não foi diferente, a conhecida estação da Leste caiu em desuso e hoje, é utilizada apenas para o transporte de cargas.

Em 1984, a Compania Vale do Rio Doce, instalou-se no município de Teofilândia (ex-distrito de Serrinh) com a exploração de uma mina de ouro na Fazenda Brasileiro. A presença da mesma na região foi um fato motivador na sociedade local, visto que a Vale gerou centenas de empregos e os investimentos na região.

Em 21 de setembro de 2005, a cidade de Serrinha é contemplada com a Diocese de Serrinha, seu primeiro Bispo é Dom Otorrino Assolari que assumiu a Diocese no dia 18 de dezembro do mesmo ano.

Fonte: IBGE: fRANCO,Tasso , Serrinha Colonização Portuguesa numa cidade do Sertão da Bahia:

Autor do Histórico: ADERIVALDO LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Serrinha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Serrinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: