Início » Bahia » Ponto Novo


Ponto Novo - Bahia



Ponto Novo faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 17.195 habitantes.

História da cidade de Ponto Novo

Ponto Novo surgiu na margem direita do Rio Itapicuru-Açu, na extremidade norte do então Município de Saúde, região de Jacobina, por volta do início de 1946. Nasceu com o advento da construção de uma ponte sobre o rio, na estrada que ligaria Feira de Santana a Juazeiro, ambos na Bahia.

O povoado foi iniciado em terras da Fazenda Capim Grosso, de propriedade dos Srs. Agnelo Pereira do Amaral e Leovigildo Ferreira da Silva.

O nome de Ponto Novo foi uma idéia dos operários da construção da ponte que, após a sua conclusão, queriam que o lugarejo fosse chamado de Ponte Nova, homenagem justa, feita à nova construção. Outros alegando existir outro lugar com o mesmo nome, opinaram por Ponto Novo, visto que se tratava realmente de um "ponto" novo na região.

A partir da década de 50, o povoado de ponto Novo, pertencente à Saúde, então Distrito de Campo Formoso, tem sua população aumentada, através do processo migratório. Com a emancipação de Caldeirão Grande, torna-se distrito deste. Neste período, Já contava com sistema de eletrificação a motor. O abastecimento de água era feito através de animais ou mesmo por potes transportados do rio pelos próprios moradores.

Com o aumento progressivo da população, é manifestado o interesse dos políticos locais em tornar Ponto Novo um município. E assim, no dia 08 de janeiro de 1989, houve o plebiscito, onde a população do então Distrito de Ponto Novo confirmou nas urnas o desejo de ter a independência política. O processo de emancipação foi encaminhado à Assembléia Legislativa do Estado, e a Lei Estadual n° 4837, de 24 de fevereiro de 1989, que foi publicada no Diário Oficial no dia 25 de fevereiro de 1989, criou o Município de Ponto Novo desmebrado do município de Caldeirão Grande.

Com a emancipação, foi incorporado ao município o Distrito de Barracas e o Povoado de Limeira.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ponto Novo.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ponto Novo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ponto Novo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: