Início » Bahia » Planalto


Planalto - Bahia



Planalto faz parte do estado da Bahia.

Planalto era a principio uma fazenda que tinha como morador o Sr. José Pereira, e pertencia ao município de Poções. Comerciantes ambulantes diariamente passavam por Planalto. Passavam também tropeiros que paravam para descansar e dormir. Aos poucos foi se formando um ponto de encontro para comerciar. E ali formou uma pequena feira, começaram então a construir casas, aumentou o número de moradores e foi criado o arraial de Peri-Peri. Isso na década de 30.

Devido ao grande afluxo comercial, a feira aumentou e foi transferida para a praça principal, Duque de Caxias. Peri-Peri cresceu, construíram uma capela, casas comerciais, escolas, e cinema. A população foi crescendo e, de acordo com a vontade dos habitantes, conseguiram sua emancipação no dia 5 de abril de 1962. Foi decretada a Lei denominando o município de Planalto. Nome este por ser plano e alto. Logo a seguir, Planalto teve seu primeiro prefeito, Sr. João Gusmão Ferraz..

História da cidade de Planalto

A origem do Arraial de Peri-Peri - este nome deve-se a uma lagoa do mesmo nome no Distrito de Lucaia - ocorreu motivada pela facilidade de comercialização dos produtos agrícolas em virtude da abertura da Estrada BR-116 (Rio-Bahia), cujo traçado passou pela fazenda Peri-Peri, do Sr. José Pereira, onde surgiu uma feira-livre que se realizava aos domingos, atraindo grande afluência de comerciantes e produtores que ali realizavam seus negócios.

Em 1946, o prefeito municipal de Poções, tomou a

iniciativa de criar um arraial no local, onde comerciantes pudessem se estabelecer. Desapropiou uma área da Fazenda Peri-Peri e doou ao público para edificar o arraial, o qual tomou grande impulso, provocando a decadência da Vila de Lucaia, sede do distrito, cujos moradores se transferiram pa-

ra o novo povoado, atraídos pela nova rodovia e pelo centro comercial nascente.

Gentílico:

Formação Administrativa

Com o desenvolvimento da povoação foi criado o distrito de Peri-Peri de Poções, com o território desmembrado dos distritos sede e Lucaia, sendo por conseguinte elevado à categoria de vila, a qual continuou a se desenvolver constantemente.

Em 1962, os distritos de Peri-Peri e Lucaia foram desmembrados do município de Poções, conforme a Lei nº 1.658 de 05 de abril de 1962, sendo então criado o novomunicípio de Planalto, com sede na vila de Peri-Peri, sendo elevado à categoria de cidade.

Fonte: Prefeitura Municipal de Planalto

Autor do Histórico: LêDA DE SENA NERY

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Planalto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Planalto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: