Início » Bahia » Pé de Serra


Pé de Serra - Bahia



Portal Pé de Serra

Pé de Serra faz parte do estado da Bahia, localizado na Região Sisaleira, Microrregião de Serrinha. Foi emancipado em 20 de março de 1985 e sua população atual, conforme o censo do IBGE em 2008 é de 14.683 e área territorial de 558km².

Pé de Serra está localizada junto à bacia do rio Jacuípe, tendo as sub-bacias do Rio Sacraiú e diversos riachos espalhados pelo município, numa região conhecida região sisaleira.

História da cidade de Pé de Serra

Conta-se que por volta de 1745, três irmãos portugueses explorando uma vasta região em busca de terras férteis, acamparam próximo a Riachão do Jacuípe, na época, uma fazenda de gado.

Certa vez continuando o trabalho exploratório, levaram consigo uma cadela que se perdeu, reaparecendo dias depois no acampamento. Deram a ela água e comida. Surpreendendo a todos, a cadela comeu o alimento oferecido, mas não bebeu a água embora fosse tempo de seca.

Desconfiados, passaram a observá-la. Algum tempo depois perceberam a cadela entrar em uma moita de gravatá e de lá sair toda molhada. Dessa forma foi descoberto um poço minadouro, ao qual deram o nome de Brejo do Pé de Serra. Daí a origem do nome Pé de Serra.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Pé de Serra, pela Lei n.º 4.411, de 19-03-1985, desmembrado de Riachão do Jacuípe. Sede no atual distrito de Pé da Serra (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 1988, o município de Pé de Serra é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pé de Serra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pé de Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: