Início » Bahia » Maiquinique


Maiquinique - Bahia



Maiquinique faz parte do estado da Bahia. Tem como principal função econômica a pecuária,agricultura de subsistência, e indústrias (Azaleia e Grafit). O município de Maiquinique, com área de 404 Km2, localizado ao sudoeste da Bahia e ao Nordeste do Brasil, fica a 660km de Salvador e tem uma população de 8.782 habitantes, com um clima quente e úmido, a sua economia se destaca na pecuária, gado de corte e possui um polo de extração de minério, o grafite.

A palavra indígena Maiquinique vem do Tupi-Guarani, significa Rio de Peixes Pequenos.

Os primeiros habitantes da região foram os índios. O município de Maiquinique começou a surgir a partir do ano de 1934, porém foi oficialmente fundada em 20 de Janeiro de 1935 por Francisco Martins de Almeida, o seu território originando-se da propriedade de Permínio Melo Flores, onde havia um armazém e uma hospedaria que abrigava os viajantes, tropeiros e boiadeiros. Esta propriedade foi vendida ao Sr. Aleixo Pereira Passos, que doou quatro alqueiros a Francisco Martins de Almeida, que incentivou a criação de um pequeno arraial cujo nome, Maiquinique é devido ao rio que banha a região.

História da cidade de Maiquinique

Seus primeiros habitantes foram os índios, que a denominaram de Maiquinique, que na língua tupi-guarani significa "rio de peixes pequenos".

O Município de Maiquinique começou a surgir a partir do ano de 1934, com a roçagem da área pelos senhores Maçu Gato, Anízio Bonifácio, Simião Magro, Marciano Rocha, João Porto, Jacinto Filho, Alvino Chaves, José Furtuoso, João de Inácio, Francisco José dos Santos, entre outros.

A primeira casa à base de taipa, foi construída em 1935 pelo senhor Henrique Queixadas, localizada na atual Rua Tertulino Silveira da Silva.

Após o surgimento do arraial, deu-se a doação de terras pertencidas ao senhor Francisco Martins de Almeira e sua esposa Felismina Alves Martins, no dia 23 de abril de 1946, tendo como donatário a Prefeitura Municipal de Macarani.

Gentílico:

Formação Administrativa

Somente em 16/07/1962, o Município de Maiquinique foi desmembrado por força da Lei Estadual nº 1718, sendo instalado em 07/04/1963, passando a ser Comarca de Macarani.

A sede de Maiquinique hoje limita-se ao nascente com a propriedade de Beline Santos e Lourival Oliveira, ao poente com a propriedade de Adauto Meira, ao norte com o Rio

Maiquinique, e, ao sul com propriedade de Lourival Oliveira e

Nadir Alves.

Em 18 de abril de 1969, o então prefeito de Maiquinique, adquiriu dez hectares de terras pertencidas ao senhor Alfirio Alves Ferreira, onde foi instalado o distrito de Pouso Alegre, Município de Maiquinique.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maiquinique

Autor do Histórico: VALDOLINO MINEIRO CUNHA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Maiquinique: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Maiquinique? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. LOURIVAL FRANCISCO DE JESUS's avatarLOURIVAL FRANCISCO DE JESUS

    A primeira casa à base de taipa, foi construída em 1935 pelo senhor Henrique Queixadas, localizada na atual Rua Tertulino Silveira da Silva.

    Em fim, não seria Tertulino Silveira Lima, ao invés de Silva ?

    #1 – 28/04/2017 - 03:49

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: