Início » Bahia » Dias d'Ávila


Dias d'Ávila - Bahia



Dias D′Ávila faz parte do estado da Bahia. Em 2012, sua população estimadada era de quase 70 mil habitantes. Lugar onde se fica as melhores fontes de água da Bahia, fato que da apelido a cidade de "Cidade Das Aguas′.

O município tem, além da extensão da Zona Urbana, vários distritos na Zona Rural, dentre os quais podemos destacar: Emboacica, Biribeira, Barragem de Santa Helena, Jardim Futurama e Leandrinho.

A história deste município funde-se com a da Bahia, sendo Garcia d′Ávila seu fundador.

História da cidade de Dias D′ávila

Bahia - BA

Ao chegar na Bahia, em 1549, Tomé de Souza trazia em sua caravana o ilustre fidalgo português Garcia D ávila, que recebeu do rei D. João III uma grande Sesmaria, onde edificou um tradicional castelo que até hoje é conhecido como Castelo da Torre. Após sua morte, a região passou ao domínio de seu filho Francisco Dias D ávila, que mais tarde teve seu nome dado ao município.

Por iniciativa de Francisco Dias D ávila, um dos ocupantes do Castelo da Torre, foi criada a primeira feira da Bahia, que se chamou "Santo Antonio de Capuame". O local da feira ficava a cinquenta quilômetros da Capital do Estado, cujo ponto era considerado o Nordeste do País, passando por Juazeiro, Jacobina, Rio Real e Feira de Santana, e chegando, todos à Feira Velha, atual Dias D ávila.

Reunidos em Capuame, chegavam pela Velha Estrada Real, outra ramificação, conhecida como Estrada dos Boiadeiros. Esta reunião tinha o nome de "Capuame" e se desenrolava próximo à Camaçari, onde mais tarde veio a chamar-se Feira Velha, tornando-se, em 1823, responsável pelo abastecimento das tropas e centro de arsenal para conserto de armas na Guerra da Independência da Bahia, durante todo o período em que a Estrada dos Boiadeiros esteve fechada pelos portugueses, servindo de Quartel General da Legião da Torre.

Mais tarde, por motivos econômicos, Feira Velha, antiga Feira de Capuame, foi transferida para Feira de Santana.

Foi através da Lei nº 2150, de 26.04.28, que a antiga Feira Velha de Capuame passou a ser denominada Dias D′ávila, após uma exposição de motivos encaminhada à assembléia do Arquivo Público, pelo historiador Dr. Francisco Borges de Barros, no dia 04.06.23. Este fato foi uma homenagem ao seu fundador, um dos Francisco Dias D′ávila.

Segundo contam, foram sete sucessores da chefia do Castelo da Torre, hoje ruína, localizado em um dos distritos de Mata de São João.

Gentílico: dias-davilense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Dias D′ávila, pela lei estadual nº 628, de 3012-1953, criado com terras do distrito de sede de Camaçari, subordinado ao município de Camaçari.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Dias D′ávila, figura no Município de Camaçari.

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Dias D′ávila, pela lei estadual nº 4404, de 25-02-1985, desmembrado de Camaçari. Sede no antigo distrito de Dias D′ávila. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1986.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal. IBGE.

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Dias d'Ávila: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Dias d'Ávila? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: