Início » Bahia » Andorinha


Andorinha - Bahia



Andorinha faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 15.058 habitantes.

O município de Andorinha é originário de uma fazenda de propriedade de João Alves de Araújo popularmente conhecido como João do Gato isso por volta do ano de 1885. Em frente à fazenda havia um rochedo branco chamado de “morro das andorinhas”, porque o local, geralmente nos fins das tardes, servia de pouso para andorinhas. Nessa época a Fazenda do Gato, como era chamada, transformou-se em ponto de encontro de tropeiros e viajantes procedentes de localidades como Sítio do Açude, Santa Rosa de Lima e outros que iam à direção a Senhor do Bonfim e Jaguarari. Em volta da fazenda começou a formar-se um pequeno povoado que passou a se desenvolver com a construção da estrada de acesso a Senhor do Bonfim.

Emancipação Politíca: Até a década de 70, Andorinha era distrito do município de Sr. do Bonfim, sendo dependente tanto político/administrativo quanto econômico/financeiro. Em 13 de junho de 1989, como resultado do crescimento econômico e populacional, o então distrito é elevado à categoria de município.

História da cidade de Andorinha

O Começo de sua povoação se deu a partir da instalação da família de João Alves de Araújo, em 1885, em uma fazenda, em frente a um rochedo branco chamado de "Morro das Andorinhas", porque o local, geralmente nos fins das tardes, servia de pouso para andorinhas.

A fazenda transformou-se em ponto de encontro de tropeiros e viajantes. Assim começou a se formar, em torno da fazenda, um pequeno povoado e, mais tarde, com a inauguração da estrada para Senhor do Bonfim, efetivou-se um maior povoamento.

O Município de Andorinha foi emancipado através da Lei Estadual nº 5.026, de 13 de Junho 1989, sendo desmembrado do Município de Senhor do Bonfim. Foram criados 2 distritos: Sítio da Baraúna e Tanquinho do Poço.

Em 15 de novembro de 1989 foi realizada a primeira eleição municipal, que elegeu Dr. Carlos Humberto de Miranda Pereira Melo, o primeiro Prefeito de Andorinha, sendo seu vice José Rodrigues Guimarães Filho, popular Zé Branco.

A instalação da Companhia de Ferro e Ligas da Bahia - FERBASA, extraindo e explorando o minério de cromo em seu solo, trouxe, sem dúvidas, novos horizontes e perspectivas acentuadas com alteração no quadro econômico do Município, tendo sido verificado novos comportamentos, e padrão de vida significativo, principalmente pela geração de renda e melhoria da qualidade de vida, com reflexo em todo o município e região.

Andorinha é um município em desenvolvimento que esconde um vasto potencial cultural expresso em diversas manifestações tradicionais e novas que fazem a alegria e a descontração de seu povo e de quem o visita.

Fonte: Prefeitura Municipal de Andorinha.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Andorinha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Andorinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: