Início » Amapá » Tartarugalzinho


Tartarugalzinho - Amapá



Tartarugalzinho é uma cidade localizada no leste do estado do Amapá.

Tartarugalzinho foi elevado à categoria de município em 17 de dezembro de 1987, conforme a Lei nº 7639. Antigos moradores contam que o primeiro povoado a se originar foi o de Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, o fato desse rio apresentar bastante quedas d′água, dificultando o transporte, fez com que alguns moradores se mudassem para outro lugar, que denominaram de Tartarugalzinho, por se tratar de um afluente do rio Tartarugal Grande, onde as dificuldades de transporte, tanto dos moradores quanto do gado via fluvial, estavam equacionadas.

Suas origens e desenvolvimento estão ligados a sua disposição geográfica como local de referência no trânsito da BR-156 que, ainda hoje, continua com a oferta de serviços, incluindo alimentação, combustível e venda de produtos diversos. Aliado a esse contexto, destaca-se o desenvolvimento da pecuária em suas áreas inundáveis ainda como uma de suas principais bases produtivas.

O Município de Tartarugalzinho foi criado pela Lei no 7.639, em 17 de dezembro de 1987, está localizado ao norte do estado (Meso Região Norte), a 230 km da Cidade de Macapá. Com apenas um distrito: Tartarugalzinho. Limita-se com os municípios: Amapá, Cutias, Mazagão, Pracuuba e Ferreira Gomes.

Quem nasce em Tartarugalzinho é tartaruguense (gentílico).

Histórico: Há quem diga que o primeiro povoado a se originar foi o Tartarugal Grande, que ficava às margens de um rio com o mesmo nome. No entanto, esse rio sempre foi muito encachoeirado, o que dificultava muito no transporte feito por ele. Daí alguns moradores mudarem-se para um outro lugar que o chamaram de Tartarugalzinho, por tratar-se de um afluente do Rio Tartarugal Grande. Onde não tinham a mesma difuculdade, principalmente no transporte de gado por via fluvial.

Economia: Sua economia no Setor Primário é a criação de gado bovino, bubalino (em maior proporção) e suíno, e culturas de subsistência como a mandioca, a laranja, etc., e a pesca artesanal. Com implantação da CHAMPION, tem o extrativismo vegetal (mudas de Eucalipto), cujo objetivo visa a plantação de eucalipto para abastecer indústria de papel e celulose, em Munguba - Pará.

No Setor Secundário algumas serrarias, padarias e a extração de ouro,

No Terciário, algumas mercearias, bares e boates.

Atração Turística: Sua principal atração turística: é a própria região que serve para os paradisíacos passeios ecológicos.

Eventos Culturais: a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira da cidade, realizada em meados de outubro, São Raimundo, em agosto, bem como o festival da banana, realizado em setembro. Festas juninas, com a escolha de Miss Caipiras, etc.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tartarugalzinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tartarugalzinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: