Início » Amapá » Ferreira Gomes


Ferreira Gomes - Amapá



Ferreira Gomes é um município no centro do Estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 4.321 habitantes e a área é de 5047 km², o que resulta numa densidade demográfica de 0,78 hab/km².

Seus limites são Pracuúba e Tartarugalzinho a norte, Cutias a leste, Macapá a sudeste, Porto Grande a sudoeste e Serra do Navio a noroeste.

O município de Ferreira Gomes foi criado em 17 de dezembro de 1987. Dentre os fatores históricos de seu desenvolvimento até sua emancipação político-administrativa, destaca-se a condição estratégica que desempenhou como entreposto rodoviário no antigo traçado da BR-156.

O Município de Ferreira Gomes foi criado pela Lei no 7.639, em 17 de dezembro de 1987, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 132 km, da Capital Macapá. Com dois distritos: Ferreira Gomes e Paredão. Limita-se com os municípios: Macapá, Porto Grande, Tartarugalzinho, Cutias, Pedra Branca do Amapari, Pracuuba e Serra do Navio.

Quem nasce em Ferreira Gomes é ferreirense (gentílico).

Histórico: Segundo Ribamar Mineiro (Perfil do Amapá, 264), o Município de Ferreira Gomes foi habitado pelos cabanos, tendo por isso duas antigas colônias: a colônia de barro e a colônia de prata, de onde originou-se a colônia de Ferreira Gomes, fundada pelo colono João Ferreira Gomes. Esse povoado, hoje cidade, desde seu início foi constituída por imigrantes: protugueses, franceses, suiços, etc.

é banhado pelo Rio Araguari, onde esta situada a Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, que fica localizada no Paredão, maior fonte energética do Estado; com densa floresta, onde encontra-se: o acapu, o angelim, o andiroba, aquariquara, cupiúba, maçaranduba, a quaruba, etc., e campos naturais inundados.

Hoje com água tratada, e com uma Feira Livre Municipal, para atender aos agricultores daquela região.

O acesso a essa cidade pode ser feito por via fluvial, através de embarcações de pequeno e médio porte, assim como por meio de transporte rodoviário, que é feito pela BR-156, que quando o trecho é direcionado ao sul, rumo a Capital Macapá, a estrada é totalmente asfaltada.

Economia: Sua economia tem por base o Setor Primário, na criação de gado bovino e bubalino, com maior representatividade, suíno, utilizando variedade na psicultura: tucunaré, sarda, acará e outros, e na cultura de laranja. Além da plantação de pinus.

No Setor Secundário possui algumas padarias.

No Terciário: além da administração pública (Prefeitura), algumas mercearias, bares e boates.

Atração Turística: os banhos, principalmente no Rio Araguari, nos lagos e igarapés; a pesca esportiva e o já tradicional Carnaguari, em março. Além do "Festival do Caju" em setembro/outubro.

Eventos Culturais: Além das comemorações do aniversário do município (17/12), tem também os festejos em dezembro (08/12) em louvor a Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade.

Foi primeiro prefeito nesse município o cidadão Manoel Caetano Bentes Monteiro.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ferreira Gomes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ferreira Gomes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: