Início » Amazonas » Pauini


Pauini - Amazonas



Pauini município brasileiro localizado no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião de Boca do Acre. Sua população é de 18329 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012.

Situada à margem esquerda do rio Purus, com distância de 915km em linha reta e 2.115km por via fluvial da capital do Estado, Manaus.

Sua economia é baseada na agricultura de subsistência, em que grande parte de sua economia depende dos repasses dos governos, federal e estadual.

História da cidade de Pauini

Em 19.12.1955, pela Lei Estadual nº 96, por desmembramento de Lábrea, é criado o município de Pauini, com sede em Terruaã, que é elevado à categoria de Cidade.

Os nordestinos, principalmente os cearenses, foram os pioneiros dos povoamentos de várias águas do Amazonas. Na zona do rio Purus esse povoamento iniciou-se às margens do grande rio, nas primeiras décadas da segunda metade do século XVIII, e pouco depois se estendeu aos afluentes caudalosos.

Habitavam primitivamente a região, os índios: Pamaris, Catuquinas, Purupurus, Cucamas, Jamadis, Canamaris e outros.

No ano de 1949, chegaram a Terruaã alguns padres da Ordem Monástica dos Recoletos de Santo Agostinho e edificaram uma capela provisória, que foi inaugurada em 15 de Agosto do mesmo ano, com a denominação de Nova Hipona Terruaã.

Em 01.04.1956, deu-se a instalação do município, sendo seu primeiro prefeito nomeado pelo governador do estado, o sr. Francisco das Chagas Evangelista.

Significado do Nome Rio Pauini , cuja denominação se estendeu ao município em referencia, é um dos principais afluentes do rio Purus.

Gentílico: pauiniense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Pauini, pela lei estadual nº 96, de 19-12-1955, desmembramento do município de Lábrea. Sede no atual distrito de Pauini (ex-povoado Terruã). Constituído distrito sede. Instalado em 01-04-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pauini: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pauini? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: