Início » Amazonas » Coari


Coari - Amazonas



Coari é uma cidade do interior do estado do Amazonas. Sendo uma das cidades mais ricas da Região norte. Na área territorial do município, localizando-se a plataforma da Petrobrás de Urucu, onde se extrai petróleo e gás. No local foi construído gasodutos quem levam gás até Manaus e Porto Velho. De acordo com estimativas do IBGE, o total de habitantes do município em 2012 eram de 77305.

O município está localizado no rio Solimões entre o Lago de Mamiá e o Lago de Coari, traz em sua herança e memória a força dos índios Catuxy, Jurimauas, Passés, Irijus, Jumas, Purus, Solimões, Uaiupis, Uamanis e Uaupés. O nome Coari também está ligado às raízes indígenas e há duas versões: Em 1759 a aldeia é elevada a lugar com o nome de Alvelos. Em 2 de dezembro de 1874 foi elevada a vila, em 2 de agosto de 1932 a Vila de Coari é elevada a categoria de município.

O nome Coari também está ligado às raízes indígenas e há duas versões: vem das palavras indígenas "Coaya Cory", ou "Huary-yu", ou significa respectivamente "rio do ouro" e "rio dos deuses".

História da cidade de COARI

COARI: é uma município brasileiro do estado do Amazonas. é a quarta cidade mais rica do Norte brasileiro, superado apenas por Manaus, Belém,e Porto Velho.

CARACTERíSTICA

A cidade está localizada no Rio Solimões entre o Lago do Mamiá e o Lago de Coari, traz em sua herança e memória e força dos índios Catuxy, Jurimauas, Passés, Irijus, Jumas, Purus, Solimões, Uaiupis, Uamanis e Uaupés. O nome Coari também está ligado às raízes indígenas e há duas versões:

Em 1759 a aldeia é elevada a lugar com o nome de Alvelos. Em 2 de dezembro de 1874 foi elevada a vila ,em 2 de agosto de 1932 a Vila de Coari é elevada a categoria de cidade, pelo saudoso prefeito: Alexandre Montoril.

COARI HOJE

A cidade conhecida pela produção de banana, hoje se destaca por produzir petróleo e gás natural ,que ocorre em uma região denominada de Urucu. A produção de petróleo gira em torno de 53.500 bb/d (2007) e de gás natural chega a 10 milhões de m³/d. Outro fato importante é que está sendo construído um gasoduto que ligará sua província produtora ao mercado consumidor localizado em Manaus/AM. Serão 450 km de distância da sede da cidade à Manaus a serem construídos, somando aos 278 km de um gasoduto, já existente, que interliga os campos produtores à cidade de Coari/AM. A previsão de conclusão e início de operação está para o 1° semestre de 2008.

POPULAçãO

População Total: 67.055 habitantes (67% urbana; 33% rural; 52,07% mulherese e 47,93% homens);

Densidade Demográfica: 2,69 habitantes por km;

Mortalidade Infantil até cinco anos de Idade: 22,26 a cada mil crianças;

Taxa de Fecundidade: 6,74 filhos por mulher;

Taxa de Alfabetização: 88,63%;

índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,703;

IDH-M Renda: 0,846;

IDH-M Longevidade: 0,776;

IDH-M Educação: 0,946;

Renda per capita (dados de 2000 expressos em R$ de 1 de agosto de 2000): R$ 1,508,20;

RANKING

A população de Coari é de 67.055 habitantes (conforme contagem feita pelo IBGE em 2007 - e publicado no Diário Oficial da União de 29 de agosto de 2008.

O que a coloca na posição de quinta maior cidade do Amazonas, perdendo somente para Manaus, Parintins, Itacoatiara e Manacapuru.

Fundação 1874

Gentílico Coariense Lema

Prefeito(a): Adail Pinheiro (PMDB).

ASPECTOS FíSICO- GEOGRáFICOS: Localização 4° 06′ 22′′ Latitude Sul e 63° 03′ 21′′ Longitude Oeste de Grenwich.

áREA TERRITORIAL: 57.277.90 km com osseguintes limites: Anori ao Leste, Tapauá ao Sul, Tefé e Maraã a Oeste e ao Norte Codajás.

A vegetação é constituída de grandes árvores e arbustos de terra firme e várzea de igapó e vegetação aquática.

Atividades Economicas do Município: agricultura, pesca, extrativismo eo gás do poço do Urucu.

O clima Equatorial quente e úmido, sem estação seca, atingindo um total pluviométrico de 2.500 m , temperatura média anual 24 e 26°C.

Ensino do 2° grau: escolas públicas e também funcionam escolas dirigidas pelo município na zona rural. Curso Superior na área de Geografia, Filosofia ; Normal Superior: Serviço Social e Administrção.

RELIGIãO: predomina a católica de maior aceitaçãopelos fiéis, cultos Batista, Assembléia de Deus, Prebisteriana, Testemunho de Jeová e Adventista do Sétimo Dia.

O Relevo do Município de Coari: é formado por planícies extensão de terras firmes e várzea com muitas depressões.

O município possui os meios de comunicação; Rádio, Correios, e Telégrafoscom os serviços postais sedex.

Meios de Transporte: Fluvial e Aéreo.

O município tem a festa folclórica no mês de junho como a dança ciranda, quadrilha e outras.

A cidade está dividida em bairros que são os seguintes:

Taua Mirim, Silvio Aguino, Urucu, Santa Efigênia, Itamarati, Santa Helena, Chagas Aguiar, Pera e Centro.

Número de domicílios com 3 cômodos ou mais: 10.563, segundo o Censo de 2000.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ANTôNIO TAVARES DE SOUZA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Coari: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Coari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: