Início » Alagoas » Poço das Trincheiras


Poço das Trincheiras - Alagoas



Poço das Trincheiras faz parte do estado de Alagoas. A população avaliada em 2004 era de 14.111 habitantes. É considerado um dos municípios mais pobres do Brasil.

Poço das Trincheiras, antigo distrito subordinado ao município de Santana do Ipanema, foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 2100 de 15 de dezembro de 1958 (instalação: 20 de janeiro de 1959).

História da cidade de Poço das Trincheiras Alagoas - AL

Na época da ocupação holandesa no Brasil, chegou a Penedo um fidalgo da corte que havia sido deportado. Ele morou muitos anos com uma filha até o dia em que ela se casou e foi viver perto do rio Ipanema. O sobrenome Wanderley, da filha do fidalgo, constituiu a família que nos dias de hoje ainda tem influência na região.

Alguns anos depois do casamento, foi morar na localidade João Carlos de Melo que, unindo-se aos Wanderley, teve destacada atuação no desenvolvimento do povoado. A denominação do município vem do fato de ter existido um grande poço - hoje aterrado - próximo ao rio Ipanema. No local foram construídas trincheiras de pedra, para que a população pudesse se defender de um possível ataque holandês.

A fertilidade das terras e as boas condições de pasto foram suficientes para que inúmeras famílias de outras regiões se transferissem para lá, fazendo crescer o povoado. Na luta pela emancipação de Poço das Trincheiras destaca-se o nome de Osman Medeiros. A Lei 2.100, de 15 de julho de 1958, concedeu autonomia administrativa ao povoado, com território desmembrado de Santana do Ipanema. A instalação oficial aconteceu no dia 20 de janeiro de 1959.

Apesar de não possuir grandes atrativos naturais, o município de Poço das Trincheiras, revela as características festivas de sua população em uma dupla comemoração, que atrai grande número de visitantes em busca da animação e hospitalidade da cidade: a Festa da Emancipação Política e a do Padroeiro, São Sebastião, comemoradas num único dia (20 de janeiro).

Gentílico: pocense

Formação administrativa

Em divisão territorial datada de 31-XII-1936, figura no município de Santana do Ipanema

o distrito de Poço Tricheiras. Em divisão territorial datada de 31-XII-1937, o distrito aparece grafado Poço das Trincheiras Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Poço das Trincheiras ex-Poço Trincheira, figura no município de Santana do Ipanema.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com denominação de Poço das Trincheiras, pela lei estadual nº 2100, de 15-02-1958, desmembrado de Santana do Ipanema. Sede no antigo distrito de Poço das Trincheiras. Constituído do distrito sede. Instalado em 20-01-1959. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Retificação de Grafia

Poço Trincheira para Poço das Trincheiras, em 1937.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Poço das Trincheiras: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Poço das Trincheiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: