Início » Tocantins » Xambioá » Notícias


Últimas Notícias da cidade de Xambioá - TO nas Redes Sociais

As Notícias são atualizadas em tempo real.

  • PROGRAMA ROTA

    em 12/02/2014 Via Youtube
    2 HOMENS SÃO PRESOS APÓS ASSALTO EM XAMBIOÁ

  • Clovis Araujo

    em 25/04/2012 Via Google+
    praça do mercado no centro de Xambioa TO.


    Foto0465[1].jpg
  • quem tem sky assiste canal viva no 35 e cinco ana maria braga esta passando xambioa galera ...
  • Travessia do Rio Araguaia entre as cidades de Xambioá no Tocantins e Sao Geraldo no Para




  • Ronaldo Barbosa Pereira compartilhou o vídeo de WIlton JunIor Costa.
    .
    Ta Gravado aki na sky Xambioá !!!
  • UNIDADE DA VOTORANTIM XAMBIOÁ - TO - SENDO MONTADA17 de outubro de 2012 (18 fotos)
  • São Geraldo do Araguaia (PA) e Xambioá (TO) – Faltando 10 dias para completar 1 ano de vida, Miraci Bezerra, um menino “bem alvinho, dos olhinhos quase azuis”, foi levado de sua mãe, dona Maria Bezerra de Oliveira, de 83, na época com 42 anos. Desde então nunca mais foi visto. Era 7 de outubro de 1972. 

    Abandonada pelo marido, dona Maria morava sozinha em Santa Cruz, povoado na zona rural de São Geraldo do Araguaia, no Pará, com seus cinco filhos. “Foi no tempo da guerra”, afirma, se referindo à guerrilha do Araguaia, menção ao rio de mesmo nome na divisa dos estados do Pará e Tocantins (na época Goiás), que batizou um dos maiores focos de resistência ao regime militar na Amazônia.

    Relatos dos moradores e de pesquisadores dão conta de que quatro crianças teriam sido raptadas pelo Exército, duas delas filhos de Maria Bezerra – Miraci e Juracir Bezerra Costa, que completa amanhã 49 anos e foi levado quanto tinha 8 anos. Por conta própria, ele reencontrou a família em 1999. Além de Miraci, outro menino levado pelo Exército continua desaparecido. Mas as lembranças dessas crianças continuam vivas no coração das famílias, que, apesar do tempo, buscam incessantemente um desfecho para essas histórias. De preferência feliz.

    É o caso de dona Maria Bezerra, que, mesmo 41 anos depois, ainda tem esperança de encontrar seu “menino”. Ela guarda uma importante pista de seu possível paradeiro: uma folha de caderno, já amarela e quase esfarelando, que carrega com a carteira de identidade. No papel está o nome do sargento que carregou seu bebê, João Lima Filho, e 23-b-c, sigla do 23º Batalhão de Caçadores, nome do quartel onde ele servia em Fortaleza, capital do Ceará. O endereço foi dado pelo próprio sargento e anotado nessa folha por um conhecido, pois dona Maria não sabe ler. “O sargento não era mateiro, era de posto alto”, lembra dona Maria. Segundo ela, Lima Filho trabalhava na base montada pelo Exército, na outra margem do Rio Araguaia, em Xambioá, no Tocantins. “Ele ficava lá com os coronéis e outros bichão (sic) de colarinho branco, que a gente não sabia o que eles eram.” Foi o motorista do sargento Lima quem contou para dona Maria que seu patrão tinha prometido para a filha solteirona, que tinha perdido a mãe recentemente, encontrar no Araguaia um menino para ela criar. Na época o sargento aparentava ter cerca de 50 anos, segundo as lembranças de dona Maria.

    Seis anos depois de Miraci ser levado, a família conseguiu juntar dinheiro para comprar a passagem para ir a Fortaleza atrás do menino. A encarregada por dona Maria de buscar Miraci foi a filha mais velha, Maria Edileuza da Silva Rodrigues, 57 anos, hoje formada em pedagogia. Com a ajuda de amigos na capital cearense, Edileuza chegou ao quartel. Não conseguiu passar da guarita da entrada. Depois de esperar do lado de fora foi informada pelo soldado que tomava conta da portaria que o sargento tinha sido transferido para Natal, no Rio Grande do Norte. Sem dinheiro para seguir adiante, voltou, arrasada, para São Geraldo. “Tinha muita esperança de encontrar o ‘pequeninho’”, conta chorando. Para ela, a família foi muito ingênua quando resolveu viajar 1.350km, ainda durante a ditadura militar, com pouco dinheiro no bolso e menos informação ainda sobre o paradeiro do sargento Lima e de Miraci.

    Em 2007, ainda esperançosa de rever o filho, dona Maria soube de uma reunião de torturados da guerrilha que aconteceria na Câmara Municipal de São Domingos do Araguaia, cidade a 100km de São Geraldo, e foi para lá. Diante de deputados e representantes do governo, contou sua história em detalhes na esperança de que algum agente do Estado ajudasse a localizar o paradeiro do sargento Lima. Até hoje nada. Um processo de indenização no Ministério da Justiça foi aberto em janeiro de 2010 em nome de dona Maria e continua parado no setor de protocolo e diligência. Quatro parágrafos de um livro editado pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos sobre a violência sofrida por crianças e adolescentes durante o regime militar são dedicados à história de Maria Bezerra e o sumiço de Miraci. Mas, segundo ela, ninguém nunca foi atrás das pistas que podem levar ao paradeiro dele.

    Por meio de sua assessoria de comunicação, o Exército disse que vai tentar confirmar a existência em seus quadros do sargento João Lima. No entanto, é preciso alguns dias, pois o banco de dados não é informatizado e é preciso acionar o setor administrativo da corporação no Ceará.

    Saiba mais: A guerrilha

    Araguaia é o nome do segundo maior rio do Brasil, que corta os estados do Pará, Tocantins, Goiás e Mato Grosso. Ele também batiza o movimento de resistência ao regime militar que se instalou na região do rio, que marca a divisa entre Tocantins e Pará, conhecida como Bico do Papagaio, entre Xambioá (TO) e São Geraldo do Araguaia (PA). Os guerrilheiros, todos militantes do Partido Comunista, chegaram ao Araguaia em 1967 e passaram a viver embrenhados na mata ao lado de camponeses locais, treinando táticas de guerrilha e prestando serviços para a comunidade. Em 1971, o foco de resistência foi descoberto pelo Exército, que enviou 2,5 mil soldados à região para caçar os militantes. A guerra, como os moradores se referem ao episódio, terminou no início de 1975, quando os últimos líderes do movimento foram mortos.

    -

    Enviada para Combate Racismo Ambiental por José Carlos.





  • Clovis Araujo Xambioa compartilhou a foto de Jornal Correio.
    Fotos de Marina Silva sorrindo em velório de Eduardo Campos circulam na internet em meio a críticas. Vereador que estava ao lado explica contexto http://glo.bo/1mdYjrF (Foto: AFP)
    Fotos da linha do tempo.
  • Sala d motorista da votoratis,xambioa to

    Este v�deo foi enviado de um telefone com o Android.

  • victor hugo

    em 22/01/2013 Via Google+


    HOTEL RIO ARAGUAIA em Xambioá/TO
    HOTEL RIO ARAGUAIA em Xambioá/TO. Hotel Rio Araguaia. Aptos com Ar, Frigobar, café da manhã, Internet sem fio, estacionamento. Tweetar. (63) 3473-1181. Hotel Rio Araguaia. Localização da Empresa. Rua ...
  • BOA NOITE MINHA GALERINHA QUERIDA DE MON COUER. Hoje eu não pode entrar cedo no face por problemas, fiquei vendo o programa da perua cozinheira Ana Brega, Braga ou o que for. Tive uns bons momentos de diversão ao ver o desempenho de uma menina do Tocantins, um tal de Wagner, cara comunicativo e esperto. O que mais eu gostei foi do nome da sua cidade natal, XAMBIOÁ, nome de uma tribo indígena, que, traduzida para o português significa, PÁSSARO VELOZ. Sorri muito pela tradução do nome, sorri pela beleza e pureza do pequeno município, pela praia e da sutileza do persoNagem, o Wagner. O nome, XAMBIOÁ fez-me voltar ao passado, aos meus 30 anos de idade, quando o meu XAMBIOÁ ainda era veloz (e como!), todo emplumado, arisco, brincalhão, cantador (cantava e brincava em vária gaiolas, não ficava preso em nenhum), namorava. . . Hoje, ah! hoje o pobre do meu Xambioá está quase careca, as suas plumas caindo, uma das asas meia chocha, meio rouco, triste e com um gorgeio que nem parece que é seu. . .Não é mais Xambioá, parece mais uma ave desesperada quando quer alçar o voo, bate asas, entoa canto rouco, soluça, soluça e diz assim. como eu fui bom na revoada. . .Por falar nisso, vou agorinha mesmo fazer um pequeno implante de penas, nas laterais, só nas laterais, a cabeça fica do mesmo jeito, os dentes da mesma forma e a vontade de voar é quem tem qe ter pujança. Desejo por isso que o Xambioá de todo@s vocês estejam bem, sem necessidades de comer marisco na areia. Boa noite. . .
  • PAM XAMBIOÁ 13,11,2013

    AÇÕES QUE MUDAM PRA MELHOR A VIDA DO POVO DAS REGIÕES MAIS AFASTADAS DO ESTADO.

  • victor hugo

    em 24/02/2013 Via Google+
    A Negocio ou a Turismo a melhor Hospedagem de Xambioa To., e Historias sobre a Guerrilha no Araguaia venha conferir
     
  • Clovis Araujo

    em 24/05/2013 Via Google+


    XAMBIOÁ: TO-164 será entregue nesta sexta-feira, 24 | Folha do Bico
    XAMBIOÁ: TO-164 será entregue nesta sexta-feira, 24 | Folha do BicoSerá entregue nesta sexta-feira, 24, a pavimentação asfáltica do trecho da TO – 164 que liga o município de Xambioá ao entroncamento da indústria de cimento V...
  • Triturador de PET

    Máquina de triturar PET, trabalho interdisciplinar desenvolvido com os aluno do curso de habilitação técnica em Eletromecânica no SENAI de Xambioá - TO. Máqu...

  • travessia de balsa de sao geraldo do araguaia pa para xambioa to




  • Araujo Brito Maria Araujo Brito compartilhou o vídeo de D'set Domingos Barreto.
    .
    XAMBIOA-TO MINHA CIDADE MEU PARAÍSO TROPICAL... Programa mais voçe ana maria braga 19-08-2014
  • EBC na Rede

    em 02/09/2013 Via Google+
    Wadih Damous (foto), da #OAB, diz que é "inaceitável" o desaparecimento de cinco #ossadas e um crânio, que poderiam ser de guerrilheiros executados pelo Exército durante a guerrilha do #Araguaia.

    http://ebcnare.de/17G1fu5

    Os ossos foram localizados e desenterrados do cemitério de Xambioá (TO), em uma expedição realizada em outubro de 2001 e desapareceram em Brasília.

    Foto: Tânia Rêgo/ABr

    Wadih Damous (foto), da #OAB, diz que é "inaceitável" o desaparecimento de cinco #ossadas e um crânio, que poderiam ser de guerrilheiros executados pelo Exército durante a guerrilha do #Araguaia. http://ebcnare.de/17G1fu5 Os ossos foram localizados e desenterrados do cemitério de Xambioá (TO), em uma expedição realizada em outubro de 2001 e desapareceram em Brasília. Foto: Tânia Rêgo/ABr
    ABr240613_TNG6775.jpg



  • Ricardo Macedo Gregory compartilhou a foto de Movimento Queromedefender.
    "COMISSÃO DA VERDADE" OU CIRCO REVANCHISTA DA MENTIRA. A "comissão da verdade" criada pelo governo federal do PT nada mais é do que um lamentável circo revanchista da mentira dos ex-terroristas guerrilheiros que hoje ocupam o poder no Brasil. A verdade desta alegação reside preliminarmente nas seguintes perguntas: A "comissão da verdade" só investiga os supostos crimes praticados pelos militares, e os que foram cometidos pelos guerrilheiros terroristas ? Por que a presidente Dilma não é convidada para falar exemplificadamente do sequestro dos embaixadores alemão e americano que participou ? Por que o ex-presidente do PT, José Genoíno, posto hoje em liberdade condicional, o qual cometeu crimes contra militares na guerrilha do Araguaia não é chamado para depor ? Por que o ex-marido da presidente Dilma Rousseff, Carlos Araújo, que assumiu ter praticado inúmeros crimes não é chamado para falar ? Por que o atual Ministro Franklin Martins, que assumiu também ter praticado crimes, não é convocado para testemunhar ? Por que os arquivos da presidente Dilma Rousseff se tornaram ultra secretos e não podem ser mais acessados por ninguém ? A resposta é uma só: O governo federal do PT quer alterar a verdade dos fatos históricos e contar a sua própria e inverídica versão para que possam vir a ser considerados heróis, algo que estes definitivamente nunca foram tão pouco serão ! A VERDADEIRA "GUERRILHA DO ARAGUAIA", mencionada na matéria publicada, é a seguinte: "A Guerrilha do Araguaia foi um movimento guerrilheiro existente na região amazônica brasileira, ao longo do rio Araguaia, entre fins da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970. Criada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), tinha por objetivo fomentar uma revolução socialista, a ser iniciada no campo, baseada nas experiências vitoriosas da Revolução Cubana e da Revolução Chinesa. Combatida pelas Forças Armadas a partir de 1972, quando vários de seus integrantes já haviam se estabelecido na região há pelo menos seis anos, o palco das operações de combate entre a guerrilha e os militares se deu onde os estados de Goiás, Pará e Maranhão faziam divisa. Seu nome vem do fato de se localizar às margens do rio Araguaia, próximo às cidades de São Geraldo do Araguaia e Marabá no Pará e de Xambioá, no norte de Goiás (região onde atualmente é o norte do estado de Tocantins, também denominada como Bico do Papagaio). Estima-se que o movimento que pretendia derrubar o governo militar, tomar o poder fomentando um levante da população, primeiro rural e depois urbana, e instalar um governo comunista no Brasil como havia sido feito em Cuba e na China, era composto por cerca de oitenta guerrilheiros sendo que, destes, menos de vinte sobreviveram, entre eles, o ex-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), José Genoíno, que foi detido pelo Exército em 1972, ainda na primeira fase das operações militares. A grande maioria dos combatentes, formada principalmente por ex-estudantes universitários e profissionais liberais, foi morta em combate na selva ou executada após sua prisão pelos militares, durante as operações finais em 1973 e 1974. Mais de cinquenta deles são considerados ainda hoje como desaparecidos políticos." SE OS MILITARES MATARAM GUERRILHEIROS COMUNISTAS CRIMINOSOS, AGIRAM NA ÉPOCA DENTRO DA LEI, POIS INCLUSIVE O ESTADO LEGAL ERA DE GUERRA. AGORA, POR PURO REVANCHISMO, QUEREM CONVOCAR OS ANTIGOS MILITARES MAS NÃO CONVOCAM OS ANTIGOS GUERRILHEIROS TERRORISTAS ! REPÚDIO E REVOLTA CONTRA TODOS OS COVARDES MEMBROS DO CIRCO DA MENTIRA. Fonte:http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/08/12/apos-faltar-a-audiencia-major-curio-sera-convocado-a-comissao-da-verdade.htm
    Fotos da linha do tempo.
  • bpwj

    em 09/03/2014 Via Youtube
    carnaval de xambioa 2014

    carnaval de xambioa.

  • Antonio Reis

    em 10/06/2012 Via Google+
    Maxixi na Ilha do Murici em Xambioá- To10 de junho de 2012 (1 foto)
  • Gilvan Sousa

    em 26/02/2014 Via Youtube
    POLICIA PRENDE 2 HOMENS EM XAMBIOÁ PORTANDO PEDRAS DE CRACK

  • Nair Marques

    em 19/08/2014



    Nair Marques compartilhou o vídeo de D'set Domingos Barreto.
    .
    XAMBIOA-TO MINHA CIDADE MEU PARAÍSO TROPICAL... Programa mais voçe ana maria braga 19-08-2014


  • XAMBIOÁ / TO - TERRA DO MAIOR CRISTAL DO MUNDO
    Newark , New Jersey, EUA Crowley Rd, Harper, OR 97906, EUA. Nenhum comentário: Postar um comentário. TORNANDO A VIDA POSSÍVEL. Postagem mais recente Postagem mais antiga Início. Assinar: Postar coment...
  • Bacana ver Xambioa ( e Maraba) no programa Ana Maria Braga


  • Prefeita de Xambioá quer retomar obras do Memorial do Araguaia - Portal Vermelho
    Eleita prefeita na última eleição municipal de Xambioá (TO), Sílvia Machado (PSDB) pretende retomar as obras do Memorial do Araguaia. “Ainda não entrei na prefeitura. Preciso entrar lá, saber como as ...
  • Banheiro da votorantins de xambioa

    Este v�deo foi enviado de um telefone com o Android.

  • travessia de balsa de sao geraldo pa para Xambioa to




  • Clovis Araujo Xambioa compartilhou um link.
    joselitomuller.wordpress.com
    Após entrevistar Dilma, Bonner volta de ônibus para o Rio.
    “Preferi evitar um eventual acidente aéreo”, respondeu o apresentador do Jornal Nacional ao ser indagado o motivo pelo qual viajou de Brasília para o Rio de Janeiro, após entrevistar a presidente d...

AVISO: O conteúdo de cada postagem é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Previsão do tempo na Região


Participe e comente sobre a cidade de Xambioá


Comentários (2)

  1. Gerson's avatar Gerson

    Xambioá Terra de se investir, com duas estações do ano bem definida, contada pela rodovia Belem X Brasilia, com grande potencial de uma Industria de cimento gerando emprego e renda

    #2 – 17/05/2014 - 12:27

  2. Gerson's avatar Gerson

    Xambioá Terra de se investir, com duas estações do ano bem definida, contada pela rodovia Belem X Brasilia, com grande potencial de uma Industria de cimento gerando emprego e renda

    #1 – 17/05/2014 - 11:03

Postar um comentário

     (Opcional)