Início » Tocantins » Santa Maria do Tocantins


Santa Maria do Tocantins - Tocantins



Santa Maria do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 08º47′49" sul e a uma longitude 47º47′41" oeste, estando a uma altitude de 310 metros. A população avaliada em 2004 era de 2 369 habitantes. Possui uma área de 1411,81km².

História da cidade de O município de Santa Maria do Tocantins encontra-se na mesorregião Oriental do Tocantins e na microrregião de Porto Nacional, com coordenadas geográficas de: 08° 47 49 de latitude e 47° 47 41 de longitude, e sua altitude é de 310 metros.

Contam os moradores mais antigos, que os primeiros habitantes da localidade, foram os casais: Alcebíades José Sousa e Antonia Borges Queiróz, Benedito Botelho e Alexandrina de Souza Botelho, e Tarcília Pinheiro Botelho. Não se sabe da origem do nome da Fazenda Santa Maria, presume-se que é devido a questões de cunho religioso.

A primeira escola da região foi instalada em 1960, tendo como primeira professora a senhora Isabel Botelho de Souza, e como segunda professora a senhora Tereza Gomes de Sousa, a escola foi edificada na Fazenda Santa Maria, hoje próximo a cidade de Santa Maria do Tocantins, com a denominação de Escola Municipal de Santa Maria. Após uma década e devido à dificuldade de lidar com o alto número de alunos, suas carências econômicas e distância de moradia, os alunos eram alojados na própria Fazenda. O senhor Justino Borges de Souza deu a idéia de mudar a Escola daquela localidade, prometendo doar lotes aos pais de alunos que ali quisessem se instalar, o que foi feito, sanando grande parte dos problemas daquela população.

Com a Construção das antigas GOs - 134/138, hoje, TOs - 134/138, formou-se o entroncamento, via de acesso para Pedro Afonso, Itacajá, Pé de Serra, hoje Centenário, Recursolãndia e saída para o Estado do Maranhão, o que veio a fortalecer e contribuir para a formação de um povoado.

O primeiro casal a se mudar para a localidade foi o Sr. Zeferino Pereira da Silva (conhecido como Nena) e sua esposa Maria Rosa Pereira, que se instalaram com o objetivo de montar comércio e dar início ao povoamento.

Em 1982 a Sra. Tarcília Pinheiro Botelho, mesmo contrariando seus princípios, lança-se na política como candidata a vereadora pelo município de Pedro Afonso, tendo sido eleita pelo apoio total dos moradores da região da Fazenda santa Maria. Adquiriram-se assim mais poderes para defender e reivindicar os interesses da população daquela localidade que caminhava harmoniosamente. Em 1983, com o apoio do prefeito de Pedro Afonso, Dr. Mário Sales, Tarcília elabora o projeto que deu origem a Lei nº 006/83 de 03/11/1983 que criou o Distrito com o nome de Santa Maria.

O topônimo dado ao então Distrito foi em homenagem dada a sua principal fundadora, a proprietária da Fazenda Santa Maria.

Através do Art. 18 do ato das disposições Constitucionais Transitórias, foi criado o Município com o nome de Santa Maria do Tocantins a ser desmembrado do Município de Pedro Afonso, passando assim, a ter autonomia política e administrativa, e através da Lei 251 de 20/02/1991 foram definidos seus limites e confrontações.

O Município foi instalado no dia 01/01/1993 com a posse da primeira Prefeita eleita, a Sra. Maria Botelho Marquez, do vice-prefeito e dos vereadores, seguido da instalação da Câmara Municipal.

Santa Maria do Tocantins festeja de 04 a 13 de junho a Festa Junina Religiosa em louvor ao seu Padroeiro Santo Antônio.

Distante da Capital Federal, Brasília, de 1177 Km e da Capital Estadual, Palmas, 277Km.

Fonte: Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ERILDO VICENTE DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.410,457: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 510: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 115: matrículas
Número de unidades locais: 19: unidades
Pessoal ocupado total: 188: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 11.419,32: reais
População residente : 2.894: pessoas
População residente - Homens: 1.518: pessoas
População residente - Mulheres: 1.376: pessoas
População residente alfabetizada: 2.124: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 925: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.194: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 476: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 830,89: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.500,09: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 150,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 331,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,634:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Santa Maria do Tocantins: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santa Maria do Tocantins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: