Tudo sobre Palmeirópolis Estado de Tocantins

Informações Gerais sobre a cidade de Palmeirópolis

Coordenadas geográficas

O município de Palmeirópolis fica localizado na latitude -13.0447 e longitude -48.4026 e faz parte do estado de Tocantins.

Tamanho do Território de Palmeirópolis

Com um total de 1703,944 km², Palmeirópolis de extensão territorial.

População de Palmeirópolis

De acordo com dados do IBGE, Palmeirópolis possui aproximadamente 7.641 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Palmeirópolis são chamados de palmeiropolitano.

Administração municipal

Prefeito atual:BARTOLOMEU MOURA JUNIOR.

História de Palmeirópolis, Tocantins

Ouvir com robot

Palmeirópolis faz parte do estado do Tocantins.

As origens remotas de Palmeirópolis datam de 1922, com a instalação da Fazenda Itabaiana, então de propriedade de João Polidório. No início da década de 60 teve início o povoado de Palmeiras, nome dado ao lugar devido aos coqueirais de babaçu existentes em abundância na região. Pela Lei Estadual nº 7.471, de 2 de dezembro de 1971, o povoado de Palmeiras foi elevado à condição de Distrito de Paranã. Finalmente, pela Lei nº 8.850 em 10 de junho de 1.980, o Distrito foi emancipado com o nome de Palmeirópolis. O município, chegou a ser um dos maiores produtores de grãos do Estado de Goiás, mas sofreu um sério revés econômico com a criação do Estado do Tocantins, pois, com a divisão territorial, ficou fora da área de influência da capital do novel estado, e isolada geograficamente de Palmas. O comércio local é expressivo e, mesmo após a divisão do Estado, continuou tendo como principais centros de abastecimento as cidades de Anápolis e Goiânia, no estado Goiás, devido à logística e às facilidades de acesso. A partir do início deste século, vem experimentando um gradual processo de retomada do desenvolvimento, que teve início com a construção do linhão do sistema energético Furnas-Tucurui, seguida da pavimentação asfáltica da rodovia TO-498, que liga ao Estado de Goiás, o que deu uma alavancagem na economia da região. Posteriormente, veio a construção da Usina Hidrelétrica de São Salvador, no Rio Tocantins, que teve em Palmeirópolis o seu principal ponto de apoio logístico, o que motivou grande aumento do número de trabalhadores em circulação na cidade, propiciando o incremento do comércio e da economia do lugar, cujos reflexos positivos continuaram após a conclusão da obra. A UHE de São Salvador formou um grande lago no Rio Tocantins, banhando extensa área do município de Palmeirópolis, o que propiciou o incremento da piscicultura e do turismo na região. A cidade conta com uma razoável rede hoteleira, dispõe de boa infraestrutura urbana e tem uma logística considerável, com vias de acesso asfaltadas para Palmas, para o Estado de Goiás e para o Nordeste do Brasil.

O Município de Palmeirópolis To, está localizado na Região Norte do Brasil, ao Sul do estado do Tocantins mais especificamente no Paralelo 13. Situa-se a uma latitude 13º02′38" sul e a uma longitude 48º24′08" oeste, estando a uma altitude de 438 metros do nível do mar. De acordo com o censo de 2010 (IBGE) a população de Palmeirópolis é de 7.339 habitantes. O bioma é o cerrado, na sua maioria agricultável e de solo fértil. A bacia hidrográfica do município tem como principais cursos d′água o Rio Maranhão ou Tocantins e os ribeirões Mucambão, Limoeiro, Cocalinho, Mucambinho, Córrego do Mato, Mutum, Grotão e Piabanha, entre ouros menores. Geologicamente o município está inserido em uma das regiões mais complexas da Plataforma Sul-Americana e apresenta todos os eventos geotectônicos com unidades litoestratigráficas de idades extremamente variáveis, sendo que a mais importante delas é a Sequência Vulcano-Sedimentar de Palmeirópolis (SVSP), onde está localizado um dos maiores depósitos vulcanogênicos de minério de cobre do Brasil, com ouro e prata associados. O relevo do Município é caracterizado por terrenos pouco acidentados, com cotas variando em torno de 400m, destacando-se os Morrinhos e o Morro Preto ou Curruá, com altitudes pouco superiores a 500m e o Morro Solto, que se sobressai expressivamente no centro do Município, com altitude superior a 700m, além do espigão da Serra Dourada, na divisa com o Estado de Goiás, com cota superior a 1000m.

Palmeirópolis

As origens de Palmeirópolis datam de 1922, com a instalação da fazenda Itabaiana, propriedade de João Polidório.

No início da década de 1960, teve início o povoado de Palmeiras, nome dado ao lugar devido aos coqueirais de babaçu existentes em abundância na região.

O município que chegou a ser um dos maiores produtores de grãos do estado de Goiás, sofreu sério revés econômico com a criação do Estado do Tocantins, pois, com a divisão territorial, ficou fora da área de influência da capital do novo estado, e isolado geograficamente de Palmas.

O comércio local é expressivo e continuou tendo como principais centros de abastecimento as cidades de Anápolis e Goiânia, no estado de Goiás, devido às facilidades de acesso.

Ultimamente, vem experimentando um gradual processo de retomada do desenvolvimento, que teve início com a construção do linhão do sistema energético Furnas-Tucurui, seguido da pavimentação asfáltica da rodovia que o liga ao Estado de Goiás, o que deu uma alavancagem na economia da região.

Cabe destacar a construção da usina hidrelétrica de São Salvador, no rio Tocantins, que tem em Palmeirópolis o seu principal ponto de apoio logístico, o que motivou grande aumento do número de trabalhadores em circulação na cidade, propiciando o incremento do comércio e da economia do lugar.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Palmeirópolis, pela Lei Estadual nº 7471, de 02-12-1971, subordinado ao município de Paraná.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1971, o distrito de Palmeirópolis, figura no município de Paraná.

Assim permencendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Elevado à categoria de município com a denominação de Palmeirópolis, pela Lei Estadual nº 8850, de 10-06-1980, desmembrado do município de Paraná.

Sede no distrito de Palmeirópolis.

Constituído do distrito sede, instalado em 01-02-1983.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Pela Lei Estadual nº 10421, de 01-01-1988, é criado o distrito São Salvador de Goiás e anexado ao município de Palmeirópolis.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Palmeirópolis e São Salvador de Goiás.

Pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada em seus limites, pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1998, desmembra do município Palmeirópolis o distrito de São Salvador de Goiás.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Salvador do Tocantins.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: http://to.gov.br/palmeiropolis/925

DDD de Palmeirópolis, Tocantins

63

Como fazer uma ligação para Palmeirópolis:

0 + Operadora + 63 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 63 + telefone
  • Vivo: 015 + 63 + telefone
  • Aerotech: 017 + 63 + telefone
  • Claro: 021 + 63 + telefone
  • GVT: 025 + 63 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 63 + telefone
  • TIM: 041 + 63 + telefone
  • Sercontel: 043 + 63 + telefone

CEP de Palmeirópolis

O Código Postal (CEP) geral de Palmeirópolis, Tocantins, é 77365000.

Prefeitura Municipal de Palmeirópolis
Endereço: Rua 12, 224, Centro, Palmeirópolis - TO, CEP: 77365000
Telefone / Fax:(63) 3386-1813 (63) 3386-1813
Prefeito: BARTOLOMEU MOURA JUNIOR

Hospitais em Palmeirópolis - TO

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde palmeiropolitano.

Cartórios na cidade de Palmeirópolis

Acesse a lista de Cartórios em Palmeirópolis. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Palmeirópolis Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Palmeirópolis - TO e localizar ruas e endereços do município tocantinense.

Previsão do tempo na região palmeiropolitano

Veja a previsão do tempo em Palmeirópolis: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Palmeirópolis

Confira as cidades vizinhas de Palmeirópolis - TO em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Palmeirópolis através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.4 de 5 estrelas para o Município palmeiropolitano  por Cidades do meu Brasil atualizado até 25/04/2024 - Palmeirópolis - Tocantins.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Contabilista

Dia do Contabilista

"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
(Salmos 34:19)
Bíblia Online

 

Estados