Início » Tocantins » Novo Acordo


Novo Acordo - Tocantins



Novo Acordo faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 09º57′46" sul e a uma longitude 47º40′38" oeste, estando a uma altitude de 205 metros. A população avaliada em 2004 era de 3 323 habitantes. Possui uma área de 2539,35km².

História da cidade de NOVO ACORDO

Localizado à margem esquerda do Rio do Sono, na confluência do Córrego Brejão que banha a cidade, encontra-se NOVO ACORDO.

No local onde hoje está localizado a cidade de Novo Acordo, era uma fazenda de criação de gado bovino, pertencente a Dona Antônia Pires Macedo, ocupante de terras devolutas do Estado de Goiás.

Em 14 de julho de 1947, ali chegou José de Sousa Dourado e irmãos, transportando grande estoque de mercadorias, onde se estabeleceram em virtude da região ser não só explorada por garimpeiros de pedras preciosas, como também habitada na sua maioria por criadores de bovinos e não existir na zona nenhuma firma comercial que viesse satisfazer as suas necessidades mais prementes. Portanto, a fixação desta firma comercial no local, motivou a confluência da população que passou pouco a pouco a se concentrar em torno do prédio da referida firma dos Dourados.

Daí, se originou a cidade com a criação de uma escola particular, tendo como professor o senhor Manoel Silvério Dourado, pai dos proprietários da firma. Com esta iniciativa, é que muitos dos habitantes da região se transferiram para a povoação com o intuito de educar seus filhos. Naquela época a povoação pertencia ao município de Porto Nacional, encravado no então distrito de Ponte Alta do Norte.

Com o crescente desenvolvimento da povoação foi por ato do senhor Prefeito Municipal de Porto Nacional, elevdo a categoria de Distrito em 05 de novembro de 1953, desmembrado do Distrito de Ponte Alta, tendo sido anexado também ao seu território para do distrito de São Félix, extinto por Lei Municipall em 21 de fevereiro de 1958.

Em 14 de novembro de 1958, por força da Lei Estadual nº 2.130, foi elevado a categoria de município, dando-se a sua instalação em 1º de janeiro de 1959.

As pessoas que mais se destacaram em prol do desenvolvimento da localidade, foram os senhores: José de Sousa Dourado, Faustino de Sousa Dourado, Serapião Dias e Filhos, Salmon do Amaral Brito, Silvestre Sampaio Silva e José Bela Hora.

O Santo Padroeiro da localidade é Nossa Senhora das Graças, sendoo seu festejo realizado no dia 16 de julho de cada ano, com novenário, leilões e missa celebrada pelos padres de Porto Nacional.

A denominação dada aos seus habitantes é de ′NOVOACORDIANOS′.

O seu primeiro Prefeito foi o senhor Elson Aguiar de Sousa, nomeado pelo Sr. Governador do Estado em 1959. O primeiro prefeito eleito em 03 de outubro de 1960, foi o senhor Faustino de Sousa Dourado. A Câmara Municipal composta de 7 vereadores.

Novo Acordo, 17 de dezembro de 1982

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL/IBGE

Autor do Histórico: MARIA FRANCISCA PEREIRA DOS SANTOS PAOLINI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 2.674,682: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 900: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 244: matrículas
Número de unidades locais: 54: unidades
Pessoal ocupado total: 376: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.159,86: reais
População residente : 3.762: pessoas
População residente - Homens: 1.921: pessoas
População residente - Mulheres: 1.841: pessoas
População residente alfabetizada: 2.833: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.259: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.074: pessoas
População residente, religião espírita: 25: pessoas
População residente, religião evangélicas: 592: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 944,15: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.402,55: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 280,25: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,639:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Novo Acordo: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Novo Acordo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: