Início » Tocantins » Aurora do Tocantins


Aurora do Tocantins - Tocantins



Aurora do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 12º42′47" sul e a uma longitude 46º24′28" oeste, estando a uma altitude de 468 metros. A população avaliada em 2009 era de 3 523 habitantes. Possui uma área de 755,99km².

Os pioneiros da região se fixaram na fazenda Barreira dos Cavalos, mais tarde denominada Sítio do Bonfim. Outros colonos foram se instalando às margens do ribeirão Cana Brava, no local denominado Boqueirão. Posteriormente o povoado ficou conhecido como Saco de Nosso Senhor do Bonfim, por ser circundado de elevações rochosas e em homenagem ao santo padroeiro da região.

Aurora recebeu esta denominação porque a localidade é circundada por cordilheiras, causando o aparecimento do sol mais tarde. Com o crescente desenvolvimento, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Taguatinga. Em 29 de outubro de 1963, o distrito foi elevado à categoria de município, com o nome de Aurora do Norte, e depois Aurora do Tocantins.

História da cidade de Aurora do Tocantins

O município de Aurora do Tocantins está localizado na Messorregião Oriental do Tocantins, na Amazônia Tocantinense, nos contrafortes da Serra Geral.

Os primeiros habitantes da região foram elementos da família do Tenente Coronel Antônio Luiz Tavares Lisboa. Por volta de 1780, os pioneiros foram chegando e fixando moradia na fazenda Barreira dos Cavalos, local mais tarde conhecido por Sítio do Bonfim. Mais pessoas chegaram, instalando-se às margens do ribeirão Canabrava, num local denominado Boqueirão.

Assim, um povoado surgiu e tornou-se conhecido por "Saco de Nosso Senhor do Bonfim". Com escola para as crianças, sob a orientação de Clementina, a primeira professora, o povoado foi crescendo e adquiriu a condição de distrito pertencente ao Município de Taguatinga.

No início, foi denominado Sítio do Bonfim, depois Boqueirão. Ao se tornar povoado, ficou conhecido por "Saco de Nosso Senhor do Bonfim", em homenagem ao padroeiro da região. As serras a leste da cidade fazem com que o sol da manhã apareça mais tarde, embelezando o cenário matutino do lugar que, por isso, ao se tornar município, recebeu o nome de Aurora. O complemento do Tocantins foi adotado para diferenciar de cidade de outro estado já existente na data de criação do município.

Gentílico: aurorense

Formação Administrativa

Em 29 de outubro de 1963, tornou-se o Município de Aurora do Norte, instalado em 1º de janeiro de 1964.

Fonte: Prefeitura Municipal de Aurora do Tocantins; Halum, César Hanna. Municípios tocantinenses - suas origens, seus nomes. Palmas: Provisão, 2008.

Autor do Histórico: FERNANDO CéZAR RODRIGUES PóVOA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 752,830: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 618: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 117: matrículas
Número de unidades locais: 28: unidades
Pessoal ocupado total: 206: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.273,39: reais
População residente : 3.446: pessoas
População residente - Homens: 1.774: pessoas
População residente - Mulheres: 1.672: pessoas
População residente alfabetizada: 2.585: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 994: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.620: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 480: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.756,51: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.713,95: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 265,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,677:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Aurora do Tocantins: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Aurora do Tocantins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: