Início » São Paulo » Adamantina


Adamantina - São Paulo



Adamantina é uma cidade do interior do estado de São Paulo. Seu território ocupa uma área de pouco mais de 411 quilômetros quadrados.

O nome dado ao município respeitou o critério utilizado pela Companhia Paulista de Estrada de Ferro, segundo o qual aos locais de parada deveriam ser atribuídos nomes femininos, de acordo com uma sequência alfabética.

Sua história também está associada à Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização (CAIC) que, em 1937, voltou sua atenção para a zona do espigão do Aguapeí-Peixe, reiniciando a colonização da região em continuidade ao processo que já havia começado no Estado. A partir de negociação entre a CAIC e a firma Boston Castle Company Limited, ficou estabelecido, então, que, em 1938, seria aberto um caminho na mata, aproveitando-se os trechos mais antigos. Nesse mesmo ano, foi iniciada a abertura das estradas laterais de penetração e, sob a direção do engenheiro Alberto Aldwini, também a venda de terras. O plano de colonização da CAIC dividiu a gleba em pequenos lotes, eliminando o latifúndio e formando propriedades com área média de 10 alqueires, todas servidas por água e estradas.

História da cidade de Adamantina

Em 1937 a Companhia de Agricultura, Imigração e Colonização - CAIC, iniciou a colonização das terras de propriedade da companhia canadense Boston Cattle Company, compreendidas no espigão do Feio-Aguapeí, ao longo do prolongamento da Companhia Paulista de Estradas de Ferro.

Foram abertas várias estradas de penetração e, dois anos depois, a CAIC procedeu à derrubada de 40 alqueires de matas, para formação do patrimônio. Coube ao superintendente da colonizadora, Mário F. Olivero, a construção do primeiro prédio.

O Topônimo Adamantina seguiu critério adotado pela Ferrovia, de nomear suas estações em ordem alfabética, iniciando na localidade, uma nova sequência.

Até 1946, todavia, o progresso do povoado foi reduzido, de certa forma, prejudicado pela criação do Município de Lucélia, a 8 quilômetros de Adamantina, para onde afluiu maior número de povoadores e negócios. Entretanto, um novo surto cafeeiro e a penetração da ferrovia que atingiu a povoação, fizeram convergir para Adamantina, a produção agrícola da região.

Gentílico: adamantinense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Adamantina, pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, desmembrado de Lucélia. Sede no atual distrito de Adamantina (ex-povoado). Constituído de 2 distritos: Adamantina e Mariápolis, segundo criado pela mesma lei acima citado. Instalado em 02-04-1949.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído de 2 distritos: Adamantina e Mariópolis

Pela lei estadual nº 2456, de 30-12-1953, desmembra do município de Adamantina o distrito de Mariápolis. Elevado a categoria de município.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município de Adamantina é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 411,987: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 3.432: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.569: matrículas
Número de unidades locais: 1.926: unidades
Pessoal ocupado total: 11.780: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.229,43: reais
População residente : 33.797: pessoas
População residente - Homens: 16.374: pessoas
População residente - Mulheres: 17.423: pessoas
População residente alfabetizada: 29.803: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 7.917: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 25.069: pessoas
População residente, religião espírita: 748: pessoas
População residente, religião evangélicas: 5.866: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.649,11: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.970,03: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 622,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,790:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Adamantina: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Adamantina? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: