Início » Sergipe » Moita Bonita


Moita Bonita - Sergipe



Moita Bonita é uma cidade localizada na região central do estado de Sergipe.

A sede do município originou-se do antigo povoamento "Alto do Coqueiro", uma pequena aglomeração de sítios em terrenos elevados e repletos de coqueirais. O início da ocupação da região começou no século XVII, com a concessão de sesmarias pelo Capitão-Mor da província Manuel de Miranda Barbosa a agricultores, para o povoamento das circunvizinhanças de Itabaiana. A partir daí, o desenvolvimento local foi muito lento (na década de 50 do século XX, a região possuía somente quatro grandes famílias de moradores). O acesso a outras regiões se dava por estradas precárias por carro de boi ou em montarias..

Os primeiros proprietários de sítios existentes no local onde hoje é a sede do município de Moita Bonita foram: Manoel de Vergílio, João de Clarinha, Agenor Lima, Miguel Orelha, Clara Pinto Frito (apelido),Humbelino Barreto, Barnabé, Sabino, Sérgio de Anjinho, etc. Algum tempo após foi construída a capelinha e deram a Santa Terezinha o título de padroeira. Os fundadores desta pequena igrejinha foram os antigos moradores do Alto do Coqueiro. Com a elevação do Povoado à categoria de vila, a capelinha foi ampliada. Com o desenvolvimento gradual da localidade, outras residências foram surgindo aos redores da capela, entre elas a casa de Zeca Carrapicho, Pedro Crescenço, Antônio Barreto, José Costa, Domingo Crescenço, Pedro Carrapicho, José Barbosa, o Mercado de Talho, Fabrisco, etc.

História da cidade de Moita Bonita Sergipe - SE

A atual sede do município de Moita Bonita, na região central do Estado de Sergipe, originou-se de um local denominado Alto do Coqueiro, que não passava de uma pequena aglomeração de sítios, localizada num terreno elevado, onde existiam muitos coqueiros. O seu nome, por sua vez, teve influência de outro povoado vizinho, denominado Moita de Cima, que teve seu nome alterado para Moita Bonita.

Mas os relatos mais antigos sobre o início do povoamento naquele local datam da administração de Manuel de Miranda Barbosa, que se estendeu de abril de 1600 a abril de 1602, quando a colonização de Sergipe se endereçou para o centro. Foram encontradas nesse período as primeiras notícias de terras doadas a alguns lavradores, para colonizar as circunvizinhanças de Itabaiana.

O crescimento desde então foi lento. Para se ter uma idéia, em 1950 a localidade possuía como moradores apenas quatro famílias. Mesmo assim foi elevada à categoria de vila pela Lei Estadual nº 823, de 25/07/1957, como sede do 2º Distrito de Paz do Município de Itabaiana, ao qual pertencia.

Nessa época a comunicação com outras regiões se dava por estradas precárias, que ficavam quase intransitáveis nos períodos chuvosos. O transporte era feito à pé, carro de bois ou através de animais, pois não existiam veículos e estradas apropriadas

Gentílico: moita-bonitense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Moita Bonita, pela lei estadual nº 823, de 2407-1957, subordinado ao município de Itabaiana.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Elevado à categoria de município com a denominação de Moita Bonita, pela lei estadual nº 1165, de 12-03-1963, desmembrado de Itabaiana. Sede no antigo distrito de Moita Bonita ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 24-11-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 95,416: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.564: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 335: matrículas
Número de unidades locais: 153: unidades
Pessoal ocupado total: 877: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 9.963,92: reais
População residente : 11.001: pessoas
População residente - Homens: 5.462: pessoas
População residente - Mulheres: 5.539: pessoas
População residente alfabetizada: 7.673: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.327: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 9.609: pessoas
População residente, religião espírita: 4: pessoas
População residente, religião evangélicas: 324: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 890,04: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.237,19: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 244,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 340,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,587:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Moita Bonita: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Moita Bonita? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: