Início » Sergipe » Amparo de São Francisco


Amparo de São Francisco - Sergipe



Amparo de São Francisco é uma cidade no interior do estado de Sergipe. A cidade faz parte da mesorregião do Leste Sergipano e da microrregião de Propriá. Sua população, segundo o censo de 2010, é de 2.275 habitantes, sendo portanto o município menos populoso de todo o estado de Sergipe. Sua área mede apenas 39 km² e situa-se na região hidrográfica do São Francisco.

Não existem muitos registros a respeito do surgimento do município; as informações históricas vêm de estórias passadas de geração em geração pelos seus habitantes. Na localidade de Urubu do Baixo (hoje cidade de Propriá) havia uma grande fazenda chamada Campinhos pertencente ao Capitão Antonio Rodrigues da Costa Dória (membro da primeira Comarca de Propriá).

Em 1855, João da Cruz Freire, filho de donos de engenho, recebe sua herança com a morte do pai e compra parte das terras da fazenda Campinhos, as batizando posteriormente de fazenda Amparo. Dedica-se à criação de gado e lavouras nas novas terras, anos depois casa-se com dona Francisca Senhorinha, descendente de uma família portuguesa e recebe a patente de Capitão da Guarda Nacional. Posteriormente, doa área de terras para a construção de uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Amparo. Com o passar do tempo, foram chegando algumas famílias, que decidiram construir suas casas às margens do riacho Jaguaribe, entre a lagoa Salgada e o local onde hoje funciona a Fazenda Jaguaribe.

História da cidade de Amparo de São Francisco Sergipe - SE

Como toda cidade, Amparo de São Francisco tem sua história e tornou-se conhecida através de seus antepassados, que divulgaram de geração a geração, mas infelizmente contém poucos registros. O município Urubu do Baixo, hoje Propriá continha uma fazenda chamada Campinhos e pertencia ao capitão Antonio Rodrigues da Costa Dória, que vendeu parte desta ao Sr. João da Cruz Freire. A fazenda não tinha nome e o Sr. João da Cruz resolve batizá-la por Amparo, tempos depois faz a doação de terras para construção de uma igreja. Amparo foi evoluindo e tornou-se povoado vinculado politicamente a Propriá.

Em 1937 Amparo passa a pertencer a jurisdição de Canhoba aonde permanece por dez anos consecutivos. Após esse período, retorna novamente a Propriá, através da influência política do Deputado Martinho Guimaraes, primeiro político atuante nesta terra.

Em 1953 Amparo atinge as condições mínimas exigidas pela Lei Orgânica dos municípios e reivindica a sua transformação em sede municipal. A 25 de novembro de 1953, é aprovado a emenda do projeto de Lei da Assembléia Legislativa do Estado de Sergipe, pela qual o povoado eleva-se a categoria de cidade e sede do município com o nome oficial de Amparo de São Francisco. Nas lutas pela sua emancipação política, destacam-se os nomes de Martinho Guimaraes e Epaminondas Freire. A primeira eleição realizada em Amparo de São Francisco , ocorreu em 06 de outubro de 1954.

Gentílico: amparense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Amparo, pela lei estadual nº 525-A, de 25-11-1953, desmembrado de Própria. Sede no atual distrito de Amparo expovoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 06-02-1955.

Pela lei estadual n° 554, de 06-02-1954, o município de Amparo passou a denominar-se Amparo de São Francisco.

Em divisão territorial datada 1-VII-1960, o município de Amparo de São Francisco ex-Amparo é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Amparo para Amparo de São Francisco alterado, pela lei estadual nº 554, 06-02-1954.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 35,133: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 349: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 109: matrículas
Número de unidades locais: 36: unidades
Pessoal ocupado total: 385: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 10.495,47: reais
População residente : 2.275: pessoas
População residente - Homens: 1.135: pessoas
População residente - Mulheres: 1.140: pessoas
População residente alfabetizada: 1.634: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 720: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 1.846: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 162: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 505,66: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.027,04: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 128,80: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 255,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,611:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Amparo de São Francisco: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Amparo de São Francisco? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: