Início » Santa Catarina » Siderópolis


Siderópolis - Santa Catarina



Siderópolis faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º35′52" sul e a uma longitude 49º25′28" oeste, estando a uma altitude de 147 metros. A população avaliada em 2011 era de 13.068 habitantes.

Siderópolis, é uma colonia Italiana, situada entre a Serra do Rio do Rastro e o Oceano Atlântico, como boa parte das cidades do interior catarinense, é pacata e tem índices quase nulos de violência, grande parte da população é branca (caucasiano), legado deixado pelos antepassados italianos de quase toda a população, mais de 95% da população é católica, e a principal igreja é a Paróquia da Nossa Senhora Aparecida, no centro da cidade, entre outras etnias presentes na cidade está a negra e a alemã. Em 2010 houve uma discussão local sobre a troca de nome da cidade para Nova Belluno, referência à cidade italiana (Lembrando que o nome de Siderópolis, já foi Belluno), mais com o passar do tempo esse movimento foi enfraquecendo.

Siderópolis (Nova Belluno) é uma das primeiras colônias italianas do Brasil. A chegada dos imigrantes italianos na região está relacionada ao movimento migratório de europeus para várias partes do mundo, principalmente para as Américas, fugindo das péssimas condições de vida a que estavam submetidos, em busca de novas possibilidades. No Brasil, após 1890, o governo federal desenvolveu uma política de incentivo a imigração do europeu, que passou a ter direito a redução do preço da passagem ou até gratuidade, o que favoreceu o fluxo migratório de alemães, poloneses, russos e principalmente italianos para o Brasil, especialmente no sul do país. Vale ressaltar que o Brasil passava por dificuldades na obtenção de mão-de-obra após a abolição da escravatura.

História da cidade de SIDERóPOLIS - SC

A colonização de Siderópolis teve início em 1891, com a chegada de imigrantes italianos das regiões de Veneza, Belluno, Treviso, Ferrara e Bergamo, que adentrando as matas, formaram a povoação, na época, com o nome de Nova Belluno.

Com a descoberta da enorme quantidade de carvão mineral, instalou-se no local a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) do Rio de Janeiro, iniciando a exploração do carvão em torno de 1941. Foi em homenagem a Siderúrgica, que o distrito passou a denominar-se Siderópolis.

A Lei municipal nº60 de 01/07/1913 criou o distrito com a denominação de Nova Belluno, subordinado ao município de Urussanga. Em 19/12/1958, através da lei estadual nº380, foi desmembrado de Urussanga, elevando-se à categoria de município com a denominação de Siderópolis, constituindo-se dos distritos de Siderópolis e Treviso. A partir de 08/07/1995, por meio da Lei estadual nº9864, Siderópolis passou a ser constituída apenas de distrito sede.

Sua economia voltava-se, principalmente, para a agricultura e mineração de carvão. Com a crise no setor carbonífero, passou a diversificar suas fontes de economia.

Hoje, Siderópolis conta com importante produção avícola, além da agricultura e da mineração. Sua população em 2008, estimada pelo IBGE, é de 12.895 habitantes.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 261,664: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.535: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 343: matrículas
Número de unidades locais: 433: unidades
Pessoal ocupado total: 3.920: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 32.015,34: reais
População residente : 12.998: pessoas
População residente - Homens: 6.480: pessoas
População residente - Mulheres: 6.518: pessoas
População residente alfabetizada: 11.532: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.447: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 10.964: pessoas
População residente, religião espírita: 50: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.519: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.402,77: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.885,34: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 637,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 700,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,774:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Siderópolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Siderópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: