Início » Santa Catarina » São Cristóvão do Sul


São Cristóvão do Sul - Santa Catarina



São Cristóvão do Sul é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º16′00" Sul e a uma longitude 50º26′26" Oeste, estando a uma altitude de 1025 metros. A população avaliada em 2006 era de 5 093 habitantes.

Possui uma área de 350,88km².

A cidade pertencia à Curitibanos até 1992 quando decidiu-se emancipar a região. A principal fonte de renda do município é a fabricação de fósforos, que é responsável pela maior parte da economia da cidade.

História da cidade de São Cristóvão do Sul

Tudo começou com a denominação que a localidade recebera "encruzo" devido ao cruzamento ligando Leste a Oeste, Norte a Sul. Relatos dão conta que isso se passou nos idos de 1750. Foi também conhecido como um ponto de descanso de tropeiros e viajantes que viajavam entre São Paulo e Rio Grande do Sul, deixando suas trilhas, que fortaleciam o comércio de animais que iam para o centro do país e litoral do estado.

Os primeiros habitantes, que se tem conhecimento, foram os índios, que viviam de forma nômade, entre a mata nativa, rica em pinheiros, ervas medicinais, caminhos difíceis e terras por desbravar.

Em 1948, chega no "Encruzo", Florisbal Bragança de Moraes, conhecido como "Bá Moraes", adquirindo a propriedade rural Fazenda Belo Horizonte, de Maximino Antonio de Moraes, falecido em 1943.

Líder nato, Florisbal Bragança de Moraes se destacava por configurar no rol de amigos do então governador, tornando-se renomado chefe político.

Preocupado com as necessidades espirituais do povo da época, Bá Moraes impulsionou a edificação de uma gruta, a qual tornou-se ponto de evangelização através dos frades Frei Domiciano Rampinelli e Frei Narciso Pollmeir, trazidos pelo proprietário.

Com o objetivo de expandir o progresso da região, foi responsável pela instalação de um hotel e de um posto de abastecimento de combustíveis, por volta de 1950.

Através dos tímidos gestos de progresso, surge o interesse pela exploração da madeira, de serrarias que contribuíram para o desenvolvimento do lugar.

Ao final dos anos de 1960, o Encruzo vê surgir outra figura importante para o crescimento do lugar. Chega ao local Ulysses Gaboardi, que instala no distrito uma indústria de fósforos, ganha popularidade, e se apresenta como principal força oposicionista à Bá Moraes.

No ano de 1964, a localidade, desta vez denominada como São Cristóvão do Sul, transforma-se em distrito do município vizinho, Curitibanos, e começa a receber os primeiros moradores, Aparício Ouro Preto de Moraes, Maximino Antonio de Moraes, seguidos de Juventino Lefer, atraídos pela pecuária, se tornando proprietários de grandes fazendas.

A rivalidade política entre Gaboardi e Moraes foram solidificando a localidade. Ao pecuarista deve-se obras beneméritas, como a construção da capela que sonhava vir ser paróquia, e também da doação do terreno para construção de um estabelecimento penal agrícola, hoje, uma das maiores casas de detenção penal do Estado, a Penitenciária da Região de Curitibanos.

Mas com as transformações de pensamentos, vindas com a década de 1970, e a idade avançada, houve um declínio do prestígio atribuído à Bá Moraes, aumentando a admiração do povo da região pelo Senhor Ulysses, grande responsável pelo desenvolvimento do lugar.

Gentílico: são cristovense

Formação Administrativa

Em 30 de março de 1992, pela Lei nº 8.555, São Cristóvão do Sul foi emanciapado, tornando-se independente.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Cristovão do Sul

Autor do Histórico: ACELINO ORTIZ DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 351,100: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 628: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 133: matrículas
Número de unidades locais: 195: unidades
Pessoal ocupado total: 1.339: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 19.384,63: reais
População residente : 5.012: pessoas
População residente - Homens: 2.850: pessoas
População residente - Mulheres: 2.162: pessoas
População residente alfabetizada: 4.061: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.421: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.672: pessoas
População residente, religião espírita: 11: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.210: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.491,53: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.665,71: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 375,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 425,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,665:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Cristóvão do Sul: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Cristóvão do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: