Início » Santa Catarina » Praia Grande


Praia Grande - Santa Catarina



Praia Grande é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 29º11′48" sul e a uma longitude 49º57′01" oeste, estando a uma altitude de 45 metros. A população avaliada em 2005 era de 7.102 habitantes.

Possui uma área de 286,11 km².

Dentre as suas principais atrações, parcialmente localizados na área do município, estão o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral.

História da cidade de Praia Grande Santa Catarina - SC

Por volta de 1890 surgiram os primeiros colonizadores: italianos, alemães e portugueses que, às margens do enorme e despraiado de seixos rolados - derivação do nome Praia Grande

- fixaram as primeiras moradias, numa verdadeira fusão de costumes, línguas e tradições mas, sobretudo, impondo sua própria cultura.

Atraídos pelas terras férteis que costeavam o Rio Mampituba -que na língua indígena significa rio com predominância de serpentes, e à bela natureza incrustada sob a Serra Geral, estes primeiros habitantes não mediram esforços para dar início ao nosso desenvolvimento, que só começou a engatinhar em meados de julho de 1958, mais precisamente no dia 19, data a emancipação política.

A agricultura, nossa principal economia, teve início com o cultivo do milho, cana - de açúcar e, consequentemente, a banana, o arroz e o fumo. Hoje, contamos com o apoio do comércio e das indústrias que além de contribuírem para a fonte de renda, também são parceiros na luta pelo nosso crescimento.

A Educação foi destaque. No ano de 1939 haviam duas escolas com linhas filosóficas diferentes, ou seja, ideologia partidária: A antiga UDN (União Democrática Nacional) mantinha uma e o ex-PSD (Partido Social Democrático), outra. Por falar nisso, outra instituição social atingida foi a Igreja. Havia um antagonismo acirrado entre as religiões Católica e Anglicana pela hegemonia dos fiéis.

Os tempos foram evoluindo. As escolas, ampliando-se e as religiões se diversificando, perdendo de vez o atrito que as caracterizou. A Cultura, em 1954, atingiu o seu apogeu, com a instalação de um cinema, de propriedade do senhor Valter Pares, que utilizava-se, para tal, de uma máquina de 16mm. A energia, também foi um marco significante para nós, praiagrandenses. éramos a única comunidade do vale do Araranguá à produzir luz própria, devido ao ponto estratégico do rio mampituba.

Nossa história é orgulho para nós, é claro que tivemos entraves e castástrofes, como

o incêndio nos costões da serra, por volta de 1951, que queimou quase toda a produção daquele ano e as constantes inundações, destacando-se a enchente de 1974 que, além dos danos e prejuízos, ocasionou muitas vítimas. Mas, o sonho da luta perdurou e sobreviveu. A Serra do Faxinal foi, finalmente, aberta em 1980, facilitando o nosso comércio com o Rio Grande do Sul, através do Município de Cambará do Sul.

Gentílico: praia-grandense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Praia Grande, pela lei estadual nº 941, de 31-121943, subordinado ao município de Araranguá.

No quadro anexado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Praia Grande figura no município de Araranguá.

Pela lei estadual nº 247, de 30-12-1948, transfere o distrito do município de Araranguá para novo município Rio de Trevo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Praia Grande permaence no muncípio de Turvo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Praia Grande, pela lei estadual nº 348, de 21-06-1958, desmembrado de Turvo. Sede no antigo distrito de Praia Grande. Constituído dos distritos sede. Instalado em 19-07-1958.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de distrito sede. Pela lei nº , de é criado o distrito de Cachoeira de Fátima e anexado ao município de Praia Grande. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 2 distritos: Praia Grande e Cachoeira de Fátima. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 284,162: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 7: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 966: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 224: matrículas
Número de unidades locais: 207: unidades
Pessoal ocupado total: 1.658: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 18.948,18: reais
População residente : 7.267: pessoas
População residente - Homens: 3.658: pessoas
População residente - Mulheres: 3.609: pessoas
População residente alfabetizada: 6.119: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.985: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.073: pessoas
População residente, religião espírita: 47: pessoas
População residente, religião evangélicas: 860: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.285,00: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.022,76: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 390,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 550,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,718:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Praia Grande: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Praia Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: