Início » Santa Catarina » Papanduva


Papanduva - Santa Catarina



Papanduva é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 26º22′13" sul e a uma longitude 50º08′40" oeste, estando a uma altitude de 788 metros. A população avaliada em 2011 era de 18.013 habitantes. Possui uma área de 777,31km².

A história de Papanduva começou desde meados do século XVIII, quando os tropeiros gaúchos, viajando pelo famoso Caminho das Tropas, levando muares do Rio Grande do Sul até a Feira de Sorocaba, em São Paulo e transportando pelo território do município, preferiam-no como um de seus pontos de pouso e sesta, isto é, aí paravam para acampar, descansar e dormir. Uma das coisas que motivaram esta preferência, era a existência no local de algum tipo de pastagem denominado papuã, que eles chamavam papanduva, originando-se daí o nome do município.

Por volta de 1828, os primeiros moradores, procedentes do Paraná, estabeleceram-se no município, dedicando-se à economia da pecuária, da agricultura de subsistência e principalmente do extrativismo vegetal da erva-mate. Sabe-se que entre os pioneiros estavam: Antônio Bueno, Francisco Torquato, Manoel Amora, famílias Haas, Mendes, Lisboa, Ladislau Tabalipa, Almeida, Furtado e Prestes.

História da cidade de Papanduva Santa Catarina - SC

ANTES de 1816, já havia tráfego regular de tropeiros pela histórica Estrada de Mata São Paulo - Curitiba - Lages -Rio Grande do Sul, que passava pelo povoado de Papanduva, então denominado São Thomaz.

O topônimo originou-se devido à passagem obrigatória dos tropeiros que faziam sua pousada nessa região, quando em viagem para o norte ou sul, dada a abundância de pastagem denominada "papua", vulgarmente chamada de papanduva.

Com a reconstrução da Estrada da Mata, entre 1827 e 1828, trabalhadores com suas famílias, oriundos do Estado do Paraná, fixaram residência em Papanduva, dedicando-se à cultura de cereais e à extração da erva-mate.

Os primeiros moradores do Município foram: Antônio Bueno, Francisco Torquato, Manoel Amora e outros.

A colonização , propriamente dita, do Município ocorreu com a vinda do elemento europeu, por volta de 1880, predominante os ucranianos e poloneses.

Gentílico: papanduvense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Papanduva, pela lei municipal nº 73, de 10-091917, subordinado ao município de Santa Cruz de Canoínhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Papanduva figura no município então denominado de Canoínhas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Papanduva figura no município de Canoínhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Papanduva permanece no muncípio de Canoínhas.

Elevado à categoria de município com a denominação de Papanduva, pela lei estadual nº 133, de 30-12-1953, desmembrado de Canoínhas. Sede no antigo distrito de Papanduva. Constituído do distrito sede. Instalado em 11-04-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído distrito sede.

Pela lei municipal nº 4, de 09-07-1958, é criado o distrito de Monte Castelo e anexado ao município Papanduva.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Papanduva e Monte Castelo.

Pela lei estadual nº 818, de 23-04-1962, desmembrasdo do município de Papanduva o distrito de Monte Castelo. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 942, de 09-12-1963, é criado o distrito de Nova Cultura e anexado do município do município de Papanduva.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 distritos: Papanduva e Nova Cultura.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Papanduva: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Papanduva? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: