Início » Santa Catarina » Morro da Fumaça


Morro da Fumaça - Santa Catarina



Morro da Fumaça faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se ao sul do estado, a cerca de 180km da capital Florianópolis. Faz divisas com Cocal do Sul (ao Norte), Içara (ao Sul), Sangão e Treze de Maio (a Leste) e Criciúma (a Oeste).

Os primeiros habitantes de Morro da Fumaça foram os índios Carijós. Os primeiros europeus a chegarem, por volta do ano 1900, vieram da Bielorrússia. Viviam basicamente da produção de suínos. Em 1910, aproximadamente, venderam as terras a italianos. José Cechinel e sua esposa Hermínia Sóligo Cechinel foram os primeiros a fixarem residência no local, sendo considerados os fundadores de Morro da Fumaça.

Dia 6 de setembro de 1931 foi instalado o distrito de Morro da Fumaça, pertencente a Urussanga. A emancipação aconteceu em 20 de maio de 1962, tendo como primeiro prefeito eleito o Sr. Jorge Silva.

História da cidade de MORRO DA FUMAçA - SC

Morro da Fumaça fazia parte do município de Urussanga quando, em 1900, famílias vindas da Bielo-Rússia se instalaram construindo casas e igrejas e vivendo praticamente da criação de porcos. Alguns anos depois, em 1910, esses primeiros habitantes partem para outras localidades onde poderiam conviver com russos e vendem suas terras para italianos provenientes das comunidades de Rio Cocal, Rio América, Rio Carvão e Rio Galo.

Duas hipóteses procuram explicar a origem do nome do Município. A primeira, conta que em uma colina, onde era feito o embarque de carvão proveniente de Criciúma, havia uma extensa área alagadiça que criava densa neblina ao amanhecer, cobrindo todo o morro. Já a segunda versão diz que carreteiros, que levavam uma série de produtos para o porto de Laguna, acendiam fogueiras em cima de um morro para passar a noite, e a fumaça podia ser vista a quilômetros de distância

Morro da Fumaça tornou-se distrito de Urussanga através do decreto nº 106 de 23/04/1931, instituído pelo Interventor Federal do governo revolucionário de Getúlio Vargas. Já sua transformação em Município operou-se em 27 de abril de 1962, pela lei estadual nº 816. Além do distrito sede, os fumacenses contam com o distrito de Estação Cocal, por onde passava a antiga estrada de ferro.

A economia apresenta uma forte indústria cerâmica e de beneficiamento de arroz, além de confecções e da mineração da fluorita. A população estimada de Morro da Fumaça em 2008, segundo o IBGE é de 15.994 habitantes.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ZéLIA DE LUCA DEBIASI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 83,117: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 15: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.498: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 563: matrículas
Número de unidades locais: 824: unidades
Pessoal ocupado total: 7.556: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 36.666,62: reais
População residente : 16.126: pessoas
População residente - Homens: 8.078: pessoas
População residente - Mulheres: 8.048: pessoas
População residente alfabetizada: 14.005: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.417: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.001: pessoas
População residente, religião espírita: 38: pessoas
População residente, religião evangélicas: 3.442: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.406,53: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.533,87: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 666,67: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 666,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,738:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Morro da Fumaça: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Morro da Fumaça? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: