Início » Santa Catarina » Monte Castelo


Monte Castelo - Santa Catarina



Monte Castelo é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

Encontra-se a uma latitude 26º27′44" sul e a uma longitude 50º13′52" oeste, estando a uma altitude de 820 metros.

Sua população estimada em 2011 era de 8.346 habitantes.

História da cidade de Monte Castelo

A colonização do município iniciou-se por volta do ano de 1807, quando havia tráfego regular dos tropeiros pela Estrada das Tropas, entre Paraná e Rio Grande do Sul. Nesta época, foi construída, por João da Silva Machado conhecido como Barão de Antonina, uma pequena capela na localidade de Rodeio Grande, distante 8 Km do local onde nasceria a comunidade de Rio das Antas.

Historicamente, conta-se que por ali passou o monge João Maria, que profetizava e realizava curas com ervas medicinais. O mesmo monge plantava uma cruz em cada localidade que passava, e ali também ficou a sua cruz, por devotos do monge.

O Estado do Paraná estendia seus domínios até as margens do Rio Itajaí, sem linhas definidas, abrangendo a área onde hoje se situam diversos municípios do planalto norte catarinense. Em 1826, foi instalado um acampamento militar em Rio Negro, com o objetivo de construir a Estrada da Mata, para dar mais segurança aos tropeiros. Esse trecho, além de cortar o território de Monte Castelo onde hoje se situa o bairro Rio das Antas foi um importante elo de ligação entre o Norte e o Sul do Brasil, tanto que nessa estrada foi construída a rodovia BR 116.

Os primeiros colonizadores provinham das localidades do Paraná e do próprio Estado de Santa Catarina, em busca de terras mais férteis e propícias à agricultura. Com esse atrativo, os novos moradores iniciaram a construção do primeiro povoado de Rio das Antas, núcleo inicial do atual Município de Monte Castelo.

Dentre os primeiros habitantes, Pedro Gonçalves Ribeiro e Sinhana Ribeiro, fixaram-se na comunidade de Rodeio Grande. Por volta de 1893, Valentin Gonçalves Ribeiro, filho de Pedro, fixou residência na comunidade de Rio das Antas. Por ser um líder na comunidade, movimentou intensamente a vida do pequeno povoado construindo a primeira escola e a primeira igreja.

Em 1950, vieram morar na localidade, comerciantes a fim de instalarem seus estabelecimentos entre a estrada de ferro e a BR 116. Com o passar dos anos, foram fixando-se outras famílias no povoado, as quais passaram a explorar as reservas florestais nativas da região e a praticar a agricultura de subsistência, que, com o aumento da produção tornaram-se as principais atividades da comunidade, responsáveis pela maior fonte de receita dos que atuavam nesse setor.

Inicialmente a área onde se situa o Município de Monte Castelo, juntamente com outros municípios da região norte catarinense, pertencia ao Estado do Paraná. Em 1917, foi estabelecido o Acordo de Limites entre os dois Estados, incorporando definitivamente à Santa Catarina a região oeste e os municípios de Mafra e Porto União.

Nessa época, o povoado de Rio das Antas passou a pertencer aos domínios do Município de Canoinhas, até a emancipação política de Papanduva, pela Lei Estadual n° 133 de 20 de dezembro de 1953, quando foi desmembrada juntamente com a área do novo município.

Em 1958, a Câmara Municipal de Papanduva editou a Resolução 48/58 de 09 de julho de 1958, que autoriza a criação do Distrito de Rio das Antas. Como já havia uma localidade com o mesmo nome na região do Vale do Rio do Peixe, pertencente ao Município de Videira, acontecia confusões com os serviços de correspondência. Como solução, alguns líderes políticos e comunitários reuniram-se, em 1959, para escolher outro nome para o distrito. Nesta época, pós II Guerra Mundial, o nome escolhido foi Monte Castelo, em homenagem aos brasileiros que obtiveram importante vitória na batalha e conquista de Monte Castelo, na Itália.

Gentílico:

Formação Administrativa

A emancipação distrital de Monte Castelo ocorreu pela Lei Estadual n° 375 de 12 de dezembro de 1958, sendo que em 08 de março de 1959 foi instalado o distrito.

Pela Lei Estadual n° 818, de 23 de abril de 1962, o Distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município. Instalado em 15 de maio de 1962.

Fonte: Prefeitura Municipal de Monte Castelo (SC)

Autor do Histórico: edmilson b marinho junior

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 573,585: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.388: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 316: matrículas
Número de unidades locais: 209: unidades
Pessoal ocupado total: 1.158: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 19.721,20: reais
População residente : 8.346: pessoas
População residente - Homens: 4.283: pessoas
População residente - Mulheres: 4.063: pessoas
População residente alfabetizada: 7.097: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.461: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.396: pessoas
População residente, religião espírita: 8: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.776: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.223,77: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.692,05: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 333,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 403,33: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,675:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Monte Castelo: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Monte Castelo? Então deixe seu comentário!


Comentários (
Warning: mysqli_connect(): (HY000/1226): User 'ivan_brasileiro' has exceeded the 'max_user_connections' resource (current value: 30) in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 551

Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 66

Warning: mysqli_query() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 329

Warning: mysqli_error() expects parameter 1 to be mysqli, boolean given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 330


Warning: mysqli_num_rows() expects parameter 1 to be mysqli_result, null given in /home/ivanilton/public_html/cidadesdomeubrasil.com.br/include/commentator.php on line 331
)

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: