Início » Santa Catarina » Iporã do Oeste


Iporã do Oeste - Santa Catarina



Iporã do Oeste faz parte do estado de Santa Catarina. Sua população em 2010 era de 8413 habitantes.

"Iporã" é um termo de origem tupi que significa "água boa", através da junção dos termos ′y ("água") e porang ("boa"). Uma alusão à boa água encontrada pelos primeiros colonizadores nas matas repletas de araucárias do município.

O povoamento da região de Iporã do Oeste teve início em 1926. Um ano antes, a localidade, que ainda se chamava Vila Pinhal, recebeu a Coluna Prestes.

História da cidade de Iporã do Oeste Santa Catarina - SC

O nome inicial era Pinhal, pois ali se encontrava grandes áreas de mata de pinheiros, espécie araucária. O plano colonizador projetava uma colonização teuto-evangélica, através de Porto Feliz. Mas com o início da colonização de Porto Novo chegaram os teuto-católicos,

o que fez a população constituir-se por imigrantes evangélicos e católicos, descendentes principalmente de origem étnica alemã e italiana e, em menor proporção, por russos ucranianos.

O principal fator econômico que motivou a imigração foi a extração da madeira de lei, abundante na região e, paralelamente, a atividade agropecuária, a nível de subsistência, que foi se desenvolvendo e formando uma das principais bases econômicas do município.

As primeiras famílias chegaram no ano de 1926, vindos por Porto Feliz, costeando o Rio das Antas, Lajú, Pirajú a Pinhal, uma estrada ( picada ) sofrível, chegando pôr primeiro a família do Senhor Cristiano Wandscheer, natural da Holanda, seguindo dos Senhores: Luiz Edvino Klaesner, Eduardo Gustavo Fetter, Walter Horst, Reinoldo Wandscheer, Horacildo Giodani e João Nottar.

Em 1929 com a chegada do Governador do Estado, Senhor Adolfo Konder, iniciou-se a construção da estrada cordilheira - Porto Feliz a Dionísio Cerqueira, passando pôr Alto Tigre e São Lourenço, que chegou a ser concluída até Pinhal em 1930, a qual foi dirigida por Primo Teston.

Iporã se desenvolveu de uma forma muito progressiva. Sentia-se no movimento da comunidade que o povo buscava algo a mais, cujo desejo era a sua emancipação política administrativa. O primeiro processo de emancipação do distrito iniciou-se em 1967 sem grande êxito. Outros movimentos e tentativas em duas ou três vezes também foram sufocadas, devido a grande oposição de pessoas não comprometidas com o povo de Iporã, mas foi a semente que começou a frutificar a partir de 1984.

Iporã foi uma comunidade cujo povo sempre sentia a necessidade de prosperar e desenvolver, o qual foi comprovado pelo trabalho pioneiro da região extremo - oeste que os lideres realizaram na organização da Faic ( Feira agropecuária, industrial e comercial ) em 1972.

Gentílico: iporã-oestino

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Iporã, pela lei municipal nº 3, de 09-05-1956, subordinado ao município de Mondaí. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Iporã figura no município de Mondaí. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983 (suplemento). Elevado à categoria de município com a denominação de Iporã do Oeste, pela lei estadual nº 1098, de 04-01-1988, desmembrado de Mondaí. Sede no antigo distrito de Iporã.

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989. A execução dessa lei esteve suspensa

pela medida cautelar nº 1563, de 15-07-1988, até o definitivo julgamento da representação. Em divisão territorial datada de 17-I-1991, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 199,302: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.006: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 311: matrículas
Número de unidades locais: 393: unidades
Pessoal ocupado total: 1.894: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 23.978,14: reais
População residente : 8.409: pessoas
População residente - Homens: 4.258: pessoas
População residente - Mulheres: 4.151: pessoas
População residente alfabetizada: 7.580: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.343: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 7.229: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.135: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.475,91: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.726,39: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 573,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 660,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,759:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Iporã do Oeste: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Iporã do Oeste? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: