Início » Santa Catarina » Içara


Içara - Santa Catarina



Içara faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º42′48" sul e a uma longitude 49º18′00" oeste, estando a uma altitude de 48 metros. Sua população é de 59.616 habitantes. Tem a segunda maior praia do estado em população no verão, Balneário Rincão, perdendo apenas para Balneário Camboriú . Içara, ainda, possui uma beleza natural fantástica e um povo acolhedor e humilde. Entretanto, a empresa Rio Deserto deseja destruir este patrimônio natural e cultural com a Mina 101 (exploradora de carvão) localizada na comunidade de Santa Cruz. Essa empresa, entrou na cidade contra a vontade do povo que ali estava e usando do seu poder econômico, comprou o direito de explorar as terras da humilde comunidade. Os içarenses, sobretudo, lutam bravamente contra a degradação da sua natureza, contudo, a desumana Rio Deserto continua degradando a história e as terras desse povo.

A história da cidade é marcada pela construção da Estrada de Ferro Dona Teresa Cristina, atual Ferrovia Teresa Cristina, em 1924, que corta a cidade, atualmente ainda transportando carvão de Criciúma a Tubarão.

O desenvolvimento crescente com a construção da estrada-de-ferro atraiu diversos imigrantes italianos, açorianos, poloneses e alemães, provenientes de Criciúma e Urussanga.

História da cidade de IçARA - SC

Localizada próxima do litoral, Içara registra seus primeiros habitantes não-indígenas no fim do século XVIII. De origem portuguesa, estes passam a habitar as localidades Urussanga Velha e Lagoa dos Esteves, com pequenas casas. A larga faixa de areia da praia era o corredor natural de mercadorias que circulavam entre Torres, Araranguá e Laguna.

Urussanga Velha era a principal vila do atual território içarense. Com a emancipação de Criciúma, em 1926, toda a região é anexada ao novo município. Com o topônimo de São Sebastião, surge o distrito em 08 de março de 1933. Em 1938, São Sebastião passa a chamar-se Aliatar. A mudança do nome do distrito ocorre de maneira curiosa: em agosto de 1920, um hidroavião com problemas pousara na Lagoa dos Esteves, na primeira tentativa de conectar o Rio de Janeiro a Buenos Aires. Os pilotos Jonh Pinder, da força aérea britânica e Aliatar Martins, morrem ao tentar consertar as hélices da aeronave. O fato repercutiu internacionalmente, o que levou as autoridades concederem a homenagem ao piloto brasileiro.

Com a construção da Estrada de Ferro Dona Tereza Cristina, é construída uma estação em 18 de janeiro de 1919, no km 47, próxima a Criciúma. No local, entre os embarques de carvão, surge uma pequena vila, primeiramente denominada pelos operários de Km 47. A grande quantidade de palmeiras denominadas içaras ou içarobas, rebatizou o povoado. Seu crescimento econômico devido a indústria carbonífera, tornaram Içara a nova sede do distrito que, pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943, mudava seu nome de Aliatar para Içara.

A lavra do carvão foi o grande motor econômico de então, seguida pela agricultura. O distrito crescia cada vez mais com o surgimento de vilas operárias como a vila da Mineração Geral do Brasil, hoje Bairro Aurora. Em 20 de dezembro de 1961, através da Lei Estadual nº 796, é instalado o Município de Içara. Já em 07 de outubro de 1962, é realizada a primeira eleição municipal, sendo eleito prefeito ongelo Lodetti.

Em 25 de outubro de 1994, é criado o distrito de Balneário Rincão que, com seus 20 Km de praia e lagoas, atrai cerca de 100 mil veranistas todos os anos. Hoje, Içara conta com uma economia diversificada, destacando-se a apicultura e a produção de fumo, além do feijão e milho. Na indústria vale lembrar a cerâmica e descartáveis plásticos. Segundo a estimativa do IBGE, em 2008, Içara possui 56.360 habitantes.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ZéLIA DE LUCA DEBIASI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 228,928: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 40: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 6.495: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 2.118: matrículas
Número de unidades locais: 2.140: unidades
Pessoal ocupado total: 18.055: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 37.084,15: reais
População residente : 58.833: pessoas
População residente - Homens: 29.303: pessoas
População residente - Mulheres: 29.530: pessoas
População residente alfabetizada: 51.694: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 16.086: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 43.498: pessoas
População residente, religião espírita: 227: pessoas
População residente, religião evangélicas: 13.101: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.125,75: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.440,45: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 511,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 620,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,741:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Içara: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Içara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: