Início » Santa Catarina » Capivari de Baixo


Capivari de Baixo - Santa Catarina



Capivari de Baixo faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 28º26′41" sul e a uma longitude 48º57′28" oeste, estando a uma altitude de 12 metros. A população avaliada em 2010 era de 21.689 habitantes, com área de 53.165km². Capivari de Baixo está localizado na região da AMUREL (Associação de Municípios da Região de Laguna) que é composta por 17 municípios, cujo centro é Tubarão.

Capivari de Baixo é sede do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda (Tractebel Energia), considerado o maior complexo termoelétrico a carvão da América Latina e pode ser também do mundo. O Complexo Termoelétrico pode ser visto às margens da rodovia BR-101. Capivari de Baixo também é conhecida como a capital termoelétrica da América Latina. Baseado em tecnologias italiana, alemã e tcheca, o complexo termoelétrico também contribui em outros ramos da atividade industrial, como o desenvolvimento da região carbonífera do estado e o incremento da estrada-de-ferro Dona Teresa Cristina.

História da cidade de Capivari de Baixo Santa Catarina - SC

O povoamento da região de Capivari de Baixo iniciou-se no século XVIII com o deslocamento de imigrantes da Colônia de Santo Antônio dos Anjos de Laguna por volta de 1721. Os primeiros imigrantes foram açoiranos, portugueses e italianos. Os primeiros habitantes da região foram os tupis-guaranís mais conhecidos por Carijós.

Quanto ao topônimo de "Capivari de Baixo" existem duas versões:

A primeira versão diz:

Em época remotas, existia um capim denominado Capim-Vara que na língua Tupiguarani significa Capim (Mato) e Vara (bicho) dando origem a Capivari, posteriormente transformada em Capivari". O acréscimo do nome "de Baixo" ao nome Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari ocorreu em função de ficar a nascente do rio na localidade de Alto Capivari de São Bonifácio e a parte baixa do rio em Capivari.

A segunda versão diz:

Capivari é de origem indígena. De acordo com o dicionário Tupi-guarani, de Silveira Bueno, Capivary - Rio das Capivaras, vocábulo composto de capibara, Capivary e Y, rio. Por sua vez, capivara é a composição de Capi, erva, capim eurara, comedor.

Ao rio, os índios denominaram de Capivary e deste originou-se o nome do município. Capivari de Baixo é assim denominado, porque o atual município de Armazém/SC, tinha, desde o primeiro quartel do século XIX, o nome de São Pedro do Capivary, e quando em 1901 foi levado a distrito, recebeu a denominação de Alto Capivary.

Até 1941 Capivari era uma região agrícola, até que a criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em 1945, provocou um aumento considerável na população e, assim, Capivari tornou-se um imenso canteiro de obras com operários bem pagos.

Gentílico: capivariense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei nº , de 13-10-1986, subordinado ao município de Tubarão.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o distrito de Capivari de Baixo figura no município de Tubarão.

Elevado à categoria de município com a denominação de Capivari de Baixo, pela lei estadual nº 8556, de 30-03-1992, desmembrado de Tubarão. Sede no antigo distrito de Capivari de Baixo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada em 2003.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 53,337: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 18: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.741: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 666: matrículas
Número de unidades locais: 624: unidades
Pessoal ocupado total: 5.079: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 30.417,01: reais
População residente : 21.674: pessoas
População residente - Homens: 10.499: pessoas
População residente - Mulheres: 11.175: pessoas
População residente alfabetizada: 18.974: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 6.679: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 16.792: pessoas
População residente, religião espírita: 145: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.078: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.902,33: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.301,20: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 582,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 666,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,767:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Capivari de Baixo: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Capivari de Baixo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: