Início » Santa Catarina » Camboriú


Camboriú - Santa Catarina



Camboriú é uma cidade do Estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º01′31" sul e a uma longitude 48º39′16" oeste, estando a uma altitude de oito metros. A população avaliada em 2008 era de 56 315 habitantes. Possui uma área de 214,5km². O topônimo "Camboriú" vem dos termos tupis kamuri ("robalo") e y ("água"), significando, portanto, "água de robalo".

Suas principais atividades econômicas são: comércio, indústria, agropecuária, mineração de granito e mármore, turismo ecológico e rural.

A atividade agrícola predominante é o cultivo de arroz irrigado. Conta também com a produção de milho, frutas, hortaliças, feijão e aipim e outras com menor representatividade.

História da cidade de A colonização em Camboriú aconteceu na segunda década do século XIX, com Baltazar Pinto Corrêa, natural da cidade de lamego, Concelho de Viseu, norte de Portugal. Inicialmente ele veio para Porto Belo. Provavelmente chegou aqui em 1821. Ele requereu uma carta sesmaria para ocupar uma gleba de terra e iniciar um povoamento, que segundo o Historiador José Boiteux, seu contemporâneo, Baltazar deu o nome de Freguesia do Bom Sucesso.

Ele recebeu a carta de sesmaria no dia 26 de setembro de 1826, depois de passar longos anos embaraçada na cretina burocracia do Coroa no final do governo de D. João VI. Essa colonização iniciou no Canto Norte da Praia, conforme revela a carta de sesmaria, depois seguiu para a Localidade hoje conhecida como Barra onde foi criado o Município de Camboriú.

Outros vieram mais tarde, sempre atraídos pela fertilidade das terras. Destacamos o colonizador Alferes da Guarda Nacional, Tomaz Francisco Garcia, o primeiro a estabelecer-se com sua família e escravos, na atual cidade, a que, por longos anos, chamaram "Garcia", em homenagem ao seu fundador.

Pertencente, de início, a Porto Belo, integrou mais tarde o território de Itajaí, até a data de sua emancipação, o que se verificou através da Lei n º 1.076, de 05 de abril de 1884. A instalação do município ocorreu em 15 de janeiro de 1885. "Barra", foi inicialmente sede do município, mas a "Vila Garcia" , hoje Cidade de Camboriú, dado o seu crescente progresso, superior a, "Barra", passou a ser o centro administrativo a partir de 1890.

0 nosso hoje Município de Camboriú foi primeiramente denominado de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú ser elevada à categoria de Vila, passando a ser chamada de Vila de Camboriú.

Devido ao nome do Balneário Camboriú, é chamado, pelos novos habitantes, de Camboriú Velho. Foi Distrito pela Lei Provincial nº 292, de 26 de abril de 1849, com o nome de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú e, Município de Camboriú, pela Lei Provincial do Governador Dr. Francisco Luiz da Gama Roza, n º 1.076, de 5 de abril de 1884. 0 Município foi instalado em 15 de janeiro de 1885.

0 significado do nome Camboriu é de origem guarani e vem do termo original CAMBORIGUASSU. Segundo documentos datados desde 1501, conforme nos revela Luís da Câmara Cascudo em sua obra mais espetacular, Cambori era o termo que os autóctones usavam para denominar um peixe que hoje chamamos de robalo. O sufixo guassu ou guaçu, açu ou simpleste ú, significa grande. Tese essa sustentado pelos principais cientistas do século XIX, que estudaram a sua etimologia, entre eles, o botânico Francês August de SaintHilaire, Teodoro Sampaio entre outros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Camboriú

Autor do Histórico: JORGE LUIZ CARDOSO NUNES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 212,320: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 14: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 9.796: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 3.246: matrículas
Número de unidades locais: 2.232: unidades
Pessoal ocupado total: 13.135: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.483,87: reais
População residente : 62.361: pessoas
População residente - Homens: 31.159: pessoas
População residente - Mulheres: 31.202: pessoas
População residente alfabetizada: 54.116: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 18.561: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 32.919: pessoas
População residente, religião espírita: 317: pessoas
População residente, religião evangélicas: 23.588: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.152,12: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.687,05: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 650,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 650,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,726:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Camboriú: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Camboriú? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: