Início » Santa Catarina » Anitápolis


Anitápolis - Santa Catarina



Anitápolis faz parte do estado de Santa Catarina localizado na área da Grande Florianópolis, a cerca de 85 km da capital do estado. É servida pela rodovia SC-108 (antiga SC-407), que a liga a Rancho Queimado e a Florianópolis (via BR-282, ao norte) e aos municípios de Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna e Braço do Norte (ao sul).

Encravada entre montanhas da Serra Geral, Anitápolis é mais uma cidade cujo nome homenageia a legendária guerreira Anita Garibaldi, a mulher que, na luta por seu ideal, após ativa participação na Guerra dos Farrapos, e, como conseqüência desta, na República Juliana, (em sua terra, a Laguna), no Uruguai, na Argentina e na Itália, morreu neste último país, com apenas 28 anos de idade. Assim, a "Heroína dos Dois Mundos", tem em seu estado natal, dois municípios com nomes em sua homenagem.

A história do município prende-se fundamente à de Santo Amaro da Imperatriz, do qual foi desmembrado.

História da cidade de Anitapolis

O local foi primeiramente povoado por imigrantes açorianos. Em 1907, o governo da União decidiu abrir um núcleo colonial para acolher imigrantes europeus procedentes de diversos países, com predominância de alemães.

A agricultura era a maior fonte de renda, embora fosse o município muito acidentado topograficamente.

Durante a Primeira Guerra, muitos imigrantes voltaram para a Europa, o que provocou o fracasso do Núcleo Colonial e a abertura do Patronato Agrícola. O Patronato Agrícola objetivava abrigar jovens infratores vindos dos grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo e funcionava como uma espécie de escola correcional. O Prédio do Patronato hoje é um monumento histórico cultural, o qual foi reformado em 2000 e é aberto a visitação de turistas e estudantes.

A cidade foi palco também do violento Combate da Garganta, batalha ocorrida na Revolução de 1930, movimento armado liderado pelos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul que culminou com o golpe de Estado que depôs o presidente paulista Washington Luís, em 24 de outubro, em favor de Getúlio Vargas; civis e soldados da Força Pública de Santa Catarina entrincheiraram-se na Serra da Garganta, localizada em Anitápolis para cercar os manifestantes gaúchos naquele local.

Gentílico: anitapolitano

Formação Administrativa

O distrito foi criado com a denominação de Núcleo de Anitápolis por lei municipal nº 251, de 29/03/1917, subordinado ao município de Palhoça. O nome é uma referência à heroína Anita Garibald. O Núcleo Anitápolis teve sua denominação simplificada para Anitápolis em divisão administrativa de 1933.

A lei estadual nº 344, de 06/06/1958, transferiu o distrito de Anitápolis do município de Palhoça para o de Santo Amaro da Imperatriz. O distrito de Anitápolis foi elevado à categoria de município pela lei estadual nº 789, de 19/12/1961, desmembrado de Santo Amaro da Imperatriz.

Pela divisão territorial datada de 1963, o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorial datada de 2001.

Fonte: Prefeitura Municipal de Anitapolis IBGE

Autor do Histórico: SIRLEY MÜLLER LENCINA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 542,120: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 418: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 125: matrículas
Número de unidades locais: 107: unidades
Pessoal ocupado total: 521: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.555,83: reais
População residente : 3.214: pessoas
População residente - Homens: 1.675: pessoas
População residente - Mulheres: 1.539: pessoas
População residente alfabetizada: 2.680: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 832: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.012: pessoas
População residente, religião espírita: 10: pessoas
População residente, religião evangélicas: 191: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.409,86: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.473,15: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 445,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 616,67: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,674:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Anitápolis: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Anitápolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Rosana Arruda's avatarRosana Arruda

    Tive o imenso prazer de conhecerAnitapulis,linda cidade

    #1 – 29/07/2016 - 03:45

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: