Início » Rio Grande do Sul » São Luiz Gonzaga


São Luiz Gonzaga - Rio Grande do Sul



São Luiz Gonzaga é uma cidade da região das Missões, noroeste do estado do Rio Grande do Sul .

São Luís das Missões, mais tarde chamada de São Luiz Gonzaga, foi fundada em 1687 pelo padre Miguel Fernandes, em região localizada a noroeste do atual Estado do Rio Grande do Sul, no chamado território das Missões, estas criadas em decorrência da ação dos jesuítas destinada à catequese dos índios guaranis, habitantes daquela área.

As missões jesuíticas se desenvolveram por largo território que atingia Argentina e Paraguai, além do Brasil, criando uma florescente civilização de construtores, escultores, entalhadores, pintores, músicos e outros artesãos, os quais deixaram marcas que hoje perduram nas ruínas da denominada República Guarani. Das trinta reduções jesuíticas existentes, sete se fixaram à margem esquerda do Rio Uruguai depois de 1687, dando origem aos Sete Povos das Missões, em cujos territórios hoje se situam os atuais municípios de São Luiz Gonzaga, São Borja, São João Batista, São Nicolau, São Miguel das Missões e Santo Ângelo. Sobreviveram até 1756, quando guaranis e jesuítas foram expulsos por tropas portuguesas e espanholas por força da nova divisão do território entre as duas nações estabelecida pelo Tratado de Madri de 1750.

História da cidade de SãO LUIZ GONZAGA RIO GRANDE DO SUL Monografia - nº 449 Ano - 1969

ASPECTOS HistóricoS

DATAM DE 1609 e 1627, respectivamente, as primeiras tentativas dos jesuítas para redução dos guaranis e formação de um estado teocrático na margem oriental do rio Uruguai, em terras hoje pertencentes aos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Essas iniciativas se frustaram em decorrência das incursões bandeirantes de 1628 e 1637, principalmente, sob comando de Antônio Raposo Tavares.

Somente em 1682 voltaram os padres à chamada Banda Oriental para fundar novas reduções, que vieram a constituir os "Sete Povos das Missões" - São Nicolau, São Luiz, São Loureço, Santo ongelo, São João, São Miguel e São Borja. O "povo" de São Luiz Gonzaga foi criado em 1687, pelo padre Miguel Fernandez, com índios trazidos da redução de Conceição, à margem direita do Uruguai.

Pelo Tratado de Madri, de 1750, passou ao domínio de Portugal a região missioneira, porém as povoações entraram em decadência, em virtude da expulsão dos jesuítas do Brasil, por Lei de 3 de setembro de 1759, e do insucesso dos dominicanos franciscanos e mercedários na administração das missões e governo da indiada.

Em 1801, o governador do Rio Grande do Sul General Sebastião Xavier da Veiga Cabral, anexou em definitivo ao reino de Portugal os Sete Povos das Missões, após campanha contra os espanhóis e conquista da região por José Borges do Canto e Manoel Santos Pedroso.

Apenas em 12 ou 13 de outubro de 1817, por alvará, é que D. João VI criou a vila de São Luiz da Leal Bragança, como sede do Município ou Termo do território conquistado, até os limites das possessões espanholas.

Em 1826, as Missões foram novamente invadidas desta vez por Frutuoso Rivera, durante a campanha Cisplatina, e São Luiz ficou a mercê de aventureiros. Mais tarde, em 1854, o Rincão dos Povos, que compreendia São Luiz da Leal Bragança, São Loureço e São Nicolau, foi incorporado a Cruz Alta, perdendo, portanto, sua autonomia. Foi nomeado subdelegado do distrito, escrivão de paz e notário João Lopes Lencina, considerado o oráculo da população.

Em 1857, foi São Luiz incorporado ao Município de São Borja. Para o progresso da região muito contribuiu o casal Lencina. Sucederam-no o Dr. Antônio Gomes Pinheiro Machado, político de projeção nacional, o General José Gomes Portinho, o Coronel Sezefredo Coelho de Mesquita e outros.

São Luiz Gonzaga representou importante papel na revolução de 1924, quando a guarnição local do Exército solidarizou-se com o movimento e a cidade foi ponto de concentração de forças revolucionárias. Em 1930, sob o comando do Coronel Góis Monteiro o regimento de cavalaria aí sediado aderiu à revolução deflagrada por Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul.

Ainda hoje existem ruínas dos antigos redutos jesuíticos, principalmente em São Lourenço, pelas quais se pode aquilatar o adiantado grau de conhecimentos que possuíam os padres, tanto no que se refere à arquitetura e engenharia. quanto a trabalhos artísticos. é flagrante a influência espanhola.

Formação Administrativo O DISTRITO deve sua criação à Lei provincial n.° 431 de 8 de janeiro de 1858, e o Município, com território desmembrado dos de Santo ongelo e São Borja à Lei provincial n.° 1.238, de 3 de junho de 1880. A instalação data de 7 de janeiro de 1881.

Em 12 de março de 1902, o Decreto estadual n.° 477 concedeu foros de cidade à sede do Município. Este último, na divisão administrativa de 1911, figurava com 5 distritos: São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Carovi, Cerro Pelado e Guarani.

Por ocasião do Recenseamento de 1920, São Luiz Gonzaga constituía-se do distrito-sede e dos de São Nicolau, Bossoroca, São Francisco Xavier, Colônia Guarani, Cerro Azul e São Loureço. Em 1933 subdividia-se em 9 distritos: o da sede, São Nicolau Igrejinha, Porto Xavier, Colônia Guarani, Colônia Cerro Azul, São Loureço, Santa Lúcia e Roque Gonzalez.

Nas divisões territoriais de 1936/37, bem assim em 1938, registravam-se os seguintes distritos: São Luiz Gonzaga, São Nicolau, Bossoroca (ex-Igrejinha), Porto Xavier, Colônia Guarani (mais tarde Guarani Guaramano e Guarani das Missões), Cerro Azul (mais tarde Cerro Largo), São Loureço (mais tarde Quarepoti, Missioneiros e São Loureço das Missões), Santa Lúcia (depois Caibaté) e Roque Gonzalez. Observava-se, no entanto, que no último quadro as sedes dos distritos de Bossoroca e Santa Lúcia não acusavam categoria definida.

Segundo o quadro territorial vigente no quinquênio 1939/43, eram em número de 8 os distritos:

o da sede com as zonas de São Luiz Gonzaga e Bossoroca (ex-Igrejinha), Cerro Azul, Guarani (ex-Colônia Guarani), Porto Xavier, Quarepoti (ex-São Lourenço), Roque Gonzalez, Santa Lúcia e São Nicolau. O Distrito de Quarepoti, segundo outra fonte, aparece com o nome de Missioneiros. As mudanças toponímicas foram esclarecidas pelo Decreto estadual n.° 7.842, de 30 de junho de 1939.

No quadriênio 1945/48 havia também 8 distritos: o da sede (com os subdistritos de São Luiz Gonzaga e Bossoroca), Caibaté (ex-Santa Lúcia), Cerro Largo (ex-Cerro Azul), Guaramano (ex-Guarani), Missioneiros (ex-Quarepoti), Porto Xavier, Roque Gonzalez e São Nicolau.

Em 23 de outubro de 1951 foram criados os distritos de Pirapó e Rolador, o primeiro com parte do distrito de São Nicolau e o segundo com território desmembrado dos de São Luiz Gonzaga e Caibaté em 16 de agosto de 1952, a Lei municipal n.° 123 criou o distrito de Bossoroca (com parte do Distritosede) e passou para o de Caibaté parte do Distrito-sede. Este distrito perdeu território para o novo distrito de Rolador.

A partir de 1954, São Luiz Gonzaga começou a perder território para a formação de novos municípios. Surgiu então o Município de Cerro Largo (Lei estadual n.° 2.519, de 15 de dezembro) e mais tarde em 1959 (Lei estadual n.° 3.699, de 31 de janeiro), o de Guarani das Missões. Aparece no Censo de 1960 com os distritos de São Luiz Gonzaga (sede), Bossoroca, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Pirapó, Rolador, São Lourenço das Missões e São Nicolau.

Em 1965, as Leis estaduais n.° 5.025 (17 de setembro), 5.058 (12 de outubro) e 5.104 (23 de novembro) desmembram-lhe o território para criação dos municípios de Caibaté, Bossoroca e São Nicolau, respectivamente. Em 1987 a Lei 8425 de 30/11/1987 cria o município de Pirapó, no ano seguinte a Lei 8555 de 11/04/1988 cria o município de Dezesseis de Novembroe finalmente em 1966 é criado o município de Rolador que além de desmembrar o distrito de mesmo nome atingiu o distrito de serrinha e parte do distrito de Santa Inês. Deixando-o constituído pelos seguintes distritos: São Luiz Gonzaga, São Loureço das Missões, Afonso Rodrigues, Santa Inês, Rincão de São Pedro, Rincão dos Pintos e Capela São Paulo com 1298 quilometros quadrados, tendo como limites os municípios de Rolador, Bossoroca, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Roque Gonzales, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, São Nicolau e Vitória das Missões.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 1.295,678: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 19: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 4.072: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 1.475: matrículas
Número de unidades locais: 1.192: unidades
Pessoal ocupado total: 6.670: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 24.663,37: reais
População residente : 34.556: pessoas
População residente - Homens: 16.827: pessoas
População residente - Mulheres: 17.729: pessoas
População residente alfabetizada: 30.114: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 9.537: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 24.966: pessoas
População residente, religião espírita: 483: pessoas
População residente, religião evangélicas: 6.276: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.512,56: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.102,15: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 340,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,741:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

São Luiz Gonzaga: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de São Luiz Gonzaga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: