Início » Rio Grande do Sul » Santana da Boa Vista


Santana da Boa Vista - Rio Grande do Sul



Santana da Boa Vista faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Jacinto Inácio da Silva (1772/1841), filho de Leonardo Fagundes e Inácia de Jesus, ambos naturais dae Ilha Terceira, nos Açores (segundo registros civis), morador da Costa do Camaquã/Campina (então Caçapava do Sul), homem de posses e pessoa de projeção no seu meio, sofreu o ataque de uma Onça, popularmente chamada de "tigra", ferindo-se gravemente no ano de 1821. Religioso, invocou o nome de Nossa Senhora de Santa Ana, apelando por salvação. Ao se colocar atrás de um árvore, o cachorro que o acompanhava mordeu a Onça, chamando a atenção desta, que deu as costas para Jacinto Inácio. Neste momento, ele aproveitou para abater a fera. Para agradecer pela sua salvação, mandou que fosse erguida uma capelinha de sapê, em agradecimento à Santa Ana.

A 1 de novembro de 1821, deu-se a permuta da terra onde hoje está a cidade de Santana da Boa Vista, que pertenceu a João Aleixo Carvalho. A área permutada localizava-se em "Faxinal", nome primitivo do lugar.

História da cidade de A Vila que deu origem à Santana da Boa Vista foi fundada por Jacinto Inácio, em 1822, como forma de pagamento de uma graça alcançada junto a Santa Ana.

Jacinto Inácio da Silva (1772/1841), filho de Leonardo Fagundes e Inácia de Jesus (ambos naturais de Ilha Terceira, Açores), segundo registros civis, morador da Costa do Camaquã/Campina ( então Caçapava do Sul) por volta de 1792. Homem de posses, dono de sesmaria na região e pessoa de projeção em seu meio, sofreu durante uma caçada, um ataque de uma onça pintada, conhecida no município como Tigra, ferindo-se gravemente, no ano de 1821. Religioso, invocou o nome de Nossa Senhora de Santa Ana, apelando por salvação. Como, por fim, conseguiu abater a fera com uma faca, mandou que fosse erguida uma capelinha de sape, em agradecimento à Santa e doou parte de suas terras para a construção de um vilarejo.

O município foi emancipado politicamente de Caçapava do Sul, em 17 de setembro de 1965 e em 6 de maio de 1966 foi instalado.

Está incluído na metade sul do Estado, localizando-se em uma região montanhosa, pertencente à Serra das Encantadas. Os morros da região são formados por um comglomerado de arenito e seixos, com altura média de 35 a 60 metros. Uma das características predominantes nestes morros, são os platôs, que de uma forma decrescente, acabam em vales profundos, de mata fechada.

Possui grande potencial hidrográfico, fazendo parte da Bacia do Rio Camaquã. A cidade conta com três balneários, Passo da Capela, Passo das Carretas e Areião, como atrativos naturais. O local onde se deu a luta de Jacinto Inácio com a Tigra abriga, desde 1996, um parque municipal chamado Parque Toca da Tigra, localizado a 5 km da sede.

Suas principais atividades econômicas, atualmente, são a agricultura e a pecuária.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santana da Boa Vista

Autor do Histórico: LUIZ FLáVIO DE LIMA DIAS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.420,616: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 964: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 282: matrículas
Número de unidades locais: 115: unidades
Pessoal ocupado total: 745: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 15.498,08: reais
População residente : 8.242: pessoas
População residente - Homens: 4.169: pessoas
População residente - Mulheres: 4.073: pessoas
População residente alfabetizada: 6.717: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.927: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.692: pessoas
População residente, religião espírita: 62: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.032: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 995,27: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.363,56: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 285,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 485,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,633:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Santana da Boa Vista: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Santana da Boa Vista? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: