Início » Rio Grande do Sul » Rolante


Rolante - Rio Grande do Sul



Rolante faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Pelo ano de 1888, iniciou-se o povoamento da sede de Rolante no município de Santo Antônio da Patrulha. De acordo com alguns historiadores, os tropeiros que levavam gado do Rio Grande do Sul para São Paulo se reuniam em Viamão para seguir a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu, na direção do território paulista.

Esse roteiro atravessava o território do atual município de Rolante. Por volta de 1734 e 1735, quando de sua abertura, a estrada geral de Cristóvão Pereira de Abreu apresentava precárias condições de trânsito, embora fosse utilizada pelos viajantes que se dirigiam para o norte. Segundo informações, Ilha Nova, na área do atual campo de futebol do Avante, em Rolante, era um dos locais de pouso dos tropeiros. José Maciel Júnior, historiador, descendente da região, fala do nome Rolante: “O nome Rolante proveio do fato do rio, que serve de divisa atualmente entre esse município e o de Santo Antônio da Patrulha ser impetuoso e violento no período de suas cheias, levando tudo de roldão.”

História da cidade de O nome Rolante proveio do fato de o arroio, que serve de divisa atualmente entre esse município e o de Santo Antônio, ser impetuoso e violento no período das cheias, levando tudo a roldão.

O Arroio servia para transporte das madeiras de lei do planalto, que, em balsas, eram levadas até o rio dos Sinos, de que é tributário, e daí até Porto Alegre.

Pela década de 1860 foram concedida sesmarias , que originaram as fazendas Nunes, Gomes e Torquato.

Anos após a chegada de alemães, ocorrida em 1824, alguns de seus descendentes procuraram novas regiões para se estabelecer, sendo Rolante uma destas.

Desde 1880 grandes grupos teutos, provenientes de São Leopoldo, Taquara, Caí, fixaram-se nos arredores da atual cidade. Em 1885 foi construída a primeira capela católica da localidade.

Em 1888 era criada oficialmente pelo Governo do Estado a colônia de Rolante, para elementos germânicos.

Rapidamente se alterava a fisionomia do povoado, que crescia e progredia a medida que novas levas humanas chegavam.

A 19 de Abril de 1909 era criado o distrito de Rolante, sendo o sexto de Santo Antônio. Esse início do século XX trouxe radicais transformações ao desenvolvimento do distrito. Em primeiro lugar, a construção da estrada de ferro até Taquara, deslocou o comércio do povoado com o município; pouco mais tarde, uma rodovia ligando Rolante a Taquara, incentiva esse novo contato econômico.

Por essa época dá-se o surgimento de novos núcleos coloniais: italianos fixam-se em Boa Esperança, Chuvisqueiro, Morro Grande e Riozinho; húngaros em Canta Galo; poloneses em Baixa Grande; suecos na Linha 5 de Novembro.

Pela lei estadual nº 2527 de 15 de Dezembro de 1954 era criado o município de Rolante. A posse do 1º prefeito Hugo Zimmer, deu-se na data de inauguração do município - 28 de Fevereiro de 1955 - A 1ª Câmara Municipal ficou assim constituída. Presidente, Abel Pretto, vereadores, Oscar Alcindo Ritter, Rodolfo Emílio Marmitt, Balduíno Finger, Willy Wasen, Benjamin Konrath e Helmuth Flesch.

Fonte: IBGE - AGêNCIA TAQUARA

Autor do Histórico: JOSé ROBERTO ALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 295,637: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 24: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.548: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 711: matrículas
Número de unidades locais: 883: unidades
Pessoal ocupado total: 7.842: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 23.003,65: reais
População residente : 19.485: pessoas
População residente - Homens: 9.767: pessoas
População residente - Mulheres: 9.718: pessoas
População residente alfabetizada: 16.957: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.911: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 14.170: pessoas
População residente, religião espírita: 92: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.897: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.448,78: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.036,20: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 600,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,688:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Rolante: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Rolante? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: