Início » Rio Grande do Sul » Palmitinho


Palmitinho - Rio Grande do Sul



Palmitinho faz parte do estado do Rio Grande do Sul. Destaca-se pela qualidade de vida e por sua população hospitaleira. É considerada uma das cidades mais bonitas da região noroeste do estado, o ano todo é possível observar as suas ruas arborizadas e canteiros floridos. Mesmo com alguns problemas, Palmitinho ainda preserva sua fama de cidade bem cuidada e ecologicamente correta. O município foi colonizado por migrantes italianos e luso-brasileiros no ano de 1926, mas sua emancipação política ocorreu no somente no ano de 1966. A cidade conta com uma população ordeira que tem compensado as dificuldades com muito trabalho e dedicação, visando sempre o melhor para a comunidade. A economia é baseada na agricultura, suinocultura, comercio e serviços. É conhecida regionalmente como a Capital da Suinocultura.

O município foi fundado por migrantes italianos e lusos portugueses - no ano de 1926 - Vindos do interior de Caxias, Guaporé, Nova Roma e Taquari. Foi às margens do rio Guarita que o professor Julio Ugarte y Ugarte, sob convênio com o governador do estado do Rio Grande do Sul Walter Só Jobim, realizou a Colonização Guarita, um projeto de colonização para onde se deslocaram um total de 602 pessoas. Durante a primeira metade da década de 60, a pacata e hospitaleira comunidade palmitinhense credenciava-se a uma vaga entre os municípios gaúchos. Sua emancipação politica se deu no dia 22 de Maio de 1966. O nome Palmitinho teve origem de uma das várias espécies de Palmeiras. Também pela quantidade de palmitos pequenos existentes na região. Dizem os pioneiros desta região que foram plantadas seis destas palmeiras em frente ao primeiro oratório da sede do município, daí o nome do lugar num diminutivo afetivo: Palmitinho. Por haver muitas "Palmeiras" no local onde acampavam os viajantes, originou-se o nome de Palmitinho.

Encontra-se a uma latitude 27º21′18" sul e a uma longitude 53º33′18" oeste, estando a uma altitude de 516 metros. A população avaliada em 2010 era de 6.920 habitantes.

História da cidade de Palmitinho

Inicialmente habitadas por populações indígenas, as terras que hoje formam o município de Palmitinho começaram a ser colonizadas por famílias italianas, alemãs e portuguesas em 1925.

Primeiramente o local foi definido como Palmitos, depois sua nomenclatura alterada para Palmitinho. Não existe uma definição clara do motivo que levou ao uso do nome inicial de Palmitos, porém segundo os pioneiros desta região, foram plantadas seis destas palmeiras em frente ao primeiro oratório da sede do município, daí o nome do lugar num diminutivo afetivo: Palmitinho.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Palmitinho, pelo Artigo 16, de 09-04-1948, das disposições transitórias da Lei Orgânica, subordinado ao município de Palmeiras das Missões.

Em divisão territorial datada de 10-VII-1950, o distrito de Palmitinho, figura no município de Palmeiras das Missões.

Pela Lei Estadual n.º 2.523, de 15-12-1954, transfere o distrito de Palmitinho do município de Palmeira das Missões para constituir o novo município de Frederico Westphalen.

Em divisão territorial datada de 10-VII-1955, o distrito de Palmitinho, figura no município de Frederico Westphalen.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação Palmitinho, pela Lei Estadual n.º 5.087, de 08-11-1965, desmembrado do município de Frederico Westphalen. Sede no antigo distrito de Palmitinho. Constituído de 2 distritos: Palmitinho e Pinheirinho. Instalado em 22-05-1966.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos:

Assim permanecendo em divisão territorial datada 1988.

Pela Lei Estadual n.º 9.586, de 20-03-1992, desmembra do município de Palmitinho o distrito de Pinheirinho. Elevado à categoria de município com a denominação de Pinheirinho do Vale.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ARTHUR KRZYZANIAK

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 144,045: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 773: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 279: matrículas
Número de unidades locais: 334: unidades
Pessoal ocupado total: 1.664: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 22.134,71: reais
População residente : 6.920: pessoas
População residente - Homens: 3.494: pessoas
População residente - Mulheres: 3.426: pessoas
População residente alfabetizada: 5.935: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.836: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.941: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 911: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.513,29: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.450,29: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 447,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 650,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,720:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Palmitinho: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Palmitinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: