Início » Rio Grande do Sul » Nova Palma


Nova Palma - Rio Grande do Sul



Nova Palma faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

O início do povoamento deu-se em 1883, com predominância de colonização alemã e italiana. A sede passou à categoria de vila pelo decreto nº 7199 de 31 de março de 1938, quando todas as sedes de distritos foram assim classificadas.

O nome inicial foi Barracão devido à barraca que abrigava os agrimensores. Em 1907, o nome foi alterado para Nova Palma. Depois da consulta plebiscitária, emancipou-se de Júlio de Castilhos pela lei nº 3933, de 29 de julho de 1960. Nesse novo município foram incluídos o distrito do mesmo nome, e parte de Pinhal Grande e Ivorá, todos de Júlio de Castilhos.

História da cidade de A instalação do município de Nova Palma se deu a 28 de janeiro de 1961. O município de Nova Palma está localizado na Zona Central do Rio Grande do Sul e está integrado ao sistema orográfico da serra de São Martinho e hidrográfico da bacia do Jacuí.

O Município, que possui uma área de 342,40 Km e cobertura florestal de 141,86 Km, esta dividida em três distritos: o da sede-Nova Palma e dos distritos de Caemborá e Vila Cruz, possuindo ainda, cerca de 1000 Km de extensão em estradas municipais.

Antes de 1.110 anos a.C. o território nova-palmense era habitado por grupos indígenas transitórios caçadores e coletores, conforme atestam os "petróglifos" frequentes na região.

Vinte séculos depois desta primeira ocupação, com o desenvolvimento da Quarta Colônia Imperial de colonização italiana, no Rio Grande do Sul, Silveira Martins, a partir de 1882, com a imigração espontânea, deu origem a vários núcleos interioranos, dentre eles o de "BARRACãO", nome oriundo da construção do rústico barraco que abrigava os agrimensores e também os primeiros colonizadores, na margem direita do Rio Portella, hoje bairro da cidade.

Em abril de 1883, o engenheiro-chefe da Comissão de medição de Lotes, Dr. Manuel da Siqueira Couto, traçou o Plano Diretor da área de terras devolutas disponíveis na região.

Em primeiro de julho de 1884, funda Siqueira Couto, denomina o núcleo "Soturno", devido ao rio do mesmo nome, que serviu de travessão zero no loteamento.

Nos anos seguintes, até o fim de 1889 foram sucessivamente ocupados: Geringonza, Linha Cinco, Linha Sete, Linha Onze e baixadas do Jacuí. Com a vinda do Regime Republicano interrompeu-se praticamente o fluxo imigratório.

Inicialmente o território percenteu ao município de Rio Pardo, depois Cachoeira do Sul, seguida de São Martinho e finalmente a 14 de setembro de 1891 passa a pertencer a Vila Rica (hoje Júlio de Castilhos), como seu quinto distrito.

A 08 de abril de 1913, o Decreto Intendencial número 02, de Júlio de Castilhos, torna oficial o nome "Nova Palma". Denominação sugerida aos líderes locais, pela quantidade de coqueiros e palmeiras que aqui existiam.

A 29 de julho de 1960, a Lei Estadual 3.933, cria o município de Nova Palma, após plebiscito vitorioso.

Fonte: IBGE E PREFEITURA MUNICIPAL

Autor do Histórico: HOMERO DA SILVA POMPEO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 313,894: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 676: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 194: matrículas
Número de unidades locais: 271: unidades
Pessoal ocupado total: 1.292: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 29.607,67: reais
População residente : 6.342: pessoas
População residente - Homens: 3.217: pessoas
População residente - Mulheres: 3.125: pessoas
População residente alfabetizada: 5.767: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.618: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.688: pessoas
População residente, religião espírita: 3: pessoas
População residente, religião evangélicas: 600: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 3.485,63: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 2.713,38: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 654,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,744:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Nova Palma: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Nova Palma? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: