Início » Rio Grande do Sul » Jari


Jari - Rio Grande do Sul



Jari faz parte do estado do Rio Grande do Sul. A origem do nome Jari é indígena e em língua tupi-guarani significa rio do senhor ou pequeno riacho.

A história do surgimento da localidade de Jari está ligada à ação dos jesuítas, no século XVIII. Onde hoje está localizado o município havia uma fazenda de criação de gado dos jesuítas, chamada São Francisco Xavier de Jari (jari = pequeno riacho). Os riachos eram fundamentais para a localização dos caminhos utilizados pelos índios, com a orientação dos jesuítas. Esses caminhos se tornaram úteis para o deslocamento das "tropas", que se dirigiam da região norte do estado para as charqueadas que se localizavam especialmente na região sul do estado.

Com a expulsão dos jesuítas no final do século XVIII, a área foi reivindicada pelo senhor Peixoto junto ao império português, por doação em sesmarias.

História da cidade de JaríRio Grande do Sul RS

A história do surgimento da localidade de Jari está ligada a ação dos jesuítas , destacadamente , no século XVIII, onde hoje está localizado o Município, havia uma fazenda de criação de gado dos jesuítas , chamada " São Francisco Xavier de Jari" .

Jari, em tupi guarani, quer dizer, " Rio do Senhor" ou " o Pequeno Riacho" . Os riachos existentes eram fundamentais para a localização dos caminhos utilizados pelos índios, com orientação dos jesuítas. Esses caminhos se tornaram úteis para o deslocamento das " tropas" que se dirigiam da região norte do estado para as charqueadas que se localizavam no sul, especialmente Pelotas. Assim, a área onde hoje está localizado o Município de Jari, servia de passagem para o gado. Com a criação de charqueadas nos Municípios de Júlio de Castilhos e Tupanciretã, boa parte do gado ficou na própria região. Com as novas charqueadas, grande quantidade de gado vinha da região mais ao sul do estado, passando, novamentre por Jari.

Com a expulsão dos jesuítas, no final do século XVIII, a área foi reivindicada pelo Sr. Peixoto ( possivelmente um militar que ajudou a expulsar os jesuítas ), junto ao imério português, por doação em sesmarias. Parte da área foi loteada pelo proprietário e adquirida por 26 pessoas. Em 01-01-1884 foi, oficialmente, criada a localidade de São Francisco Xavier. Mais tarde a localidade passou a chamar-se de Jari, em função de sua origem jesuítica. Inicialmente, a localidade pertencia a vila São Martinho, em 1891 passou a constituir no 7 distrito de Júlio de Castilhos. Constituiu-se Distrito de Tupanciretã em 1928, com sua emancipação político-administrativa.

O primeiro cartório distrital de Jari foi criado em 01-09-1896 sendo que, anteriormente, já existia uma Escrevania, chamada de " notariado" .

No final do século XIX e início do século XX , parte da área localizada no distrito de Jari foi colonizada por alemães, poloneses, russos e alguns italianos, através do poder público, com a distribuição de lotes de 25 hectares. Estes lotes estão localizados numa região de topografia acidentada e, pos isso, destinada a policultura. Essa área se constitui, na atualidade, importante produtora de feijão, milho e leite, face às suas características de colônia. Destaque-se que o processo de colonização , aliado às grandes propriedades de pecuária extensiva configuram o município como diversificado na sua estrutura agrária, com importantes conseguências econômicas e sociais.

O plebiscito de Emancipação de Jari foi realizado em 22-10-1994 e venceu o SIM pela maioria de 776 votos.

Gentílico: jariense

Formação Administrativa

Pelo Decreto nr. 1 de 03-01-1929 é Criado o Distrito de Jarí, sendo o 4º distrito do município de Tupanciretã.

Em lei municipal nº 496 de 09-10-1969 é anexado ao distrito de Jari a parte remanescente do Ex-distrito de Toropi. ( é o distrito de Toropi, em razão do desmembramento da maior parte que por força da Lei Estadual nº 5.031 de 17-09-1965, foi anexado ao Município de São Pedro do Sul).

Criado o Município de Jari pela Lei Estadual nr. 10.653 de 28-12-1995.

Em 01-01-1997 é instalado o Município.

O município foi formado com apenas um distrito, de Jarí (sede) permanecendo assim até 2007.

Fonte: IBGE www.portalmunicipal.org.br www.rsvirtual.net www.jari.rs.gov.br www.cnm.org.br/municipio/historia/asp

Autor do Histórico: CLAYTON COSTA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 856,457: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 382: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 115: matrículas
Número de unidades locais: 37: unidades
Pessoal ocupado total: 269: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 38.389,67: reais
População residente : 3.575: pessoas
População residente - Homens: 1.884: pessoas
População residente - Mulheres: 1.691: pessoas
População residente alfabetizada: 3.090: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 751: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.023: pessoas
População residente, religião espírita: 42: pessoas
População residente, religião evangélicas: 382: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.271,82: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.756,54: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 270,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 430,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,631:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Jari: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Jari? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: