Início » Rio Grande do Sul » Esmeralda


Esmeralda - Rio Grande do Sul



Esmeralda faz parte do estado do Rio Grande do Sul.Esmeralda está localizada na Região Nordeste do Rio Grande do Sul, na microrregião de Vacaria, região também chamada de campos de Cima da Serra nas coordenadas – latitude – 28,05 e longitude – 51,19, possui uma área territorial de 833,3 Km², distância da capital de 307 Km. O acesso ao município se dá pela RS 456 . A altitude é de 944 m acima do nível do mar. O município possui dois distritos, a sede e a capela de São Sebastião. Os limites do município se dá ao norte com o município de Pinhal da Serra(RS), ao Sul com os municípios de Vacaria (RS) e Muitos Capões (RS) , à leste com os municípios de Cerro Negro (SC) e Vacaria (RS) e à Oeste com os municípios de Lagoa Vermelha (RS), Barracão (RS) e Capão Bonito do Sul (RS). A maioria dos rios que banham o município são de pequeno porte. Eles pertencem à bacia do rio Pelotas. O rio Pelotas serve de divisa entre Esmeralda (RS) e Cerro Negro (SC), o rio Bernardo José delimita o município de Barracão, Lagoa Vermelha e Capão Bonito do Sul, e o rio do Frade divide os municípios de Esmeralda e Vacaria, vindo ambos a desaguar no rio Pelotas.

Esmeralda quando Vila denominava-se São João velho, São João por ser o Santo padroeiro, e velho por ser o sobrenome do doador do terreno da praça – Antônio Joaquim Velho. A primeira denominação desta região foi fazenda São João. O povoado nasceu ao redor da igreja São João Batista. E estas terras eram de propriedade da família Velho, sendo consequência da denominação do povoado Capela São João Velho. Mais tarde passou a chamar-se Vila Esmeralda, pois o médico que atendia a localidade (por volta do ano de 1900), Dr. Antônio Dias Fernandes, quando atendia aos doentes sempre dizia:

“Quando um dia mudarem o nome de São João Velho, troquem por Esmeralda, devido a beleza de seus campos ondulados, suas matas abundantes e seus pinheiros verdejantes e também porque é esta a pedra preciosa verde, que é a esmeralda de meu anel”.

História da cidade de Esmeralda

Esmeralda, quando vila, denominava-se São João Velho. São João por ser o Santo Padroeiro, e Velho por ser o sobrenome do doador do terreno da praça, Antônio Joaquim Velho.

Pelas pesquisas, concluímos que a primeira denominação desta região foi fazenda São João. Mais tarde, passou a chamar-se Vila Esmeralda, pois o médico que atendia a localidade (por volta do ano de 1900), Dr. Antônio Dias Fernandes, quando atendia os doentes, dizia: "Quando um dia mudarem o nome de São João Velho, troquem por Esmeralda, devido a beleza de seus campos ondulados, suas matas abundantes e seus pinheiros verdejantes e também porque é esta pedra preciosa verde, que é a esmeralda do meu anel".

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São João Batista, pelo Ato Municipal n.º 46, de 17-11-1900, subordinado ao município de Vacaria.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de São João Batista, figura no município de Vacaria.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Esmeralda (ex-São João Batista) figura no município de Vacaria.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Esmeralda, pela Lei Estadual n.º 4.616, de 27-11-1963, desmembrado do município de Vacaria. Sede no antigo distrito de Esmeralda. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1964.

Pela Lei Municipal n.º 6, de 19-05-1965, foram criados os distritos de Gregórios e Pinhal da Serra são anexados ao município de Esmeralda.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 3 distritos: Esmeralda, Gregórios e Pinhal da Serra.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Pela Lei Municipal n.º 197, de 22-04-1983, é criado o distrito Serra dos Gregórios, com terras desmembradas do distrito de Gregório e anexado ao município de Esmeralda.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 3 distritos: Esmeralda, Gregórios, Pinhal da Serra e Serra dos Gregórios.

Pela Lei Municipal n.º 221, de 22-10-1984, o distrito de Gregórios passou a denominar-se São Sebastião.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Esmeralda, Gregórios, Pinhal da Serra, São Sebastião (ex-Gregórios) e Serra dos Gregórios.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1995.

Pela Lei Estadual n.º 10.748, de 16-04-1996, desmembra do município de Esmeralda os distritos de Pinhal da Serra e Serra dos Gregórios, extinto pela lei acima citada, sendo sua área anexada ao distrito sede do novo município de Pinhal da Serra.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: Esmeralda e São Sebastião.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração Toponímica Distrital

São João Batista para Esmeralda, alterado pelo Decreto-lei Estadual n.º 7199, de 31-03-1938.

Fonte: Confederação Nacional dos Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 829,766: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 447: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 106: matrículas
Número de unidades locais: 105: unidades
Pessoal ocupado total: 517: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 46.100,67: reais
População residente : 3.168: pessoas
População residente - Homens: 1.572: pessoas
População residente - Mulheres: 1.596: pessoas
População residente alfabetizada: 2.693: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 786: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.607: pessoas
População residente, religião espírita: 64: pessoas
População residente, religião evangélicas: 462: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.473,96: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.514,94: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 471,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,680:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Esmeralda: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Esmeralda? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: