Início » Rio Grande do Sul » Entre Ijuís


Entre Ijuís - Rio Grande do Sul



Entre-Ijuís é um município do estado brasileiro do Rio Grande do Sul. Site Oficial.

A primeira organização urbana ao estilo europeu que ocorreu nas terras entreijuienses foi a Missão Jesuítica-Guarani de São João Batista, fundada em 14 de setembro de 1697, em virtude da explosão demográfica da Missão de São Miguel Arcanjo. Desde esta data o povo de São João desenvolveu a agricultura, construiu seu povoado, desenvolveu-se magistralmente na música atraindo para si índios de várias reduções para instruir-se no canto e em vários tipos de instrumentos. Construiu-se um templo que a julgar pelas plantas da época e mais especificamente pelo relato de seu idealizador o Pe. Antônio Sepp era das mais belas e encantadoras obras arquitetônicas da Província Jesuítica do Paraguai. Também nesta redução temos um fato de fundamental importância, foi aqui que se fundiu o primeiro ferro e aço do sul da América Meridional. Nesta fundição eram construídos sinos, utensílios agrícolas e as ferramentas usadas na fabricação de instrumentos musicais, que eram tão bem executados pelos índios segundo descrição do próprio pe. Antônio Sepp. Na sua fundação, São João Batista contava com 2.832 habitantes; já em 1768 tinha 4.106 habitantes.

Por um longo tempo os Sete Povos das Missões foram administrados por Corregedores nomeados pelos governadores de Buenos Aires, subordinados a Coroa Espanhola. Além dos Corregedores, existiam os Cabildos (semelhante a Câmara Municipal de hoje) que tinham poderes para efetuar a concessão de terras. Aí tiveram origem os latifúndios.

História da cidade de Entre-Ijuís Rio Grande do Sul - RS

Durante a expansão das Reduções Jesuíticas, dirigiram-se índios e padres para esta região em busca de locais adequados para a fundação de novas reduções.

Em 1697, fundam a sexta Redução Missioneira - São João Batista - que surge do desmembramento populacional da Redução de São Miguel, em São João, hoje município de Entre-Ijuís.

Em 1706 o Padre Diogo de Hase com 737 famílias fundou a redução de Santo ongelo Custódio entre os rios Ijuizinho e Ijuí Guaçu (Ijuí Grande) próximo onde hoje é a cidade de Entre Ijuis, onde permaneceram por um ano, retirando-se, devido o receio que tinham de enchentes, desse local no ano de 707 e fixando uma cidade na margem oriental do rio Ijuí Guaçu, onde hoje fica a cidade de Santo ongelo.

Com a extinção das Reduções, já sem jesuítas e índios desgarrados, surgem os Tropeiros e Carreteiros para utilizarem e batizarem o "Passo do Ijuí". Era o lugar preferidopara fazer o meio-dia ou pernoite e depois seguir para Santo ongelo, onde faziam o comércio.

Em 22 de março de 1873, Santo ongelo se desmembra de Cruz Alta e o Passo do Ijuí começava a ter as primeiras moradas.

Em 1918 a construção de uma modesta ponte vem dar condições de passagem de um lado ao outro do rio.

Em 1923, dois fatos novos agitaram o pacato "Passo". O primeiro foi a fundação do primeiro comércio organizada pelo Sr. Ernesto Cardoso de Aguiar, aumentando assim o movimento de pessoas na sede. O segundo foi o "Estouro" da Revolução entre Maragatos e Chimangos. O Passo do Ijuí era o ponto estratégico, e ali houve um grande combate onde foram vencedoras as forças do governo.

Em 1952, inaugurou-se a ponte de concreto, a partir de então, o progresso, vindo de todos os quadrantes e de todas as formas, chegaria a Entre-Ijuís, em uma evolução normal atingindo condições e fachadas de cidade.

Em 20 de dezembro de 1987, Entre-Ijuís realizou seu plebiscito obtendo a maioria dos votos favoráveis a emancipação.

O município de Entre-Ijuís foi criado pela lei estadual nº 8558, de 13 de abril de 1988 modificada pelas Leis 8653de 09/06/1988 e 8995 de 11/01/1990.

Entre-Ijuis é hoje uma realidade, e reúne todas as condições para continuar a escrever e participar da história riograndense.

Gentílico: entre-ijuiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Entre Ijuís (ex-povoado), pela lei municipal nº 3, de 26-08-1948, no município de Santo Angelo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Entre Ijuís permanece no município de Santo Angelo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Entre Ijuís, pela lei estadual nº 8558, de 13-04-1988, alterado em seus limites pela lei estadual nº 8995, de 1101-1990, desmembrado de Santo Angelo. Sede no antigo distrito de Entre Ijuís. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1989.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007, tem seus limites com os municípios de Catuípe, Corenel Barros, Engênio de Castro, Santo ongelo, São Miguel das Missões e Vitória das Missões.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 552,623: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 3: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.069: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 243: matrículas
Número de unidades locais: 286: unidades
Pessoal ocupado total: 1.401: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 28.934,75: reais
População residente : 8.938: pessoas
População residente - Homens: 4.415: pessoas
População residente - Mulheres: 4.523: pessoas
População residente alfabetizada: 7.839: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.967: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.613: pessoas
População residente, religião espírita: 261: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.814: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.626,89: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.851,71: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 487,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,680:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Entre Ijuís: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Entre Ijuís? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: