Tudo sobre Candelária Estado do Rio Grande do Sul

Informações Gerais sobre a cidade de Candelária

Coordenadas geográficas

O município de Candelária fica localizado na latitude -29.6684 e longitude -52.7895 e faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Tamanho do Território de Candelária

Com um total de 943,945 km², Candelária de extensão territorial.

População de Candelária

De acordo com dados do IBGE, Candelária possui aproximadamente 31.306 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Candelária são chamados de candelariense.

Administração municipal

Prefeito atual:NESTOR RUBEM ELLWANGER.

História de Candelária, Rio Grande do Sul

Ouvir com robot

Legen

da1 Ficheiro:Exemplo2.jpg|125px|none|border|Bandeira de Candelária]]

Candelária faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

História da cidade de Candelária Rio Grande do Sul - RS

No início do século XVIII tentaram, os espanhóis, penetrar nos territórios à margem esquerda do Rio Uruguai, mas a hospitalidade dos indígenas fez com que recuassem. Aos jesuítas foi dado então o encargo de conquistar para a Espanha aquelas terras.

A Redução Jesus-Maria foi fundada em novembro de 1663, pelo jesuíta espanhol Padre Pedro Mola, no lugar hoje denominado Trincheira - linha curitiba - a cerca de 3,5 km da cidade de Candelária,nas proximidades do Morro Botucaraí.

Sua fundação, como a de todas as dezoito reduções da primeira fase, foi uma decorrência do acordo firmado, em 04 de julho de 1626, entre então o governador da província do Rio-da-Prata. Dom Francisco de Céspedes, e a companhia de Jesus, representada pelo Padre Roque Gonzales de Santa Cruz, chamado a Buenos Aires, para tal fim. Mediante este acordo foram fundadas as dezoito reduções da primeira fase, sendo que a Jesus-Maria foi a que mais prosperou e a que maior número de indígenas congregou, numa população local de cerca de dez mil pessoas.

Os dez mil índios da nação Tupi-Guarani que habitavam a Redução Jesus-Maria viviam em abastança, pois dedicavam-se à agricultura, cultivando vários produtos (trigo, milho, mandioca, etc.) e possuíam grandes rebanhos de bovinos, suínos e ovinos, dos quais provinha toda a alimentação da redução.

Era já a fundação uma verdadeira cidade que sofria ameaças constantes por parte dos bandeirantes paulistas, que desciam ao sul com o objetivo de aprisionar índios e transformá-los em escravos.

Tamanha atenção era dispensada à Redução Jesus-Maria que um mês de batalha travada com a Bandeira de Raposo Tavares, fora transferido para cá, designado como cura da redução, o Padre Pedro Romero.

Sua vinda teria sido para garantir a defesa do já esperado ataque dos bandeirantes.

Muito marcante foi o sistema de defesa montado pelos jesuítas em Jesus-Maria, não só o que diz a respeito às fortificações (trincheira e paliçadas) e armamentos, como ao adestramento militar ministrado aos índios por especialistas em operações de guerra. Daí a razão de ter sido possível a padres e índios resistirem a poderosa Bandeira de Raposo Tavares, durante seis longas horas (das oito horas da manhã às quatorze horas), naquela batalha travada a 03 de dezembro de 1636, na qual houve lances de verdadeiro heroísmo por parte dos jesuítas e índios, o que não impediu a destruição da redução Jesus-Maria marcando assim o fim da obra jesuítica na região.

Estava encerrado o primeiro capítulo da história de Candelária, que iniciaria um século depois, na sua fase portuguesa, associada a nossa Terra-Mãe Rio Pardo.

Nossa História, na sua fase portuguesa, nasce com a História de Rio Pardo, nossa Terra-Mãe, que, por sua vez nasce com a execução do Tratado de Madri que assegurou para Portugal, o domínio sobre toda a região antes ocupada pelos jesuítas, embora o território das Missões só tinha sido definitivamente conquistado em 1801. Não só assegurou o domínio, como desejou o povoamento da região por portugueses, inclusive nosso município, cujo território foi distribuído pelo processo de concessões de sesmarias, a elementos luso-brasileiros.

As concessões de sesmarias de terras eram feitas observando-se o critério de premiar pessoas que houvessem prestado relevantes serviços ao Império. Quando feita a militares, ficavam esses comprometidos a defender nossas fronteiras sempre que as circunstâncias exigissem.,

O processo de povoamento acelerou-se a partir de 1798, em razão da abertura da estrada do Botucaraí, que passava aqui pela avenida Getúlio Vargas e pela avenida Pereira Rêgo. Esta estrada era uma picada que dava acesso ao Planalto (ligava Rio Pardo a Passo Fundo).

No ano de 1807, quando o Rio Grande do Sul é elevado a capitania estava dividido em apenas quatro municípios: Rio Grande, Porto Alegre, Santo Antônio e Rio Pardo, este último, abrangendo cerca de metade da superfície de toda a capitania.

Quando os colonizadores de origem alemã começaram a chegar ao nosso município de Candelária, esta já estava nas mãos de grandes proprietários luso-brasileiros, que vinham realizando seu povoamento, lentamente, há quase um século.

A cidade de Candelária fez se parte da Sesmaria dos Campos e Matos que a fazenda pública nacional concedeu a José Francisco da Silveira em 22 de agosto de 1822.

A margem da estrada do Botucaraí, que ligava ao planalto, formava-se uma espécie de comércio que, pouco a pouco, crescendo no contato permanente com os tropeiros que faziam o comércio na região, lançando bases para a nossa hoje cidade de Candelária.

Gentílico: candelariense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Candelária, por ato municipal nº 53, de 1001-1898 e por ato municipal nº 4, de 20-07-1925, subordinado ao município de Rio Pardo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Candelária permanece no município de Rio Pardo.

Elevado à categoria de município com a denominação de Candelária, pelo decreto estadual nº 3493, de 07-07-1925, desmembrado de Rio Pardo. Sede no atual distrito de Candelária. Constituído do distrito sede. Instalado em 17-07-1925.

Por ato municipal nº 5, de 20-07-1925 é criado o distrito de Linha Sete de Setembro e anexado ao município de Rio Pardo.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Candelária e Linha Sete de Setembro.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município é constituído de 3 distritos: Candelária, Botucaraí (antigo Sesmaria do Pinhal) e Linha Sete de Setembro.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município de candelária figura com 2 distritos: Candelária sub-dividido em 2 Zonas: Candelária e Palmital (ex-Linha Sete de Setembro) e Botucaraí.

No quadro anexo para vigorar no período de 1944-948, o município é constituído do distrito de Candelária, formado de 2 Sub-distritos: Candelária, Palmital e Botucaraí.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Candelária e Botucaraí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

DDD de Candelária, Rio Grande do Sul

51

Como fazer uma ligação para Candelária:

0 + Operadora + 51 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 51 + telefone
  • Vivo: 015 + 51 + telefone
  • Aerotech: 017 + 51 + telefone
  • Claro: 021 + 51 + telefone
  • GVT: 025 + 51 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 51 + telefone
  • TIM: 041 + 51 + telefone
  • Sercontel: 043 + 51 + telefone

CEP de Candelária

O Código Postal (CEP) geral de Candelária, Rio Grande do Sul, é 96930000.

Prefeitura Municipal de Candelária
Endereço: Av. Pereira Rego, 1665, Centro, Candelária - RS, CEP: 96930000
Telefone / Fax:(51) 3743-1066 (51) 3743-1201
Prefeito: NESTOR RUBEM ELLWANGER

Hospitais em Candelária - RS

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde candelariense.

Cartórios na cidade de Candelária

Acesse a lista de Cartórios em Candelária. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Candelária Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Candelária - RS e localizar ruas e endereços do município gaúcho.

Notícias sobre Candelária

Confira as últimas notícias de hoje em Candelária.

Previsão do tempo na região candelariense

Veja a previsão do tempo em Candelária: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Candelária

Confira as cidades vizinhas de Candelária - RS em uma distância de até 50 km.

Vale do Sol - 12.9 km
Cerro Branco - 14.6 km
Novo Cabrais - 17.0 km
Herveiras - 27.0 km
Vera Cruz - 27.0 km
Passa Sete - 28.6 km
Sinimbu - 29.0 km
Paraíso do Sul - 34.2 km
Sobradinho - 36.3 km
Segredo - 39.5 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Candelária através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.8 de 5 estrelas para o Município candelariense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 18/04/2024 - Candelária - Rio Grande do Sul.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Amigo

Dia do Amigo

No Brasil o Dia do Amigo é comemorado em várias datas diferentes. O dia 18 de abril é a data popu...

Saiba Mais
Dia+Nacional+do+Livro+Infantil

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Montei...

Saiba Mais
Dia+de+Monteiro+Lobato

Dia de Monteiro Lobato

Nascido na cidade de Taubaté, em São Paulo (SP), José Bento Renato Monteiro Lobato foi um dos mai...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados