Início » Rio Grande do Sul » Balneário Pinhal


Balneário Pinhal - Rio Grande do Sul



Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde maio de 2010.

Balneário Pinhal faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Em 1767, foi doado pela Coroa de Portugal a Sesmaria de Cidreira para o almoxarife-mor Manoel Pereira Franco. Era composta por fazendas: Cidreira, Rondinha, Roça Velha, Ponta do Mato e Porteira.

História da cidade de Balneário Pinhal

No litoral do Rio Grande começavam as demarcações das terras onde a Estância das Cidreiras já figurava em documentos desde 1752. O território de Balneário Pinhal é parte da então "Fazenda das Cidreiras", terras estas recebidas da Coroa Portuguesa em 1767, pelo almoxarife Manuel Pereira Franco, que não conseguiu se estabelecer passando a outros proprietários.

No ano de 1819 a "Estância das Cidreiras" vai a leilão público no Rio de Janeiro devido a sonegação de impostos e é confiscada pelo governo central. Foi então que um tropeiro, Luiz Francisco Ferreira Saraiva, dá o lance decisivo e adquire as terras. Começava a ocupação e a exploração da Estância das Cidreiras. Pela sucessão de bens as terras que hoje pertencem a Balneário Pinhal coube a um dos herdeiros: Joaquim Rodrigues Saraiva. Esta família fixou morada, mas aos poucos foi sendo desmembrada, entrando novos proprietários.

O primeiro lugarejo que se formou em Pinhal ficava a mais ou menos uma légua do mar, na Fazenda da Rondinha. No início do século XIX, a família Ebling, oriunda de Taquara adquirira as terras de um descendentes dos Saraivas e se instalara na Fazenda desenvolvendo atividades agrícolas e pastoris. Mais tarde as terras são adquiridas pelo Sr. Francisco Sgura Garcia, espanhol de cognome Paco, que já era proprietário da Fazenda do Pinhal.

Mais tarde, em 1950, o Sr. Paco vende as terras para o Sr. Fausto de Borba Prates que tem dois grandes projetos: a urbanização da praia e o florestamento dos campos arenosos. Já em meados de 1950 iniciava a urbanização da cidade praieira que teve o Sr. Fausto como administrador do grande empreendimento.

A origem do nome do Município é uma deferência à antiga Fazenda do Pinhal e não aos pinus plantados anos mais tarde.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Pinhal, pela Lei Municipal n.º 112, de 14-11-1990, subordinado ao município de Cidreira.

Em divisão territorial datada de 1993, o distrito de Pinhal figura no município de Cidreira.

Elevado à categoria de município com a denominação de Balneário do Pinhal, pela Lei Estadual n.º 10.670, de 28-12-1995, desmembrado do município de Cidreira. Sede no atual distrito de Balneário do Pinhal (ex-Pinhal). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Pela Lei Municipal n.º 179, de 30-12-1998, foram criados os distritos de Magistério e Túnel Verde e anexados ao município de Balneário do Pinhal.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito de 3 distritos: Balneário do Pinhal, Magistério e Túnel Verde.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 102,251: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.793: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 401: matrículas
Número de unidades locais: 383: unidades
Pessoal ocupado total: 1.916: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.701,55: reais
População residente : 10.856: pessoas
População residente - Homens: 5.344: pessoas
População residente - Mulheres: 5.512: pessoas
População residente alfabetizada: 9.394: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 3.219: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 7.315: pessoas
População residente, religião espírita: 403: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.922: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.201,48: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.880,61: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 255,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,696:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Balneário Pinhal: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Balneário Pinhal? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Geneauter (Gegê )'s avatarGeneauter (Gegê )

    Olá. Excelente !apenas penso que poderiam incluir nomes ,,locais e prédios antigos e histórico. Como primeiros hotéis, restaurantes, armazéns etc... Bom muito bom.

    #1 – 28/04/2016 - 12:28

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: