Início » Rondônia » Nova União » Notícias


Últimas Notícias da cidade de Nova União - RO nas Redes Sociais

As Notícias são atualizadas em tempo real.

  • Paulo Santos

    em 02/07/2013 Via Youtube
    ENTREVISTA EM UNIÃO BANDEIRANTES - RO

    Pr. Paulo Marcelo sendo entrevistado por Rony Santhos,na comemoração de inalguração da igreja assembléia de Deus da Missão em União Bandeirantes Ro ,produzid...

  • TRT14 RO/AC-TRT concede o Certificado Precatório Zero a 65 entes públicos

    TRT concede o Certificado Precatório Zero a 65 entes públicos que honram com o pagamento "Prefeito que se preza, paga os seus precatórios". A afirmação foi d...

  • UIRASSU - Turismo no Vale das Cachoeiras - Nova União - Rondônia

    A UIRASSU vem pontuando os diversos lugares no estado de Rondônia que guardam um potencial turístico para o fomento sério, profissional e ostensivo dessa ind...

  • cantora Alice Bordignon em Nova União - Rondonia

  • danny Peixoto

    em 27/12/2012 Via Google+
    PARTE DA ÁRVORE GENEALÓGICA

    Com os rios do Norte, na Terra de Niflhein, e as nuvens do Sul, na Terra de Muspells, cria-se no Centro, na Terra de Ginnunga, o país do gelo, Ginnungagap. Dele, nasce a VACA AUDUMLA e o GIGANTE YMIR.

    Da vaca nasce BURI (o qual gera BOR) e do gigante nascem THRUDGELMIR, BERGELMIR e, deles, todos os gigantes do gelo, também o gigante BOLTHORN (o qual gerou BESTLA).

    VACA AUDUMLA

    BURI

    BOR
    GIGANTE YMIR

    THRUDGELMIR BERGELMIR


    gigantes do gelo
    BOLTHORN
     

     
    BESTLA
    BOR e BESTLA tiveram três filhos homens: ODIN, VILI e VÉ (representando o espírito, a vontade e o sagrado, respectivamente).

    BOR e BESTLA

    ODIN
    VILI

    FRIGGA e ODIN

    BALDUR
    o bondoso
    HOLDUR
    o cego
    HERMOD
    o ágil
    FRIGGA e ODIN também tiveram três filhos homens: BALDUR, HOLDUR e HERMOD.

    FRIGGA foi filha de FIORYN?, irmã de FULLA e de HERDA...

    ODIN teve muitos filhos... THOR nasceu da união que teve com sua cunhada HERDA. Com a gigante GRIDR gerou VIDAR. Possivelmente, o guerreiro TYR também foi seu filho. Ainda teve um filho terrível chamado LOKI - o qual matou seu irmão BALDUR e teve como filho o LOBO FENRIS.

    O MITO GERMÂNICO

    ALFHEIM – Elfos da luz e Elfos da noite, Freyr.

    ASGARD – O céu dos deuses nórdicos ou o mesmo que o Olimpo da mitologia grega, significa “residência dos chefes”. Sua ligação com a Terra, a quem chamam de MIDGARD, se faz através do arco-íris BIFROST, o arco-íris mostrava a entrada de Asgard que era guardada por HEIMDALL (deus do arco-íris), contra os gigantes e monstros.

    BALDUR – BALDER – Filho de Odin e Frigga, Baldur era muito bonito e dizia-se que a sua aura resplandecia com uma luz sagrada, pois era a personificação do Sol. Deus do Sol, da juventude, da beleza, da bondade e da sabedoria. Vivia em Asgard. De acordo com os mitos, o deus era atormentado por pesadelos que lhe prediziam morte prematura.

    Dele havia um rival que lhe invejava a juventude e a beleza, esse rival era Loki, o deus do fogo; este disfarça-se de velho e conquista a confiança de Frigga, descobrindo assim, que ela conseguiu fazer todos os seres do País do Meio jurarem que não fariam mal a seu filho, com exceção do humilde visco (uma planta, parasita). Loki faz um jogo de dardos com um broto de visco e persuade então o deus cego Holdur a arremessá-los contra o jovem deus. Baldur cai morto imediatamente.

    Baldur ressuscita muito tempo depois no acontecimento cataclísmico da mitologia escandinava, conhecido como Ragnarok. Baldur era loiro (seus cabelos lembravam ouro) e tinha grandes olhos azuis. Dia: Domingo. Planeta: Sol. Mitologia: Apolo, Adónis, Jesus Cristo.

    BILKIRNIR – BILSKIRNIR – O maior palácio de Asgard, com 540 salas onde morava Thor.

    BOR – BUR – Filho de Buri, casou com Bestla (gigante filha de Botthorn) e com ela teve 3 filhos: Odin, Vili e Vé.

    EGILL SKALLA – GRIMSSON – O mais famoso mago rúnico da era viking. Além de possuir dotes mágicos, foi um guerreiro de tremenda força física. Seus feitos lendários foram reunidos na Egils Saga.

    EIRA – Tem a habilidade da medicina para todas as mulheres.

    FREY – FREYR – FRÖ – FRE – Deus nórdico da fertilidade. Ele é representado por um gnomo sentado de pernas cruzadas com um capuz pontudo e um grande pênis ereto. A palavra Frey significa “Senhor”. Deus fálico da paz, da felicidade, da colheita e da abundância. Não se faziam sacrifícios em sua honra.

    Conhecido também como Vanir, adorado como divindade da fertilidade, da sabedoria, do amor e da paz pelos povos escandinavos anteriores à Idade do Ferro. Sua festa principal era celebrada na época da colheita (no final de agosto). Frey dá a humanidade paz, casamentos e prazer sensual.

    FREYA – FRÖJA – FREJA (esposa de Odin) – A palavra Freya significa “Senhora”. Deusa da sensualidade e padroeira da adivinhação, era uma espécie de Afrodite (grega), ou Vênus (romana). Possuía um colar mágico que lhe dava poder de sedução, que obteve dos quatro gnomos, em troca de favores sexuais. Freya irmã gêmea de Freyr, filhos de Njord e Nerthus. Os irmãos representam o amor carnal.

    O animal simbólico de Freya era o javali e o de Freyr era o cavalo. Diz a mitologia que Freya permitiu que Ottar, um de seus amantes, tomasse a forma de seu javali de ouro e conduziu-o até a terra dos mortos, para que o amado pudesse conhecer a sua ancestral, uma das sábias gigantas do outro mundo.

    Freya também assume o seu lado negro, tomando a forma de uma égua, quando ela é invocada nos cultos da magia negra. Freya era irmã e esposa de Freyr, deusa da fertilidade, da sexualidade e do parto, é também a deusa dos mortos e do mundo dos espíritos.

    FRIGGA – FRIGG (esposa de Odin) – Rainha dos deuses e rainha de Asgard, a deusa-mãe era casada com Odin e à ele deu três filhos: Baldur (o bondoso e belo), Holdur (o cego) e Hermod (o ágil). Sempre sensata e prudente, além de exemplar divindade tutelar do casamento e a maternidade, também era a deusa da fertilidade, pois estava ligada ao casamento ritual realizado na primavera para encorajar o crescimento das lavouras.

    Filha de Fiorgyn, irmã de Fulla (símbolo da fecundidade e aquela que guardava as jóias de Frigga) e irmã de Herda (também conhecida como Iord ou Jordi, a deusa Mãe-Terra), Frigga ou Frigg quer dizer: “A bem amada” ou “esposa” representa o amor maternal e humanitário.

    Outra história de Frigga, porém menos usada, seria que ela era filha de Odin e Jord e nesse caso irmã de Thor. Frigga tinha cabelos longos, sempre usava um torc (colar de ouro) e usava também pulseiras nos braços e pernas. Dia: Segunda-feira. Planeta: Lua. Mitologia: Hera (grega), Juno (romana).

    GNA – A divina e veloz mensageira.

    HLIN – A deusa que assegurava o consolo à dor dos mortais.

    HOLDA – Deusas das bruxas, senhora da noite, da Lua e da feitiçaria, é representada sempre acompanhada de seu séquito de bruxas e pássaros noturnos.

    LOFN – A padroeira do amor.

    LOKI – Deus da mitologia germânica, “o demônio”, filho obscuro de Odin, espirituoso e enganador, representa a sagacidade, a malícia construtiva e a astúcia, é completamente imprevisível. Deus do fogo e das trevas. Matou Baldur com uma flecha mágica feita de visco, uma planta que crescia agarrando-se ao carvalho. Seu filho, o lobo Fenris.

    NIFLHEIM – País do Norte ou País dos Mortos, mundo das águas, trevas e frio (Hein significa lar, pátria, terra).

    NJORD – O deus Vanir do mar, era casado com Nerthus, era pai de Freyr e Freya. Controlava as ondas e os ventos, patrono dos pescadores. Outra versão da história era que Njord casou-se com Skadi.

    NORNAS – NORNS – Eram 3 deusas ligadas à adivinhação que teciam tela de algodão.

    ODIN (representa o espírito) – Também conhecido por Woden, Wotan ou Watan. O soberano dos deuses germânicos, deus dos deuses, senhor da magia, da adivinhação e da linguagem escrita. Odin ressuscitava os mortos, adivinhava o futuro e mudava de aparência à vontade. Era conhecido também pelo nome de GRIN que significa: encoberto ou mascarado. Está associado a Hermes. Era casado com Frigga. O mestre das runas tinha a cabeça coberta por um capuz de pele branca, bolsa com amuletos que levava preso ao cinto e um manto com pedras na bainha.

    Odim era, em primeiro lugar o deus da sabedoria, mas esta também não era uma virtude inata, como tudo na mitologia nórdica, pois o conhecimento custava esforço até aos deuses. Para conseguí-lo, Odin foi em humilde peregrinação até o poço de Mimir, para pedir-lhe a ciência que havia nas suas águas, mas o ciumento Mimir não cedeu o seu direito gratuitamente, senão que pediu em troca um olho do deus. Odin arrancou o olho sem duvidar e entregou-o a Mimir, que lançou-o para o fundo do poço. Uma vez bebida a água do poço, Odin soube imediatamente tudo o que se podia saber, até o fim que esperava o Universo e os deuses, após a luta final que teria que ter lugar no campo de Vigrid.

    Saber tudo transformou a radiante deus num ser taciturno, dado que a carga da ciência, a responsabilidade do conhecimento, supunha também a maturidade, a consciência da temporalidade de todo o Universo, divino e humano. Mas esta tinha sido simplesmente a primeira etapa e o deus continuou o seu percurso, agora vestido de vagabundo procurando o sábio Vafthrudnir, para confirmar a validade do seu conhecimento, contrastando-o com o imenso caudal de sabedoria do gigante.

    Seguindo conselho da sua prudente esposa Frigga, Odin apresentou-se perante o sábio como Gangrad, para dar início ao mútuo e mortal interrogatório, dado que o preço que tinha que pagar quem deixasse uma pergunta sem responder era o da própria vida. Primeiro foi o turno de perguntas do gigante, e Odin respondeu a todas e cada uma das questões apresentadas pelo sábio.

    Depois correspondeu a Odin perguntar ao gigante todas as suas dúvidas, desde a origem do Universo até quais foram as palavras que o Pai supremo tinha dito ao seu filho Baldur junto da pira funerária. Com essa pergunta, o gigante compreendeu que se encontrava diante do próprio Odin, soube que tinha perdido o torneio e que o esperava a morte; mas não parece que assim aconteceu, pois nunca ninguém disse que Odin arrancou a cabeça do vencido gigante, dado que não queria conseguir a vitória sobre esse oponente, senão comprovar se a sua inteligência era suficiente.
    Planeta: Mercúrio.

    SIGMUND ou SIGURD (seu dia é comemorado em 23/04) – Herói escandinavo, foi o único que conseguiu retirar a espada de Odin, cravada numa árvore, e com ela obteve inúmeras vitórias em várias batalhas. Caçador de dragões é representado, na tradição cristã, por São Jorge.

    SKULD – A virgem.

    SNOTRA – A representação da virtude.

    SYN – Guarda do palácio de Fensalir.

    TERRA DE ERIK – Povoado localizado a noroeste de Brocelândia, é habitado por descendentes de vikings que mantém as mesmas tradições de séculos atrás.

    THOR – Thor era conhecido também como Donnar, Donar ou Donner. Este deus era amplamente cultuado pelos vikings e tido como “Senhor do Trovão, Senhor do Céu e das Chuvas Benéficas, Senhor dos Trovões, Trovoadas, Relâmpagos, Raios e Tempestades”; venerado como “Príncipe dos Deuses”; pois presidia e governava o céu, o trovão, o ar, o vento, as chuvas, as tempestades, o tempo bom, as colheitas, as frutas da Terra; também combatia a doença e a fome, e está associado aos feitos de resistência sobre-humana. Tinha por função proteger homens e deuses da influência negativa dos gigantes, sendo defensor de Asgard contra seus inimigos.

    Thor é filho de Odin com Herda e, devido a isso, seu nome era muitas vezes associado à fecundidade e às questões agrícolas. Um homem enorme e belíssimo guerreiro de longos cabelos e barba ruiva, detentor de apetite voraz, sede incontrolável, voz estrondosa e penetrantes olhos que chispavam como fagulhas, empunhava um cetro assemelhando-se a Júpiter.

    Usava um cinturão de ferro e o seu famoso martelo, que era sua principal arma, o martelo Miolnir ou Mjolnir, signo que faziam os crentes para pedir proteção divina, era um artefato mágico que sempre retornava às mãos do poderoso guerreiro como um bumerangue, servia para dar validade e sagrar um casamento e os demais atos judiciais.

    Também para marcar com estacas as propriedades; usava-se a ferramenta sacramental para bendizer o lar; para rematar a pira funerária e sua inscrição em lápides funerárias assegurava o não retorno dos mortos.

    Ele habitava o maior palácio de Asgard, o palácio Bilkirnir, que tinha 540 salas para alojar todas as pessoas humildes após a sua morte, assegurando-lhes a felicidade eterna, em igualdade para todos, para compensá-los de tudo o que na Terra tinham padecido.

    Teve também uma vida doméstica importante, pois casou duas vezes, a primeira com a giganta Jarnsaxa, que lhe deu dois filhos, Magni (força) e Modi (coragem), os que foram herdeiros do martelo mágico e foram os seres destinados a povoar o novo mundo que se abriria após o fatal acaso dos deuses. E o segundo casamento, que foi, muito mais importante no mito do deus Thor, foi Sif, a bela dama dos cabelos tão louros como o ouro, que lhe deu duas filhas Lorride e Thurd.

    Quando da Terra se ouvia o bramido da tempestade, os humanos sabiam que, por cima de suas cabeças, no céu, estava passando o carro de Thor, puxado pelas suas duas cabras, e estava indo lutar contra os gigantes gelados, o maior perigo para os nórdicos, sempre ameaçados pelo frio; este grande adversário e exterminador de gigantes, por quem nutria um ódio incontrolável, era também conhecido como “Senhor dos Bodes”, título oriundo da crença de que as trovoadas seriam nada mais que um passeio do príncipe em seu carro.

    Thor quebra as barreiras, para ele não existem obstáculos intransponíveis, vence as dificuldades, é tido como o mais forte e corajoso, amplia os horizontes, era muitas vezes invocado em cerimônias de casamento com a intenção de suprimir qualquer dificuldade que pudesse vir a interferir na harmonia familiar dos recém-casados, além de atribuir fecundidade às esposas, ele representa a força destruidora dos elementos utilizada para fins positivos.

    Na Irlanda, um dos antigos nomes dados aos vikings era “O Povo de Thor”, devido à sua coragem e força nos campos de batalha. Dia: Quinta-feira (Thursday). Cor: vermelho-fogo. Mineral: ágata-de-fogo. Mitologia: Zeus, Júpiter, Hércules ou Héracles.

    TYR – TYW – TIWAZ – Deus original germânico da guerra e o patrono da justiça, o precursor de Odin. Na época dos vikings, Tyr preparou o caminho de Odin; no qual tornou-se o rei da guerra. Na mitologia antiga, Tyr tornou-se o principal dos deuses. Ele também era conhecido como Tiwaz, Tiw e Ziu. No velho inglês: Tiw.

    Diz-se que o manco Tyr foi denominado posteriormente o filho de Odin e Frigga, ou talvez de Odin e de uma gigante, personificação do mar enfurecido; ou ainda possivelmente do gigante Hymir. Tyr foi, indiscutivelmente, a divindade da guerra e um dos doze grandes deuses do Asgard.

    Ele é o mais corajoso dos deuses, que inspira coragem e heroísmo nas batalhas. Tyr é representado como um homem de uma mão só, porque sua mão direita foi arrancada pelo gigante lobo Fenris.

    Seu atributo é uma espada, o símbolo da justiça, assim como da arma. A sua invencível espada, o próprio símbolo da sua divindade foi forjada pelos anões filhos de Ivald, também armeiros de Odin.

    A sua espada também pertence a lenda e há uma muito especial que Guerber colheu nos finais do século passado, onde se contava que a espada venerada pelos Cheruski, uma vez roubada do templo em que era adorada, passou para as mãos de Vitelio, prefeito romano que encorajado pela sua posse, se auto nomeou imperador, mas não soube lutar com ela e morreu pelas mãos de um de seus legionários germanos que a empunhou para cortar-lhe o pescoço pela sua covardia.

    Átila, depois, encontrou-a enterrada na margem do Danúbio e, com ela, quase se apropriou da Europa, para terminar por ser morto com o seu fio, pelas mãos da princesa Ildico, que vingava assim as mortes dos seus, produzidas pelo Huno.

    Para terminar com a lenda, digamos que se acabava contando que, finalmente, tinha sido propriedade do vitorioso duque de Alba e que este, após a batalha de Muhlberg e por não querer seguir as superstições do paganismo, a fez chegarão arcanjo S. Miguel, para que ele, do seu posto no céu, a brandisse eternamente na defesa do cristianismo.

    Voltando ao deus Tyr, digamos que também se adscreviam ao seu comando as Valquírias, e que era ele quem indicava às virgens guerreiras quais eram os guerreiros mortos que deviam ser escolhidos e levados para o Valhalla, para desfrutar de todos os seus gozos e esperar lá, ávida e felizmente, o grande momento, a hora da última e definitiva batalha em que tinha de acabar-se o primeiro Universo e dar lugar ao segundo.

    O terrível lobo Fenris, foi um dos monstruosos filhos do deus Loki e a gigante Angur. Odin tentou domesticá-lo enquanto era um filhote e levou-o para o Asgard. Tyr foi o encarregado de alimentar a fera, dado que era o único que se atrevia a aproximar-se dela.

    Assim o fez vendo como o animal crescia em tamanho e ferocidade e não melhorava de maneira nenhuma a sua conduta. Então os doze amarraram o lobo em correntes, para evitar que pudesse converter-se num perigo apara todos; mas as correntes não serviam de nada, pois Fenris partia-as com toda a facilidade; de maneira que os deuses pediram aos elfos que fizessem algo indestrutível.

    Os elfos misturaram alguns ingredientes e teceram uma corda inquebrável Gleipnir que, quanto mais se puxava por ela, mais se apertava. Foram todos, deuses e lobos para a ilha de Lyngvi, para propor a Fenris que provasse a sua resistência, coisa nada fácil, dado que ele receava de uma liga tão sutil.

    Como os doze insistiam, Fenris aceitou com a condição de que um deles pusesse o seu braço dentro das fauces, para pagar por todos se algo saísse mal. De maneira que Tyr foi de novo o escolhido e deixou o seu braço à prova dentro da boca de Fenris, enquanto se lhe atava o Gleipnir ao pescoço e as garras.

    O lobo esticou e esticou a atadura, mas esta só se apertava cada vez mais; entretanto os deuses riam, bem nem todos, pois Tyr, perdeu a mão direita para sempre. O lobo uivava furioso e os deuses meteram-lhe uma espada na boca, para calá-lo; do sangue que brotou do seu paladar nasceu o rio Von e lá, ficou Fenris, a espera do dia final, até que chegasse o momento em que se partisse a sua ligadura e fosse o momento da sua vingança.

    No dia de Ragnarok, Tyr iria matar Garm, o guardião do inferno, mas morreu pelo ataque do animal. Signo: Áries. Planeta: Marte. Mitologia: Ares.

    ULL – Na antiga mitologia escandinava, Ull (glória) é o deus da justiça e do julgamento, assim como o deus patrono da agricultura. Ele é excelente com arcos e flechas, também com esquis, e vive em Ydalir. Ele é reconhecido como filho de Sif e Thor. Quando o gigante Skadi divorciou-se de Njord, ela casou-se com Ull. No antigo nórdico: Ullr.

    URD – A mãe do destino.

    UTGARD – Na mitologia nórdica é o lugar dos gigantes, situada em Jotunheim. Utgard-Loki fez seu castelo aqui.

    VALHALLA – VALACHA – Reino mítico onde o grande Odin recebia os guerreiros mortos em batalha. Alí os valorosos heróis desfrutavam de cerveja e hidromel fornecido por HEIDRUNN, a cabra sagrada.

    VALQUÍRIAS – As Valquírias são mulheres jovens e belas que vivem montadas em cavalos e armaduras com arco e fechas. Odin necessitava de bravos soldados para a batalha de Ragnarok, e as Valquírias foram aos campos de batalha para encontrar as mais bravas guerreiras e acharam seus heróis, desde Elnherjar até Valhalla, o território de Odin.

    As Valquírias são também as mensageiras de Odin, enquanto cavalgam em suas jornadas, causam uma estranha luz chamada de Aurora Boreal ou “Luzes do Norte”. Velho nome: Valkyrja.

    Outra versão: Deusas guerreiras, filhas de Freya, vinham montadas em cavalos brancos buscar os espíritos dos guerreiros vikings mortos em campos de batalha, para levá-los ao Valhala (céu).

    VANAHEIM – É a casa de Vanir. Localizada em Asgard, no mais alto nível do Universo.

    VANIR – Na mitologia nórdica, Vanir é originalmente um grupo de deuses e deusas da natureza e fertilidade, os inimigos dos deuses guerreiros de Aesir. Eles eram considerados aqueles que traziam a saúde, juventude, fertilidade, sorte e vida, os mestres da magia. Vanir vive em Vanaheim.

    Aesir e Vanir estiveram em guerra por um longo período quando decidiram fazer as pazes. Para garantir esta paz eles trocaram reféns: Vanir enviou seus mais renomados deuses, o saudável Njord e seus filhos Freya e Freyr. Em troca Aesir enviou Honir, um grande homem de fina aparência. Ele foi acompanhado por Mimir, o mais importante homem de Aesir e em retorno Vanir enviou seu homem mais importante Kvasir.

    Porém Honir não era tão esperto quanto Aesir achava e Mimir foi alertado sobre isso. Vanir teve suspeitas das respostas que Honir deu quando Mimir não estava por perto.

    Eles descobriram que haviam sido desonestos e, cortaram a cabeça de Mimir e devolveram-na para Aesir. Porém este fato não levou a nova guerra. E todos os deuses de Vanir foram integrados com Aesir. Nada foi descoberto a cerca de Vanir antes da assimilação. O nome “Vanir” deve ser derivado da velha palavra nórdica vinr, que significa “amigo”.

    VAR – VOR – VARA – Na mitologia nórdica, Var é a deusa dos contratos e dos casamentos, uma das principais deusas. Vor era a deusa que nunca poderia ser carregada, pois era enorme. Ela ouve os votos e os pactos feitos entre os homens e mulheres (esses pactos são chamados de varar). Ela se vinga daqueles que quebram esses votos. Vara garante o cumprimento dos juramentos e do castigo ao perjuro. Outra versão: Aquele que sabia tudo o que acontecia no Universo.

    VÉ (representa o sagrado) – Vé é um dos velhos deuses escandinavos e junto com Odin e Vili, o filho do primordial par de gigantes Bor e Bestla. Os três irmãos criaram o céu e a terra do corpo de Ymir e construíram os vinte reinados. Eles também criaram Ask e Embla, o primeiro casal de humanos.

    VERDANDI – A ninfa.

    VIDAR – Na mitologia nórdica, Vidar é o filho de Odin e da gigante Gridr. Ele é o deus do silêncio e da revanche, o segundo deus mais forte dos deuses. Na destruição do mundo, Odin seria morto pelo lobo Fenris, e Vidar ajudaria seu pai matando o lobo com as suas mãos. Ele pressionaria com seus pés a boca do lobo e depois o partiria ao meio. Ele é um dos deuses que regeria o novo mundo quando da sua criação. Sua casa em Asgard é Vidi.

    VILI (representa a vontade) – Na mitologia escandinava, um dos deuses primordiais, irmão de Odin e Ve. Os três eram responsáveis pela criação do cosmos, assim como dos primeiros humanos.

    VJOFN – Tuteladora da paz e a concórdia.

    WAYLAND – WELAND – Weyland era um herói anglo-saxão que desempenhou o importante papel de ferreiro dos deuses. Patrono dos artesãos e da sabedoria oculta nas entranhas da terra. O ferreiro pertencia a uma linhagem de gigantes, usava saiote escocês e era coxo de uma perna.

    Filho do rei da Finlândia, era um dos três irmãos que se tornaram amantes das Donzelas dos Cisnes. Seu ofício era de forjar jóias e armas. Os ferreiros eram considerados mágicos naturais porque sabiam domar cavalos selvagens e trabalhar com o fogo e o ferro.

    Nas dunas de Berkshire, perto da famosa figura da colina de White Horse em Wayland’s Smithy, Uffington?, há um cemitério pré-histórico. Diz o folclore que quem deixar um cavalo alí, à meia noite, durante a lua cheia e voltar ao amanhecer, vai verificar que Waland ajustou-lhe ferraduras novas...

    Wayland é associado ao dragão ou serpente que nas mitologias saxônica e escandinava guarda os túmulos e os tesouros que eles contém.

    WEALTHEOW – Rainha de Hrothgar, foi a líder ideal, pois era ao mesmo tempo versada nas artes mágicas, possuía o dom do aconselhamento e sabia organizar seus guerreiros em batalha. Sua vida heróica foi contada na Beowulf Saga.

    YMIR – AURGELMIR – Também chamado Hrim, o gigante do gelo. Na mitologia nórdica, Ymir é um gigante primordial e o progenitor da raça dos gigantes do gelo. Ele foi criado através do gelo de Niflheim, quando o gelo entrou em contato com o ar quente de Muspell. Este gigante do gelo nasceu como de uma nuvem...

    YGGDRASIL – Na mitologia nórdica, Yggdrasil (o terrível cavalo), também chamado da Árvore do Mundo é a árvore gigante que interligava todos os mundos. Abaixo da árvore nascem os paraísos de Asgard, Jotunheim e Niflheim. Três bens vivem em sua base: o bem da sabedoria Mímisbrunnr, guardado por Mimir; o bem do destino Urdarbrunnr, guardado pelas Nornas; e Hvergelmir (Roaring Kettle – o ranger das águas dos rios), recursos estes de vários rios.

    Quatro veadinhos rodeiam os galhos da árvore e comem as folhas, eles representam os quatro ventos. Existem outros habitantes na árvore, tal como o esquilo, um crítico notório e Vidofnir (a cobra da árvore), o pássaro dourado que fica no topo da árvore. As raízes são guardadas por Nidhogg e outras serpentes. No dia de Ragnarok, o gigante do fogo Surt colocará a árvore em fogo. Outros nomes: Pergunta de Yggdrasil, Madeira de Hoddmimir’s, Laerad e Cavalo de Odin. No velho nórdico: Mimameidr.


    Última atualização: 26/01/2009.
  • Amazon Sat

    em 20/12/2012 Via Youtube
    Vale das Cachoeiras em Rondônia

    Llocalizada numa área de 113 hectares, 63% da qual de reserva legal, na tríplice fronteira entre os municípios de Teixeirópolis, Nova União e Ouro Preto do O...

  • Foi Por Amor - Jups 2ºAMEJovem

    Apresentação do Grupo JUPS no 2º Encontro do AME JOVEM, dia 10/08/2013 em Nova União/RO.

  • http://inglesskype.com.br/
    http://inglesskype.com.br/
    http://inglesskype.com.br/
    http://inglesskype.com.br/

    Lista de Todos os Municípios do Brasil


    Casa Branca (SP)
    Casa Grande (MG)
    Casa Nova (BA)
    Casca (RS)
    Cascalho Rico (MG)
    Cascavel (CE)
    Cascavel (PR)
    Caseara (TO)
    Caseiros (RS)
    Casimiro de Abreu (RJ)
    Casinhas (PE)
    Casserengue (PB)
    Cássia (MG)
    Cássia dos Coqueiros (SP)
    Cassilândia (MS)
    Castanhal (PA)
    Castanheira (MT)
    Castanheiras (RO)
    Castelândia (GO)
    Castelo (ES)
    Castelo do Piauí (PI)
    Castilho (SP)
    Castro (PR)
    Castro Alves (BA)
    Cataguases (MG)
    Catalão (GO)
    Catanduva (SP)
    Catanduvas (PR)
    Catanduvas (SC)
    Catarina (CE)
    Catas Altas (MG)
    Catas Altas da Noruega (MG)
    Catende (PE)
    Catiguá (SP)
    Catingueira (PB)
    Catolândia (BA)
    Catolé do Rocha (PB)
    Catu (BA)
    Catuípe (RS)
    Catuji (MG)
    Catunda (CE)
    Caturaí (GO)
    Caturama (BA)
    Caturité (PB)
    Catuti (MG)
    Caucaia (CE)
    Cavalcante (GO)
    Caxambu (MG)
    Caxambu do Sul (SC)
    Caxias (MA)
    Caxias do Sul (RS)
    Caxingó (PI)
    Ceará-Mirim (RN)
    Cedral (MA)
    Cedral (SP)
    Cedro (CE)
    Cedro (PE)
    Cedro de São João (SE)
    Cedro do Abaeté (MG)
    Celso Ramos (SC)
    Centenário (RS)
    Centenário (TO)
    Centenário do Sul (PR)
    Central (BA)
    Central de Minas (MG)
    Central do Maranhão (MA)
    Centralina (MG)
    Centro do Guilherme (MA)
    Centro Novo do Maranhão (MA)
    Cerejeiras (RO)
    Ceres (GO)
    Cerqueira César (SP)
    Cerquilho (SP)
    Cerrito (RS)
    Cerro Azul (PR)
    Cerro Branco (RS)
    Cerro Corá (RN)
    Cerro Grande do Sul (RS)
    Cerro Grande (RS)
    Cerro Largo (RS)
    Cerro Negro (SC)
    Cesário Lange (SP)
    Céu Azul (PR)
    Cezarina (GO)
    Chácara (MG)
    Chã de Alegria (PE)
    Chã Grande (PE)
    Chalé (MG)
    Chapada (RS)
    Chapada de Areia (TO)
    Chapada da Natividade (TO)
    Chapada do Norte (MG)
    Chapada dos Guimarães (MT)
    Chapada Gaúcha (MG)
    Chapadão do Céu (GO)
    Chapadão do Lageado (SC)
    Chapadão do Sul (MS)
    Chapadinha (MA)
    Chapecó (SC)
    Chã Preta (AL)
    Charqueada (SP)
    Charqueadas (RS)
    Charrua (RS)
    Chaval (CE)
    Chavantes (SP)
    Chaves (PA)
    Chiador (MG)
    Chiapetta (RS)
    Chopinzinho (PR)
    Choró (CE)
    Chorozinho (CE)
    Chorrochó (BA)
    Chuí (RS)
    Chupinguaia (RO)
    Chuvisca (RS)
    Cianorte (PR)
    Cícero Dantas (BA)
    Cidade Gaúcha (PR)
    Cidade Ocidental (GO)
    Cidelândia (MA)
    Cidreira (RS)
    Cipó (BA)
    Cipotânea (MG)
    Ciríaco (RS)
    Claraval (MG)
    Claro dos Poções (MG)
    Cláudia (MT)
    Cláudio (MG)
    Clementina (SP)
    Clevelândia (PR)
    Coaraci (BA)
    Coari (AM)
    Cocal (PI)
    Cocal de Telha (PI)
    Cocal dos Alves (PI)
    Cocal do Sul (SC)
    Cocalinho (MT)
    Cocalzinho de Goiás (GO)
    Cocos (BA)
    Codajás (AM)
    Codó (MA)
    Coelho Neto (MA)
    Coimbra (MG)
    Coité do Noia (AL)
    Coivaras (PI)
    Colares (PA)
    Colatina (ES)
    Colíder (MT)
    Colina (SP)
    Colinas (MA)
    Colinas (RS)
    Colinas do Sul (GO)
    Colinas do Tocantins (TO)
    Colmeia (TO)
    Colniza (MT)
    Colômbia (SP)
    Colombo (PR)
    Colônia do Gurgueia (PI)
    Colônia do Piauí (PI)
    Colônia Leopoldina (AL)
    Colorado (PR)
    Colorado (RS)
    Colorado do Oeste (RO)
    Coluna (MG)
    Combinado (TO)
    Comendador Gomes (MG)
    Comendador Levy Gasparian (RJ)
    Comercinho (MG)
    Comodoro (MT)
    Conceição (PB)
    Conceição da Aparecida (MG)
    Conceição da Barra de Minas (MG)
    Conceição da Barra (ES)
    Conceição da Feira (BA)
    Conceição das Alagoas (MG)
    Conceição das Pedras (MG)
    Conceição de Ipanema (MG)
    Conceição de Macabu (RJ)
    Conceição do Almeida (BA)
    Conceição do Araguaia (PA)
    Conceição do Canindé (PI)
    Conceição do Castelo (ES)
    Conceição do Coité (BA)
    Conceição do Jacuípe (BA)
    Conceição do Lago Açu (MA)
    Conceição do Mato Dentro (MG)
    Conceição do Pará (MG)
    Conceição do Rio Verde (MG)
    Conceição dos Ouros (MG)
    Conceição do Tocantins (TO)
    Conchal (SP)
    Conchas (SP)
    Concórdia (SC)
    Concórdia do Pará (PA)
    Condado (PB)
    Condado (PE)
    Conde (BA)
    Conde (PB)
    Condeúba (BA)
    Condor (RS)
    Cônego Marinho (MG)
    Confins (MG)
    Confresa (MT)
    Congonhal (MG)
    Congonhas (MG)
    Congonhas do Norte (MG)
    Congonhinhas (PR)
    Congo (PB)
    Conquista (MG)
    Conquista d’Oeste (MT)
    Conselheiro Lafaiete (MG)
    Conselheiro Mairinck (PR)
    Conselheiro Pena (MG)
    Consolação (MG)
    Constantina (RS)
    Contagem (MG)
    Contenda (PR)
    Contendas do Sincorá (BA)
    Coqueiral (MG)
    Coqueiro Baixo (RS)
    Coqueiros do Sul (RS)
    Coqueiro Seco (AL)
    Coração de Jesus (MG)
    Coração de Maria (BA)
    Corbélia (PR)
    Cordeirópolis (SP)
    Cordeiro (RJ)
    Cordeiros (BA)
    Cordilheira Alta (SC)
    Cordisburgo (MG)
    Cordislândia (MG)
    Coreaú (CE)
    Coremas (PB)
    Corguinho (MS)
    Coribe (BA)
    Corinto (MG)
    Cornélio Procópio (PR)
    Coroaci (MG)
    Coroados (SP)
    Coroatá (MA)
    Coromandel (MG)
    Coronel Barros (RS)
    Coronel Bicaco (RS)
    Coronel Domingos Soares (PR)
    Coronel Ezequiel (RN)
    Coronel Fabriciano (MG)
    Coronel Freitas (SC)
    Coronel João Pessoa (RN)
    Coronel João Sá (BA)
    Coronel José Dias (PI)
    Coronel Macedo (SP)
    Coronel Martins (SC)
    Coronel Murta (MG)
    Coronel Pacheco (MG)
    Coronel Pilar (RS)
    Coronel Sapucaia (MS)
    Coronel Vivida (PR)
    Coronel Xavier Chaves (MG)
    Córrego Danta (MG)
    Córrego do Bom Jesus (MG)
    Córrego do Ouro (GO)
    Córrego Fundo (MG)
    Córrego Novo (MG)
    Correia Pinto (SC)
    Corrente (PI)
    Correntes (PE)
    Correntina (BA)
    Cortês (PE)
    Corumbá (MS)
    Corumbá de Goiás (GO)
    Corumbaíba (GO)
    Corumbataí (SP)
    Corumbataí do Sul (PR)
    Corumbiara (RO)
    Corupá (SC)
    Coruripe (AL)
    Cosmópolis (SP)
    Cosmorama (SP)
    Costa Marques (RO)
    Costa Rica (MS)
    Cotegipe (BA)
    Cotia (SP)
    Cotiporã (RS)
    Cotriguaçu (MT)
    Couto de Magalhães (TO)
    Couto de Magalhães de Minas (MG)
    Coxilha (RS)
    Coxim (MS)
    Coxixola (PB)
    Craíbas (AL)
    Crateús (CE)
    Crato (CE)
    Cravinhos (SP)
    Cravolândia (BA)
    Criciúma (SC)
    Crisólita (MG)
    Crisópolis (BA)
    Crissiumal (RS)
    Cristal (RS)
    Cristais (MG)
    Cristais Paulista (SP)
    Cristalândia (TO)
    Cristalândia do Piauí (PI)
    Cristal do Sul (RS)
    Cristália (MG)
    Cristalina (GO)
    Cristiano Otoni (MG)
    Cristianópolis (GO)
    Cristina (MG)
    Cristinápolis (SE)
    Cristino Castro (PI)
    Cristópolis (BA)
    Crixás do Tocantins (TO)
    Crixás (GO)
    Croatá (CE)
    Cromínia (GO)
    Crucilândia (MG)
    Cruz (CE)
    Cruzália (SP)
    Cruz Alta (RS)
    Cruzaltense (RS)
    Cruz das Almas (BA)
    Cruz do Espírito Santo (PB)
    Cruzeiro (SP)
    Cruzeiro da Fortaleza (MG)
    Cruzeiro do Iguaçu (PR)
    Cruzeiro do Oeste (PR)
    Cruzeiro do Sul (AC)
    Cruzeiro do Sul (PR)
    Cruzeiro do Sul (RS)
    Cruzeta (RN)
    Cruzília (MG)
    Cruz Machado (PR)
    Cruzmaltina (PR)
    Cubatão (SP)
    Cubati (PB)
    Cuiabá (MT)
    Cuité (PB)
    Cuité de Mamanguape (PB)
    Cuitegi (PB)
    Cujubim (RO)
    Cumari (GO)
    Cumaru (PE)
    Cumaru do Norte (PA)
    Cumbe (SE)
    Cunha (SP)
    Cunha Porã (SC)
    Cunhataí (SC)
    Cuparaque (MG)
    Cupira (PE)
    Curaçá (BA)
    Curimatá (PI)
    Curionópolis (PA)
    Curitibanos (SC)
    Curitiba (PR)
    Curiúva (PR)
    Currais (PI)
    Currais Novos (RN)
    Curral de Cima (PB)
    Curral de Dentro (MG)
    Curralinho (PA)
    Curralinhos (PI)
    Curral Novo do Piauí (PI)
    Curral Velho (PB)
    Curuá (PA)
    Curuçá (PA)
    Cururupu (MA)
    Curvelândia (MT)
    Curvelo (MG)
    Custódia (PE)
    Cutias (AP)
    Damianópolis (GO)
    Damião (PB)
    Damolândia (GO)
    Darcinópolis (TO)
    Dário Meira (BA)
    Datas (MG)
    David Canabarro (RS)
    Davinópolis (GO)
    Davinópolis (MA)
    Delfim Moreira (MG)
    Delfinópolis (MG)
    Delmiro Gouveia (AL)
    Delta (MG)
    Demerval Lobão (PI)
    Denise (MT)
    Deodápolis (MS)
    Deputado Irapuan Pinheiro (CE)
    Derrubadas (RS)
    Descalvado (SP)
    Descanso (SC)
    Descoberto (MG)
    Desterro (PB)
    Desterro de Entre Rios (MG)
    Desterro do Melo (MG)
    Dezesseis de Novembro (RS)
    Diadema (SP)
    Diamante (PB)
    Diamante do Norte (PR)
    Diamante d’Oeste (PR)
    Diamante do Sul (PR)
    Diamantina (MG)
    Diamantino (MT)
    Dianópolis (TO)
    Dias d’Ávila (BA)
    Dilermando de Aguiar (RS)
    Diogo de Vasconcelos (MG)
    Dionísio (MG)
    Dionísio Cerqueira (SC)
    Diorama (GO)
    Dirce Reis (SP)
    Dirceu Arcoverde (PI)
    Divina Pastora (SE)
    Divinésia (MG)
    Divino (MG)
    Divino das Laranjeiras (MG)
    Divino de São Lourenço (ES)
    Divinolândia de Minas (MG)
    Divinolândia (SP)
    Divinópolis (MG)
    Divinópolis de Goiás (GO)
    Divinópolis do Tocantins (TO)
    Divisa Alegre (MG)
    Divisa Nova (MG)
    Divisópolis (MG)
    Dobrada (SP)
    Dois Córregos (SP)
    Dois Irmãos (RS)
    Dois Irmãos das Missões (RS)
    Dois Irmãos do Buriti (MS)
    Dois Irmãos do Tocantins (TO)
    Dois Lajeados (RS)
    Dois Riachos (AL)
    Dois Vizinhos (PR)
    Dolcinópolis (SP)
    Dom Aquino (MT)
    Dom Basílio (BA)
    Dom Bosco (MG)
    Dom Cavati (MG)
    Dom Eliseu (PA)
    Dom Expedito Lopes (PI)
    Dom Feliciano (RS)
    Domingos Martins (ES)
    Domingos Mourão (PI)
    Dom Inocêncio (PI)
    Dom Joaquim (MG)
    Dom Macedo Costa (BA)
    Dom Pedrito (RS)
    Dom Pedro de Alcântara (RS)
    Dom Pedro (MA)
    Dom Silvério (MG)
    Dom Viçoso (MG)
    Dona Emma (SC)
    Dona Eusébia (MG)
    Dona Francisca (RS)
    Dona Inês (PB)
    Dores de Campos (MG)
    Dores de Guanhães (MG)
    Dores do Indaiá (MG)
    Dores do Rio Preto (ES)
    Dores do Turvo (MG)
    Doresópolis (MG)
    Dormentes (PE)
    Douradina (MS)
    Douradina (PR)
    Douradoquara (MG)
    Dourado (SP)
    Dourados (MS)
    Doutor Camargo (PR)
    Doutor Maurício Cardoso (RS)
    Doutor Pedrinho (SC)
    Doutor Ricardo (RS)
    Doutor Severiano (RN)
    Doutor Ulysses (PR)
    Doverlândia (GO)
    Dracena (SP)
    Duartina (SP)
    Duas Barras (RJ)
    Duas Estradas (PB)
    Dueré (TO)
    Dumont (SP)
    Duque Bacelar (MA)
    Duque de Caxias (RJ)
    Durandé (MG)
    Echaporã (SP)
    Ecoporanga (ES)
    Edealina (GO)
    Edeia (GO)
    Eirunepé (AM)
    Eldorado (MS)
    Eldorado (SP)
    Eldorado dos Carajás (PA)
    Eldorado do Sul (RS)
    Elesbão Veloso (PI)
    Elias Fausto (SP)
    Eliseu Martins (PI)
    Elisiário (SP)
    Elísio Medrado (BA)
    Elói Mendes (MG)
    Emas (PB)
    Embaúba (SP)
    Embu (SP)
    Embu-Guaçu (SP)
    Emilianópolis (SP)
    Encantado (RS)
    Encanto (RN)
    Encruzilhada (BA)
    Encruzilhada do Sul (RS)
    Enéas Marques (PR)
    Engenheiro Beltrão (PR)
    Engenheiro Caldas (MG)
    Engenheiro Coelho (SP)
    Engenheiro Navarro (MG)
    Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)
    Engenho Velho (RS)
    Entre Folhas (MG)
    Entre Ijuís (RS)
    Entre Rios (BA)
    Entre Rios (SC)
    Entre Rios de Minas (MG)
    Entre Rios do Oeste (PR)
    Entre Rios do Sul (RS)
    Envira (AM)
    Epitaciolândia (AC)
    Equador (RN)
    Erebango (RS)
    Ererê (CE)
    Erechim (RS)
    Érico Cardoso (BA)
    Ermo (SC)
    Ernestina (RS)
    Erval Grande (RS)
    Ervália (MG)
    Erval Seco (RS)
    Erval Velho (SC)
    Escada (PE)
    Esmeralda (RS)
    Esmeraldas (MG)
    Espera Feliz (MG)
    Esperança (PB)
    Esperança do Sul (RS)
    Esperança Nova (PR)
    Esperantina (PI)
    Esperantina (TO)
    Esperantinópolis (MA)
    Espigão Alto do Iguaçu (PR)
    Espigão d’Oeste (RO)
    Espinosa (MG)
    Espírito Santo (RN)
    Espírito Santo do Dourado (MG)
    Espírito Santo do Pinhal (SP)
    Espírito Santo do Turvo (SP)
    Esplanada (BA)
    Espumoso (RS)
    Estação (RS)
    Estância (SE)
    Estância Velha (RS)
    Esteio (RS)
    Estiva (MG)
    Estiva Gerbi (SP)
    Estreito (MA)
    Estrela (RS)
    Estrela Dalva (MG)
    Estrela de Alagoas (AL)
    Estrela d’Oeste (SP)
    Estrela do Indaiá (MG)
    Estrela do Norte (GO)
    Estrela do Norte (SP)
    Estrela do Sul (MG)
    Estrela Velha (RS)
    Euclides da Cunha (BA)
    Euclides da Cunha Paulista (SP)
    Eugênio de Castro (RS)
    Eugenópolis (MG)
    Eunápolis (BA)
    Eusébio (CE)
    Ewbank da Câmara (MG)
    Extrema (MG)
    Extremoz (RN)
    Exu (PE)
    Fagundes (PB)
    Fagundes Varela (RS)
    Faina (GO)
    Fama (MG)
    Faria Lemos (MG)
    Farias Brito (CE)
    Farol (PR)
    Faro (PA)
    Farroupilha (RS)
    Fartura (SP)
    Fartura do Piauí (PI)
    Fátima (BA)
    Fátima (TO)
    Fátima do Sul (MS)
    Faxinal (PR)
    Faxinal dos Guedes (SC)
    Faxinal do Soturno (RS)
    Faxinalzinho (RS)
    Fazenda Nova (GO)
    Fazenda Rio Grande (PR)
    Fazenda Vilanova (RS)
    Feijó (AC)
    Feira da Mata (BA)
    Feira de Santana (BA)
    Feira Grande (AL)
    Feira Nova do Maranhão (MA)
    Feira Nova (PE)
    Feira Nova (SE)
    Felício dos Santos (MG)
    Felipe Guerra (RN)
    Felisburgo (MG)
    Felixlândia (MG)
    Feliz Deserto (AL)
    Feliz Natal (MT)
    Feliz (RS)
    Fênix (PR)
    Fernandes Pinheiro (PR)
    Fernandes Tourinho (MG)
    Fernando de Noronha (PE)
    Fernando Falcão (MA)
    Fernando Pedroza (RN)
    Fernandópolis (SP)
    Fernando Prestes (SP)
    Fernão (SP)
    Ferraz de Vasconcelos (SP)
    Ferreira Gomes (AP)
    Ferreiros (PE)
    Ferros (MG)
    Fervedouro (MG)
    Figueira (PR)
    Figueirão (MS)
    Figueirópolis (TO)
    Figueirópolis d’Oeste (MT)
    Filadélfia (BA)
    Filadélfia (TO)
    Firmino Alves (BA)
    Firminópolis (GO)
    Flexeiras (AL)
    Floraí (PR)
    Florânia (RN)
    Flora Rica (SP)
    Flor da Serra do Sul (PR)
    Flor do Sertão (SC)
    Floreal (SP)
    Flores (PE)
    Flores da Cunha (RS)
    Flores de Goiás (GO)
    Flores do Piauí (PI)
    Floresta Azul (BA)
    Floresta do Araguaia (PA)
    Floresta do Piauí (PI)
    Floresta (PE)
    Floresta (PR)
    Florestal (MG)
    Florestópolis (PR)
    Floriano (PI)
    Floriano Peixoto (RS)
    Florianópolis (SC)
    Flórida (PR)
    Flórida Paulista (SP)
    Florínea (SP)
    Fonte Nova (AM)
    Fontoura Xavier (RS)
    Formiga (MG)
    Formigueiro (RS)
    Formosa (GO)
    Formosa da Serra Negra (MA)
    Formosa do Oeste (PR)
    Formosa do Rio Preto (BA)
    Formosa do Sul (SC)
    Formoso (GO)
    Formoso (MG)
    Formoso do Araguaia (TO)
    Forquetinha (RS)
    Forquilha (CE)
    Forquilhinha (SC)
    Fortaleza (CE)
    Fortaleza de Minas (MG)
    Fortaleza dos Nogueiras (MA)
    Fortaleza dos Valos (RS)
    Fortaleza do Tabocão (TO)
    Fortim (CE)
    Fortuna de Minas (MG)
    Fortuna (MA)
    Foz do Iguaçu (PR)
    Foz do Jordão (PR)
    Fraiburgo (SC)
    Franca (SP)
    Francinópolis (PI)
    Francisco Alves (PR)
    Francisco Ayres (PI)
    Francisco Badaró (MG)
    Francisco Beltrão (PR)
    Francisco Dantas (RN)
    Francisco Dumont (MG)
    Francisco Macedo (PI)
    Francisco Morato (SP)
    Franciscópolis (MG)
    Francisco Sá (MG)
    Francisco Santos (PI)
    Franco da Rocha (SP)
    Frecheirinha (CE)
    Frederico Westphalen (RS)
    Frei Gaspar (MG)
    Frei Inocêncio (MG)
    Frei Lagonegro (MG)
    Frei Martinho (PB)
    Frei Miguelinho (PE)
    Frei Paulo (SE)
    Frei Rogério (SC)
    Fronteira (MG)
    Fronteira dos Vales (MG)
    Fronteiras (PI)
    Fruta de Leite (MG)
    Frutal (MG)
    Frutuoso Gomes (RN)
    Fundão (ES)
    Funilândia (MG)
    Gabriel Monteiro (SP)
    Gado Bravo (PB)
    Gália (SP)
    Galileia (MG)
    Galinhos (RN)
    Galvão (SC)
    Gameleira (PE)
    Gameleira de Goiás (GO)
    Gameleiras (MG)
    Gandu (BA)
    Garanhuns (PE)
    Gararu (SE)
    Garça (SP)
    Garibaldi (RS)
    Garopaba (SC)
    Garrafão do Norte (PA)
    Garruchos (RS)
    Garuva (SC)
    Gaspar (SC)
    Gastão Vidigal (SP)
    Gaúcha do Norte (MT)
    Gaurama (RS)
    Gavião (BA)
    Gavião Peixoto (SP)
    Geminiano (PI)
    General Câmara (RS)
    General Carneiro (MT)
    General Carneiro (PR)
    General Maynard (SE)
    General Salgado (SP)
    General Sampaio (CE)
    Gentil (RS)
    Gentio do Ouro (BA)
    Getulina (SP)
    Getúlio Vargas (RS)
    Gilbués (PI)
    Girau do Ponciano (AL)
    Giruá (RS)
    Glaucilândia (MG)
    Glicério (SP)
    Glória (BA)
    Glória de Dourados (MS)
    Glória d’Oeste (MT)
    Glória do Goitá (PE)
    Glorinha (RS)
    Godofredo Viana (MA)
    Godoy Moreira (PR)
    Goiabeira (MG)
    Goiana (PE)
    Goianá (MG)
    Goianápolis (GO)
    Goiandira (GO)
    Goianésia (GO)
    Goianésia do Pará (PA)
    Goiânia (GO)
    Goianinha (RN)
    Goianira (GO)
    Goianorte (TO)
    Goiás (GO)
    Goiatins (TO)
    Goiatuba (GO)
    Goioerê (PR)
    Goioxim (PR)
    Gonçalves (MG)
    Gonçalves Dias (MA)
    Gongogi (BA)
    Gonzaga (MG)
    Gouvêia (MG)
    Gouvelândia (GO)
    Governador Archer (MA)
    Governador Celso Ramos (SC)
    Governador Dix-Sept Rosado (RN)
    Governador Edison Lobão (MA)
    Governador Eugênio Barros (MA)
    Governador Jorge Teixeira (RO)
    Governador Lindenberg (ES)
    Governador Luiz Rocha (MA)
    Governador Lomanto Júnior (BA)
    Governador Mangabeira (BA)
    Governador Newton Bello (MA)
    Governador Nunes Freire (MA)
    Governador Valadares (MG)
    Graça (CE)
    Graça Aranha (MA)
    Graccho Cardoso (SE)
    Grajaú (MA)
    Gramado dos Loureiros (RS)
    Gramado (RS)
    Gramado Xavier (RS)
    Grandes Rios (PR)
    Granito (PE)
    Granja (CE)
    Granjeiro (CE)
    Grão Mogol (MG)
    Grão Pará (SC)
    Gravatá (PE)
    Gravataí (RS)
    Gravatal (SC)
    Groaíras (CE)
    Grossos (RN)
    Grupiara (MG)
    Guabiju (RS)
    Guabiruba (SC)
    Guaçuí (ES)
    Guadalupe (PI)
    Guaíba (RS)
    Guaiçara (SP)
    Guaimbê (SP)
    Guairaçá (PR)
    Guaíra (PR)
    Guaíra (SP)
    Guaiuba (CE)
    Guajará (AM)
    Guajará-Mirim (RO)
    Guajeru (BA)
    Guamaré (RN)
    Guamiranga (PR)
    Guanambi (BA)
    Guanhães (MG)
    Guapé (MG)
    Guapiaçu (SP)
    Guapiara (SP)
    Guapimirim (RJ)
    Guapirama (PR)
    Guapó (GO)
    Guaporema (PR)
    Guaporé (RS)
    Guarabira (PB)
    Guaraçaí (SP)
    Guaraciaba (MG)
    Guaraciaba (SC)
    Guaraciaba do Norte (CE)
    Guaraciama (MG)
    Guaraci (PR)
    Guaraci (SP)
    Guaraíta (GO)
    Guaraí (TO)
    Guaramiranga (CE)
    Guaramirim (SC)
    Guaranésia (MG)
    Guaraniaçu (PR)
    Guarani (MG)
    Guarani das Missões (RS)
    Guarani de Goiás (GO)
    Guarani d’Oeste (SP)
    Guarantã (SP)
    Guarantã do Norte (MT)
    Guarapari (ES)
    Guarapuava (PR)
    Guaraqueçaba (PR)
    Guarará (MG)
    Guararapes (SP)
    Guararema (SP)
    Guará (SP)
    Guaratinga (BA)
    Guaratinguetá (SP)
    Guaratuba (PR)
    Guarda-Mor (MG)
    Guareí (SP)
    Guariba (SP)
    Guaribas (PI)
    Guarinos (GO)
    Guarujá (SP)
    Guarujá do Sul (SC)
    Guarulhos (SP)
    Guatambu (SC)
    Guatapará (SP)
    Guaxupé (MG)
    Guia Lopes da Laguna (MS)
    Guidoval (MG)
    Guimarães (MA)
    Guimarânia (MG)
    Guiratinga (MT)
    Guiricema (MG)
    Gurinhatã (MG)
    Gurinhém (PB)
    Gurjão (PB)
    Gurupá (PA)
    Gurupi (TO)
    Guzolândia (SP)
    Harmonia (RS)
    Heitoraí (GO)
    Heliodora (MG)
    Heliópolis (BA)
    Herculândia (SP)
    Herval d’Oeste (SC)
    Herveiras (RS)
    Hidrolândia (CE)
    Hidrolândia (GO)
    Hidrolina (GO)
    Holambra (SP)
    Honório Serpa (PR)
    Horizonte (CE)
    Horizontina (RS)
    Hortolândia (SP)
    Hugo Napoleão (PI)
    Hulha Negra (RS)
    Humaitá (AM)
    Humaitá (RS)
    Humberto de Campos (MA)
    Iacanga (SP)
    Iaciara (GO)
    Iacri (SP)
    Iaçu (BA)
    Iapu (MG)
    Iaras (SP)
    Iati (PE)
    Ibaiti (PR)
    Ibarama (RS)
    Ibaretama (CE)
    Ibateguara (AL)
    Ibaté (SP)
    Ibatiba (ES)
    Ibema (PR)
    Ibertioga (MG)
    Ibiaçá (RS)
    Ibiá (MG)
    Ibiaí (MG)
    Ibiam (SC)
    Ibiapina (CE)
    Ibiara (PB)
    Ibiassucê (BA)
    Ibicaraí (BA)
    Ibicaré (SC)
    Ibicoara (BA)
    Ibicuí (BA)
    Ibicuitinga (CE)
    Ibimirim (PE)
    Ibipeba (BA)
    Ibipitanga (BA)
    Ibiporã (PR)
    Ibiquera (BA)
    Ibiracatu (MG)
    Ibiraci (MG)
    Ibiraçu (ES)
    Ibiraiaras (RS)
    Ibirajuba (PE)
    Ibirama (SC)
    Ibirapitanga (BA)
    Ibirapuã (BA)
    Ibirapuitã (RS)
    Ibirarema (SP)
    Ibirá (SP)
    Ibirataia (BA)
    Ibirité (MG)
    Ibirubá (RS)
    Ibitiara (BA)
    Ibitinga (SP)
    Ibitirama (ES)
    Ibititá (BA)
    Ibitiúra de Minas (MG)
    Ibituruna (MG)
    Ibiúna (SP)
    Ibotirama (BA)
    Icapuí (CE)
    Icaraí de Minas (MG)
    Icaraíma (PR)
    Içara (SC)
    Icatu (MA)
    Icém (SP)
    Ichu (BA)
    Icó (CE)
    Iconha (ES)
    Ielmo Marinho (RN)
    Iepê (SP)
    Igaci (AL)
    Igaporã (BA)
    Igaraçu do Tietê (SP)
    Igaracy (PB)
    Igarapava (SP)
    Igarapé-Açu (PA)
    Igarapé do Meio (MA)
    Igarapé Grande (MA)
    Igarapé (MG)
    Igarapé-Mirim (PA)
    Igarassu (PE)
    Igaratá (SP)
    Igaratinga (MG)
    Igrapiúna (BA)
    Igreja Nova (AL)
    Igrejinha (RS)
    Iguaba Grande (RJ)
    Iguaí (BA)
    Iguape (SP)
    Iguaraci (PE)
    Iguaraçu (PR)
    Iguatama (MG)
    Iguatemi (MS)
    Iguatu (CE)
    Iguatu (PR)
    Ijaci (MG)
    Ijuí (RS)
    Ilhabela (SP)
    Ilha Comprida (SP)
    Ilha das Flores (SE)
    Ilha de Itamaracá (PE)
    Ilha Grande (PI)
    Ilha Solteira (SP)
    Ilhéus (BA)
    Ilhota (SC)
    Ilicínea (MG)
    Ilópolis (RS)
    Imaculada (PB)
    Imaruí (SC)
    Imbaú (PR)
    Imbé de Minas (MG)
    Imbé (RS)
    Imbituba (SC)
    Imbituva (PR)
    Imbuia (SC)
    Imigrante (RS)
    Imperatriz (MA)
    Inaciolândia (GO)
    Inácio Martins (PR)
    Inajá (PE)
    Inajá (PR)
    Inconfidentes (MG)
    Indaiabira (MG)
    Indaial (SC)
    Indaiatuba (SP)
    Independência (CE)
    Independência (RS)
    Indiana (SP)
    Indianópolis (MG)
    Indianópolis (PR)
    Indiaporã (SP)
    Indiara (GO)
    Indiaroba (SE)
    Indiavaí (MT)
    Ingá (PB)
    Ingaí (MG)
    Ingazeira (PE)
    Inhacorá (RS)
    Inhambupe (BA)
    Inhangapi (PA)
    Inhapi (AL)
    Inhapim (MG)
    Inhaúma (MG)
    Inhuma (PI)
    Inhumas (GO)
    Inimutaba (MG)
    Inocência (MS)
    Inúbia Paulista (SP)
    Iomerê (SC)
    Ipaba (MG)
    Ipameri (GO)
    Ipanema (MG)
    Ipanguaçu (RN)
    Ipaporanga (CE)
    Ipatinga (MG)
    Ipaussu (SP)
    Ipaumirim (CE)
    Ipecaetá (BA)
    Iperó (SP)
    Ipê (RS)
    Ipeúna (SP)
    Ipiaçu (MG)
    Ipiaú (BA)
    Ipiguá (SP)
    Ipirá (BA)
    Ipiranga (PR)
    Ipiranga de Goiás (GO)
    Ipiranga do Norte (MT)
    Ipiranga do Piauí (PI)
    Ipiranga do Sul (RS)
    Ipira (SC)
    Ipixuna (AM)
    Ipixuna do Pará (PA)
    Ipojuca (PE)
    Iporá (GO)
    Iporã (PR)
    Iporã do Oeste (SC)
    Iporanga (SP)
    Ipu (CE)
    Ipuã (SP)
    Ipuaçu (SC)
    Ipubi (PE)
    Ipueira (RN)
    Ipueiras (CE)
    Ipueiras (TO)
    Ipuiuna (MG)
    Ipumirim (SC)
    Ipupiara (BA)
    Iracema (CE)
    Iracema (RR)
    Iracema do Oeste (PR)
    Iracemápolis (SP)
    Iraceminha (SC)
    Iraí de Minas (MG)
    Iraí (RS)
    Irajuba (BA)
    Iramaia (BA)
    Iranduba (AM)
    Irani (SC)
    Irapuã (SP)
    Irapuru (SP)
    Iraquara (BA)
    Irará (BA)
    Irati (PR)
    Irati (SC)
    Irauçuba (CE)
    Irecê (BA)
    Iretama (PR)
    Irineópolis (SC)
    Irituia (PA)
    Irupi (ES)
    Isaías Coelho (PI)
    Israelândia (GO)
    Itá (SC)
    Itaara (RS)
    Itabaiana (PB)
    Itabaiana (SE)
    Itabaianinha (SE)
    Itabela (BA)
    Itaberaba (BA)
    Itaberá (SP)
    Itaberaí (GO)
    Itabi (SE)
    Itabira (MG)
    Itabirinha (MG)
    Itabirito (MG)
    Itaboraí (RJ)
    Itabuna (BA)
    Itacajá (TO)
    Itacambira (MG)
    Itacarambi (MG)
    Itacaré (BA)
    Itacoatiara (AM)
    Itacuruba (PE)
    Itacurubi (RS)
    Itaeté (BA)
    Itagi (BA)
    Itagibá (BA)
    Itagimirim (BA)
    Itaguaçu da Bahia (BA)
    Itaguaçu (ES)
    Itaguajé (PR)
    Itaguaí (RJ)
    Itaguara (MG)
    Itaguari (GO)
    Itaguaru (GO)
    Itaguatins (TO)
    Itaíba (PE)
    Itaiçaba (CE)
    Itainópolis (PI)
    Itaiópolis (SC)
    Itaipava do Grajaú (MA)
    Itaipé (MG)
    Itaipulândia (PR)
    Itaí (SP)
    Itaitinga (CE)
    Itaituba (PA)
    Itajá (GO)
    Itajá (RN)
    Itajaí (SC)
    Itajobi (SP)
    Itajubá (MG)
    Itaju (SP)
    Itaju do Colônia (BA)
    Itajuípe (BA)
    Italva (RJ)
    Itamaraju (BA)
    Itamarandiba (MG)
    Itamarati (AM)
    Itamarati de Minas (MG)
    Itamari (BA)
    Itambacuri (MG)
    Itambaracá (PR)
    Itambé (BA)
    Itambé (PE)
    Itambé (PR)
    Itambé do Mato Dentro (MG)
    Itamogi (MG)
    Itamonte (MG)
    Itanagra (BA)
    Itanhaém (SP)
    Itanhandu (MG)
    Itanhangá (MT)
    Itanhém (BA)
    Itanhomi (MG)
    Itaobim (MG)
    Itaocara (RJ)
    Itaóca (SP)
    Itapaci (GO)
    Itapajé (CE)
    Itapagipe (MG)
    Itaparica (BA)
    Itapé (BA)
    Itapebi (BA)
    Itapecerica (MG)
    Itapecerica da Serra (SP)
    Itapecuru Mirim (MA)
    Itapejara d’Oeste (PR)
    Itapema (SC)
    Itapemirim (ES)
    Itaperuçu (PR)
    Itaperuna (RJ)
    Itapetim (PE)
    Itapetinga (BA)
    Itapetininga (SP)
    Itapeva (MG)
    Itapeva (SP)
    Itapevi (SP)
    Itapicuru (BA)
    Itapipoca (CE)
    Itapiranga (AM)
    Itapiranga (SC)
    Itapirapuã (GO)
    Itapirapuã Paulista (SP)
    Itapira (SP)
    Itapiratins (TO)
    Itapissuma (PE)
    Itapitanga (BA)
    Itapiúna (CE)
    Itapoá (SC)
    Itápolis (SP)
    Itaporã (MS)
    Itaporã do Tocantins (TO)
    Itaporanga (PB)
    Itaporanga (SP)
    Itaporanga d’Ajuda (SE)
    Itapororoca (PB)
    Itapuã do Oeste (RO)
    Itapuca (RS)
    Itapuí (SP)
    Itapuranga (GO)
    Itapura (SP)
    Itaquaquecetuba (SP)
    Itaquara (BA)
    Itaquiraí (MS)
    Itaqui (RS)
    Itaquitinga (PE)
    Itarana (ES)
    Itarantim (BA)
    Itararé (SP)
    Itarema (CE)
    Itariri (SP)
    Itarumã (GO)
    Itati (RS)
    Itatiaia (RJ)
    Itatiaiuçu (MG)
    Itatiba (SP)
    Itatiba do Sul (RS)
    Itatim (BA)
    Itatinga (SP)
    Itatira (CE)
    Itatuba (PB)
    Itaú (RN)
    Itaubal (AP)
    Itaúba (MT)
    Itauçu (GO)
    Itaú de Minas (MG)
    Itaueira (PI)
    Itaúna (MG)
    Itaúna do Sul (PR)
    Itaverava (MG)
    Itinga (MG)
    Itinga do Maranhão (MA)
    Itiquira (MT)
    Itirapina (SP)
    Itirapuã (SP)
    Itiruçu (BA)
    Itiúba (BA)
    Itobi (SP)
    Itororó (BA)
    Itu (SP)
    Ituaçu (BA)
    Ituberá (BA)
    Itueta (MG)
    Ituiutaba (MG)
    Itumbiara (GO)
    Itumirim (MG)
    Itupeva (SP)
    Itupiranga (PA)
    Ituporanga (SC)
    Iturama (MG)
    Itutinga (MG)
    Ituverava (SP)
    Iuiú (BA)
    Iúna (ES)
    Ivaí (PR)
    Ivaiporã (PR)
    Ivaté (PR)
    Ivatuba (PR)
    Ivinhema (MS)
    Ivolândia (GO)
    Ivorá (RS)
    Ivoti (RS)
    Jaboatão dos Guararapes (PE)
    Jaborá (SC)
    Jaborandi (BA)
    Jaborandi (SP)
    Jaboticaba (RS)
    Jaboticabal (SP)
    Jaboticatubas (MG)
    Jaboti (PR)
    Jaçanã (RN)
    Jacaraci (BA)
    Jacaraú (PB)
    Jacareacanga (PA)
    Jacaré dos Homens (AL)
    Jacareí (SP)
    Jacarezinho (PR)
    Jaci (SP)
    Jaciara (MT)
    Jacinto (MG)
    Jacinto Machado (SC)
    Jacobina (BA)
    Jacobina do Piauí (PI)
    Jacuí (MG)
    Jacuípe (AL)
    Jacuizinho (RS)
    Jacundá (PA)
    Jacupiranga (SP)
    Jacutinga (MG)
    Jacutinga (RS)
    Jaguapitã (PR)
    Jaguaquara (BA)
    Jaguaraçu (MG)
    Jaguarão (RS)
    Jaguarari (BA)
    Jaguaré (ES)
    Jaguaretama (CE)
    Jaguariaíva (PR)
    Jaguaribara (CE)
    Jaguaribe (CE)
    Jaguaripe (BA)
    Jaguari (RS)
    Jaguariúna (SP)
    Jaguaruana (CE)
    Jaguaruna (SC)
    Jaíba (MG)
    Jaicós (PI)
    Jales (SP)
    Jambeiro (SP)
    Jampruca (MG)
    Janaúba (MG)
    Jandaia (GO)
    Jandaia do Sul (PR)
    Jandaíra (BA)
    Jandaíra (RN)
    Jandira (SP)
    Janduís (RN)
    Jangada (MT)
    Janiópolis (PR)
    Januária (MG)
    Japaraíba (MG)
    Japaratinga (AL)
    Japaratuba (SE)
    Japeri (RJ)
    Japi (RN)
    Japira (PR)
    Japoatã (SE)
    Japonvar (MG)
    Japurá (AM)
    Japurá (PR)
    Japorã (MS)
    Jaqueira (PE)
    Jaquirana (RS)
    Jaraguá (GO)
    Jaraguá do Sul (SC)
    Jaraguari (MS)
    Jaramataia (AL)
    Jardim (CE)
    Jardim (MS)
    Jardim Alegre (PR)
    Jardim de Angicos (RN)
    Jardim de Piranhas (RN)
    Jardim do Mulato (PI)
    Jardim do Seridó (RN)
    Jardim Olinda (PR)
    Jardinópolis (SC)
    Jardinópolis (SP)
    Jari (RS)
    Jarinu (SP)
    Jaru (RO)
    Jataí (GO)
    Jataizinho (PR)
    Jataúba (PE)
    Jateí (MS)
    Jati (CE)
    Jatobá (MA)
    Jatobá (PE)
    Jatobá do Piauí (PI)
    Jaú (SP)
    Jaú do Tocantins (TO)
    Jaupaci (GO)
    Jauru (MT)
    Jeceaba (MG)
    Jenipapo de Minas (MG)
    Jenipapo dos Vieiras (MA)
    Jequeri (MG)
    Jequiá da Praia (AL)
    Jequié (BA)
    Jequitaí (MG)
    Jequitibá (MG)
    Jequitinhonha (MG)
    Jeremoabo (BA)
    Jericó (PB)
    Jeriquara (SP)
    Jerônimo Monteiro (ES)
    Jerumenha (PI)
    Jesuânia (MG)
    Jesuítas (PR)
    Jesúpolis (GO)
    Jijoca de Jericoacoara (CE)
    Ji-Paraná (RO)
    Jiquiriçá (BA)
    Jitaúna (BA)
    Joaçaba (SC)
    Joaíma (MG)
    Joanésia (MG)
    Joanópolis (SP)
    João Alfredo (PE)
    João Câmara (RN)
    João Costa (PI)
    João Dias (RN)
    João Dourado (BA)
    João Lisboa (MA)
    João Monlevade (MG)
    João Neiva (ES)
    João Pessoa (PB)
    João Pinheiro (MG)
    João Ramalho (SP)
    Joaquim Felício (MG)
    Joaquim Gomes (AL)
    Joaquim Nabuco (PE)
    Joaquim Pires (PI)
    Joaquim Távora (PR)
    Joca Marques (PI)
    Jóia (RS)
    Joinville (SC)
    Jordânia (MG)
    Jordão (AC)
    José Boiteux (SC)
    José Bonifácio (SP)
    José da Penha (RN)
    José de Freitas (PI)
    José Gonçalves de Minas (MG)
    Joselândia (MA)
    Josenópolis (MG)
    José Raydan (MG)
    Joviânia (GO)
    Juara (MT)
    Juarez Távora (PB)
    Juarina (TO)
    Juatuba (MG)
    Juazeirinho (PB)
    Juazeiro (BA)
    Juazeiro do Norte (CE)
    Juazeiro do Piauí (PI)
    Jucás (CE)
    Jucati (PE)
    Jucuruçu (BA)
    Jucurutu (RN)
    Juína (MT)
    Juiz de Fora (MG)
    Júlio Borges (PI)
    Júlio de Castilhos (RS)
    Júlio Mesquita (SP)
    Jumirim (SP)
    Junco do Maranhão (MA)
    Junco do Seridó (PB)
    Jundiá (AL)
    Jundiá (RN)
    Jundiaí (SP)
    Jundiaí do Sul (PR)
    Junqueiro (AL)
    Junqueirópolis (SP)
    Jupi (PE)
    Jupiá (SC)
    Juquiá (SP)
    Juquitiba (SP)
    Juramento (MG)
    Juranda (PR)
    Jurema (PE)
    Jurema (PI)
    Juripiranga (PB)
    Juru (PB)
    Juruá (AM)
    Juruaia (MG)
    Juruena (MT)
    Juruti (PA)
    Juscimeira (MT)
    Jussara (BA)
    Jussara (GO)
    Jussara (PR)
    Jussari (BA)
    Jussiape (BA)
    Jutaí (AM)
    Juti (MS)
    Juvenília (MG)
    Kaloré (PR)
    Lábrea (AM)
    Lacerdópolis (SC)
    Ladainha (MG)
    Ladário (MS)
    Lafaiete Coutinho (BA)
    Lagamar (MG)
    Lagarto (SE)
    Lages (SC)
    Lagoa (PB)
    Lagoa Alegre (PI)
    Lagoa Bonita do Sul (RS)
    Lagoa da Canoa (AL)
    Lagoa da Confusão (TO)
    Lagoa d’Anta (RN)
    Lagoa da Prata (MG)
    Lagoa de Dentro (PB)
    Lagoa de Itaenga (PE)
    Lagoa de Pedras (RN)
    Lagoa de São Francisco (PI)
    Lagoa de Velhos (RN)
    Lagoa do Barro do Piauí (PI)
    Lagoa do Carro (PE)
    Lagoa do Mato (MA)
    Lagoa do Ouro (PE)
    Lagoa do Piauí (PI)
    Lagoa dos Gatos (PE)
    Lagoa do Sítio (PI)
    Lagoa dos Patos (MG)
    Lagoa dos Três Cantos (RS)
    Lagoa do Tocantins (TO)
    Lagoa Dourada (MG)
    Lagoa Formosa (MG)
    Lagoa Grande do Maranhão (MA)
    Lagoa Grande (MG)
    Lagoa Grande (PE)
    Lagoa Nova (RN)
    Lagoão (RS)
    Lagoa Real (BA)
    Lagoa Salgada (RN)
    Lagoa Santa (GO)
    Lagoa Santa (MG)
    Lagoa Seca (PB)
    Lagoa Vermelha (RS)
    Lago da Pedra (MA)
    Lago do Junco (MA)
    Lago dos Rodrigues (MA)
    Lagoinha (SP)
    Lagoinha do Piauí (PI)
    Lago Verde (MA)
    Laguna Carapã (MS)
    Laguna (SC)
    Laje (BA)
    Lajeado (RS)
    Lajeado (TO)
    Lajeado do Bugre (RS)
    Lajeado Grande (SC)
    Lajeado Novo (MA)
    Lajedão (BA)
    Lajedinho (BA)
    Lajedo (PE)
    Lajedo do Tabocal (BA)
    Laje do Muriaé (RJ)
    Lajes (RN)
    Lajes Pintadas (RN)
    Lajinha (MG)
    Lamarão (BA)
    Lambari (MG)
    Lambari d’Oeste (MT)
    Lamim (MG)
    Landri Sales (PI)
    Lapa (PR)
    Lapão (BA)
    Laranja da Terra (ES)
    Laranjal (MG)
    Laranjal (PR)
    Laranjal do Jari (AP)
    Laranjal Paulista (SP)
    Laranjeiras (SE)
    Laranjeiras do Sul (PR)
    Lassance (MG)
    Lastro (PB)
    Laurentino (SC)
    Lauro de Freitas (BA)
    Lauro Müller (SC)
    Lavandeira (TO)
    Lavínia (SP)
    Lavras (MG)
    Lavras da Mangabeira (CE)
    Lavras do Sul (RS)
    Lavrinhas (SP)
    Leandro Ferreira (MG)
    Lebon Régis (SC)
    Leme (SP)
    Leme do Prado (MG)
    Lençóis (BA)
    Lençóis Paulista (SP)
    Leoberto Leal (SC)
    Leopoldina (MG)
    Leopoldo de Bulhões (GO)
    Leópolis (PR)
    Liberato Salzano (RS)
    Liberdade (MG)
    Licínio de Almeida (BA)
    Lidianópolis (PR)
    Lima Campos (MA)
    Lima Duarte (MG)
    Limeira (SP)
    Limeira do Oeste (MG)
    Limoeiro (PE)
    Limoeiro de Anadia (AL)
    Limoeiro do Ajuru (PA)
    Limoeiro do Norte (CE)
    Lindoeste (PR)
    Lindóia (SP)
    Lindóia do Sul (SC)
    Lindolfo Collor (RS)
    Linha Nova (RS)
    Linhares (ES)
    Lins (SP)
    Livramento (PB)
    Livramento de Nossa Senhora (BA)
    Lizarda (TO)
    Loanda (PR)
    Lobato (PR)
    Logradouro (PB)
    Londrina (PR)
    Lontra (MG)
    Lontras (SC)
    Lorena (SP)
    Loreto (MA)
    Lourdes (SP)
    Louveira (SP)
    Lucas do Rio Verde (MT)
    Lucélia (SP)
    Lucena (PB)
    Lucianópolis (SP)
    Luciara (MT)
    Lucrécia (RN)
    Luís Antônio (SP)
    Luisburgo (MG)
    Luís Alves (SC)
    Luís Correia (PI)
    Luís Domingues (MA)
    Luís Eduardo Magalhães (BA)
    Luís Gomes (RN)
    Luisiana (PR)
    Luisiânia (SP)
    Luislândia (MG)
    Luminárias (MG)
    Lunardelli (PR)
    Lupércio (SP)
    Lupionópolis (PR)
    Lutécia (SP)
    Luz (MG)
    Luzerna (SC)
    Luziânia (GO)
    Luzilândia (PI)
    Luzinópolis (TO)
    Macaé (RJ)
    Macaíba (RN)
    Macajuba (BA)
    Maçambara (RS)
    Macambira (SE)
    Macapá (AP)
    Macaparana (PE)
    Macarani (BA)
    Macatuba (SP)
    Macau (RN)
    Macaubal (SP)
    Macaúbas (BA)
    Macedônia (SP)
    Maceió (AL)
    Machacalis (MG)
    Machadinho (RS)
    Machadinho d’Oeste (RO)
    Machado (MG)
    Machados (PE)
    Macieira (SC)
    Macuco (RJ)
    Macururé (BA)
    Madalena (CE)
    Madeiro (PI)
    Madre de Deus (BA)
    Madre de Deus de Minas (MG)
    Mãe d’Água (PB)
    Mãe do Rio (PA)
    Maetinga (BA)
    Mafra (SC)
    Magalhães Barata (PA)
    Magalhães de Almeida (MA)
    Magda (SP)
    Magé (RJ)
    Maiquinique (BA)
    Mairi (BA)
    Mairinque (SP)
    Mairiporã (SP)
    Mairipotaba (GO)
    Major Gercino (SC)
    Major Isidoro (AL)
    Major Sales (RN)
    Major Vieira (SC)
    Malacacheta (MG)
    Malhada (BA)
    Malhada de Pedras (BA)
    Malhada dos Bois (SE)
    Malhador (SE)
    Mallet (PR)
    Malta (PB)
    Mamanguape (PB)
    Mambaí (GO)
    Mamborê (PR)
    Mamonas (MG)
    Mampituba (RS)
    Manacapuru (AM)
    Manaíra (PB)
    Manaquiri (AM)
    Manari (PE)
    Manaus (AM)
    Mâncio Lima (AC)
    Mandaguaçu (PR)
    Mandaguari (PR)
    Mandirituba (PR)
    Manduri (SP)
    Manfrinópolis (PR)
    Manga (MG)
    Mangaratiba (RJ)
    Mangueirinha (PR)
    Manhuaçu (MG)
    Manhumirim (MG)
    Manicoré (AM)
    Manoel Emídio (PI)
    Manoel Ribas (PR)
    Manoel Urbano (AC)
    Manoel Viana (RS)
    Manoel Vitorino (BA)
    Mansidão (BA)
    Mantena (MG)
    Mantenópolis (ES)
    Maquiné (RS)
    Maraã (AM)
    Marabá (PA)
    Marabá Paulista (SP)
    Maracaçumé (MA)
    Maracaí (SP)
    Maracajá (SC)
    Maracaju (MS)
    Maracanã (PA)
    Maracanaú (CE)
    Maracás (BA)
    Maragogi (AL)
    Maragogipe (BA)
    Maraial (PE)
    Marajá do Sena (MA)
    Maranguape (CE)
    Maranhãozinho (MA)
    Marapanim (PA)
    Marapoama (SP)
    Mara Rosa (GO)
    Marataízes (ES)
    Maratá (RS)
    Maraú (BA)
    Marau (RS)
    Maravilha (AL)
    Maravilha (SC)
    Maravilhas (MG)
    Marcação (PB)
    Marcelândia (MT)
    Marcelino Ramos (RS)
    Marcelino Vieira (RN)
    Marcionílio Souza (BA)
    Marco (CE)
    Marcolândia (PI)
    Marcos Parente (PI)
    Mar de Espanha (MG)
    Marechal Cândido Rondon (PR)
    Marechal Deodoro (AL)
    Marechal Floriano (ES)
    Marechal Thaumaturgo (AC)
    Marema (SC)
    Mari (PB)
    Maria da Fé (MG)
    Maria Helena (PR)
    Marialva (PR)
    Mariana (MG)
    Mariana Pimentel (RS)
    Mariano Moro (RS)
    Marianópolis do Tocantins (TO)
    Mariápolis (SP)
    Maribondo (AL)
    Maricá (RJ)
    Marilac (MG)
    Marilândia (ES)
    Marilândia do Sul (PR)
    Marilena (PR)
    Marília (SP)
    Mariluz (PR)
    Maringá (PR)
    Marinópolis (SP)
    Mário Campos (MG)
    Mariópolis (PR)
    Maripá (PR)
    Maripá de Minas (MG)
    Marituba (PA)
    Marizópolis (PB)
    Marliéria (MG)
    Marmeleiro (PR)
    Marmelópolis (MG)
    Marques de Souza (RS)
    Marquinho (PR)
    Martinho Campos (MG)
    Martinópole (CE)
    Martinópolis (SP)
    Martins (RN)
    Martins Soares (MG)
    Maruim (SE)
    Marumbi (PR)
    Mar Vermelho (AL)
    Marzagão (GO)
    Mascote (BA)
    Massapê (CE)
    Massapê do Piauí (PI)
    Massaranduba (PB)
    Massaranduba (SC)
    Mata (RS)
    Mata de São João (BA)
    Mata Grande (AL)
    Matão (SP)
    Mataraca (PB)
    Mata Roma (MA)
    Mata Verde (MG)
    Mateiros (TO)
    Matelândia (PR)
    Materlândia (MG)
    Mateus Leme (MG)
    Mathias Lobato (MG)
    Matias Barbosa (MG)
    Matias Cardoso (MG)
    Matias Olímpio (PI)
    Matina (BA)
    Matinha (MA)
    Matinhas (PB)
    Matinhos (PR)
    Matipó (MG)
    Mato Castelhano (RS)
    Matões (MA)
    Matões do Norte (MA)
    Mato Grosso (PB)
    Mato Leitão (RS)
    Mato Queimado (RS)
    Mato Rico (PR)
    Matos Costa (SC)
    Mato Verde (MG)
    Matozinhos (MG)
    Matrinchã (GO)
    Matriz de Camaragibe (AL)
    Matupá (MT)
    Matureia (PB)
    Matutina (MG)
    Mauá (SP)
    Mauá da Serra (PR)
    Maués (AM)
    Maurilândia (GO)
    Maurilândia do Tocantins (TO)
    Mauriti (CE)
    Maxaranguape (RN)
    Maximiliano de Almeida (RS)
    Mazagão (AP)
    Medeiros (MG)
    Medeiros Neto (BA)
    Medianeira (PR)
    Medicilândia (PA)
    Medina (MG)
    Meleiro (SC)
    Melgaço (PA)
    Mendes (RJ)
    Mendes Pimentel (MG)
    Mendonça (SP)
    Mercedes (PR)
    Mercês (MG)
    Meridiano (SP)
    Meruoca (CE)
    Mesópolis (SP)
    Mesquita (MG)
    Mesquita (RJ)
    Messias (AL)
    Messias Targino (RN)
    Miguel Alves (PI)
    Miguel Calmon (BA)
    Miguel Leão (PI)
    Miguelópolis (SP)
    Miguel Pereira (RJ)
    Milagres (BA)
    Milagres (CE)
    Milagres do Maranhão (MA)
    Milhã (CE)
    Milton Brandão (PI)
    Mimoso de Goiás (GO)
    Mimoso do Sul (ES)
    Minaçu (GO)
    Minador do Negrão (AL)
    Minas do Leão (RS)
    Minas Novas (MG)
    Minduri (MG)
    Mineiros (GO)
    Mineiros do Tietê (SP)
    Ministro Andreazza (RO)
    Mirabela (MG)
    Miracatu (SP)
    Miracema (RJ)
    Miracema do Tocantins (TO)
    Mirador (MA)
    Mirador (PR)
    Miradouro (MG)
    Mira Estrela (SP)
    Miraguaí (RS)
    Miraí (MG)
    Miraíma (CE)
    Miranda (MS)
    Miranda do Norte (MA)
    Mirandiba (PE)
    Mirandópolis (SP)
    Mirangaba (BA)
    Miranorte (TO)
    Mirante (BA)
    Mirante da Serra (RO)
    Mirante do Paranapanema (SP)
    Miraselva (PR)
    Mirassol (SP)
    Mirassolândia (SP)
    Mirassol d’Oeste (MT)
    Miravânia (MG)
    Mirim Doce (SC)
    Mirinzal (MA)
    Missal (PR)
    Missão Velha (CE)
    Mocajuba (PA)
    Mococa (SP)
    Modelo (SC)
    Moeda (MG)
    Moema (MG)
    Mogeiro (PB)
    Mogi das Cruzes (SP)
    Mogi Guaçu (SP)
    Mogi Mirim (SP)
    Moiporá (GO)
    Moita Bonita (SE)
    Moju (PA)
    Mombaça (CE)
    Mombuca (SP)
    Monção (MA)
    Monções (SP)
    Mondaí (SC)
    Mongaguá (SP)
    Monjolos (MG)
    Monsenhor Gil (PI)
    Monsenhor Hipólito (PI)
    Monsenhor Paulo (MG)
    Monsenhor Tabosa (CE)
    Montadas (PB)
    Montalvânia (MG)
    Montanha (ES)
    Montanhas (RN)
    Montauri (RS)
    Monte Alegre (PA)
    Monte Alegre (RN)
    Monte Alegre de Goiás (GO)
    Monte Alegre de Minas (MG)
    Monte Alegre de Sergipe (SE)
    Monte Alegre do Piauí (PI)
    Monte Alegre dos Campos (RS)
    Monte Alegre do Sul (SP)
    Monte Alto (SP)
    Monte Aprazível (SP)
    Monte Azul (MG)
    Monte Azul Paulista (SP)
    Monte Belo (MG)
    Monte Belo do Sul (RS)
    Monte Carlo (SC)
    Monte Carmelo (MG)
    Monte Castelo (SC)
    Monte Castelo (SP)
    Monte das Gameleiras (RN)
    Monte do Carmo (TO)
    Monte Formoso (MG)
    Monte Horebe (PB)
    Monteiro (PB)
    Monteiro Lobato (SP)
    Monteirópolis (AL)
    Monte Mor (SP)
    Monte Negro (RO)
    Montenegro (RS)
    Montes Altos (MA)
    Monte Santo (BA)
    Monte Santo (TO)
    Monte Santo de Minas (MG)
    Montes Claros (MG)
    Montes Claros de Goiás (GO)
    Monte Sião (MG)
    Montezuma (MG)
    Montividiu (GO)
    Montividiu do Norte (GO)
    Morada Nova (CE)
    Morada Nova de Minas (MG)
    Moraújo (CE)
    Moreilândia (PE)
    Moreira Sales (PR)
    Moreno (PE)
    Mormaço (RS)
    Morpará (BA)
    Morretes (PR)
    Morrinhos (CE)
    Morrinhos (GO)
    Morrinhos do Sul (RS)
    Morro Agudo (SP)
    Morro Agudo de Goiás (GO)
    Morro Cabeça no Tempo (PI)
    Morro da Fumaça (SC)
    Morro da Garça (MG)
    Morro do Chapéu (BA)
    Morro do Chapéu do Piauí (PI)
    Morro do Pilar (MG)
    Morro Grande (SC)
    Morro Redondo (RS)
    Morro Reuter (RS)
    Morros (MA)
    Mortugaba (BA)
    Morungaba (SP)
    Mossâmedes (GO)
    Mossoró (RN)
    Mostardas (RS)
    Motuca (SP)
    Mozarlândia (GO)
    Muaná (PA)
    Mucajaí (RR)
    Mucambo (CE)
    Mucugê (BA)
    Muçum (RS)
    Mucuri (BA)
    Mucurici (ES)
    Muitos Capões (RS)
    Muliterno (RS)
    Mulungu (CE)
    Mulungu (PB)
    Mulungu do Morro (BA)
    Mundo Novo (BA)
    Mundo Novo (GO)
    Mundo Novo (MS)
    Munhoz (MG)
    Munhoz de Melo (PR)
    Muniz Ferreira (BA)
    Muniz Freire (ES)
    Muquém de São Francisco (BA)
    Muqui (ES)
    Muriaé (MG)
    Muribeca (SE)
    Murici (AL)
    Murici dos Portelas (PI)
    Muricilândia (TO)
    Muritiba (BA)
    Murutinga do Sul (SP)
    Mutuípe (BA)
    Mutum (MG)
    Mutunópolis (GO)
    Muzambinho (MG)
    Nacip Raydan (MG)
    Nantes (SP)
    Nanuque (MG)
    Não-Me-Toque (RS)
    Naque (MG)
    Narandiba (SP)
    Natal (RN)
    Natalândia (MG)
    Natércia (MG)
    Natividade (RJ)
    Natividade (TO)
    Natividade da Serra (SP)
    Natuba (PB)
    Navegantes (SC)
    Naviraí (MS)
    Nazaré (BA)
    Nazaré (TO)
    Nazaré da Mata (PE)
    Nazaré do Piauí (PI)
    Nazareno (MG)
    Nazaré Paulista (SP)
    Nazarezinho (PB)
    Nazária (PI)
    Nazário (GO)
    Neópolis (SE)
    Nepomuceno (MG)
    Nerópolis (GO)
    Neves Paulista (SP)
    Nhamundá (AM)
    Nhandeara (SP)
    Nicolau Vergueiro (RS)
    Nilo Peçanha (BA)
    Nilópolis (RJ)
    Nina Rodrigues (MA)
    Ninheira (MG)
    Nioaque (MS)
    Nipoã (SP)
    Niquelândia (GO)
    Nísia Floresta (RN)
    Niterói (RJ)
    Nobres (MT)
    Nonoai (RS)
    Nordestina (BA)
    Normandia (RR)
    Nortelândia (MT)
    Nossa Senhora Aparecida (SE)
    Nossa Senhora da Glória (SE)
    Nossa Senhora das Dores (SE)
    Nossa Senhora das Graças (PR)
    Nossa Senhora de Lourdes (SE)
    Nossa Senhora de Nazaré (PI)
    Nossa Senhora do Livramento (MT)
    Nossa Senhora do Socorro (SE)
    Nossa Senhora dos Remédios (PI)
    Nova Aliança (SP)
    Nova Aliança do Ivaí (PR)
    Nova Alvorada (RS)
    Nova Alvorada do Sul (MS)
    Nova América (GO)
    Nova América da Colina (PR)
    Nova Andradina (MS)
    Nova Araçá (RS)
    Nova Aurora (GO)
    Nova Aurora (PR)
    Nova Bandeirantes (MT)
    Nova Bassano (RS)
    Nova Belém (MG)
    Nova Boa Vista (RS)
    Nova Brasilândia (MT)
    Nova Brasilândia d’Oeste (RO)
    Nova Bréscia (RS)
    Nova Campina (SP)
    Nova Canaã (BA)
    Nova Canaã do Norte (MT)
    Nova Canaã Paulista (SP)
    Nova Candelária (RS)
    Nova Cantu (PR)
    Nova Castilho (SP)
    Nova Colinas (MA)
    Nova Crixás (GO)
    Nova Cruz (RN)
    Nova Era (MG)
    Nova Erechim (SC)
    Nova Esperança (PR)
    Nova Esperança do Piriá (PA)
    Nova Esperança do Sudoeste (PR)
    Nova Esperança do Sul (RS)
    Nova Europa (SP)
    Nova Fátima (BA)
    Nova Fátima (PR)
    Nova Floresta (PB)
    Nova Friburgo (RJ)
    Nova Glória (GO)
    Nova Granada (SP)
    Nova Guarita (MT)
    Nova Guataporanga (SP)
    Nova Hartz (RS)
    Nova Ibiá (BA)
    Nova Iguaçu (RJ)
    Nova Iguaçu de Goiás (GO)
    Nova Independência (SP)
    Nova Iorque (MA)
    Nova Ipixuna (PA)
    Novais (SP)
    Nova Itaberaba (SC)
    Nova Itarana (BA)
    Nova Lacerda (MT)
    Nova Laranjeiras (PR)
    Nova Lima (MG)
    Nova Londrina (PR)
    Nova Luzitânia (SP)
    Nova Mamoré (RO)
    Nova Marilândia (MT)
    Nova Maringá (MT)
    Nova Módica (MG)
    Nova Monte Verde (MT)
    Nova Mutum (MT)
    Nova Nazaré (MT)
    Nova Odessa (SP)
    Nova Olímpia (MT)
    Nova Olímpia (PR)
    Nova Olinda (CE)
    Nova Olinda (PB)
    Nova Olinda (TO)
    Nova Olinda do Maranhão (MA)
    Nova Olinda do Norte (AM)
    Nova Pádua (RS)
    Nova Palma (RS)
    Nova Palmeira (PB)
    Nova Petrópolis (RS)
    Nova Ponte (MG)
    Nova Porteirinha (MG)
    Nova Prata (RS)
    Nova Prata do Iguaçu (PR)
    Nova Ramada (RS)
    Nova Redenção (BA)
    Nova Resende (MG)
    Nova Roma (GO)
    Nova Roma do Sul (RS)
    Nova Rosalândia (TO)
    Nova Russas (CE)
    Nova Santa Bárbara (PR)
    Nova Santa Helena (MT)
    Nova Santa Rita (PI)
    Nova Santa Rita (RS)
    Nova Santa Rosa (PR)
    Nova Serrana (MG)
    Nova Soure (BA)
    Nova Tebas (PR)
    Nova Timboteua (PA)
    Nova Trento (SC)
    Nova Ubiratã (MT)
    Nova União (MG)
    Nova União (RO)
    Nova Venécia (ES)
    Nova Veneza (GO)
    Nova Veneza (SC)
    Nova Viçosa (BA)
    Nova Xavantina (MT)
    Novo Acordo (TO)
    Novo Alegre (TO)
    Novo Aripuanã (AM)
    Novo Airão (AM)
    Novo Barreiro (RS)
    Novo Brasil (GO)
    Novo Cabrais (RS)
    Novo Cruzeiro (MG)
    Novo Gama (GO)
    Novo Hamburgo (RS)
    Novo Horizonte (BA)
    Novo Horizonte (SC)
    Novo Horizonte (SP)
    Novo Horizonte do Norte (MT)
    Novo Horizonte do Oeste (RO)
    Novo Horizonte do Sul (MS)
    Novo Itacolomi (PR)
    Novo Jardim (TO)
    Novo Lino (AL)
    Novo Machado (RS)
    Novo Mundo (MT)
    Novo Oriente (CE)
    Novo Oriente de Minas (MG)
    Novo Oriente do Piauí (PI)
    Novo Planalto (GO)
    Novo Progresso (PA)
    Novo Repartimento (PA)
    Novorizonte (MG)
    Novo Santo Antônio (MT)
    Novo Santo Antônio (PI)
    Novo São Joaquim (MT)
    Novo Tiradentes (RS)
    Novo Triunfo (BA)
    Novo Xingu (RS)
    Nuporanga (SP)
    Óbidos (PA)
    Ocara (CE)
    Ocauçu (SP)
    Oeiras (PI)
    Oeiras do Pará (PA)
    Oiapoque (AP)
    Olaria (MG)
    Óleo (SP)
    Olho d’Água (PB)
    Olhos-d’Água (MG)
    Olho d’Água das Cunhãs (MA)
    Olho d’Água das Flores (AL)
    Olho d’Água do Borges (RN)
    Olho d’Água do Casado (AL)
    Olho d’Água do Piauí (PI)
    Olho d’Água Grande (AL)
    Olímpia (SP)
    Olímpio Noronha (MG)
    Olinda (PE)
    Olinda Nova do Maranhão (MA)
    Olindina (BA)
    Olivedos (PB)
    Oliveira (MG)
    Oliveira de Fátima (TO)
    Oliveira dos Brejinhos (BA)
    Oliveira Fortes (MG)
    Olivença (AL)
    Onça de Pitangui (MG)
    Onda Verde (SP)
    Oratórios (MG)
    Oriente (SP)
    Orindiúva (SP)
    Oriximiná (PA)
    Orizânia (MG)
    Orizona (GO)
    Orlândia (SP)
    Orleans (SC)
    Orobó (PE)
    Orocó (PE)
    Orós (CE)
    Ortigueira (PR)
    Osasco (SP)
    Oscar Bressane (SP)
    Osório (RS)
    Osvaldo Cruz (SP)
    Otacílio Costa (SC)
    Ourém (PA)
    Ouriçangas (BA)
    Ouricuri (PE)
    Ourilândia do Norte (PA)
    Ourinhos (SP)
    Ourizona (PR)
    Ouro (SC)
    Ouro Branco (AL)
    Ouro Branco (MG)
    Ouro Branco (RN)
    Ouroeste (SP)
    Ouro Fino (MG)
    Ourolândia (BA)
    Ouro Preto (MG)
    Ouro Preto do Oeste (RO)
    Ouro Velho (PB)
    Ouro Verde (SC)
    Ouro Verde (SP)
    Ouro Verde de Goiás (GO)
    Ouro Verde de Minas (MG)
    Ouro Verde do Oeste (PR)
    Ouvidor (GO)
    Pacaembu (SP)
    Pacajá (PA)
    Pacajus (CE)
    Pacaraima (RR)
    Pacatuba (CE)
    Pacatuba (SE)
    Paço do Lumiar (MA)
    Pacoti (CE)
    Pacujá (CE)
    Padre Bernardo (GO)
    Padre Carvalho (MG)
    Padre Marcos (PI)
    Padre Paraíso (MG)
    Paes Landim (PI)
    Paial (SC)
    Paiçandu (PR)
    Paim Filho (RS)
    Paineiras (MG)
    Painel (SC)
    Pains (MG)
    Pai Pedro (MG)
    Paiva (MG)
    Pajeú do Piauí (PI)
    Palestina (AL)
    Palestina (SP)
    Palestina de Goiás (GO)
    Palestina do Pará (PA)
    Palhano (CE)
    Palhoça (SC)
    Palma (MG)
    Palmácia (CE)
    Palmares (PE)
    Palmares do Sul (RS)
    Palmares Paulista (SP)
    Palmas de Monte Alto (BA)
    Palmas (PR)
    Palmas (TO)
    Palma Sola (SC)
    Palmeira (PR)
    Palmeira (SC)
    Palmeira das Missões (RS)
    Palmeira d’Oeste (SP)
    Palmeira do Piauí (PI)
    Palmeira dos Índios (AL)
    Palmeirais (PI)
    Palmeirândia (MA)
    Palmeirante (TO)
    Palmeiras (BA)
    Palmeiras de Goiás (GO)
    Palmeiras do Tocantins (TO)
    Palmeirina (PE)
    Palmeirópolis (TO)
    Palmelo (GO)
    Palminópolis (GO)
    Palmital (PR)
    Palmital (SP)
    Palmitinho (RS)
    Palmitos (SC)
    Palmópolis (MG)
    Palotina (PR)
    Panamá (GO)
    Panambi (RS)
    Pancas (ES)
    Panelas (PE)
    Panorama (SP)
    Pantano Grande (RS)
    Pão de Açúcar (AL)
    Papagaios (MG)
    Papanduva (SC)
    Paquetá (PI)
    Paracambi (RJ)
    Paracatu (MG)
    Paracuru (CE)
    Pará de Minas (MG)
    Paragominas (PA)
    Paraguaçu (MG)
    Paraguaçu Paulista (SP)
    Paraí (RS)
    Paraíba do Sul (RJ)
    Paraibano (MA)
    Paraibuna (SP)
    Paraipaba (CE)
    Paraíso (SC)
    Paraíso (SP)
    Paraíso das Águas (MS)
    Paraíso do Norte (PR)
    Paraíso do Sul (RS)
    Paraíso do Tocantins (TO)
    Paraisópolis (MG)
    Parambu (CE)
    Paramirim (BA)
    Paramoti (CE)
    Paranacity (PR)
    Paranaguá (PR)
    Paranaíba (MS)
    Paranaiguara (GO)
    Paranaíta (MT)
    Paranapanema (SP)
    Paranapoema (PR)
    Paranapuã (SP)
    Paraná (RN)
    Paranã (TO)
    Paranatama (PE)
    Paranatinga (MT)
    Paranavaí (PR)
    Paranhos (MS)
    Paraopeba (MG)
    Parapuã (SP)
    Parari (PB)
    Parati (RJ)
    Paratinga (BA)
    Parauapebas (PA)
    Paraúna (GO)
    Paraú (RN)
    Parazinho (RN)
    Pardinho (SP)
    Pareci Novo (RS)
    Parecis (RO)
    Parelhas (RN)
    Pariconha (AL)
    Parintins (AM)
    Paripiranga (BA)
    Paripueira (AL)
    Pariquera-Açu (SP)
    Parisi (SP)
    Parnaguá (PI)
    Parnaíba (PI)
    Parnamirim (PE)
    Parnamirim (RN)
    Parnarama (MA)
    Parobé (RS)
    Passabém (MG)
    Passa e Fica (RN)
    Passagem (PB)
    Passagem (RN)
    Passagem Franca (MA)
    Passagem Franca do Piauí (PI)
    Passa-Quatro (MG)
    Passa-Sete (RS)
    Passa Tempo (MG)
    Passa-Vinte (MG)
    Passira (PE)
    Passo de Camaragibe (AL)
    Passo de Torres (SC)
    Passo do Sobrado (RS)
    Passo Fundo (RS)
    Passos (MG)
    Passos Maia (SC)
    Pastos Bons (MA)
    Patis (MG)
    Pato Bragado (PR)
    Pato Branco (PR)
    Patos (PB)
    Patos de Minas (MG)
    Patos do Piauí (PI)
    Patrocínio (MG)
    Patrocínio do Muriaé (MG)
    Patrocínio Paulista (SP)
    Patu (RN)
    Pati do Alferes (RJ)
    Pau Brasil (BA)
    Paudalho (PE)
    Pau d’Arco do Piauí (PI)
    Pau d’Arco (PA)
    Pau d’Arco (TO)
    Pau dos Ferros (RN)
    Pauini (AM)
    Paula Cândido (MG)
    Paula Freitas (PR)
    Pauliceia (SP)
    Paulínia (SP)
    Paulino Neves (MA)
    Paulistana (PI)
    Paulistânia (SP)
    Paulista (PB)
    Paulista (PE)
    Paulistas (MG)
    Paulo Afonso (BA)
    Paulo Bento (RS)
    Paulo de Faria (SP)
    Paulo Frontin (PR)
    Paulo Jacinto (AL)
    Paulo Lopes (SC)
    Paulo Ramos (MA)
    Pavão (MG)
    Paverama (RS)
    Pavussu (PI)
    Peabiru (PR)
    Peçanha (MG)
    Pederneiras (SP)
    Pé de Serra (BA)
    Pedra Azul (MG)
    Pedra Bela (SP)
    Pedra Bonita (MG)
    Pedra Branca (CE)
    Pedra Branca (PB)
    Pedra Branca do Amapari (AP)
    Pedra do Anta (MG)
    Pedra do Indaiá (MG)
    Pedra Dourada (MG)
    Pedra Grande (RN)
    Pedra Lavrada (PB)
    Pedralva (MG)
    Pedra Mole (SE)
    Pedranópolis (SP)
    Pedrão (BA)
    Pedra (PE)
    Pedra Preta (MT)
    Pedra Preta (RN)
    Pedras Altas (RS)
    Pedras de Fogo (PB)
    Pedras de Maria da Cruz (MG)
    Pedras Grandes (SC)
    Pedregulho (SP)
    Pedreira (SP)
    Pedreiras (MA)
    Pedrinhas (SE)
    Pedrinhas Paulista (SP)
    Pedrinópolis (MG)
    Pedro Afonso (TO)
    Pedro Alexandre (BA)
    Pedro Avelino (RN)
    Pedro Canário (ES)
    Pedro de Toledo (SP)
    Pedro do Rosário (MA)
    Pedro Gomes (MS)
    Pedro Laurentino (PI)
    Pedro Leopoldo (MG)
    Pedro Osório (RS)
    Pedro Régis (PB)
    Pedro II (PI)
    Pedro Teixeira (MG)
    Pedro Velho (RN)
    Peixe (TO)
    Peixe-Boi (PA)
    Peixoto de Azevedo (MT)
    Pejuçara (RS)
    Pelotas (RS)
    Penaforte (CE)
    Penalva (MA)
    Penápolis (SP)
    Pendências (RN)
    Penedo (AL)
    Penha (SC)
    Pentecoste (CE)
    Pequeri (MG)
    Pequi (MG)
    Pequizeiro (TO)
    Perdigão (MG)
    Perdizes (MG)
    Perdões (MG)
    Pereira Barreto (SP)
    Pereiras (SP)
    Pereiro (CE)
    Peri Mirim (MA)
    Periquito (MG)
    Peritiba (SC)
    Peritoró (MA)
    Perobal (PR)
    Pérola (PR)
    Pérola d’Oeste (PR)
    Perolândia (GO)
    Peruíbe (SP)
    Pescador (MG)
    Pesqueira (PE)
    Petrolândia (PE)
    Petrolândia (SC)
    Petrolina (PE)
    Petrolina de Goiás (GO)
    Petrópolis (RJ)
    Piaçabuçu (AL)
    Piacatu (SP)
    Piancó (PB)
    Piatã (BA)
    Piau (MG)
    Picada Café (RS)
    Piçarra (PA)
    Picos (PI)
    Picuí (PB)
    Piedade (SP)
    Piedade de Caratinga (MG)
    Piedade de Ponte Nova (MG)
    Piedade do Rio Grande (MG)
    Piedade dos Gerais (MG)
    Piên (PR)
    Pilão Arcado (BA)
    Pilar (AL)
    Pilar (PB)
    Pilar de Goiás (GO)
    Pilar do Sul (SP)
    Pilões (PB)
    Pilões (RN)
    Pilõezinhos (PB)
    Pimenta (MG)
    Pimenta Bueno (RO)
    Pimenteiras (PI)
    Pimenteiras do Oeste (RO)
    Pindaí (BA)
    Pindamonhangaba (SP)
    Pindaré-Mirim (MA)
    Pindoba (AL)
    Pindobaçu (BA)
    Pindorama (SP)
    Pindorama do Tocantins (TO)
    Pindoretama (CE)
    Pingo d’Água (MG)
    Pinhais (PR)
    Pinhal (RS)
    Pinhalão (PR)
    Pinhal da Serra (RS)
    Pinhal de São Bento (PR)
    Pinhal Grande (RS)
    Pinhalzinho (SC)
    Pinhalzinho (SP)
    Pinhão (PR)
    Pinhão (SE)
    Pinheiral (RJ)
    Pinheirinho do Vale (RS)
    Pinheiro (MA)
    Pinheiro Machado (RS)
    Pinheiro Preto (SC)
    Pinheiros (ES)
    Pintadas (BA)
    Pintópolis (MG)
    Pio IX (PI)
    Pio XII (MA)
    Piquerobi (SP)
    Piquet Carneiro (CE)
    Piquete (SP)
    Piracaia (SP)
    Piracanjuba (GO)
    Piracema (MG)
    Piracicaba (SP)
    Piracuruca (PI)
    Piraí (RJ)
    Piraí do Norte (BA)
    Piraí do Sul (PR)
    Piraju (SP)
    Pirajuba (MG)
    Pirajuí (SP)
    Pirambu (SE)
    Piranga (MG)
    Pirangi (SP)
    Piranguçu (MG)
    Piranguinho (MG)
    Piranhas (AL)
    Piranhas (GO)
    Pirapemas (MA)
    Pirapetinga (MG)
    Pirapó (RS)
    Pirapora (MG)
    Pirapora do Bom Jesus (SP)
    Pirapozinho (SP)
    Piraquara (PR)
    Piraquê (TO)
    Pirassununga (SP)
    Piratini (RS)
    Piratininga (SP)
    Piratuba (SC)
    Piraúba (MG)
    Pirenópolis (GO)
    Pires do Rio (GO)
    Pires Ferreira (CE)
    Piripá (BA)
    Piripiri (PI)
    Piritiba (BA)
    Pirpirituba (PB)
    Pitanga (PR)
    Pitangueiras (PR)
    Pitangueiras (SP)
    Pitangui (MG)
    Pitimbu (PB)
    Pium (TO)
    Piúma (ES)
    Piumhi (MG)
    Placas (PA)
    Plácido de Castro (AC)
    Planaltina do Paraná (PR)
    Planaltina (GO)
    Planaltino (BA)
    Planalto (BA)
    Planalto (PR)
    Planalto (RS)
    Planalto (SP)
    Planalto Alegre (SC)
    Planalto da Serra (MT)
    Planura (MG)
    Platina (SP)
    Poá (SP)
    Poção (PE)
    Poção de Pedras (MA)
    Pocinhos (PB)
    Poço Branco (RN)
    Poço Dantas (PB)
    Poço das Antas (RS)
    Poço das Trincheiras (AL)
    Poço de José de Moura (PB)
    Poções (BA)
    Poço Fundo (MG)
    Poconé (MT)
    Poço Redondo (SE)
    Poços de Caldas (MG)
    Poço Verde (SE)
    Pocrane (MG)
    Pojuca (BA)
    Poloni (SP)
    Pombal (PB)
    Pombos (PE)
    Pomerode (SC)
    Pompeia (SP)
    Pompéu (MG)
    Pongaí (SP)
    Ponta de Pedras (PA)
    Ponta Grossa (PR)
    Pontal (SP)
    Pontal do Araguaia (MT)
    Pontal do Paraná (PR)
    Pontalina (GO)
    Pontalinda (SP)
    Pontão (RS)
    Ponta Porã (MS)
    Ponte Alta do Bom Jesus (TO)
    Ponte Alta do Norte (SC)
    Ponte Alta do Tocantins (TO)
    Ponte Alta (SC)
    Ponte Branca (MT)
    Ponte Nova (MG)
    Ponte Preta (RS)
    Pontes e Lacerda (MT)
    Ponte Serrada (SC)
    Pontes Gestal (SP)
    Ponto Belo (ES)
    Ponto Chique (MG)
    Ponto dos Volantes (MG)
    Ponto Novo (BA)
    Populina (SP)
    Porangaba (SP)
    Poranga (CE)
    Porangatu (GO)
    Porciúncula (RJ)
    Porecatu (PR)
    Portalegre (RN)
    Portão (RS)
    Porteirão (GO)
    Porteiras (CE)
    Porteirinha (MG)
    Portelândia (GO)
    Portel (PA)
    Porto (PI)
    Porto Acre (AC)
    Porto Alegre (RS)
    Porto Alegre do Norte (MT)
    Porto Alegre do Piauí (PI)
    Porto Alegre do Tocantins (TO)
    Porto Amazonas (PR)
    Porto Barreiro (PR)
    Porto Belo (SC)
    Porto Calvo (AL)
    Porto da Folha (SE)
    Porto de Moz (PA)
    Porto de Pedras (AL)
    Porto do Mangue (RN)
    Porto dos Gaúchos (MT)
    Porto Esperidião (MT)
    Porto Estrela (MT)
    Porto Feliz (SP)
    Porto Ferreira (SP)
    Porto Firme (MG)
    Porto Franco (MA)
    Porto Grande (AP)
    Porto Lucena (RS)
    Porto Mauá (RS)
    Porto Murtinho (MS)
    Porto Nacional (TO)
    Porto Real (RJ)
    Porto Real do Colégio (AL)
    Porto Rico (PR)
    Porto Rico do Maranhão (MA)
    Porto Seguro (BA)
    Porto União (SC)
    Porto Velho (RO)

    Inglês Skype
    Aulas de inglês via skype
  • Maique Pinto

    em 16/05/2013 Via Youtube
    Hermínio garante ambulância para Nova União em Rondônia

    O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, Hermínio Coelho (PSD), recebeu em seu gabinete, o prefeito de Nova União (RO) José Silva (PR), ...




  • Bumerangue Turismo compartilhou uma atualização de status.
    Bumerangue Turismo.
    Urgente!!! Governo baixa de US$ 300 para US$ 150 cota de importação por terra Decisão foi publicada nesta segunda (21) no 'Diário Oficial da União'. Importações acima de US$ 150 via terrestre terão 50% de imposto. O governo baixou de US$ 300 para US$ 150 a cota de importação via terrestre por pessoa sem a incidência do imposto de importação, segundo a portaria 307, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (21). Valores acima de US$ 150, segundo a Secretaria da Receita Federal serão tributados com uma alíquota do imposto de importação de 50%. A nova cota, que já está em vigor com a publicação da portaria no "Diário Oficial" nesta segunda-feira, vale também para transporte fluvial e lacustre (nos lagos). Para o ingresso de mercadorias no país por meio de transporte aéreo, porém, a cota foi mantida inalterada em US$ 500 por pessoa, informou a Receita Federal. 'Free shops' nas cidades O Fisco informou ainda que o limite de importação por terra, rios e lagos foi reduzido porque a portaria também estabeleceu uma cota extra de até US$ 300 para o regime conhecido como "loja franca" ou "free shop", que poderá funcionar, além dos portos e aeroportos com alfândega, também nas "cidades gêmeas" fronteiriças do Brasil. Por meio deste regime, as pessoas que comprarem produtos nessas "lojas francas" poderão gastar até US$ 300 acima da cota de US$ 150 por pessoa. As "cidades gêmeas", porém, dependem de lei municipal que autorize o funcionamento das lojas francas, informou o Fisco. Segundo o Ministério da Integração Nacional, são consideradas cidades gêmeas aquelas cortadas pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, que apresentem potencial de integração econômica e cultural. Não serão consideradas cidades gêmeas aquelas com população inferior a 2 mil habitantes. A lista com as chamadas "cidades gêmeas", que poderão ter as "lojas francas", consta em decreto do ministério, publicado em março deste ano. São elas: Assis Brasil (AC), Brasiléia (AC), Epitaciolândia (AC), Santa Rosa do Purus (AC), Tabatinga (AM), Oiapoque (AP), Bela Vista (MS), Corumbá (MS), Mundo Novo (MS), Paranhos (MS), Ponta Porã (MS), Porto Murtinho (MS), Barracão (PR), Foz do Iguaçu (PR), Guaíra (PR), Guajará-Mirim (RO), Bomfim (RR), Pacaraíma (RR), Aceguá (RS), Barra do Quaraí (RS), Chuí (RS), Itaqui (RS), Jaguarão (RS), Porto Xavier (RS), Quaraí (RS), Santana do Livramento (RS), São Borja (RS), Uruguaiana (RS) e Dionísio Cerqueira (SC).
  • Para ajudar você precisa somente abrir o seu coração e procurar alguma ONG de proteção animal, ou mesmo pessoas que trabalham com proteção animal na sua Cidade ou Bairro.
    Abaixo você pode conferir algumas ONGS espalhadas pelo Brasil:

    Existem diversas instituições que recolhem, cuidam e encaminham animais de estimação para adoção. Esses lugares são ONGs (organizações não governamentais) ou uma Associação Protetora de Animais. As pessoas que atendem esses pets o fazem por iniciativa própria e contam com a ajuda de terceiros para manter e cuidar dos bichinhos que são abandonados e maltratados por seus donos. Espalhadas pelo Brasil existem milhares de ONGs. Listamos 12 instituições que ajudam animais e os entregam para pessoas que queiram adotar um amigo. Confira abaixo:
    União Internacional Protetora dos Animais (UIPA)
    Onde fica? São Paulo/SP
    O que faz? A instituição recolhe os animais abandonados, atropelados ou que são vítimas de maus tratos, cuida deles e os encaminha para adoção.
    Quantos animais atende/ajuda? Ajuda e abriga cerca de mil e duzentos animais por ano.
    Como saber mais: Av. Presidente Castelo Branco, 3200 - Canindé - São Paulo/SP ou pelo Tel.: (11) 3228-1462, e-mail: [email protected] ou pelo Facebook.
    Aliança Internacional do Animal (AILA)
    Onde fica? São Paulo/SP
    O que faz? Luta contra o abuso de animais e pela castração de cães e gatos, fazem palestras contra os maus tratos e abandono.
    Quantos animais atende/ajuda? São mais de 500 cães e mais de 100 gatos
    Como saber mais: Rua Pasquale Gallupi, 900 - Paraisópolis - São Paulo/SP Tel.: (11) 3507-1418, (0xx)11 3749-0800 ou e-mail: [email protected] ou pelo Facebook.
    Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (SUIPA)
    Onde fica? Rio de Janeiro/RJ
    O que faz? Todos os dias a SUIPA resgata e recebe cerca de 60 animais vítimas de atropelamentos e de maus tratos, ou abandonados à sua própria sorte pelos próprios donos.
    Quantos animais atende/ajuda? A instituição abriga de cerca de 3.500 animais, na maioria cães e gatos.
    Como saber mais: Av. Dom Hélder Câmara, 1801 - Benfica - Rio de Janeiro/RJ , Tel.: (21) 3297-8777, e-mail: [email protected] ou pelo Facebook.
    Núcleo de Educação Ambiental Francisco de Assis (NEAFA)
    Onde fica? Maceió/AL
    O que faz? O NEAFA trabalha em prol dos animais, ajudando pessoas que os acolhem, e faz esterilização de cães e gatos, cuidando principalmente de animais de rua em comunidades carentes.
    Quantos animais atende/ajuda? Atende cuidando, castrando e indicando a adoção. Não tem espaço para acolher os animais.
    Como saber mais: Rua dos Bandeirantes , 504 - Farol - Maceió/AL, Tel.: (82)3221-0193, e-mail: [email protected] ou pelo Facebook.
    Abrigo Animal
    Onde fica? Joinville/SC
    O que faz? Protege animais domésticos mau tratados e abandonados, cuidam desses bichinhos dando assistência veterinária, alimentação, vacinação, castração e ainda providenciam um lar para eles.
    Quantos animais atende/ajuda? São cerca de 800 cães e 200 gatos em um espaço físico limitado.
    Como saber mais: Estrada Blumenau, s/n - Bairro Vila Nova - Joinville/SC, Tel.: (47) 3416-0734 / 9951-3130 ou pelo Facebook.
    Associação Gaúcha de Proteção aos Animais (AGPA)
    Onde fica? Porto Alegre/RS
    O que faz? O trabalho da associação protetora de animais é garantir uma vida mais digna aos animais, fornecendo vacinação, castrações a baixo custo, apoio em casos de emergências, campanhas de adoção e posse responsável.
    Quantos animais atende/ajuda? Atende cerca de 92 animais, sendo 52 cães e 40 gatos.
    Como saber mais: Tel.: (51) 3367-0654, e-mail: [email protected] ou pelo Facebook.
    Associação Imbeense de Proteção aos Animais (AIMPA)
    Onde fica? Imbé/RS
    O que faz? Luta contra a exploração, o abandono e a crueldade que vitimam os animais.
    Quantos animais atende/ajuda? Cerca de 46 animais.
    Como saber mais: Tel.: (51) 9101-7089, e-mail [email protected] ou pelo Facebook.
    Associação Defensora dos Animais São Francisco de Assis (ADASFA)
    Onde fica? Aracaju/SE
    O que faz? A associação dá tratamento, alimentos, limpa e cura os animais doentes, para que fiquem prontos para serem adotados por uma nova família.
    Quantos animais atende/ajuda? Cuidam de 100 cães e 200 gatos.
    Como saber mais: E-mail: [email protected], [email protected], Tel.: (79) 3231-6428 / 8817-8175 ou pelo Facebook.
    Associação Amigos de Patas
    Onde fica? Porto Velho/RO
    O que faz? A instituição tem diversos projetos, entre eles adoção, cãoterapia, cães de visita, e devolver os cães devidamente castrados em seu habitat.
    Quantos animais atende/ajuda? Cuidam atualmente de 150 cães e 40 gatos.
    Como saber mais: Rua do Sol s/n - Bairro Planalto, Porto Velho/RO, Tel.: (69) 9982-2772 ou pelo Facebook.
    Associação de Amparo e Defesa Animal Fiel Amigo
    Onde fica? Campo Grande/MS
    O que faz? Fazem o resgate de animais abandonados, ajudam quem quer adotar ou doar um cão. Providenciam a castração dos animais (gatos e cachorros) e atendem emergências como atropelamentos e maus tratos.
    Quantos animais atende/ajuda? São cerca de 70 cães.
    Como saber mais: Tel.: (67)9999-5757, (67) 3366-0044 ou pelo Facebook
    Beco da Esperança
    Onde fica? Curitiba/PR
    O que faz? Atende principalmente gatos abandonados, faz a castração e a doação dos mesmos.
    Quantos animais atende/ajuda? Tem aproximadamente 400 gatos e 50 cães.
    Como saber mais: E-mail: [email protected] ou [email protected] ou pelo Facebook.
    Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA)
    Onde fica? Teresina/PI
    O que faz? Recolhe animais na rua, protege e cuida de animais abandonados.
    Quantos animais atende/ajuda? Possui cerca de 80 cachorros e mais de 300 gatos.
    Como saber mais: Rua Trinta e Oito - 1041 - B. Uruguai - Teresina/PI, Tel.: (86)3081-9670, e-mail: [email protected] ou pelo Facebook.
  • Paulo Santos

    em 27/06/2013 Via Youtube
    DANIEL & SAMUEL EM UNIÃO BANDEIRANTES-RO

    DIWLAY VIDEO PRODUÇÕES REALIZANDO MAIS UM EVENTO COM A PARCERIA DE RONY SANTHOS DO STUDIO FOTO CLICK,NA GRAVAÇÃO DA FESTA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM UNIÃO BAND...

  • Carlos Mettal

    em 19/08/2013 Via Youtube
    União Bandeirante RO agosto2013

    distrito de Porto Velho, Rondônia - União Bandeirante. 20 mil habitantes entre zona urbana e zona rural. agropecuária... um típico movimento que faz surgir u...

  • A T E N Ç Ã O! Governo baixa de US$ 300 para US$ 150 cota de importação por terra. Decisão foi publicada nesta segunda (27) no 'Diário Oficial da União'. Importações acima de US$ 150 via terrestre terão 50% de imposto. O governo baixou de US$ 300 para US$ 150 a cota de importação via terrestre por pessoa sem a incidência do imposto de importação, segundo a portaria 307, do ministro da Fazenda, Guido Mantega, publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (21). Valores acima de US$ 150, segundo a Secretaria da Receita Federal serão tributados com uma alíquota do imposto de importação de 50%. A nova cota, que já está em vigor com a publicação da portaria no "Diário Oficial" nesta segunda-feira, vale também para transporte fluvial e lacustre (nos lagos). Para o ingresso de mercadorias no país por meio de transporte aéreo, porém, a cota foi mantida inalterada em US$ 500 por pessoa, informou a Receita Federal. 'Free shops' nas cidades O Fisco informou ainda que o limite de importação por terra, rios e lagos foi reduzido porque a portaria também estabeleceu uma cota extra de até US$ 300 para o regime conhecido como "loja franca" ou "free shop", que poderá funcionar, além dos portos e aeroportos com alfândega, também nas "cidades gêmeas" fronteiriças do Brasil. Por meio deste regime, as pessoas que comprarem produtos nessas "lojas francas" poderão gastar até US$ 300 acima da cota de US$ 150 por pessoa. As "cidades gêmeas", porém, dependem de lei municipal que autorize o funcionamento das lojas francas, informou o Fisco. Segundo o Ministério da Integração Nacional, são consideradas cidades gêmeas aquelas cortadas pela linha de fronteira, seja essa seca ou fluvial, que apresentem potencial de integração econômica e cultural. Não serão consideradas cidades gêmeas aquelas com população inferior a 2 mil habitantes. A lista com as chamadas "cidades gêmeas", que poderão ter as "lojas francas", consta em decreto do ministério, publicado em março deste ano. São elas: Assis Brasil (AC), Brasiléia (AC), Epitaciolândia (AC), Santa Rosa do Purus (AC), Tabatinga (AM), Oiapoque (AP), Bela Vista (MS), Corumbá (MS), Mundo Novo (MS), Paranhos (MS), Ponta Porã (MS), Porto Murtinho (MS), Barracão (PR), Foz do Iguaçu (PR), Guaíra (PR), Guajará-Mirim (RO), Bomfim (RR), Pacaraíma (RR), Aceguá (RS), Barra do Quaraí (RS), Chuí (RS), Itaqui (RS), Jaguarão (RS), Porto Xavier (RS), Quaraí (RS), Santana do Livramento (RS), São Borja (RS), Uruguaiana (RS) e Dionísio Cerqueira (SC). Fonte:www.g1.globo.com


    g1.globo.com
    Governo baixa de US$ 300 para US$ 150 cota de importação por terra.
    Decisão foi publicada nesta segunda (27) no 'Diário Oficial da União'. Importações acima de US$ 150 via terrestre terão 50% de imposto.
  • http://inglesskype.com.br/
    http://inglesskype.com.br/
    http://inglesskype.com.br/
    http://inglesskype.com.br/

    Lista de Todos os Municípios do Brasil
    Porto Vera Cruz (RS)
    Porto Vitória (PR)
    Porto Walter (AC)
    Porto Xavier (RS)
    Posse (GO)
    Poté (MG)
    Potengi (CE)
    Potim (SP)
    Potiraguá (BA)
    Potirendaba (SP)
    Potiretama (CE)
    Pouso Alegre (MG)
    Pouso Alto (MG)
    Pouso Novo (RS)
    Pouso Redondo (SC)
    Poxoréo (MT)
    Pracinha (SP)
    Pracuuba (AP)
    Prado (BA)
    Prado Ferreira (PR)
    Pradópolis (SP)
    Prados (MG)
    Praia Grande (SC)
    Praia Grande (SP)
    Praia Norte (TO)
    Prainha (PA)
    Pranchita (PR)
    Prata (MG)
    Prata (PB)
    Prata do Piauí (PI)
    Pratânia (SP)
    Pratápolis (MG)
    Pratinha (MG)
    Presidente Alves (SP)
    Presidente Bernardes (MG)
    Presidente Bernardes (SP)
    Presidente Castelo Branco (PR)
    Presidente Castelo Branco (SC)
    Presidente Dutra (BA)
    Presidente Dutra (MA)
    Presidente Epitácio (SP)
    Presidente Figueiredo (AM)
    Presidente Getúlio (SC)
    Presidente Jânio Quadros (BA)
    Presidente Juscelino (MA)
    Presidente Juscelino (MG)
    Presidente Kennedy (ES)
    Presidente Kennedy (TO)
    Presidente Kubitschek (MG)
    Presidente Lucena (RS)
    Presidente Médici (MA)
    Presidente Médici (RO)
    Presidente Nereu (SC)
    Presidente Olegário (MG)
    Presidente Prudente (SP)
    Presidente Sarney (MA)
    Presidente Tancredo Neves (BA)
    Presidente Vargas (MA)
    Presidente Venceslau (SP)
    Primavera (PA)
    Primavera (PE)
    Primavera de Rondônia (RO)
    Primavera do Leste (MT)
    Primeira Cruz (MA)
    Primeiro de Maio (PR)
    Princesa (SC)
    Princesa Isabel (PB)
    Professor Jamil (GO)
    Progresso (RS)
    Promissão (SP)
    Propriá (SE)
    Protásio Alves (RS)
    Prudente de Morais (MG)
    Prudentópolis (PR)
    Pugmil (TO)
    Pureza (RN)
    Putinga (RS)
    Puxinanã (PB)
    Quadra (SP)
    Quaraí (RS)
    Quartel Geral (MG)
    Quarto Centenário (PR)
    Quatá (SP)
    Quatiguá (PR)
    Quatipuru (PA)
    Quatis (RJ)
    Quatro Barras (PR)
    Quatro Irmãos (RS)
    Quatro Pontes (PR)
    Quebrangulo (AL)
    Quedas do Iguaçu (PR)
    Queimada Nova (PI)
    Queimadas (BA)
    Queimadas (PB)
    Queimados (RJ)
    Queiroz (SP)
    Queluzito (MG)
    Queluz (SP)
    Querência do Norte (PR)
    Querência (MT)
    Quevedos (RS)
    Quijingue (BA)
    Quilombo (SC)
    Quinta do Sol (PR)
    Quintana (SP)
    Quinze de Novembro (RS)
    Quipapá (PE)
    Quirinópolis (GO)
    Quissamã (RJ)
    Quitandinha (PR)
    Quiterianópolis (CE)
    Quixaba (PB)
    Quixaba (PE)
    Quixabeira (BA)
    Quixadá (CE)
    Quixelô (CE)
    Quixeramobim (CE)
    Quixeré (CE)
    Rafael Fernandes (RN)
    Rafael Godeiro (RN)
    Rafael Jambeiro (BA)
    Rafard (SP)
    Ramilândia (PR)
    Rancharia (SP)
    Rancho Alegre d’Oeste (PR)
    Rancho Alegre (PR)
    Rancho Queimado (SC)
    Raposa (MA)
    Raposos (MG)
    Raul Soares (MG)
    Realeza (PR)
    Rebouças (PR)
    Recife (PE)
    Recreio (MG)
    Recursolândia (TO)
    Redenção (CE)
    Redenção (PA)
    Redenção da Serra (SP)
    Redenção do Gurgueia (PI)
    Redentora (RS)
    Reduto (MG)
    Regeneração (PI)
    Regente Feijó (SP)
    Reginópolis (SP)
    Registro (SP)
    Relvado (RS)
    Remanso (BA)
    Remígio (PB)
    Renascença (PR)
    Reriutaba (CE)
    Resende Costa (MG)
    Resende (RJ)
    Reserva do Cabaçal (MT)
    Reserva do Iguaçu (PR)
    Reserva (PR)
    Resplendor (MG)
    Ressaquinha (MG)
    Restinga Seca (RS)
    Restinga (SP)
    Retirolândia (BA)
    Riachão das Neves (BA)
    Riachão do Bacamarte (PB)
    Riachão do Dantas (SE)
    Riachão do Jacuípe (BA)
    Riachão do Poço (PB)
    Riachão (MA)
    Riachão (PB)
    Riachinho (MG)
    Riachinho (TO)
    Riacho da Cruz (RN)
    Riacho das Almas (PE)
    Riacho de Santana (BA)
    Riacho de Santana (RN)
    Riacho de Santo Antônio (PB)
    Riacho dos Cavalos (PB)
    Riacho dos Machados (MG)
    Riacho Frio (PI)
    Riachuelo (RN)
    Riachuelo (SE)
    Rialma (GO)
    Rianápolis (GO)
    Ribamar Fiquene (MA)
    Ribas do Rio Pardo (MS)
    Ribeira do Amparo (BA)
    Ribeira do Piauí (PI)
    Ribeira do Pombal (BA)
    Ribeirão (PE)
    Ribeirão Bonito (SP)
    Ribeirão Branco (SP)
    Ribeirão Cascalheira (MT)
    Ribeirão Claro (PR)
    Ribeirão Corrente (SP)
    Ribeirão das Neves (MG)
    Ribeirão do Largo (BA)
    Ribeirão do Pinhal (PR)
    Ribeirão dos Índios (SP)
    Ribeirão do Sul (SP)
    Ribeirão Grande (SP)
    Ribeirão Pires (SP)
    Ribeirão Preto (SP)
    Ribeirão Vermelho (MG)
    Ribeirãozinho (MT)
    Ribeira (SP)
    Ribeiro Gonçalves (PI)
    Ribeirópolis (SE)
    Rifaina (SP)
    Rincão (SP)
    Rinópolis (SP)
    Rio Acima (MG)
    Rio Azul (PR)
    Rio Bananal (ES)
    Rio Bom (PR)
    Rio Bonito do Iguaçu (PR)
    Rio Bonito (RJ)
    Rio Branco (AC)
    Rio Branco do Ivaí (PR)
    Rio Branco do Sul (PR)
    Rio Branco (MT)
    Rio Brilhante (MS)
    Rio Casca (MG)
    Rio Claro (RJ)
    Rio Claro (SP)
    Rio Crespo (RO)
    Rio da Conceição (TO)
    Rio das Antas (SC)
    Rio das Flores (RJ)
    Rio das Ostras (RJ)
    Rio das Pedras (SP)
    Rio de Contas (BA)
    Rio de Janeiro (RJ)
    Rio do Antônio (BA)
    Rio do Campo (SC)
    Rio Doce (MG)
    Rio do Fogo (RN)
    Rio do Oeste (SC)
    Rio do Pires (BA)
    Rio do Prado (MG)
    Rio dos Bois (TO)
    Rio dos Cedros (SC)
    Rio dos Índios (RS)
    Rio do Sul (SC)
    Rio Espera (MG)
    Rio Formoso (PE)
    Rio Fortuna (SC)
    Rio Grande da Serra (SP)
    Rio Grande do Piauí (PI)
    Rio Grande (RS)
    Riolândia (SP)
    Rio Largo (AL)
    Rio Manso (MG)
    Rio Maria (PA)
    Rio Negrinho (SC)
    Rio Negro (MS)
    Rio Negro (PR)
    Rio Novo do Sul (ES)
    Rio Novo (MG)
    Rio Paranaíba (MG)
    Rio Pardo de Minas (MG)
    Rio Pardo (RS)
    Rio Piracicaba (MG)
    Rio Pomba (MG)
    Rio Preto da Eva (AM)
    Rio Preto (MG)
    Rio Quente (GO)
    Rio Real (BA)
    Rio Rufino (SC)
    Rio Sono (TO)
    Rio Tinto (PB)
    Rio Verde de Mato Grosso (MS)
    Rio Verde (GO)
    Rio Vermelho (MG)
    Riozinho (RS)
    Riqueza (SC)
    Ritápolis (MG)
    Riversul (SP)
    Roca Sales (RS)
    Rochedo de Minas (MG)
    Rochedo (MS)
    Rodeio (SC)
    Rodeio Bonito (RS)
    Rodeiro (MG)
    Rodelas (BA)
    Rodolfo Fernandes (RN)
    Rodrigues Alves (AC)
    Rolador (RS)
    Rolândia (PR)
    Rolante (RS)
    Rolim de Moura (RO)
    Romaria (MG)
    Romelândia (SC)
    Roncador (PR)
    Ronda Alta (RS)
    Rondinha (RS)
    Rondolândia (MT)
    Rondon do Pará (PA)
    Rondonópolis (MT)
    Rondon (PR)
    Roque Gonzales (RS)
    Rorainópolis (RR)
    Rosana (SP)
    Rosário (MA)
    Rosário da Limeira (MG)
    Rosário do Catete (SE)
    Rosário do Ivaí (PR)
    Rosário do Sul (RS)
    Rosário Oeste (MT)
    Roseira (SP)
    Roteiro (AL)
    Rubelita (MG)
    Rubiácea (SP)
    Rubiataba (GO)
    Rubim (MG)
    Rubineia (SP)
    Rurópolis (PA)
    Russas (CE)
    Ruy Barbosa (BA)
    Ruy Barbosa (RN)
    Sabará (MG)
    Sabáudia (PR)
    Sabinópolis (MG)
    Sabino (SP)
    Saboeiro (CE)
    Sacramento (MG)
    Sagrada Família (RS)
    Sagres (SP)
    Sairé (PE)
    Saldanha Marinho (RS)
    Sales (SP)
    Sales Oliveira (SP)
    Salesópolis (SP)
    Salete (SC)
    Salgadinho (PB)
    Salgadinho (PE)
    Salgado (SE)
    Salgado de São Félix (PB)
    Salgado Filho (PR)
    Salgueiro (PE)
    Salinas da Margarida (BA)
    Salinas (MG)
    Salinópolis (PA)
    Salitre (CE)
    Salmourão (SP)
    Saloá (PE)
    Saltinho (SC)
    Saltinho (SP)
    Salto (SP)
    Salto da Divisa (MG)
    Salto de Pirapora (SP)
    Salto do Céu (MT)
    Salto do Itararé (PR)
    Salto do Jacuí (RS)
    Salto do Lontra (PR)
    Salto Grande (SP)
    Salto Veloso (SC)
    Salvador (BA)
    Salvador das Missões (RS)
    Salvador do Sul (RS)
    Salvaterra (PA)
    Sambaíba (MA)
    Sampaio (TO)
    Sananduva (RS)
    Sanclerlândia (GO)
    Sandolândia (TO)
    Sandovalina (SP)
    Sangão (SC)
    Sanharó (PE)
    Santa Adélia (SP)
    Santa Albertina (SP)
    Santa Amélia (PR)
    Santa Bárbara (BA)
    Santa Bárbara (MG)
    Santa Bárbara de Goiás (GO)
    Santa Bárbara do Leste (MG)
    Santa Bárbara do Monte Verde (MG)
    Santa Bárbara do Pará (PA)
    Santa Bárbara do Sul (RS)
    Santa Bárbara do Tugúrio (MG)
    Santa Bárbara d’Oeste (SP)
    Santa Branca (SP)
    Santa Brígida (BA)
    Santa Carmem (MT)
    Santa Cecília (PB)
    Santa Cecília (SC)
    Santa Cecília do Pavão (PR)
    Santa Cecília do Sul (RS)
    Santa Clara do Sul (RS)
    Santa Clara d’Oeste (SP)
    Santa Cruz (PB)
    Santa Cruz (PE)
    Santa Cruz (RN)
    Santa Cruz Cabrália (BA)
    Santa Cruz da Baixa Verde (PE)
    Santa Cruz da Conceição (SP)
    Santa Cruz da Esperança (SP)
    Santa Cruz da Vitória (BA)
    Santa Cruz das Palmeiras (SP)
    Santa Cruz de Goiás (GO)
    Santa Cruz de Minas (MG)
    Santa Cruz de Monte Castelo (PR)
    Santa Cruz de Salinas (MG)
    Santa Cruz do Arari (PA)
    Santa Cruz do Capibaribe (PE)
    Santa Cruz do Escalvado (MG)
    Santa Cruz do Piauí (PI)
    Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
    Santa Cruz do Sul (RS)
    Santa Cruz do Xingu (MT)
    Santa Cruz dos Milagres (PI)
    Santa Efigênia de Minas (MG)
    Santa Ernestina (SP)
    Santa Fé (PR)
    Santa Fé de Goiás (GO)
    Santa Fé de Minas (MG)
    Santa Fé do Araguaia (TO)
    Santa Fé do Sul (SP)
    Santa Filomena (PE)
    Santa Filomena (PI)
    Santa Filomena do Maranhão (MA)
    Santa Gertrudes (SP)
    Santa Helena (MA)
    Santa Helena (PB)
    Santa Helena (PR)
    Santa Helena (SC)
    Santa Helena de Goiás (GO)
    Santa Helena de Minas (MG)
    Santa Inês (BA)
    Santa Inês (MA)
    Santa Inês (PB)
    Santa Inês (PR)
    Santa Isabel (GO)
    Santa Isabel (SP)
    Santa Isabel do Ivaí (PR)
    Santa Isabel do Pará (PA)
    Santa Isabel do Rio Negro (AM)
    Santa Izabel do Oeste (PR)
    Santa Juliana (MG)
    Santa Leopoldina (ES)
    Santa Lúcia (PR)
    Santa Lúcia (SP)
    Santa Luz (PI)
    Santa Luzia (BA)
    Santa Luzia (MA)
    Santa Luzia (MG)
    Santa Luzia (PB)
    Santa Luzia d’Oeste (RO)
    Santa Luzia do Itanhy (SE)
    Santa Luzia do Norte (AL)
    Santa Luzia do Pará (PA)
    Santa Luzia do Paruá (MA)
    Santa Margarida (MG)
    Santa Margarida do Sul (RS)
    Santa Maria (RN)
    Santa Maria (RS)
    Santa Maria da Boa Vista (PE)
    Santa Maria das Barreiras (PA)
    Santa Maria da Serra (SP)
    Santa Maria da Vitória (BA)
    Santa Maria de Itabira (MG)
    Santa Maria do Cambucá (PE)
    Santa Maria do Herval (RS)
    Santa Maria de Jetibá (ES)
    Santa Maria do Oeste (PR)
    Santa Maria do Pará (PA)
    Santa Maria do Salto (MG)
    Santa Maria do Suaçuí (MG)
    Santa Maria do Tocantins (TO)
    Santa Maria Madalena (RJ)
    Santa Mariana (PR)
    Santa Mercedes (SP)
    Santa Mônica (PR)
    Santa Quitéria (CE)
    Santa Quitéria do Maranhão (MA)
    Santa Rita (MA)
    Santa Rita (PB)
    Santa Rita de Caldas (MG)
    Santa Rita de Cássia (BA)
    Santa Rita de Jacutinga (MG)
    Santa Rita de Minas (MG)
    Santa Rita do Araguaia (GO)
    Santa Rita d’Oeste (SP)
    Santa Rita de Ibitipoca (MG)
    Santa Rita do Itueto (MG)
    Santa Rita do Novo Destino (GO)
    Santa Rita do Pardo (MS)
    Santa Rita do Passa-Quatro (SP)
    Santa Rita do Sapucaí (MG)
    Santa Rita do Tocantins (TO)
    Santa Rita do Trivelato (MT)
    Santa Rosa (RS)
    Santa Rosa da Serra (MG)
    Santa Rosa de Goiás (GO)
    Santa Rosa de Lima (SC)
    Santa Rosa de Lima (SE)
    Santa Rosa de Viterbo (SP)
    Santa Rosa do Piauí (PI)
    Santa Rosa do Purus (AC)
    Santa Rosa do Sul (SC)
    Santa Rosa do Tocantins (TO)
    Santa Salete (SP)
    Santa Teresa (ES)
    Santa Teresinha (BA)
    Santa Teresinha (PB)
    Santa Tereza (RS)
    Santa Tereza de Goiás (GO)
    Santa Tereza do Oeste (PR)
    Santa Tereza do Tocantins (TO)
    Santa Terezinha (MT)
    Santa Terezinha (PE)
    Santa Terezinha (SC)
    Santa Terezinha de Goiás (GO)
    Santa Terezinha de Itaipu (PR)
    Santa Terezinha do Progresso (SC)
    Santa Terezinha do Tocantins (TO)
    Santa Vitória (MG)
    Santa Vitória do Palmar (RS)
    Santaluz (BA)
    Santana (AP)
    Santana (BA)
    Santana da Boa Vista (RS)
    Santana da Ponte Pensa (SP)
    Santana da Vargem (MG)
    Santana de Cataguases (MG)
    Santana do Ipanema (AL)
    Santana de Mangueira (PB)
    Santana de Parnaíba (SP)
    Santana de Pirapama (MG)
    Santana do Acaraú (CE)
    Santana do Araguaia (PA)
    Santana do Cariri (CE)
    Santana do Deserto (MG)
    Santana do Garambéu (MG)
    Santana do Itararé (PR)
    Santana do Jacaré (MG)
    Santana do Livramento (RS)
    Santana do Manhuaçu (MG)
    Santana do Maranhão (MA)
    Santana do Matos (RN)
    Santana do Mundaú (AL)
    Santana do Paraíso (MG)
    Santana do Piauí (PI)
    Santana do Riacho (MG)
    Santana do São Francisco (SE)
    Santana do Seridó (RN)
    Santana dos Garrotes (PB)
    Santana dos Montes (MG)
    Santanópolis (BA)
    Santarém (PA)
    Santarém (PB)
    Santarém Novo (PA)
    Santiago (RS)
    Santiago do Sul (SC)
    Santo Afonso (MT)
    Santo Amaro (BA)
    Santo Amaro da Imperatriz (SC)
    Santo Amaro das Brotas (SE)
    Santo Amaro do Maranhão (MA)
    Santo Anastácio (SP)
    Santo André (PB)
    Santo André (SP)
    Santo ngelo (RS)
    Santo Antônio (RN)
    Santo Antônio da Alegria (SP)
    Santo Antônio da Barra (GO)
    Santo Antônio da Patrulha (RS)
    Santo Antônio da Platina (PR)
    Santo Antônio de Posse (SP)
    Santo Antônio das Missões (RS)
    Santo Antônio de Goiás (GO)
    Santo Antônio de Jesus (BA)
    Santo Antônio de Lisboa (PI)
    Santo Antônio de Pádua (RJ)
    Santo Antônio do Amparo (MG)
    Santo Antônio do Aracanguá (SP)
    Santo Antônio do Aventureiro (MG)
    Santo Antônio do Caiuá (PR)
    Santo Antônio do Descoberto (GO)
    Santo Antônio do Grama (MG)
    Santo Antônio do Içá (AM)
    Santo Antônio do Itambé (MG)
    Santo Antônio do Jacinto (MG)
    Santo Antônio do Jardim (SP)
    Santo Antônio do Leste (MT)
    Santo Antônio do Leverger (MT)
    Santo Antônio do Monte (MG)
    Santo Antônio do Palma (RS)
    Santo Antônio do Paraíso (PR)
    Santo Antônio do Pinhal (SP)
    Santo Antônio do Planalto (RS)
    Santo Antônio do Retiro (MG)
    Santo Antônio do Rio Abaixo (MG)
    Santo Antônio dos Lopes (MA)
    Santo Antônio dos Milagres (PI)
    Santo Antônio do Sudoeste (PR)
    Santo Antônio do Tauá (PA)
    Santo Augusto (RS)
    Santo Cristo (RS)
    Santo Estêvão (BA)
    Santo Expedito (SP)
    Santo Expedito do Sul (RS)
    Santo Hipólito (MG)
    Santo Inácio (PR)
    Santo Inácio do Piauí (PI)
    Santópolis do Aguapeí (SP)
    Santos (SP)
    Santos Dumont (MG)
    São Benedito (CE)
    São Benedito do Rio Preto (MA)
    São Benedito do Sul (PE)
    São Bento (MA)
    São Bento (PB)
    São Bento Abade (MG)
    São Bento de Pombal (PB)
    São Bento do Norte (RN)
    São Bento do Sapucaí (SP)
    São Bento do Sul (SC)
    São Bento do Tocantins (TO)
    São Bento do Trairi (RN)
    São Bento do Una (PE)
    São Bernardino (SC)
    São Bernardo (MA)
    São Bernardo do Campo (SP)
    São Bonifácio (SC)
    São Borja (RS)
    São Brás (AL)
    São Brás do Suaçuí (MG)
    São Braz do Piauí (PI)
    São Caetano (PE)
    São Caetano de Odivelas (PA)
    São Caetano do Sul (SP)
    São Carlos do Ivaí (PR)
    São Carlos (SC)
    São Carlos (SP)
    São Cristóvão (SE)
    São Cristóvão do Sul (SC)
    São Desidério (BA)
    São Domingos (BA)
    São Domingos (GO)
    São Domingos (PB)
    São Domingos (SC)
    São Domingos (SE)
    São Domingos das Dores (MG)
    São Domingos do Araguaia (PA)
    São Domingos do Azeitão (MA)
    São Domingos do Capim (PA)
    São Domingos do Cariri (PB)
    São Domingos do Maranhão (MA)
    São Domingos do Norte (ES)
    São Domingos do Prata (MG)
    São Domingos do Sul (RS)
    São Felipe (BA)
    São Felipe d’Oeste (RO)
    São Félix (BA)
    São Félix de Balsas (MA)
    São Félix de Minas (MG)
    São Félix do Araguaia (MT)
    São Félix do Coribe (BA)
    São Félix do Piauí (PI)
    São Félix do Tocantins (TO)
    São Félix do Xingu (PA)
    São Fernando (RN)
    São Fidélis (RJ)
    São Francisco (MG)
    São Francisco (PB)
    São Francisco (SE)
    São Francisco (SP)
    São Francisco de Assis do Piauí (PI)
    São Francisco de Assis (RS)
    São Francisco de Goiás (GO)
    São Francisco de Itabapoana (RJ)
    São Francisco de Paula (MG)
    São Francisco de Paula (RS)
    São Francisco de Sales (MG)
    São Francisco do Brejão (MA)
    São Francisco do Conde (BA)
    São Francisco do Glória (MG)
    São Francisco do Guaporé (RO)
    São Francisco do Maranhão (MA)
    São Francisco do Oeste (RN)
    São Francisco do Pará (PA)
    São Francisco do Piauí (PI)
    São Francisco do Sul (SC)
    São Gabriel (BA)
    São Gabriel (RS)
    São Gabriel da Cachoeira (AM)
    São Gabriel da Palha (ES)
    São Gabriel do Oeste (MS)
    São Geraldo (MG)
    São Geraldo da Piedade (MG)
    São Geraldo do Araguaia (PA)
    São Geraldo do Baixio (MG)
    São Gonçalo (RJ)
    São Gonçalo do Abaeté (MG)
    São Gonçalo do Amarante (CE)
    São Gonçalo do Amarante (RN)
    São Gonçalo do Gurgueia (PI)
    São Gonçalo do Pará (MG)
    São Gonçalo do Piauí (PI)
    São Gonçalo do Rio Abaixo (MG)
    São Gonçalo do Rio Preto (MG)
    São Gonçalo do Sapucaí (MG)
    São Gonçalo dos Campos (BA)
    São Gotardo (MG)
    São Jerônimo (RS)
    São Jerônimo da Serra (PR)
    São João (PE)
    São João (PR)
    São João Batista do Glória (MG)
    São João Batista (MA)
    São João Batista (SC)
    São João da Baliza (RR)
    São João da Barra (RJ)
    São João da Boa Vista (SP)
    São João da Canabrava (PI)
    São João da Fronteira (PI)
    São João da Lagoa (MG)
    São João d’Aliança (GO)
    São João da Mata (MG)
    São João da Paraúna (GO)
    São João da Ponta (PA)
    São João da Ponte (MG)
    São João das Duas Pontes (SP)
    São João da Serra (PI)
    São João das Missões (MG)
    São João da Urtiga (RS)
    São João da Varjota (PI)
    São João de Iracema (SP)
    São João del-Rei (MG)
    São João de Meriti (RJ)
    São João de Pirabas (PA)
    São João do Araguaia (PA)
    São João do Arraial (PI)
    São João do Caiuá (PR)
    São João do Cariri (PB)
    São João do Caru (MA)
    São João do Itaperiú (SC)
    São João do Ivaí (PR)
    São João do Jaguaribe (CE)
    São João do Manhuaçu (MG)
    São João do Manteninha (MG)
    São João do Oeste (SC)
    São João do Oriente (MG)
    São João do Pacuí (MG)
    São João do Paraíso (MA)
    São João do Paraíso (MG)
    São João do Pau d’Alho (SP)
    São João do Piauí (PI)
    São João do Polêsine (RS)
    São João do Rio do Peixe (PB)
    São João do Sabugi (RN)
    São João do Soter (MA)
    São João dos Patos (MA)
    São João do Sul (SC)
    São João do Tigre (PB)
    São João do Triunfo (PR)
    São João Evangelista (MG)
    São João Nepomuceno (MG)
    São Joaquim da Barra (SP)
    São Joaquim de Bicas (MG)
    São Joaquim do Monte (PE)
    São Joaquim (SC)
    São Jorge (RS)
    São Jorge d’Oeste (PR)
    São Jorge do Ivaí (PR)
    São Jorge do Patrocínio (PR)
    São José (SC)
    São José da Barra (MG)
    São José da Bela Vista (SP)
    São José da Boa Vista (PR)
    São José da Coroa Grande (PE)
    São José da Laje (AL)
    São José da Lagoa Tapada (PB)
    São José da Lapa (MG)
    São José da Safira (MG)
    São José das Missões (RS)
    São José das Palmeiras (PR)
    São José da Tapera (AL)
    São José da Varginha (MG)
    São José da Vitória (BA)
    São José de Caiana (PB)
    São José de Espinharas (PB)
    São José de Mipibu (RN)
    São José de Piranhas (PB)
    São José de Princesa (PB)
    São José de Ribamar (MA)
    São José de Ubá (RJ)
    São José do Alegre (MG)
    São José do Barreiro (SP)
    São José do Belmonte (PE)
    São José do Bonfim (PB)
    São José do Brejo do Cruz (PB)
    São José do Calçado (ES)
    São José do Campestre (RN)
    São José do Cedro (SC)
    São José do Cerrito (SC)
    São José do Divino (MG)
    São José do Divino (PI)
    São José do Egito (PE)
    São José do Goiabal (MG)
    São José do Herval (RS)
    São José do Hortêncio (RS)
    São José do Inhacorá (RS)
    São José do Jacuípe (BA)
    São José do Jacuri (MG)
    São José do Mantimento (MG)
    São José do Norte (RS)
    São José do Ouro (RS)
    São José do Peixe (PI)
    São José do Piauí (PI)
    São José do Povo (MT)
    São José do Rio Claro (MT)
    São José do Rio Pardo (SP)
    São José do Rio Preto (SP)
    São José do Sabugi (PB)
    São José dos Ausentes (RS)
    São José dos Basílios (MA)
    São José dos Campos (SP)
    São José dos Cordeiros (PB)
    São José do Seridó (RN)
    São José dos Pinhais (PR)
    São José dos Quatro Marcos (MT)
    São José dos Ramos (PB)
    São José do Sul (RS)
    São José do Vale do Rio Preto (RJ)
    São José do Xingu (MT)
    São Julião (PI)
    São Leopoldo (RS)
    São Lourenço (MG)
    São Lourenço da Mata (PE)
    São Lourenço da Serra (SP)
    São Lourenço do Oeste (SC)
    São Lourenço do Piauí (PI)
    São Lourenço do Sul (RS)
    São Ludgero (SC)
    São Luís (MA)
    São Luís (RR)
    São Luís de Montes Belos (GO)
    São Luís do Curu (CE)
    São Luís do Norte (GO)
    São Luís do Piauí (PI)
    São Luís do Quitunde (AL)
    São Luiz do Paraitinga (SP)
    São Luiz Gonzaga (RS)
    São Luís Gonzaga do Maranhão (MA)
    São Mamede (PB)
    São Manoel do Paraná (PR)
    São Manuel (SP)
    São Marcos (RS)
    São Martinho (RS)
    São Martinho (SC)
    São Martinho da Serra (RS)
    São Mateus (ES)
    São Mateus do Maranhão (MA)
    São Mateus do Sul (PR)
    São Miguel (RN)
    São Miguel Arcanjo (SP)
    São Miguel da Baixa Grande (PI)
    São Miguel da Boa Vista (SC)
    São Miguel das Matas (BA)
    São Miguel das Missões (RS)
    São Miguel de Taipu (PB)
    São Miguel do Aleixo (SE)
    São Miguel do Anta (MG)
    São Miguel do Araguaia (GO)
    São Miguel do Gostoso (RN)
    São Miguel do Oeste (SC)
    São Miguel do Fidalgo (PI)
    São Miguel do Guamá (PA)
    São Miguel do Guaporé (RO)
    São Miguel do Iguaçu (PR)
    São Miguel do Passa-Quatro (GO)
    São Miguel do Tapuio (PI)
    São Miguel do Tocantins (TO)
    São Miguel dos Campos (AL)
    São Miguel dos Milagres (AL)
    São Nicolau (RS)
    São Patrício (GO)
    São Paulo (SP)
    São Paulo das Missões (RS)
    São Paulo de Olivença (AM)
    São Paulo do Potengi (RN)
    São Pedro (RN)
    São Pedro (SP)
    São Pedro da Água Branca (MA)
    São Pedro da Aldeia (RJ)
    São Pedro da Cipa (MT)
    São Pedro da Serra (RS)
    São Pedro das Missões (RS)
    São Pedro da União (MG)
    São Pedro de Alcântara (SC)
    São Pedro do Butiá (RS)
    São Pedro do Iguaçu (PR)
    São Pedro do Ivaí (PR)
    São Pedro do Paraná (PR)
    São Pedro do Piauí (PI)
    São Pedro dos Crentes (MA)
    São Pedro dos Ferros (MG)
    São Pedro do Suaçuí (MG)
    São Pedro do Sul (RS)
    São Pedro do Turvo (SP)
    São Rafael (RN)
    São Raimundo do Doca Bezerra (MA)
    São Raimundo das Mangabeiras (MA)
    São Raimundo Nonato (PI)
    São Roberto (MA)
    São Romão (MG)
    São Roque (SP)
    São Roque de Minas (MG)
    São Roque do Canaã (ES)
    São Salvador do Tocantins (TO)
    São Sebastião (AL)
    São Sebastião (SP)
    São Sebastião da Amoreira (PR)
    São Sebastião da Bela Vista (MG)
    São Sebastião da Boa Vista (PA)
    São Sebastião da Grama (SP)
    São Sebastião da Vargem Alegre (MG)
    São Sebastião de Lagoa de Roça (PB)
    São Sebastião do Alto (RJ)
    São Sebastião do Anta (MG)
    São Sebastião do Caí (RS)
    São Sebastião do Maranhão (MG)
    São Sebastião do Oeste (MG)
    São Sebastião do Paraíso (MG)
    São Sebastião do Passé (BA)
    São Sebastião do Rio Preto (MG)
    São Sebastião do Rio Verde (MG)
    São Sebastião do Tocantins (TO)
    São Sebastião do Uatumã (AM)
    São Sebastião do Umbuzeiro (PB)
    São Sepé (RS)
    São Simão (GO)
    São Simão (SP)
    São Tiago (MG)
    São Tomás de Aquino (MG)
    São Tomé das Letras (MG)
    São Tomé (PR)
    São Tomé (RN)
    São Valentim do Sul (RS)
    São Valentim (RS)
    São Valério da Natividade (TO)
    São Valério do Sul (RS)
    São Vendelino (RS)
    São Vicente (RN)
    São Vicente (SP)
    São Vicente de Minas (MG)
    São Vicente do Sul (RS)
    São Vicente Ferrer (MA)
    São Vicente Férrer (PE)
    Sapeaçu (BA)
    Sapé (PB)
    Sapezal (MT)
    Sapiranga (RS)
    Sapopema (PR)
    Sapucaia do Sul (RS)
    Sapucaia (PA)
    Sapucaia (RJ)
    Sapucaí-Mirim (MG)
    Saquarema (RJ)
    Sarandi (PR)
    Sarandi (RS)
    Sarapuí (SP)
    Sardoá (MG)
    Sarutaiá (SP)
    Sarzedo (MG)
    Sátiro Dias (BA)
    Satuba (AL)
    Satubinha (MA)
    Saubara (BA)
    Saudade do Iguaçu (PR)
    Saudades (SC)
    Saúde (BA)
    Schroeder (SC)
    Seabra (BA)
    Seara (SC)
    Sebastianópolis do Sul (SP)
    Sebastião Barros (PI)
    Sebastião Laranjeiras (BA)
    Sebastião Leal (PI)
    Seberi (RS)
    Sede Nova (RS)
    Segredo (RS)
    Selbach (RS)
    Selvíria (MS)
    Sem-Peixe (MG)
    Senador Alexandre Costa (MA)
    Senador Amaral (MG)
    Senador Canedo (GO)
    Senador Cortes (MG)
    Senador Elói de Souza (RN)
    Senador Firmino (MG)
    Senador Georgino Avelino (RN)
    Senador Guiomard (AC)
    Senador José Bento (MG)
    Senador José Porfírio (PA)
    Senador La Rocque (MA)
    Senador Modestino Gonçalves (MG)
    Senador Pompeu (CE)
    Senador Rui Palmeira (AL)
    Senador Sá (CE)
    Senador Salgado Filho (RS)
    Sena Madureira (AC)
    Sengés (PR)
    Senhor do Bonfim (BA)
    Senhora de Oliveira (MG)
    Senhora do Porto (MG)
    Senhora dos Remédios (MG)
    Sentinela do Sul (RS)
    Sento Sé (BA)
    Serafina Corrêa (RS)
    Sericita (MG)
    Seridó (PB)
    Seringueiras (RO)
    Sério (RS)
    Seritinga (MG)
    Seropédica (RJ)
    Serra Alta (SC)
    Serra Azul (SP)
    Serra Azul de Minas (MG)
    Serra Branca (PB)
    Serra Caiada (RN)
    Serra da Raiz (PB)
    Serra da Saudade (MG)
    Serra de São Bento (RN)
    Serra do Mel (RN)
    Serra do Navio (AP)
    Serra do Ramalho (BA)
    Serra do Salitre (MG)
    Serra dos Aimorés (MG)
    Serra Dourada (BA)
    Serra (ES)
    Serra Grande (PB)
    Serra Negra (SP)
    Serra Negra do Norte (RN)
    Serra Nova Dourada (MT)
    Serra Preta (BA)
    Serra Redonda (PB)
    Serra Talhada (PE)
    Serrana (SP)
    Serrania (MG)
    Serrano do Maranhão (MA)
    Serranópolis de Minas (MG)
    Serranópolis do Iguaçu (PR)
    Serranópolis (GO)
    Serranos (MG)
    Serraria (PB)
    Serrinha (BA)
    Serrinha (RN)
    Serrinha dos Pintos (RN)
    Serrita (PE)
    Serrolândia (BA)
    Serro (MG)
    Sertaneja (PR)
    Sertânia (PE)
    Sertanópolis (PR)
    Sertão (RS)
    Sertão Santana (RS)
    Sertãozinho (PB)
    Sertãozinho (SP)
    Sete Barras (SP)
    Sete de Setembro (RS)
    Sete Lagoas (MG)
    Sete Quedas (MS)
    Setubinha (MG)
    Severiano de Almeida (RS)
    Severiano Melo (RN)
    Severínia (SP)
    Siderópolis (SC)
    Sidrolândia (MS)
    Sigefredo Pacheco (PI)
    Silva Jardim (RJ)
    Silvânia (GO)
    Silvanópolis (TO)
    Silveira Martins (RS)
    Silveirânia (MG)
    Silveiras (SP)
    Silves (AM)
    Silvianópolis (MG)
    Simão Dias (SE)
    Simão Pereira (MG)
    Simões (PI)
    Simões Filho (BA)
    Simolândia (GO)
    Simonésia (MG)
    Simplício Mendes (PI)
    Sinimbu (RS)
    Sinop (MT)
    Siqueira Campos (PR)
    Sirinhaém (PE)
    Siriri (SE)
    Sítio do Mato (BA)
    Sítio do Quinto (BA)
    Sítio d’Abadia (GO)
    Sítio Novo do Tocantins (TO)
    Sítio Novo (MA)
    Sítio Novo (RN)
    Sobradinho (BA)
    Sobradinho (RS)
    Sobrado (PB)
    Sobral (CE)
    Sobrália (MG)
    Socorro (SP)
    Socorro do Piauí (PI)
    Solânea (PB)
    Soledade (PB)
    Soledade (RS)
    Soledade de Minas (MG)
    Solidão (PE)
    Solonópole (CE)
    Sombrio (SC)
    Sonora (MS)
    Sooretama (ES)
    Sorocaba (SP)
    Sorriso (MT)
    Sossêgo (PB)
    Soure (PA)
    Sousa (PB)
    Souto Soares (BA)
    Sucupira (TO)
    Sucupira do Norte (MA)
    Sucupira do Riachão (MA)
    Sud Mennucci (SP)
    Sul Brasil (SC)
    Sulina (PR)
    Sumaré (SP)
    Sumé (PB)
    Sumidouro (RJ)
    Surubim (PE)
    Sussuapara (PI)
    Suzanápolis (SP)
    Suzano (SP)
    Tabaí (RS)
    Tabaporã (MT)
    Tabapuã (SP)
    Tabatinga (AM)
    Tabatinga (SP)
    Tabira (PE)
    Taboão da Serra (SP)
    Tabocas do Brejo Velho (BA)
    Taboleiro Grande (RN)
    Tabuleiro do Norte (CE)
    Tabuleiro (MG)
    Tacaimbó (PE)
    Tacaratu (PE)
    Taciba (SP)
    Tacima (PB)
    Tacuru (MS)
    Taguaí (SP)
    Taguatinga (TO)
    Taiaçu (SP)
    Tailândia (PA)
    Taiobeiras (MG)
    Taió (SC)
    Taipas do Tocantins (TO)
    Taipu (RN)
    Taiuva (SP)
    Talismã (TO)
    Tamandaré (PE)
    Tamarana (PR)
    Tambaú (SP)
    Tamboara (PR)
    Tamboril (CE)
    Tamboril do Piauí (PI)
    Tanabi (SP)
    Tangará da Serra (MT)
    Tangará (RN)
    Tangará (SC)
    Tanguá (RJ)
    Tanhaçu (BA)
    Tanque d’Arca (AL)
    Tanque do Piauí (PI)
    Tanque Novo (BA)
    Tanquinho (BA)
    Taparuba (MG)
    Tapauá (AM)
    Tapejara (PR)
    Tapejara (RS)
    Tapera (RS)
    Taperoá (BA)
    Taperoá (PB)
    Tapes (RS)
    Tapiraí (MG)
    Tapiraí (SP)
    Tapira (MG)
    Tapira (PR)
    Tapiramutá (BA)
    Tapiratiba (SP)
    Tapurah (MT)
    Taquara (RS)
    Taquaraçu de Minas (MG)
    Taquaral (SP)
    Taquaral de Goiás (GO)
    Taquarana (AL)
    Taquari (RS)
    Taquaritinga (SP)
    Taquaritinga do Norte (PE)
    Taquarituba (SP)
    Taquarivaí (SP)
    Taquaruçu do Sul (RS)
    Taquarussu (MS)
    Tarabai (SP)
    Tarauacá (AC)
    Tarrafas (CE)
    Tartarugalzinho (AP)
    Tarumã (SP)
    Tarumirim (MG)
    Tasso Fragoso (MA)
    Tatuí (SP)
    Tauá (CE)
    Taubaté (SP)
    Tavares (PB)
    Tavares (RS)
    Tefé (AM)
    Teixeira (PB)
    Teixeira de Freitas (BA)
    Teixeira Soares (PR)
    Teixeiras (MG)
    Teixeirópolis (RO)
    Tejuçuoca (CE)
    Tejupá (SP)
    Telêmaco Borba (PR)
    Telha (SE)
    Tenente Ananias (RN)
    Tenente Laurentino Cruz (RN)
    Tenente Portela (RS)
    Tenório (PB)
    Teodoro Sampaio (BA)
    Teodoro Sampaio (SP)
    Teofilândia (BA)
    Teófilo Otoni (MG)
    Teolândia (BA)
    Teotônio Vilela (AL)
    Terenos (MS)
    Teresina (PI)
    Teresópolis (RJ)
    Teresina de Goiás (GO)
    Terezinha (PE)
    Terezópolis de Goiás (GO)
    Terra Alta (PA)
    Terra Boa (PR)
    Terra de Areia (RS)
    Terra Nova (BA)
    Terra Nova (PE)
    Terra Nova do Norte (MT)
    Terra Rica (PR)
    Terra Roxa (PR)
    Terra Roxa (SP)
    Terra Santa (PA)
    Tesouro (MT)
    Teutônia (RS)
    Theobroma (RO)
    Tianguá (CE)
    Tibagi (PR)
    Tibau do Sul (RN)
    Tibau (RN)
    Tietê (SP)
    Tigrinhos (SC)
    Tijucas (SC)
    Tijucas do Sul (PR)
    Timbaúba (PE)
    Timbaúba dos Batistas (RN)
    Timbé do Sul (SC)
    Timbiras (MA)
    Timbó (SC)
    Timbó Grande (SC)
    Timburi (SP)
    Timon (MA)
    Timóteo (MG)
    Tio Hugo (RS)
    Tiradentes (MG)
    Tiradentes do Sul (RS)
    Tiros (MG)
    Tobias Barreto (SE)
    Tocantínia (TO)
    Tocantinópolis (TO)
    Tocantins (MG)
    Tocos do Moji (MG)
    Toledo (MG)
    Toledo (PR)
    Tomar do Geru (SE)
    Tomazina (PR)
    Tombos (MG)
    Tomé-Açu (PA)
    Tonantins (AM)
    Toritama (PE)
    Torixoréu (MT)
    Toropi (RS)
    Torre de Pedra (SP)
    Torres (RS)
    Torrinha (SP)
    Touros (RN)
    Trabiju (SP)
    Tracuateua (PA)
    Tracunhaém (PE)
    Traipu (AL)
    Trairão (PA)
    Trairi (CE)
    Trajano de Moraes (RJ)
    Tramandaí (RS)
    Travesseiro (RS)
    Tremedal (BA)
    Tremembé (SP)
    Três Arroios (RS)
    Três Barras do Paraná (PR)
    Três Barras (SC)
    Três Cachoeiras (RS)
    Três Corações (MG)
    Três Coroas (RS)
    Três de Maio (RS)
    Três Forquilhas (RS)
    Três Fronteiras (SP)
    Três Lagoas (MS)
    Três Marias (MG)
    Três Palmeiras (RS)
    Três Passos (RS)
    Três Pontas (MG)
    Três Ranchos (GO)
    Três Rios (RJ)
    Treviso (SC)
    Treze de Maio (SC)
    Treze Tílias (SC)
    Trizidela do Vale (MA)
    Trindade (GO)
    Trindade (PE)
    Trindade do Sul (RS)
    Triunfo (PB)
    Triunfo (PE)
    Triunfo (RS)
    Triunfo Potiguar (RN)
    Trombas (GO)
    Trombudo Central (SC)
    Tubarão (SC)
    Tucano (BA)
    Tucumã (PA)
    Tucunduva (RS)
    Tucuruí (PA)
    Tufilândia (MA)
    Tuiuti (SP)
    Tumiritinga (MG)
    Tunápolis (SC)
    Tunas do Paraná (PR)
    Tunas (RS)
    Tuneiras do Oeste (PR)
    Tuntum (MA)
    Tupaciguara (MG)
    Tupanatinga (PE)
    Tupanci do Sul (RS)
    Tupanciretã (RS)
    Tupandi (RS)
    Tuparendi (RS)
    Tuparetama (PE)
    Tupã (SP)
    Tupãssi (PR)
    Tupi Paulista (SP)
    Tupirama (TO)
    Tupiratins (TO)
    Turiaçu (MA)
    Turilândia (MA)
    Turiúba (SP)
    Turmalina (MG)
    Turmalina (SP)
    Turuçu (RS)
    Tururu (CE)
    Turvânia (GO)
    Turvelândia (GO)
    Turvo (PR)
    Turvo (SC)
    Turvolândia (MG)
    Tutóia (MA)
    Uarini (AM)
    Uauá (BA)
    Ubaí (MG)
    Ubaíra (BA)
    Ubaitaba (BA)
    Ubajara (CE)
    Ubá (MG)
    Ubaporanga (MG)
    Ubarana (SP)
    Ubatã (BA)
    Ubatuba (SP)
    Uberaba (MG)
    Uberlândia (MG)
    Ubirajara (SP)
    Ubiratã (PR)
    Ubiretama (RS)
    Uchoa (SP)
    Uibaí (BA)
    Uiramutã (RR)
    Uirapuru (GO)
    Uiraúna (PB)
    Ulianópolis (PA)
    Umari (CE)
    Umarizal (RN)
    Umbaúba (SE)
    Umburanas (BA)
    Umburatiba (MG)
    Umbuzeiro (PB)
    Umirim (CE)
    Umuarama (PR)
    Una (BA)
    Unaí (MG)
    União (PI)
    União da Serra (RS)
    União da Vitória (PR)
    União de Minas (MG)
    União do Oeste (SC)
    União do Sul (MT)
    União dos Palmares (AL)
    União Paulista (SP)
    Uniflor (PR)
    Unistalda (RS)
    Upanema (RN)
    Uraí (PR)
    Urandi (BA)
    Urânia (SP)
    Urbano Santos (MA)
    Uru (SP)
    Uruaçu (GO)
    Uruana de Minas (MG)
    Uruana (GO)
    Uruará (PA)
    Urubici (SC)
    Uruburetama (CE)
    Urucânia (MG)
    Urucará (AM)
    Uruçuca (BA)
    Urucuia (MG)
    Uruçuí (PI)
    Urucurituba (AM)
    Uruguaiana (RS)
    Uruoca (CE)
    Urupá (RO)
    Urupema (SC)
    Urupês (SP)
    Urussanga (SC)
    Urutaí (GO)
    Utinga (BA)
    Vacaria (RS)
    Vale de São Domingos (MT)
    Vale do Anari (RO)
    Vale do Paraíso (RO)
    Vale do Sol (RS)
    Valença (BA)
    Valença (RJ)
    Valença do Piauí (PI)
    Valente (BA)
    Valentim Gentil (SP)
    Vale Real (RS)
    Vale Verde (RS)
    Valinhos (SP)
    Valparaíso (SP)
    Valparaíso de Goiás (GO)
    Vanini (RS)
    Vargeão (SC)
    Vargem (SC)
    Vargem (SP)
    Vargem Alegre (MG)
    Vargem Alta (ES)
    Vargem Bonita (MG)
    Vargem Bonita (SC)
    Vargem Grande do Rio Pardo (MG)
    Vargem Grande do Sul (SP)
    Vargem Grande (MA)
    Vargem Grande Paulista (SP)
    Varginha (MG)
    Varjão (GO)
    Varjão de Minas (MG)
    Varjota (CE)
    Varre-Sai (RJ)
    Várzea (PB)
    Várzea (RN)
    Várzea Alegre (CE)
    Várzea Branca (PI)
    Várzea da Palma (MG)
    Várzea da Roça (BA)
    Várzea do Poço (BA)
    Várzea Grande (MT)
    Várzea Grande (PI)
    Várzea Nova (BA)
    Várzea Paulista (SP)
    Varzedo (BA)
    Varzelândia (MG)
    Vassouras (RJ)
    Vazante (MG)
    Venâncio Aires (RS)
    Venda Nova do Imigrante (ES)
    Venha-Ver (RN)
    Ventania (PR)
    Venturosa (PE)
    Vera (MT)
    Vera Cruz (BA)
    Vera Cruz (RN)
    Vera Cruz (RS)
    Vera Cruz (SP)
    Vera Cruz do Oeste (PR)
    Vera Mendes (PI)
    Veranópolis (RS)
    Verdejante (PE)
    Verdelândia (MG)
    Vereda (BA)
    Veredinha (MG)
    Verê (PR)
    Veríssimo (MG)
    Vermelho Novo (MG)
    Vertente do Lério (PE)
    Vertentes (PE)
    Vespasiano (MG)
    Vespasiano Corrêa (RS)
    Viadutos (RS)
    Viamão (RS)
    Viana (ES)
    Viana (MA)
    Vianópolis (GO)
    Vicência (PE)
    Vicente Dutra (RS)
    Vicentina (MS)
    Vicentinópolis (GO)
    Viçosa (AL)
    Viçosa (MG)
    Viçosa (RN)
    Viçosa do Ceará (CE)
    Victor Graeff (RS)
    Vidal Ramos (SC)
    Videira (SC)
    Vieiras (MG)
    Vieirópolis (PB)
    Vigia (PA)
    Vila Bela da Santíssima Trindade (MT)
    Vila Boa (GO)
    Vila Flores (RS)
    Vila Flor (RN)
    Vila Lângaro (RS)
    Vila Maria (RS)
    Vila Nova do Piauí (PI)
    Vila Nova dos Martírios (MA)
    Vila Nova do Sul (RS)
    Vila Pavão (ES)
    Vila Propício (GO)
    Vila Rica (MT)
    Vila Valério (ES)
    Vila Velha (ES)
    Vilhena (RO)
    Vinhedo (SP)
    Viradouro (SP)
    Virgem da Lapa (MG)
    Virgínia (MG)
    Virginópolis (MG)
    Virgolândia (MG)
    Virmond (PR)
    Visconde do Rio Branco (MG)
    Vista Alegre do Alto (SP)
    Vista Alegre do Prata (RS)
    Vista Alegre (RS)
    Vista Gaúcha (RS)
    Vista Serrana (PB)
    Vitória (ES)
    Vitória Brasil (SP)
    Vitória da Conquista (BA)
    Vitória das Missões (RS)
    Vitória de Santo Antão (PE)
    Vitória do Jari (AP)
    Vitória do Mearim (MA)
    Vitória do Xingu (PA)
    Vitorino (PR)
    Vitorino Freire (MA)
    Vitor Meireles (SC)
    Viseu (PA)
    Volta Grande (MG)
    Volta Redonda (RJ)
    Votorantim (SP)
    Votuporanga (SP)
    Wagner (BA)
    Wall Ferraz (PI)
    Wanderlândia (TO)
    Wanderley (BA)
    Wenceslau Braz (MG)
    Wenceslau Braz (PR)
    Wenceslau Guimarães (BA)
    Westfália (RS)
    Witmarsum (SC)
    Xambioá (TO)
    Xambrê (PR)
    Xangri-lá (RS)
    Xanxerê (SC)
    Xapuri (AC)
    Xavantina (SC)
    Xaxim (SC)
    Xexéu (PE)
    Xinguara (PA)
    Xique-Xique (BA)
    Zabelê (PB)
    Zacarias (SP)
    Zé Doca (MA)
    Zortéa (SC)

    Poderá também gostar de:
    Emma Watson em Cannes
    Embriões humanos com ‘três pais’ têm aprovação estudada nos ...
    O encontro aconteceu: Dilma recebe Jeferson Monteiro, que ...
    Linkwithin
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
    Post navigation
    PREVIOUS POST
    Papéis de Paredes de Flores – Margaridas
    NEXT POST
    Tendências em Vestidos de Noiva – Novos Modelos
    ONE THOUGHT ON “LISTA DE TODAS AS CIDADES DO BRASIL – LISTA COMPLETA DOS MUNICÍPIO DO BRASIL”
    tamiris
    20 DE MAY DE 2012 AT 22:15
    meu deus eu não tinha ideia que tem tantas
    LEAVE A REPLY

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    Name *


    Email *


    Website


    Comment


    You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



    ÚLTIMOS ASSUNTOS

    Cachorro-quente vai custar 10 pilas na Copa. Cerveja R$ 13,00
    GRANDE ALERTA PARA NÓS, TOSADORES.
    Emma Watson, conocida por el personaje de Hermione en Harry Potter , se graduó el pasado domingo en la Universidad de Brown en Rhode Island en los Estados Unidos
    Cachorros de tigre de Bengala que nacieron en el zoológico en Austria Quintillizos nacieron el 25 de abril.
    ‘Ela dizia que queria guardar na memória o local como era, não com as transformações do tempo



    ESTATÍSTICAS


    Rumo a 2015

    Share Button
    TwitterFacebookGoogle PlusPinterestLinkedin
     
    LISTA DOS PAÍSES ONDE EXISTE RISCO DE MALÁRIA
    LISTA DOS PAÍSES ONDE EXISTE RISCO DE MALÁRIA
    Estado mineiro é o primeiro no país a apoiar a realização do planejamento em suas cidades
    Estado mineiro é o primeiro no país a apoiar a realização do planejamento em suas cidades
    Estado divulga listagem dos  municípios habilitados a receberem parcela do ICMS nesta quinta
    Estado divulga listagem dos municípios habilitados a receberem parcela do ICMS nesta quinta
    Lista de Municípios do Brasil Separados por Vírgula
    Lista de Municípios do Brasil Separados por Vírgula
    Consultar Horário de Ônibus em Santa Catarina
    Consultar Horário de Ônibus em Santa Catarina
    Últimas Notícias de acontecimentos, crimes, acidentes, festas dos municípios brasileiros por ...
    Últimas Notícias de acontecimentos, crimes, acidentes, festas dos municípios brasileiros por ...
    BOOKMARKS

    Busca Governo do Brasil e Estados
    Melhores
    Testemunhas de Jeová – Site da Sociedade Torre de Vigia
    Populares
    Baixar Office Grátis - Download do Word Excel Power Point de Graça - Office
    Baixar Office Grátis - Download do Word Excel Power Point de Graça - Office
    TABELA DO INSS AUTÔNOMO PARA 2014 !!!!!!!!!!!!
    TABELA DO INSS AUTÔNOMO PARA 2014 !!!!!!!!!!!!
    Tabela de INSS para Autônomos em 2013
    Tabela de INSS para Autônomos em 2013
    Como conseguir meu número do PIS pela internet
    Como conseguir meu número do PIS pela internet
    Sons de Tiros - Armas - Espingardas - Revolver - Estouro
    Sons de Tiros - Armas - Espingardas - Revolver - Estouro
    Os cachorros mais bonitos do mundo (18 fotos) - Filhotinhos Lindos
    Os cachorros mais bonitos do mundo (18 fotos) - Filhotinhos Lindos
    10 des pires tueurs en série de l'histoire (les 10 premiers tueurs en série)
    10 des pires tueurs en série de l'histoire (les 10 premiers tueurs en série)
    Converter vídeos online - sem precisar baixar programa
    Converter vídeos online - sem precisar baixar programa
    As 50 Cidades Mais Bonitas Do Mundo - Fotos Maravilhosas em HDR
    As 50 Cidades Mais Bonitas Do Mundo - Fotos Maravilhosas em HDR
    Sons de latido de cachorro para ouvir em MP3
    Sons de latido de cachorro para ouvir em MP3


    Proudly powered by WordPress

    Inglês Skype
    Aulas de inglês via skype
  • Marcony Jahel

    em 11/01/2013 Via Google+


  • ÂO Asura speed
    Godzro Parei flws EHEUHEUHE nemliguem para isso aqueembaixo heuhe godzro vanro aeROgaming mayaan keenan nocturna full pvp serve turbo pvp serve ragnaops testro try-ro Try-RO wofro nobehuh cs 1.6 hack 2013 huehe putaria souta baile da cidade alta baile do pistao do amor baile do pistao baile b13 baile da vk vila kennedy vk ta em fest bangu bangu shopping baile da nova holanda rua do registro r22 xarpi godzro GodzRO godzRO parque uniao 2013 montagem mc magrinho inpact0707 harv nob baile da 48 sarrei na xota dela ♥ bonde da praça eu nao sei ler ragnarok asura fast asura speed test asura asura pratic mayaan on ping lowerping auto tunnel gg ping fu proxy cap ee vai toma no cu xD
  • Treino de Rodeio Linha 81-Km 24 Nova União-RO

    Boiada Marca Estrela.

  • MPF-RO acusa ex-governador de usar polícia para perseguir procurador


    Condenado em janeiro a cinco anos de prisão e à suspensão de seus direitos políticos por improbidade administrativa, o senador Ivo Cassol (PP-RO) é alvo de nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF). Na ação, o ex-governador de Rondônia e outras cinco pessoas são acusadas de terem utilizado a polícia e a máquina administrativa do governo para "perseguir, embaraçar, desmerecer e desacreditar as ações e o trabalho desenvolvidos pelo procurador da República Reginaldo Trindade e pela Superintendência da Polícia Federal", que investigavam irregularidades cometidas em sua administração.

    De acordo com o MPF, Cassol fez denúncias infundadas em diversos órgãos públicos, além de fazer uso dos meios de comunicação, acusando o procurador de perseguição pessoal. "Ivo Cassol elegeu o procurador da República Reginaldo Trindade como seu inimigo público e passou a centralizar nele a responsabilidade por todo e qualquer revés que tivesse na Justiça, independentemente da autoria", diz a denúncia.

    "Os ataques buscavam dois objetivos: passar ao público em geral que seus problemas com a Justiça e a Polícia Federal eram decorrentes da atuação do procurador, que seria movido por perseguição pessoal; e tentar desestabilizar, embaraçar e impedir a atuação do membro do MPF-RO", argumenta o texto. Os ataques de Cassol ao procurador teriam se intensificado a partir de abril de 2008, quando o filho do então governador foi preso em decorrência de uma operação feita pela Polícia Federal e o MPF no Espírito Santo, suspeito de integrar uma quadrilha que sonegou, no ano anterior, R$ 7 milhões em importações de carros, motos e mercadorias de luxo.

    Os ataques de Cassol, segundo o MPF, também foram voltados para delegados e agentes da Polícia Federal que atuavam na Operação Roosevelt para coibir a exploração de recursos naturais nas terras indígenas do Povo Cinta Larga. A denúncia aponta que o governador se serviu da estrutura e poderio de que dispunha em seu cargo para alardear as denúncias na imprensa local, praticando "assassinato de reputação".

    Além de Casso, são réus na ação o tenente-coronel da Polícia Militar Sávio Antiogenes Borges Lessa, que foi chefe da Casa Militar no governo Cassol; o assistente parlamentar Ronaldo Furtado, então procurador-geral do Estado; as jornalistas Ivonete Gomes da Silva e Marley Cristina Galvão Oliveira Trifilio; e o servidor público federal José Nazareno Torres de Moraes. Os réus são apontados como participantes na produção de falsas provas, agindo sob ordens do então governador.

    O MPF argumenta que o procurador da República Reginaldo Trindade foi inocentado em todas as representações feitas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), na Corregedoria-Geral do MPF, no Conselho Superior do MPF (CSMPF) e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). "Mesmo sabendo das decisões que atestavam que o procurador da República Reginaldo agiu apenas no exercício de suas funções como membro do Ministério Público, Ivo Narciso Cassol fez nova representação na Corregedoria-Geral do MPF contra o procurador, em 2011. As alegações eram muito semelhantes às anteriores, e já rejeitadas por diversas instâncias", relata o MPF.

    A assessoria do senador foi procurada pelo Terra, mas, até as 17h15, não havia sido localizada. Se condenados, os réus podem ser punidos com perda do cargo, emprego ou função pública, suspensão dos direitos políticos, pagamento de multa, proibição de contratar com o poder público ou receber incentivos fiscais ou de crédito, mesmo que através de pessoa jurídica. O MPF também solicita que os réus sejam condenados a pagar pelos danos morais sofridos pela "União, Estado de Rondônia e pela própria sociedade", em valor a ser estabelecido pela Justiça Federal.

    Condenação

    No mês passado, a Justiça Federal em Rondônia condenou o senador Ivo Cassol e outras cinco pessoas por improbidade administrativa. Além de Cassol foram condenados os delegados da Polícia Civil Renato Eduardo de Souza e Hélio Teixeira Lopes Filho, os agentes Gliwelkinson Pedrisch de Castro e Nilton Vieira Cavalcante, além de Agenor Vitorino de Carvalho. A ação acusava Ivo Cassol de ter utilizado ilegalmente a estrutura da segurança pública para tentar alterar as provas colhidas durante investigação de um esquema de compra de votos, atrapalhando o trabalho do Ministério Público Federal e da própria Justiça.

    A investigação teve início em 2006, quando o MPF desvendou um suposto caso de compra de votos que beneficiaria Ivo Cassol e Expedito Júnior - eleito senador naquele ano e cassado em 2009 -, entre outras pessoas.

    De acordo com o MPF, as testemunhas que prestaram depoimento foram vítimas de constrangimentos e ameaças, sendo cinco delas incluídas em programa de proteção à testemunha. O assédio às testemunhas teria sido ordenado por Ivo Cassol, que à época era governador do Estado, e executado pelos policiais e por Agenor Vitorino de Carvalho. Entre os abusos cometidos está a instauração de um inquérito policial "manifestamente ilegal", segundo o MPF.

    Além de ter os direitos políticos cassados, Cassol foi condenado a cinco anos de prisão e ao pagamento de multa de R$ 300 mil. A Justiça também suspendeu os direitos políticos dos delegados por quatro anos, e dos demais, por três anos, além da perda dos cargos dos policiais. O senador recorreu da condenação e segue no exercício de seu mandato. Com informações do Terra


    http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/
  •  
    Olá, tudo bem?
    veja aqui. os Campeonatos AC (48 CLUBES) - AP (48 CLUBES) - RO (48 clubes), RR (48 CLUBES) E TO (48 CLUBES,
    são 240 clubes em 5 (Cinco) dos 27 (vinte sete) campeonatos estaduais - são mais 2.500 clubes do Brasil, divididos em divisão de acesso e a principal, da cada um dos estados e do distrito federal do Brasil 
    Então, veja abaixo cada uma dos 27 estaduais:
    Exemplos de Campeonatos Estaduais – ACREANO
    23 - ACREANO
    Exemplos de Campeonatos Estaduais – Acreano
    ACREANO – Divisão Extra - Taça da Capital do Rio Branco  – 12 (doze) Equipes de 18 de Janeiro  à 17 Fevereiro, com Jogos aos finais de semana. 
    1ª. Fase: 5 (cinco) rodadas: Grupo A – Vasco da Gama (Rio Branco), Galvez (Rio Branco), Adesg (Senador Guiomar), Santos (Feijó), Plácido de Castro (P de C) e Xaporí (X) ; 
    ; Grupo B –  Andirá (Rio Branco), São Francisco (Rio Branco), Madureira (Sena Madureira), Cruzeiro (C do Sul), ), Nauás (N) e Auto Acre (A.A); 
    fase final: 3 (três) rodadas:  Semi-final: Grupo C – 1º colocado do Grupo A x 2º colocados do Grupo B e 2º colocado do Grupo A  e 1º colocados do Grupo B (ida e volta) e Final Grupo D – com os 2 (dois) vencedores do Grupo C, em jogo único, numa arena Olímpica, patrocinado pela federação. 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição, será declarado campeão da Taça da Capital e o vencedor do Jogo final, será declarado Campeão Acreano (do Estadual da Divisão Extra) e automaticamente classificado para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
    ACREANO – Divisão Especial - Taça do Estado do Acre  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro a 30 e abril, com jogos aos finais de semana.
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – Rio Branco (R.B), Juventus (Rio Branco) Atlético (Rio Branco) e Independência (Rio Branco)+ 4 (quatro) classificados da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único). 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição será declarado Campeão da Taça estado do Acre e automaticamente jogará todos os jogos finais, com a vantagem do empate. O vencedor do confronto final será declarado campeão Acreano (do estadual Divisão Especial). A melhor equipe entre os pequenos estará classificada para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
     ACREANO – Divisão Extra - Taça da Federação (grupo da morte)  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro  à 30 de  Abril, com Jogos aos finais de semana.  
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – 8 (oito) equipes desclassificadas da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único).  
    Obs.: O vencedor do confronto final será declarado campeão da Taça da Federação. As  2 (duas) piores equipes estará rebaixada para a  Divisão regional do Campeonato Acreano.  
    ACREANO – Divisão regional -  32 (Sessenta e quatro) Equipes de 18 de Janeiro  à 16 Junho, com Jogos aos finais de semana.   
    1ª. Turno – Taça do 1º turno de Acre  - 1ª. Fase (ida) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  América (Rio Branco), Botafogo (Rio Branco), Fluminense (Rio Branco), São Sebastião (Rio Branco), Epitaciolândia (E) , União (Plácido de Castro), Retirense (Retiro) e Ipixunense (ipixuna) ; Grupo B – Floresta (Xaporí), Corinthians (Sena Madureira), Porto (Sena Madureira), Operário (Humaitá), Humaitá (H), Jordão (F do J), Senador Guiomar (S.G) e Natividade (N); Grupo C – Acreano (Nauás), Olímpico (Cruzeiro do Sul), Central (Cruzeiro do Sul), Palmeiras (Taraucá), Taraucá (T), Glória (G do N), Miguel Urbano (M .U) e Alvorada (A); Grupo D  - Atlético (Auto Acre), Acreano (Porto Acre), Porto Acre (P.A), São Paulo (Remanso), Remanso (R ), Feijó (F), Assis Brasil (A.B) e Brasiléia (B); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final –  Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único,  a final da Taça Regional do Acre (1º turno), seria numa arena esportiva, promovido pela federação.  2ª. Turno – Taça do 2º. Turno do Acre - 1ª. Fase (volta) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  América (Rio Branco), Botafogo (Rio Branco), Fluminense (Rio Branco), São Sebastião (Rio Branco), Epitaciolândia (E) , União (Plácido de Castro), Retirense (Retiro) e Ipixunense (ipixuna) ; Grupo B – Floresta (Xaporí), Corinthians (Sena Madureira), Porto (Sena Madureira), Operário (Humaitá), Humaitá (H), Jordão (F do J), Senador Guiomar (S.G) e Natividade (N); Grupo C – Acreano (Nauás), Olímpico (Cruzeiro do Sul), Central (Cruzeiro do Sul), Palmeiras (Taraucá), Taraucá (T), Glória (G do N), Miguel Urbano (M .U) e Alvorada (A); Grupo D  - Atlético (Auto Acre), Acreano (Porto Acre), Porto Acre (P.A), São Paulo (Remanso), Remanso (R ), Feijó (F), Assis Brasil (A.B) e Brasiléia (B); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final – Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, , a final da Taça Regional do Acre (2º turno), seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, a final  seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. 
    Obs.: Os dois primeiros colocados desta competição (Campeões de cada Turno), será declarado Campeão e Vice Campeão da Divisão Regional do Acre e junto com o 3º e 4 colocados, estariam automaticamente classificado para o Campeonato Estadual da 2ª. Divisão. Os últimos colocados de cada grupo 8 (oito) clubes, poderiam ser substituídos por outros clubes da região, caso haja interesse e perfil técnico para competir a nível profissional.   

    24 - AMAPAENSE
    Exemplos de Campeonatos Estaduais – Amapaense
    AMAPAENSE – Divisão Extra – Taça da Capital - Macapá  – 12 (doze) Equipes de 18 de Janeiro  à 17 Fevereiro, com Jogos aos finais de semana. 
    1ª. Fase: 5 (cinco) rodadas: Grupo A – Trem (Macapá), São José (Macapá), Londrina (L), Oiapoque (O), UMV (Mazagão Velho) e Aporema (A)
    ; Grupo B –  Independente (Macapá), Amapá (Macapá), Santana (Porto Santana), Oratório (O),  SERB (Bailique) e Mazagão (M)
    ; fase final: 3 (três) rodadas:  Semi-final: Grupo C – 1º colocado do Grupo A x 2º colocados do Grupo B e 2º colocado do Grupo A  e 1º colocados do Grupo B (ida e volta) e Final Grupo D – com os 2 (dois) vencedores do Grupo C, em jogo único, numa arena Olímpica, patrocinado pela federação. 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição, será declarado campeão da Taça da Capital - Amapá e o vencedor do Jogo final, será declarado Campeão Amapaense (do Estadual da Divisão Extra) e automaticamente classificado para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
    AMAPAENSE – Divisão Especial - Taça do Estado do Amapá  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro a 30 e abril, com jogos aos finais de semana.
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – Macapá (M), Ipiranga (Macapá), Santos (Macapá) e São Paulo(Macapá),+ 4 (quatro) classificados da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único). 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição será declarado Campeão da Taça estado do Amapá e automaticamente jogará todos os jogos finais, com a vantagem do empate. O vencedor do confronto final será declarado campeão Amapaense (do estadual Divisão Especial). A melhor equipe entre os pequenos estará classificada para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
     AMAPAENSE – Divisão Extra - Taça da Federação (grupo da morte)  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro  à 30 de  Abril, com Jogos aos finais de semana.  
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – 8 (oito) equipes desclassificadas da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único).  
    Obs.: O vencedor do confronto final será declarado campeão da Taça da Federação. As  2 (duas) piores equipes estará rebaixada para a  Divisão regional do Campeonato Amapaense.  
    AMAPAENSE – Divisão regional -  32 (Sessenta e quatro) Equipes de 18 de Janeiro  à 16 Junho, com Jogos aos finais de semana.   
    1ª. Turno – Taça do 1º turno do Amapá  - 1ª. Fase (ida) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  Cristal (Macapá), CFA (Macapá), Guarany (Macapá), Central (Macapá), New Star (Oratório), Bailique (B), Tiguar (São Domingos) e São Domingos (S.D); Grupo B -  Aliança (Porto Santana), Santanense (Porto Santana), Guarany (Londrina), Olimpia (Mazagão Velho), União (Aporema) , Mazagão Velho (M.V), Vilar (V) e Climério (C ); Grupo C –  Arsenal (Amapá), Amapaense (Amapá), Surumu (Oiapoque), Grêmio (Clevelândia), Clevelândia (C ), Boca Juniors (Boca do Jarí), Amapá (A) e Porto Grande (P.G); Grupo D  - Ajax (Calçoene), Calçonense (Calçoene), Juventus (Mazagão), Sociedade (Aporé), Aporé (A), River Plate (Serra do Navio), Grêmio Sampaio (Campina Grande) e Vila Velha (V.V); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final –  Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único,  a final da Taça Regional do Amapá (1º turno), seria numa arena esportiva, promovido pela federação.  2ª. Turno – Taça do 2º. Turno do Amapá - 1ª. Fase (volta) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  Cristal (Macapá), CFA (Macapá), Guarany (Macapá), Central (Macapá), New Star (Oratório), Bailique (B), Tiguar (São Domingos) e São Domingos (S.D); Grupo B -  Aliança (Porto Santana), Santanense (Porto Santana), Guarany (Londrina), Olimpia (Mazagão Velho), União (Aporema) , Mazagão Velho (M.V), Vilar (V) e Climério (C ); Grupo C –  Arsenal (Amapá), Amapaense (Amapá), Surumu (Oiapoque), Grêmio (Clevelândia), Clevelândia (C ), Boca Juniors (Boca do Jarí), Amapá (A) e Porto Grande (P.G); Grupo D  - Ajax (Calçoene), Calçonense (Calçoene), Juventus (Mazagão), Sociedade (Aporé), Aporé (A), River Plate (Serra do Navio), Grêmio Sampaio (Campina Grande) e Vila Velha (V.V)
           ; fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final – Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, , a final da Taça Regional do Amapá (2º turno), seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, a final  seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. 
    Obs.: Os dois primeiros colocados desta competição (Campeões de cada Turno), será declarado Campeão e Vice Campeão da Divisão Regional do Amapá e junto com o 3º e 4 colocados, estariam automaticamente classificado para o Campeonato Estadual da 2ª. Divisão. Os últimos colocados de cada grupo 8 (oito) clubes, poderiam ser substituídos por outros clubes da região, caso haja interesse e perfil técnico para competir a nível profissional.   

    25 - RONDONIENSE
    Exemplos de Campeonatos Estaduais – Rondoniense
    RONDONIENSE – Divisão Extra - Taça da Capital - Porto Velho  – 12 (doze) Equipes de 18 de Janeiro  à 17 Fevereiro, com Jogos aos finais de semana. 
    1ª. Fase: 5 (cinco) rodadas: Grupo A – Genus (Porto Velho), Ferroviário (Porto Velho), Ulbra (Ji-Paraná), União Cacoalense (Cacoal), Xv de Novembro (José Bonifácio) e Rolim Moura (R.M)
    ; Grupo B –  Shalom (Porto Velho), Moto Club (Porto Velho), Fluminense (Ariquemes), União Pimentense (Pimenta Bueno), Perola do Mamoré (Jaru) e Barão do Melgaço (B do M),
    ; fase final: 3 (três) rodadas:  Semi-final: Grupo C – 1º colocado do Grupo A x 2º colocados do Grupo B e 2º colocado do Grupo A  e 1º colocados do Grupo B (ida e volta) e Final Grupo D – com os 2 (dois) vencedores do Grupo C, em jogo único, numa arena Olímpica, patrocinado pela federação. 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição, será declarado campeão da Taça da Capital - Porto Velho e o vencedor do Jogo final, será declarado Campeão Rondoniense (do Estadual da Divisão Extra) e automaticamente classificado para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
    RONDONIENSE – Divisão Especial - Taça do Estado do Rondônia  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro a 30 e abril, com jogos aos finais de semana.
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – Porto Velho (P.V), Cruzeiro (Porto Velho), Ji-paraná (J.P) e Ariquemes (A) + 4 (quatro) classificados da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único). 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição será declarado Campeão da Taça estado do Rondônia e automaticamente jogará todos os jogos finais, com a vantagem do empate. O vencedor do confronto final será declarado campeão Rondoniense (do estadual Divisão Especial). A melhor equipe entre os pequenos estará classificada para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
     RONDONIENSE – Divisão Extra - Taça da Federação (grupo da morte)  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro  à 30 de  Abril, com Jogos aos finais de semana.  
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – 8 (oito) equipes desclassificadas da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único).  
    Obs.: O vencedor do confronto final será declarado campeão da Taça da Federação. As  2 (duas) piores equipes estará rebaixada para a  Divisão regional do Campeonato Rondoniense.  
    RONDONIENSE – Divisão regional -  32 (Sessenta e quatro) Equipes de 18 de Janeiro  à 16 Junho, com Jogos aos finais de semana.   
    1ª. Turno – Taça do 1º turno de Rondônia  - 1ª. Fase (ida) : 7 (sete) rodadas: Grupo A – Tiradentes (Porto Velho), Flamengo (Porto Velho), Ipiranga (Porto Velho), São Domingos (Porto Velho), Botafogo (Porto Velho), CFA (Porto Velho), 7 de Setembro 9Barão de Melgaço) e Palmares (P); Grupo B – Juventude (Jaci Paraná), Jaci Paraná (J.P), Comerciário (Vilhena), Vilhena (V), Pinheiros (Rolim de Moura), Marabu (Formiga), Formiga e Cacoal (C ); Grupo C – Vila Nova (Guajará Mirim), Guajará Mirim (G.M). Operário (Colorado do Oeste), Colorado (C do O), ARFA (Ji-Paraná), Ipiranga (Vila Murtinho), Vila Murtinho (V.M) e Jarú (J); Grupo D  - Comercial (Costa Marques), Cota Marques (C.M), Grêmio (Espigão do Oeste), Espigão (E do O), União (Ariquemes), Industrial (Ouro Velho), Ouro Velho (O.V) e Manoa (M); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final –  Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único,  a final da Taça Regional de Rondônia (1º turno), seria numa arena esportiva, promovido pela federação.  2ª. Turno – Taça do 2º. Turno de Rondônia - 1ª. Fase (volta) : 7 (sete) rodadas: Grupo A – Tiradentes (Porto Velho), Flamengo (Porto Velho), Ipiranga (Porto Velho), São Domingos (Porto Velho), Botafogo (Porto Velho), CFA (Porto Velho), 7 de Setembro 9Barão de Melgaço) e Palmares (P); Grupo B – Juventude (Jaci Paraná), Jaci Paraná (J.P), Comerciário (Vilhena), Vilhena (V), Pinheiros (Rolim de Moura), Marabu (Formiga), Formiga e Cacoal (C ); Grupo C – Vila Nova (Guajará Mirim), Guajará Mirim (G.M). Operário (Colorado do Oeste), Colorado (C do O), ARFA (Ji-Paraná), Ipiranga (Vila Murtinho), Vila Murtinho (V.M) e Jarú (J); Grupo D  - Comercial (Costa Marques), Cota Marques (C.M), Grêmio (Espigão do Oeste), Espigão (E do O), União (Ariquemes), Industrial (Ouro Velho), Ouro Velho (O.V) e Manoa (M); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final – Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, , a final da Taça Regional de Rondônia (2º turno), seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, a final  seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. 
    Obs.: Os dois primeiros colocados desta competição (Campeões de cada Turno), será declarado Campeão e Vice Campeão da Divisão Regional de Rondônia e junto com o 3º e 4 colocados, estariam automaticamente classificado para o Campeonato Estadual da 2ª. Divisão. Os últimos colocados de cada grupo 8 (oito) clubes, poderiam ser substituídos por outros clubes da região, caso haja interesse e perfil técnico para competir a nível profissional.   

    26 - RORAIMENSE
    Exemplos de Campeonatos Estaduais – Roraimense
    RORAIMENSE – Divisão Extra – Taça da Capital - Boa Vista  – 12 (doze) Equipes de 18 de Janeiro  à 17 Fevereiro, com Jogos aos finais de semana. 
    1ª. Fase: 5 (cinco) rodadas: Grupo A – Rio Negro (Boa Vista), Boa vista (B.V), Novo Horizonte (Uriracoera), Autodutor (Caracol), Bayer (Santo Antônio) e Catrimâni (C )
    ; Grupo B –  GAS (Boa Vista), Nacional (Boa Vista), Auto Esporte (Normândia), Progresso (Maracujaí), Santos (Caracaraí) e Tapanaóca (T )
    ; fase final: 3 (três) rodadas:  Semi-final: Grupo C – 1º colocado do Grupo A x 2º colocados do Grupo B e 2º colocado do Grupo A  e 1º colocados do Grupo B (ida e volta) e Final Grupo D – com os 2 (dois) vencedores do Grupo C, em jogo único, numa arena Olímpica, patrocinado pela federação. 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição, será declarado campeão da Taça da Capital - Boa Vista e o vencedor do Jogo final, será declarado Campeão Roraimense (do Estadual da Divisão Extra) e automaticamente classificado para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
    RORAIMENSE – Divisão Especial - Taça do Estado do Rorâima  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro a 30 e abril, com jogos aos finais de semana.
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – Atlético Roraima (Boa Vista), Náutico (Boa vista), Baré (Boa vista) e São Raimundo (Boa vista) + 4 (quatro) classificados da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único). 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição será declarado Campeão da Taça estado do Roraima e automaticamente jogará todos os jogos finais, com a vantagem do empate. O vencedor do confronto final será declarado campeão Roraimense (do estadual Divisão Especial). A melhor equipe entre os pequenos estará classificada para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
     RORAIMENSE – Divisão Extra - Taça da Federação (grupo da morte)  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro  à 30 de  Abril, com Jogos aos finais de semana.  
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – 8 (oito) equipes desclassificadas da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único).  
    Obs.: O vencedor do confronto final será declarado campeão da Taça da Federação. As  2 (duas) piores equipes estará rebaixada para a  Divisão regional do Campeonato Roraimense.  
    RORAIMENSE – Divisão regional -  32 (Sessenta e quatro) Equipes de 18 de Janeiro  à 16 Junho, com Jogos aos finais de semana.   
    1ª. Turno – Taça do 1º turno de Roraima  - 1ª. Fase (ida) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  São Francisco (Boa vista), Tiradentes (Boa Vista), Olímpico (Boa Vista), União (Boa Vista), Ríver (Boa Vista), Ajax (Boa Vista), Vasco da Gama (São José da Cruz) e São José (S.J da Cruz); Grupo B -  Palmeiras (Tapanaóca), Uriracoera (U), Caracol (C ), Santo Antônio (Sto A), Santo Amaro (Ato A), União (Santo Amaro), Botafogo (Alto Bosque) e Alto Bosque (A.B); Grupo C –  Corinthians (Catrimâni), Normândia (N), Caracaraí (C ), São João (S.J da Mata), Santo Ângelo (Sto A), Tupã (Santo Ângelo),  Flamengo (Alto Alegre) e Alto Alegre (A.A); Grupo D  - Portuguesa (Bonfim), Maracujaí (M), Arauáque (A) , São Luis (S.L do Anauá), Santo Alexandre (Sto A), Tupy (Santo Alexandre), Fluminense (Trindade) e Trindade (T); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final –  Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único,  a final da Taça Regional de Roraima (1º turno), seria numa arena esportiva, promovido pela federação.  2ª. Turno – Taça do 2º. Turno de Roraima - 1ª. Fase (volta) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  São Francisco (Boa vista), Tiradentes (Boa Vista), Olímpico (Boa Vista), União (Boa Vista), Ríver (Boa Vista), Ajax (Boa Vista), Vasco da Gama (São José da Cruz) e São José (S.J da Cruz); Grupo B -  Palmeiras (Tapanaóca), Uriracoera (U), Caracol (C ), Santo Antônio (Sto A), Santo Amaro (Ato A), União (Santo Amaro), Botafogo (Alto Bosque) e Alto Bosque (A.B); Grupo C –  Corinthians (Catrimâni), Normândia (N), Caracaraí (C ), São João (S.J da Mata), Santo Ângelo (Sto A), Tupã (Santo Ângelo),  Flamengo (Alto Alegre) e Alto Alegre (A.A); Grupo D  - Portuguesa (Bonfim), Maracujaí (M), Arauáque (A) , São Luis (S.L do Anauá), Santo Alexandre (Sto A), Tupy (Santo Alexandre), Fluminense (Trindade) e Trindade (T); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final – Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, , a final da Taça Regional de Roraima (2º turno), seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, a final  seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. 
    Obs.: Os dois primeiros colocados desta competição (Campeões de cada Turno), será declarado Campeão e Vice Campeão da Divisão Regional de Roraima e junto com o 3º e 4 colocados, estariam automaticamente classificado para o Campeonato Estadual da 2ª. Divisão. Os últimos colocados de cada grupo 8 (oito) clubes, poderiam ser substituídos por outros clubes da região, caso haja interesse e perfil técnico para competir a nível profissional.   

    27 - TOCANTINENSE
    Exemplos de Campeonatos Estaduais – Tocantinense
    RORAIMENSE – Divisão Extra - Taça da Capital - Palmas   – 12 (doze) Equipes de 18 de Janeiro  à 17 Fevereiro, com Jogos aos finais de semana. 
    1ª. Fase: 5 (cinco) rodadas: Grupo A – Interporto (Porto Nacional), Paraíso (P do Tocantns), Gurupí (G), Araguaína (A), Tocantins (Palmas) e Santos (Peixe)
    ; Grupo B –  Grêmio (Tocantinópolis), Colinas (C do Tocantins), Guaraí (G), Alvorada (A do Tocantins), Tocantins (Miracema) e Brasil (Arraes)
    ; fase final: 3 (três) rodadas:  Semi-final: Grupo C – 1º colocado do Grupo A x 2º colocados do Grupo B e 2º colocado do Grupo A  e 1º colocados do Grupo B (ida e volta) e Final Grupo D – com os 2 (dois) vencedores do Grupo C, em jogo único, numa arena Olímpica, patrocinado pela federação. 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição, será declarado campeão da Taça da Capital - Palma e o vencedor do Jogo final, será declarado Campeão Tocantinense (do Estadual da Divisão Extra) e automaticamente classificado para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
    TOCANTINENSE – Divisão Especial - Taça do Estado do Tocantins  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro a 30 e abril, com jogos aos finais de semana.
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – Palmas (P), Miracema (M), Tocantinópolis (T) e União Araguainense (Araguaína) + 4 (quatro) classificados da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único). 
    Obs.: O vencedor da primeira fase desta competição será declarado Campeão da Taça estado do Tocantins e automaticamente jogará todos os jogos finais, com a vantagem do empate. O vencedor do confronto final será declarado campeão Tocantinense (do estadual Divisão Especial). A melhor equipe entre os pequenos estará classificada para o Campeonato Nacional da 3ª. Divisão (Liga Brasil C – Regional Norte). 
     TOCANTINENSE – Divisão Extra - Taça da Federação (grupo da morte)  – 8 (oito) Equipes de 18 de Fevereiro  à 30 de  Abril, com Jogos aos finais de semana.  
    1ª. Fase: 7 (sete) rodadas: Grupo 1 - Único – 8 (oito) equipes desclassificadas da Divisão Extra ; fase final: 3 (três) rodadas: Grupo A e B – 1º x  4º colocados do Grupo 1 - único e 2º e 3º colocados do Grupo 1 – único (ida e volta) e Final (jogo único).  
    Obs.: O vencedor do confronto final será declarado campeão da Taça da Federação. As  2 (duas) piores equipes estará rebaixada para a  Divisão regional do Campeonato Tocantinense.  
    TOCANTINENSE – Divisão regional -  32 (Sessenta e quatro) Equipes de 18 de Janeiro  à 16 Junho, com Jogos aos finais de semana.   
    1ª. Turno – Taça do 1º turno de Tocantins  - 1ª. Fase (ida) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  São José (Palmas), Tubarão (Palmas), Imagine (Palmas), Aureny (Palmas),São Paulo (Miracema), Guarany (Miracema), Inove (Miracema) e Alarde (Miracema); Grupo B -  Nacional (Alvorada de Tocantins), União (Guaraí), Peixe (P), Kaburé (Colinas do Tocantins), União (Itaguatins), Itaguatins ( I), Guarany (Ananais) e Ananais (A); Grupo C – Juventude (Dianópolis), Dianópolis (D), Arraes (A), Intercap (Paraíso do Tocantins), União (Araguatins), Araguatins (A), Ipiranga (Araporema), e Araporema ( A); Grupo D  - Esportivo (Miranorte), Miranorte (M), Porto (P.Nacional), União (Gurupi), Atlético Cerrado (Aurora), Aurora (A), Aliança (Figueirópolis) e Figueirópolis (F); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final –  Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único,  a final da Taça Regional de Tocantins (1º turno), seria numa arena esportiva, promovido pela federação.  2ª. Turno – Taça do 2º. Turno de Tocantins - 1ª. Fase (volta) : 7 (sete) rodadas: Grupo A –  São José (Palmas), Tubarão (Palmas), Imagine (Palmas), Aureny (Palmas),São Paulo (Miracema), Guarany (Miracema), Inove (Miracema) e Alarde (Miracema); Grupo B -  Nacional (Alvorada de Tocantins), União (Guaraí), Peixe (P), Kaburé (Colinas do Tocantins), União (Itaguatins), Itaguatins ( I), Guarany (Ananais) e Ananais (A); Grupo C – Juventude (Dianópolis), Dianópolis (D), Arraes (A), Intercap (Paraíso do Tocantins), União (Araguatins), Araguatins (A), Ipiranga (Araporema), e Araporema ( A); Grupo D  - Esportivo (Miranorte), Miranorte (M), Porto (P.Nacional), União (Gurupi), Atlético Cerrado (Aurora), Aurora (A), Aliança (Figueirópolis) e Figueirópolis (F); fase final: 3 (três) rodadas:  Quarta de Final – Grupo E  – 1º colocado Grupo A x 1º colocado do Grupo B e Grupo F - 1º colocado Grupo C x 1º colocados do Grupo D , Grupo G:  Semi-Final  – 1º colocado Grupo E  x 1º colocado do Grupo F e Grupo G: FINAL - 1º colocado Grupo E x 1º colocados do Grupo F,. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, , a final da Taça Regional de Tocantins (2º turno), seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. Todas as Quartas, Semi e final seriam em 1 (um) jogo único, a final  seria numa arena Esportiva, promovido pela federação. 
    Obs.: Os dois primeiros colocados desta competição (Campeões de cada Turno), será declarado Campeão e Vice Campeão da Divisão Regional de Tocantins e junto com o 3º e 4 colocados, estariam automaticamente classificado para o Campeonato Estadual da 2ª. Divisão. Os últimos colocados de cada grupo 8 (oito) clubes, poderiam ser substituídos por outros clubes da região, caso haja interesse e perfil técnico para competir a nível profissional.   


    Até a próxima, galera !!!
    Prof. Marcelo de Azevedo Ferreira
    Psicopedagogia, Pedagogia e Técnico em Administração de Empresas. 
    Site: Http://www.mfcursosonline.com.br 
    Currículo Virtual: http://mafpedagogo.wix.com/profmarcelo Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8883858111502750
    Rede Social Profissional: Linkedin - http://www.linkedin.com/groups/Projeto-Empresa-Escola-4121606?trk=my_groups-b-grp-v
    Twitter: https://twitter.com/maf_pedagogohot
    Facebook: https://www.facebook.com/marcelo.azevdoferreira
    Telefones para Contato: 021. 9271.1600(claro) 

    MF Cursos On Line | MF Cursos On Line
    Home · Quem Somos · Missão · Serviços · Produtos · Valores · A Educação · Como funciona · Responsabilidade Social · Educador Coordenador · Fotos · Vídeos · Notícias · Tendências para procurar trabalho em 2012, inscrições para vaga de empregos, E OUTROS... traduza em tempo real ...

AVISO: O conteúdo de cada postagem é de única e exclusiva responsabilidade do autor da mensagem.

Previsão do tempo na Região


Participe e comente sobre a cidade de Nova União


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)