Início » Rondônia » Monte Negro


Monte Negro - Rondônia



Monte Negro faz parte do estado de Rondônia.

Na década de 70 a empresa mineradora MIBREL do Grupo Paranapanema iniciou a exploração de minério de cassiterita até fins da década de 80. Por ocasião da descoberta do Garimpo de Bom Futuro paralisou as atividade e passou a comprar minério produzido no garimpo Bom Futuro. Em meados da década de 90 a MIBREL negociou amina que atualmente pertence a CEMAL Cooperativa Estanífera de Mineradores da Amazônia Legal Ltda., detentora do direitos minerários e que em 2005 realizou parceria com um grupo de Hong Kong que comprou e estimulou a produção de topázio, ano em que foi a maior produtora de topázio do mundo de excelente qualidade, pois o topázio dessa região possui características únicas, passando pelo processo de bombardeamento para coloração muito mais rápido que qualquer pedra do mundo, o que agregou valores e realizou abertura de empregos, pois as pedras ali produzidas eram trabalhadas antes de sua exportação. Atualmente ainda produz algo em torno de 80 toneladas de concentrado de óxido de estanho, a cassiterita. O município antes teve o nome de Boa Vista, mas por ser homônimo da capital de Roraima, foi mudado depois da emancipado em 1992, sendo o seu primeiro prefeito eleito o Sr. Paulo Amancio, com mandato de 1992 à 1996. Sendo a sua economia baseada na agricultura e pecuária, sendo uma das grande produtoras de café do estado, também explora o extrativismo vegetal e o turismo, sendo famosas as suas praias a beira do rio Jamari.

Encontra-se a uma latitude 10º17′40" sul e a uma longitude 63º19′31" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. A população avaliada em 2010 era de 14.090 habitantes.

História da cidade de Monte Negro

Surgiu como núcleo urbano de apoio rural do Projeto de Assentamento Dirigido Marechal Dutra com o nome de Boa Vista. O projeto de emancipação que tramitava na Assembléia Legislativa do estado de Rondônia trazia esse nome, fato que impedia a criação do município, isto proque já existia um município, com esse topônimo.

Nas reuniões da Constituinte, em setembro de 1989, o deputado Sivernani Santos foi avisado da impossibilidade de criação de município com o nome de outro já existente. O deputado realizou uma reunião com os moradores do povoado que escolheram o nome de Monte Negro, em homenagem a um acidente geográfico que existe no local.

O município com nome de Monte Negro, foi criado pela Lei nº 378, de 13 de fevereiro de 1992, assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com área desmembrada do Município de Ariquemes.

Gentílico: monte-negrense ou monte-negrino.

Fonte: Toponímia de Rondônia/Gerino Alves da Silva Filho/Revista Bras. Geog.Volume 57, n.3, 1995

Autor do Histórico: JOAQUIM LOPES LAMEGO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 1.931,378: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 8: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.780: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 569: matrículas
Número de unidades locais: 203: unidades
Pessoal ocupado total: 1.523: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 13.949,85: reais
População residente : 14.091: pessoas
População residente - Homens: 7.408: pessoas
População residente - Mulheres: 6.683: pessoas
População residente alfabetizada: 10.873: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.127: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.433: pessoas
População residente, religião espírita: 27: pessoas
População residente, religião evangélicas: 4.837: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.273,06: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.813,57: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 278,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 442,50: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,607:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Monte Negro: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Monte Negro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: