Início » Rio Grande do Norte » Riacho da Cruz


Riacho da Cruz - Rio Grande do Norte



Riacho da Cruz é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte. Encontra-se na Microrregião de Pau dos Ferros e Mesorregião do Oeste Potiguar, a uma distância de 350 quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 127,221km², sendo que apenas 0,3682km² estão em perímetro urbano. A população do município foi estimada no ano de 2011 em 3203 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o décimo nono município com a menor população do estado.

Com uma temperatura média de 27,7 °C, na vegetação do município predomina a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizados 414 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 84,49% (2010), o município contava, em 2009, com apenas dois estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,624 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o 101° maior do Rio Grande do Norte.

A história do atual município de Riacho da Cruz, localizado na porção oeste do estado do Rio Grande do Norte, começa a partir do surgimento das primeiras explorações agrícolas, às margens do riacho Forquilha. No século XVIII, o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, junto com os senhores Bento Carneiro, Manoel Rodrigues Taborda e Matias Lima, eram os proprietários das quatro sesmarias que lá existiam.

História da cidade de Riacho da Cruz Rio Grande do Norte - RN

Era início do século XVIII, quando surgiram as primeiras explorações agrícolas numa área às margens do riacho Forquilha, e por causa de uma cruz fincada na beira do riacho, indicando uma sepultura cristã, surgiu o nome para aquela localidade, o qual permaneceu até hoje Riacho da Cruz.

Em 1717, na área do riacho da Cruz na ribeira do Apodi, os senhores Manoel Rodrigues Taborda, Bento Carneiro, Matias Lima e o Capitão Antônio Barbalho Bezerra, eram os proprietários das quatro sesmarias, ali existentes.

A partir dos trabalhos desenvolvidos por dois pioneiros chamados Teodósio Freire de Amorim e Gregório José Dantas, proprietários de terras na localidade, a povoação começou seu crescimento e ganhou vida de fato. Mas o povoado que vivia de uma economia direcionada unicamente para a agricultura, se desenvolveu de forma muito lenta por muito tempo.

Riacho da Cruz desmembrou-se de Portalegre no dia 9 de maio de 1962, através da Lei nº 2.764, conquistou sua emancipação política e tornou-se um município do Rio Grande do Norte.

Gentílico: riacho-cruzense

FormaçãoAdministrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Riacho da Cruz, pela lei estadual nº 2764, de 09-05-1962, desmembrado de Portoalegre. Sede no atual distrito de Riacho da Cruz. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-02-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 127,223: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 2: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 467: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 72: matrículas
Número de unidades locais: 18: unidades
Pessoal ocupado total: 256: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 6.983,34: reais
População residente : 3.165: pessoas
População residente - Homens: 1.617: pessoas
População residente - Mulheres: 1.548: pessoas
População residente alfabetizada: 2.130: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.113: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.835: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 250: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 643,77: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 852,07: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 155,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 200,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,584:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Riacho da Cruz: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Riacho da Cruz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: