Início » Rio Grande do Norte » Ipanguaçu


Ipanguaçu - Rio Grande do Norte



Ipanguaçu é um município no estado do Rio Grande do Norte, Brasil, localizado na microrregião do Vale do Açu. De acordo com o IBGE, no ano 2005 sua população era estimada a 12339 habitantes.

Ipanguaçu é um município que surgiu a partir de uma pequena fazenda de gado, com o nome de Sacramento, pertencendo por muitos anos ao município de Santana do Matos, no Rio Grande do Norte. Esse povoado tinha sua economia baseada na agricultura e na pecuária de subsistência. Passados os anos, surgiu a cidade de Ipanguaçu (ilha grande, na língua Tupi Guarani), esse nome era também de um cacique da tribo Janduís, apaziguador de relações conflituosas na região, guerreiro e forte, em defesa da natureza, segundo alguns historiadores, em seus rituais homenageava os rios e as lagoas ali existentes, era a devoção à terra fértil e alagada.

A data de emancipação política do município foi 23 de dezembro de 1943; o município tem uma geografia desenhada em formato de ilha, mas até hoje padece, economicamente, politicamente e socialmente das dificuldades impostas pelo modelo político e cultural herdado e vigente até os dias atuais. Além do despojar das fortes águas abundantes trazidas pelos rios, como em quase todos os vales, sua localização geográfica permite ser agraciada pelo banho dos rios que os fertilizam, o Rio Açú e Pataxós, campeões em afogar com as correntes e enchentes o vale, o último pequeno no nome, mas é de uma força tribal e indígena; com esse mesmo nome nasceu o pequeno povoado de Pataxós.

História da cidade de Ipanguaçu Rio Grande do Norte - RN

O pequeno povoado, originado de uma fazenda de gado, instalada pelo Coronel Ovídio Montenegro, em 1815, chamou-se primitivamente Sacramento.

Segundo a lenda, o nome dado em função da queda fatal ocorrida a um certo vaqueiro, em sua façanha de derrubar uma rês, na ocasião em que passava pelo local um sacerdote que, ao vê-lo ofegante, ministrava-lhe o Sacramento da extrema-Unção.

No início do século, o pequeno povoado, pertencente ao município de Santana dos Matos, já em desenvolvimento, conseguiu a instalação de uma feira livre, que recebeu apoio total do presidente da intendência municipal.

De Ipã-guaçu, ilha grande, nome de um pagé, guerreiro potiguar, que decisivamente auxiliou a fixação colonizadora dos portugueses no Potengi, o nome pode também estar associado ao fato de a cidade se achar encravada entre o rio Piranhas ou Açu e o rio Pataxó.

Gentílico: ipanguaçuense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Sacramento, pelo decreto estadual nº 603, de 31-101938, subordinado ao município de Santana do Matos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Sacramento, figura no município de Santana do Matos.

Pelo decreto estadual nº 268, de 30-12-1943, o distrito de Sacramento passou a denominar-se Ipanguaçu.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ipanguaçu, pela lei estadual 146, 2312-1948, desmembrado de Ipanguaçu. Sede no antigo distrito de Ipanguaçu ex-povoado de Sacramento. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Sacramento para Ipanguaçu alterado, pelo decreto-lei estadual nº 268, de 30-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 374,248: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 10: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 2.428: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 947: matrículas
Número de unidades locais: 175: unidades
Pessoal ocupado total: 1.749: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 8.055,35: reais
População residente : 13.856: pessoas
População residente - Homens: 7.002: pessoas
População residente - Mulheres: 6.854: pessoas
População residente alfabetizada: 8.967: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 4.555: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 12.188: pessoas
População residente, religião espírita: 18: pessoas
População residente, religião evangélicas: 1.218: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 874,95: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.254,98: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 187,50: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 280,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,603:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Ipanguaçu: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Ipanguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: