Início » Rio Grande do Norte » Doutor Severiano


Doutor Severiano - Rio Grande do Norte

Doutor Severiano é uma cidade no interior do estado do Rio Grande do Norte, na Região Nordeste do país. Encontra-se na região do Alto Oeste, na Microrregião da Serra de São Miguel e Mesorregião do Oeste Potiguar, a uma distância de 426quilômetros a oeste da capital do estado, Natal. Ocupa uma área de 108,277km², sendo que 0,3682km² estão em perímetro urbano e, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a população foi recenseada no ano de 2011 em 6487 habitantes, sendo então o 95º mais populoso do estado.

Com uma temperatura média de 28,1ºC, a vegetação predominante no município é a caatinga hiperxerófila. Quanto à frota de veículos, foram contabilizadas 786 unidades em 2010. Com uma taxa de urbanização de 42,87% (2010), o município contava, em 2009, com sete estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é de 0,598 (2000), considerado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo o 134° maior do Rio Grande do Norte, o 4698º do Brasil e o sexto de sua microrregião.

Antes de ser elevado à categoria de município, era um distrito pertencente ao município de São Miguel, com o nome de Mundo Novo. Somente em 10 de maio de 1962 esse distrito foi emancipado, tornando-se novo município do estado do Rio Grande do Norte com o nome de Doutor Severiano, em referência a Francisco Severiano de Figueiredo Sobrinho, potiguar natural de Caicó, que deu um grande passo no desenvolvimento da região. Atualmente, Doutor Severiano é formado apenas pelo distrito sede e sua base econômica é a agricultura.

História da cidade de Doutor Severiano Rio Grande do Norte - RN

Desmembrado do município de São Miguel, teve sua origem com a denominação de Mundo Novo, em terras situadas no riacho do mesmo nome, cujos proprietários eram Domingos Lopes Barbalho e Caetano de Barros.

Região mais agrícola do que pastoril, seu crescimento foi lento, determinando pequena aglutinação demográfica. Até 1941, segundo o historiador Anfilóqui Câmara, não havia, no município nenhum aglomerado humano que se revestisse de povoado, além da sede. Mesmo assim, Mundo Novo era Distrito Policial, afirmando movimentação econômica e social de apreciável volume.

Quando de sua criação, o município teve seu nome mudado para Doutor Severiano em homenagem ao grande incentivador da localidade, Francisco Severiano de Figueredo Sobrinho. Advogado, Juiz Municipal de São Miguel, Promotor Público, Prefeito, Consultor Jurídico da Prefeitura e Chefe Político, semeou simpatias por sua operosididade e acolhimento.

Gentílico: severianense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Doutor Severiano ex-povoado de Mundo Novo, pela lei estadual nº 53, de 21-12-1953, subordinando ao município de São Miguel.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Doutor Severiano, figura no município de São Miguel.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Doutor Severiano, por lei estadual nº 2784, de 10-05-1962, desmembrado de São Miguel. Sede no atual distrito de Doutor Severiano expovoado de Mundo Novo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a construir a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco e envie a sua contribuição.

Doutor Severiano: Imagens da cidade e Região

Igreja de Doutor Severiano
Data : 29 April 2011
Autor: Wilson Alcaras
Paisagem proxima de Dr. Severiano
Data : 29 April 2011
Autor: Wilson Alcaras
Praça de esportes proxima da praça central
Data : 29 April 2011
Autor: Wilson Alcaras
As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Doutor Severiano? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)