Início » Paraná » Tamboara


Tamboara - Paraná



Tamboara é uma cidade localizado na região noroeste do estado do Paraná, ao norte do Rio Ivaí. Sua população, de acordo com o censo de 2010, é de 4.664 habitantes.

A fundação e colonização desse município foi executada pela Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão. O nome Tamboara, originário do tupi, é em homenagem ao grande chefe indígena e líder de sua nação, o Cacique Tamboara. Através da Lei Estadual nº 253, em 26 de novembro de 1954 o município se desmembrou de Paranavaí, tornando-se autônomo. A instalação oficial se deu em 26 de novembro de 1955, tendo como primeiro prefeito Duílio Trevisani Beltrão, um dos fundadores.

Na época em que o café estava em alta, o município atingiu seu maior contingente populacional chegando a aproximadamente 12.000 habitantes. Vieram para cá agricultores de diversas regiões, principalmente paulistas, mineiros e baianos a procura de trabalho nas lavouras. Hoje, com o café desvalorizado, a população se resume a pouco menos de 5.000 habitantes e apresenta um baixo crescimento anual. Sua densidade demográfica é de 24,12 hab./km² conforme os dados do IBGE de 2010.

História da cidade de Tamboara Paraná - PR

Em abril de 1947, Duílio Trevisan Beltrão, procurador da Sociedade Técnica e Colonizadora Engenheiro Beltrão Ltda, proprietária de extensa área de terras localizadas no então Distrito de Paranavaí, no Município de Mandaguari, resolveu colonizá-la com a venda de lotes, dando início à formação de um Povoado a que se deu, desde os seus primórdios, a denominação de Tamboara.

Em julho de 1947, foi construída no Povoado, a primeira casa de madeira, a fim de serem instalados os escritórios daquela empresa imobiliária. Os seus primeiros habitantes foram, Ivo Pinherim, Marcionílio Ribeiro e Yasco Marimoto.

Face à fertilidade da terra, foi grande a afluência de colonos paulistas, mineiros, baianos e catarinenses que, chegando à Povoação, dedicaram-se às lavouras, sobretudo à do café.

O Distrito de Paranavaí, pela Lei Estadual nº 790, de 14 de novembro de 1951, foi elevado a Município autônomo, desmembrado do de Mandaguari, e, dessa data em diante, as terras situadas dentro de sua jurisdição passaram a ter grande procura, inclusive, atraindo maior número ainda de colonos e agricultores, ao território de Tamboara.

Em 1953, foi criado o Distrito Administrativo de Tamboara, como parte integrante do Município de Paranavaí, e, em 1954, passou a Município autônomo, desmembrado do de Paranavaí.

Tamboara, de origem Tupi, era a designação através da qual se conhecia o cacique de uma tribo indígena que habitava a região, originando-se daí, a denominação do Município.

Gentílico: tamboarense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Tamboara, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Paranavaí. Sede na localidade de Tamboara atual distrito. Constituído de 2 distritos: Tamboara e São Carlos do Ivaí, desmembrado do município de Paranavaí. Instalado em 15-11-1955.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 2 distritos: Tamboara e São Carlos do Ivaí.

Pela lei estadual n.º 2565, de 24-01-1956, desmembra do município de Tamboara o distrito de São Carlos do Ivaí. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 193,347: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 4: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 529: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 171: matrículas
Número de unidades locais: 202: unidades
Pessoal ocupado total: 952: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 19.442,15: reais
População residente : 4.664: pessoas
População residente - Homens: 2.309: pessoas
População residente - Mulheres: 2.355: pessoas
População residente alfabetizada: 3.933: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 1.119: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 3.953: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 560: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.690,08: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.647,36: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 510,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,731:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Tamboara: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Tamboara? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: