Início » Paraná » Pitangueiras


Pitangueiras - Paraná



Pitangueiras faz parte do estado do Paraná. Encontra-se a uma latitude 23º13′50" sul e a uma longitude 51º35′08" oeste, estando a uma altitude de 660 m. A população avaliada em 2008 era de 2.786 habitantes. Possui uma área de 123,23km². Sua distância da capital é de 418 km.

Em 1942, Antônio Rodrigues Paes doou um alqueire de suas terras em Rolândia para que se constituisse o chamado patrimônio de Santo Antônio administrado pela Igreja Católica. No ano seguinte, inaugurou-se a igreja matriz de Santo Antônio com uma missa rezada pelo padre Bernardo Merckel. Dentro do Patrimônio de Santo Antônio, começou a crescer uma povoação, inicialmente formada por um pequeno comércio, bar, farmácia e casas de cerealistas.

A região onde estava o Patrimônio de Santo Antônio foi elevada a distrito administrativo de Rolândia em 1954 com o nome de Pitangueiras, em referência ao rio Pitangueiras. Os moradores mais antigos afirmam que o nome deve-se à grande quantidade de pitangueiras que havia na região.

História da cidade de Pitangueiras

Oficialmente, a história do Município de Pitangueiras teve início em 13 de dezembro de 1943, quando o imigrante português Antônio Rodrigues Paes fundou o Patrimônio de Santo Antônio. O principal marco histórico desta relevante data foi uma missa celebrada pelo Padre Bernardo Merckel.

Em 1940, foi batizada a Gleba Santo Antônio, nome dado pelo seu proprietário Sr. Antônio Rodrigues Paes, e, segundo relato de alguns pioneiros, nessa época já havia cerca de 10 famílias que habitavam a região, porém não se rejeita a possibilidade da área ter sido habitada por índios, pois foram encontrados no local vestígios de moradias e de objetos indígenas; e depois, explorada por viajantes e aventureiras de madeira; e ainda, por posseiros invasores de terras que não tinham dono. Também não se descarta a possibilidade, de que a área tenha sido de tropeiros e boiadeiros que faziam intercâmbio com a região do Estado do Mato Grosso.

Uma década depois de oficialmente criado, o Patrimônio de Santo Antônio passou a se chamar Pitangueiras, em referência ao Rio Pitangueiras, um dos principais rios que cortam o seu território.

O Município de Pitangueiras está jurisdicionado à Comarca de Rolândia.

Gentílico:

Formação Administrativa

Durante o tempo em que foi Patrimônio de Santo Antônio, a comunidade pertencia politicamente à Arapongas e, em 1950, através de uma divisão municipal, passou a pertencer ao Município de Rolândia.

O Patrimônio de Santo Antônio foi elevado à categoria de distrito, com o nome de Pitangueiras, através da Lei Estadual n° 790/51, de 14 de novembro de 1951, e, em 28 de setembro de 1990, foi elevado ao nível de município, através da Lei Estadual n° 9.389, que criava "ad referendum" de plebiscito, o Município de Pitangueiras, cuja instalação se deu em 01 de janeiro de 1993.

Fonte: IBGE; Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ANTôNIO NORBERTO SCHNEIDER

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2015: 123,229: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 1: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 401: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 141: matrículas
Número de unidades locais: 74: unidades
Pessoal ocupado total: 437: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 18.633,56: reais
População residente : 2.814: pessoas
População residente - Homens: 1.441: pessoas
População residente - Mulheres: 1.373: pessoas
População residente alfabetizada: 2.331: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 807: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 2.271: pessoas
População residente, religião espírita: 5: pessoas
População residente, religião evangélicas: 520: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.728,24: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.703,56: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 400,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 510,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,710:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Pitangueiras: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Pitangueiras? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: