Início » Paraná » Nova Cantu


Nova Cantu - Paraná



Nova Cantu faz parte do estado do Paraná.

O município foi uma das últimas fronteiras agrícolas do Paraná. Sua ocupação ocorreu por volta de 1955.

O povoado formado próximo ao rio Cantu levou o nome do rio e prosperou de terra fértil. Os migrantes vindos da região paranaense e de outras regiões brasileiras desenvolveram suas plantações e trouxeram a cultura de variadas etnias.

História da cidade de O município foi uma das últimas fronteiras agrícolas do Paraná. Sua ocupação ocorreu por volta de 1955.

O povoado formado próximo ao rio Cantu levou o nome do rio e prosperou de terra fértil. Os migrantes vindos da região paranaense e de outras regiões brasileiras desenvolveram suas plantações e trouxeram a cultura de variadas etnias.

Criado através da Lei Estadual nº 4778 de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964, foi desmembrado de Roncador.

Seu nome é uam homenagem a Cantù, município italiano na região da Lombardia.

Geografia

Possui uma área é de 543,780 km representando 0,2728% do estado, 0,0965 % da região e 0,0064% de todo o território brasileiro. Encontra-se a uma latitude 24°40′22" sul e a uma longitude 52°34′08" oeste, estando a uma altitude de 555 m. A população avaliada em 2005 era de 9.071 habitantes.

Demografia

Dados do Censo - 2007

População Total: 7.795

índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,698

IDH-M Renda: 0,614

IDH-M Longevidade: 0,656

IDH-M Educação: 0,824

Hidrografia

Rio Cantu

Etimologia. Nova Feminino substantivado de novo, que se origina do latim novu, e refere-se à novidade, vida nova, notícia de pouco tempo, recente.

Cantu Sobrenome de origem geográfica, de étimo desconhecido. é referência ao Rio Cantu, que nasce na Serra da Pitanga, afluente da margem direita do Rio Piquiri, contribuinte do Rio Paraná. é também nome local da Serra Geral, ao N. do Rio Cantu.

Origem Histórica. é antiga a movimentação na região, por conta de atividades de safristas e de madeireiros. A primeira povoação que deu origem ao atual município é contemporânea à construção da estrada que demandava de Guarapuava a Campo Mourão, passando por Pitanga, em torno de 1920.

Esta via foi feita em cima de uma antiga picada, utilizada pelos desbravadores da região, incluindo os de Nova Cantu. O nome da cidade é de origem geográfica, em referência ao Rio Cantu, que nasce na Serra da Pitanga e deságua no Rio Piquiri, banhando o território do município. Em informação pouco consistente, a prefeitura dá como origem do nome o sobrenome de uma família catarinense que passou a frequentar a região dedicando-se à compra de suínos e o lugar por muito tempo ficou conhecido como região dos Cantu, ou seja, do comprador de porcos.

A empresa paulista Colina Agropecuária, dona de parte da Gleba 6 - Colônia Cantu, procedeu à comercialização de lotes e legalização de outros. O responsável por esta ação foi dr. David Thiessem. A partir de 1939, formou-se um povoado com casas de comércio nas proximidades do Rio Tonete. Em 1955, Ademar Caramuru Saldanha pleiteou junto ao governo estadual a legalização de área de 80 alqueires, sendo que 50% foi destinado às pessoas interessadas em troca das derrubadas e destocas de lotes urbanos e rurais.

Formou-se então um povoado no Vale do Rio Cantu, não muito distante do Piquiri. Em 06 de janeiro de 1961, pela Lei Estadual n.º 4.311, foi criado o Distrito Administrativo, sendo cartorário o sr. Alvadi Monticelli. Lutaram pela emancipação local os senhores Diniz Borgio, Jaime Jovino Vendramin, José Carlos Marques Estima e Emiliano Bonifácio Campigollo, dentre outros. Pela Lei Estadual n.º 4.788, de 29 de novembro de 1963, foi criado o município de Nova Cantu, com território desmembrado de Roncador. A instalação deu-se no dia 14 de dezembro de 1964. O primeiro prefeito foi o sr. Lindolfo Ferreira ávila. Segundo a legislação, a grafia correta do município é Nova Cantú.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: HELENA JOSé DA SILVA DE OLIVEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 555,488: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 6: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 926: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 365: matrículas
Número de unidades locais: 123: unidades
Pessoal ocupado total: 696: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 23.211,44: reais
População residente : 7.425: pessoas
População residente - Homens: 3.757: pessoas
População residente - Mulheres: 3.668: pessoas
População residente alfabetizada: 5.834: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.145: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 6.261: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 989: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 1.388,69: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.449,81: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 333,33: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 370,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,658:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística


Nova Cantu: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Nova Cantu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: