Início » Paraná » Mauá da Serra


Mauá da Serra - Paraná



Mauá da Serra faz parte do estado do Paraná.

A localidade de Mauá da Serra foi elevada à categoria de distrito pela Lei nº 8416 de 21 de novembro de 1986 e a nível de município através da Lei Estadual nº 9.272, de 24 de maio de 1990 quando foi desmembrada de Marilândia do Sul. A região provém do início dos anos 50, de uma época em que o norte paranaense foi colonizado seguindo a plantação de café em larga escala. Mauá da Serra foi uma cidade projetada com ruas, avenidas, glebas amplas e rodovias dentro do espaço urbano, pois o projeto fazia parte da estratégia colonizadora desenvolvida naquela época.

A área total do município segundo o IPARDES Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social é, atualmente, de 109km², com uma área urbana de 5,3km², o que corresponde a 4,9% do total. Observa-se, assim, que o município conta com uma extensa área rural, de 102,18km², que representam 95,07% da área municipal total. O município está distante aproximadamente 315km da capital do estado, Curitiba, 406km do Porto de Paranaguá e a 90km do aeroporto mais próximo, localizado na cidade de Londrina.

História da cidade de Mauá da Serra

A extraordinária região norte do Paraná, foi, por muito tempo, uma espécie de Nova Canaã, especialmente para desbravadores paulista, mineiros e nordestinos.

Mais conhecido por ´pioneirismo´, os ´rush´ que durante vários anos caracterizou o surgimento de povoados em todas as regiões.

Numerosos patrimônio surgiram e se foram transformado em cidades, que dentro de poucos anos conseguiram autonomia.

Araruva, atual Marilândia do Sul é um desse exemplo. E foi no território de Araruva que, por volta de 1928, teve inicio um núcleo habitacioanal denominado ´Bairro dos Mirandas´, constituídos por membros da família Miranda, ou irmãos Miranda — Pedro, Antônio, Merzido e outros.

Em 1930, a região já contava com outras famílias de agricultores, passou a ser conhecida por Lagoa Bonita, nome originário de uma grande lagoa. Mais tarde, no local onde hoje é sede do município de Mauá da Serra, formou-se um pequeno núcleo de moradores, sendo denominada de Munhoz da Rocha, em homenagem ao então governador Bento Munhoz da Rocha. O pioneiro Donato José dos Santos, foi o primeiro morador dessa localidade. Os primeiros comerciante foram Salvador Maurício da Silva, João Bento e Antônio Cordeiro.

Em 1954, o colonizador Jamil Assad Jamus, responsável por diversos loteamentos na área de Apucarana, lançou o empreendimento imobiliário denominado Cidade Mauá, com vendas de lotes urbanos. Deu-se assim, o inicio planejado da cidade, na qual os primeiros comerciantes foram Cezinando Rodrigues, José Rodrigues de oliveira, Genipe Rodrigues e outros.

A partir de 1957, deu-se a grande arrancada para o desenvolvimento com a chegada do membro da colônia japonesa que transformara a região num verdadeiro celeiro agrícola.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Mauá da Serra, pela lei nº 8416 de 21-11-1986, subordinado ao município de Marilândia do Sul. .

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Mauá da Serra, figura no município de de Marilândia do Sul. .

Elevado à categoria de município co a denominação de Mauá da Serra, pela lei estadual nº 9272, de 24-05-1990, desmebrado do município de Marilândia do Sul. Sede no atual distrito de Mauá da Serra (ex-localidade) Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permecnendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.



Síntese das Informações
Área da unidade territorial - 2016: 108,324: km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 5: estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2015: 1.421: matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2015: 398: matrículas
Número de unidades locais: 286: unidades
Pessoal ocupado total: 2.294: pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2014: 25.647,11: reais
População residente : 8.555: pessoas
População residente - Homens: 4.361: pessoas
População residente - Mulheres: 4.194: pessoas
População residente alfabetizada: 6.807: pessoas
População residente que frequentava creche ou escola : 2.527: pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 5.037: pessoas
População residente, religião espírita: -: pessoas
População residente, religião evangélicas: 2.757: pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Rural: 2.784,13: reais
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: 1.407,08: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Rural: 470,00: reais
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: 340,00: reais
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,652:

Fonte:IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Mauá da Serra: Imagens da cidade e Região

As fotos fornecidas pelo Panoramio estão sobre direitos autorais de seus proprietários.

Você conhece a cidade de Mauá da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)






Compartilhe Esta Página: